Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Fev 2024 | 16:20 |
Na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, Lisboa vai parar novamente para ver o dérbi entre águias e leões. Posto isto, pode recordar aqui todas as ocasiões em que a cidade se dividiu entre vermelho e verde, tendo Rúben Amorim no Sporting desde 2019. Roger Schmidt assumiu apenas o controlo da equipa das águias em 2022, ainda assim, o histórico favorece o... Glorioso.
Amorim foi contratado ao Braga em março da época de 2019/2020 e acabou por ser derrotado no único dérbi que disputou por 2-1, na Luz, com um golo da vitória tardio de Carlos Vinícius. Na época seguinte foi infame o triunfo do Sporting, ao ser campeão 19 anos depois, no entanto, em termos de dérbis ficou empatado a um. O Benfica de Jorge Jesus foi batido 1-0 num estádio de Alvalade vazio, devido à pandemia, no entanto as águias ganharam 4-3 na segunda volta com o Sporting já campeão.
Na época antes de Schmidt chegar a território luso, os leões bateram o Benfica, por 3-1, na Luz, num resultado que começava a ditar a saída de Jorge Jesus do Benfica, que não esteve presente em mais nenhum dérbi essa época. Já ao serviço de Nélson Veríssimo, o Benfica perdeu a final da Allianz Cup, por 2-1, e acabou por ganhar o duelo eterno mais influente da época, em Alvalade por 2-0 e garantir praticamente o título ao Porto.
Desde a chegada de Schmidt ao Benfica, o técnico apresenta um total positivo: dois empates por 2-2 na primeira época em que o Benfica foi campeão 'nas calmas'. Esta época os dois clubes defrontaram-se, na Luz, num jogo que o Sporting esteve a ganhar até aos minutos finais com golo de Gyokeres mas João Neves empatou aos 90+4 e Casper Tengstedt assinou a reviravolta aos 90'+8'. No total, quatro vitórias para o Benfica, três para o Sporting, dois empates.
O dérbi eterno joga-se, desta vez para a taça, no dia 29 às 20h45, em Alvalade. Logo após o duelo com o rival da Segunda Circular, os encarnados voltam a virar o foco para a Liga Portugal Betclic, deslocando-se até ao estádio do Dragão, para medir forças com o Porto. O Clássico a contar para a 24.ª jornada do Campeonato Nacional vai ser disputado no domingo, dia 3 de março, pelas 20h30.
Jogador pode alinhar de início pela primeira vez desde 3 de dezembro, depois de um bom arranque com os merengues no Mundial de Clubes
13 Fev 2026 | 18:54 |
Trent Alexander-Arnold está recuperado da lesão, tal como Kylian Mbappé. Com a equipa de Álvaro Arbeloa ainda em fase de construção, após a chegada do treinador em janeiro, o lateral tem agora a oportunidade de afirmar-se no onze e ser opção para o duelo frente ao Benfica.
O antigo lateral do Liverpool, que regressou ao relvado saindo do banco no passado fim de semana, na vitória do Real Madrid frente ao Valência, pode alinhar de início pela primeira vez desde 3 de dezembro, depois de um bom arranque com os merengues no Mundial de Clubes.
"Depois de tanto tempo parado, vamos avançar com precaução", afirmou Arbeloa após o regresso de Alexander-Arnold, enquanto o jornal AS avança que o objetivo do Real Madrid é tê-lo no onze frente ao Benfica na ronda de play-off da Champions League, a 17 de fevereiro.
Mesmo que Arbeloa opte pelo experiente Dani Carvajal ou pelo jovem David Jiménez para o onze inicial diante da Real Sociedad, espera-se que Alexander-Arnold some minutos importantes nesta fase decisiva antes do duelo diante dos encarnados.
Os jogos do playoff estão agendados para 21 de fevereiro, em Lisboa, e 28 de fevereiro, em Madrid, datas que prometem momentos de enorme emoção e que podem definir o futuro do Benfica na competição europeia. Recorde-se que o Real Madrid é o emblema com mais títulos na Liga dos Campeões: 15.
Motivo da sua vinda à capital portuguesa não está relacionado com futebol competitivo, mas sim com uma formação criada pela UEFA
13 Fev 2026 | 18:17 |
Jan Vertonghen, antigo defesa-central belga que passou pelo Benfica entre 2020 e 2022, regressou a Portugal e visitou novamente o Estádio da Luz. O jogador, que encerrou a sua carreira profissional no final da última época, partilhou nas suas redes sociais imagens da viagem e da sua estadia em Lisboa.
O motivo da sua vinda não está relacionado com futebol competitivo, mas sim com formação: Vertonghen - que elogiou a contratação de Dodi Lukebakio - é um dos alunos da edição 2025-2027 do Mestrado Executivo para Jogadores Internacionais (MIP) da UEFA, um curso que está a decorrer em vários países e que passou por Portugal nesta fase.
Entre os estudantes da turma estão também ex-figuras conhecidas do futebol, como Bruno Alves, Simon Kjær, Ivan Rakitic, a ex-árbitra Cuneyt Çakir e outros nomes ligados à modalidade, numa iniciativa que combina experiências de carreira com formação académica.
Nas fotografias publicadas, aparecem vários momentos da sua visita, incluindo imagens no Estádio da Luz, palco onde jogou durante duas temporadas ao serviço do Benfica. As partilhas geraram reações nostálgicas entre os adeptos.
Com a camisola do Benfica, nas temporadas 2020/21 e 2021/22, Jan Vertonghen realizou 88 encontros, nos quais marcou um golo e fez duas assistências. O antigo futebolista conquistou um Campeonato Nacional ao serviço do Clube da Luz, orientado pelo técnico alemão Roger Schmidt.
Veja a publicação:
Jogador de clube europeu abordou o tema e apoiou decisão do compatriota, apesar de reconhecer que pode perder espaço na equipa
13 Fev 2026 | 17:49 |
A disponibilidade demonstrada por Fredrik Aursnes - que está lesionado - para regressar à seleção da Noruega, depois de ter renunciado em março de 2024, continua a ser amplamente debatida no país. Desta vez, Patrick Berg, jogador do Bodø/Glimt, abordou o tema e apoiou a decisão do compatriota, apesar de reconhecer que pode perder espaço.
P. Berg: "Para mim, não foi uma grande surpresa"
"Para mim, não foi uma grande surpresa. Tenho mantido algum contacto com ele através do Andreas Schjelderup, que é um grande amigo meu. Por isso, senti que ele estava cada vez mais preparado para voltar ao serviço", disse, em declarações à TV2Sport.
Internacional norueguês por 39 vezes, Berg deixou elogios claros ao jogador do Benfica: "Para nós, como equipa, é fantástico porque o que ele representa como jogador de futebol e o que ele oferece sempre que joga pelo Benfica é de um nível extremamente alto. Estou totalmente convencido de que, para a Noruega como equipa, será fantástico ter um jogador assim no plantel".
P. Berg: "Provavelmente este regresso afetará o meu papel na equipa"
Berg reconheceu ainda que o regresso de Aursnes poderá influenciar o seu próprio papel na seleção: "Provavelmente este regresso afetará o meu papel na equipa, tendo em conta que ele também é médio e pode desempenhar a função que tenho assumido ultimamente na seleção nacional. Mas se no futebol de alto nível alguém se queixa de que há uma competição acirrada pelas vagas na seleção, acho que está a começar pelo lado errado".
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou um total de 40 jogos oficiais: 21 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.420 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.