
Clube
Rui Costa destaca lista para as eleições do Benfica e afirma: "Estou muito..."
12 Out 2025 | 12:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
14 Out 2025 | 20:50 |
A lista que Luís Filipe Vieira - que atacou Rui Costa - elegeu para o Conselho Fiscal está a gerar espanto nos adeptos. Quatro dos cinco candidatos apresentados pelo ex-presidente do Benfica não podem sequer votar, uma vez que têm menos de um ano de sócio efetivo do clube da Luz.
Os estatutos do Benfica impõem o mínimo de 15 anos de sócio efetivo e 35 anos de idade aos candidatos à presidência da Direção e dos Órgãos Sociais. João Paulo da Silva Pratas (sócio n.º 7.453) é o presidente e o único que pode votar.
O vice-presidente, João Pedro de Aragão Cardoso Nava (sócio n.º 417.751), os vogais José Augusto Rodrigues de Castro Ambrósio (sócio n.º 419.611), Sofia Monge da Silva Cardoso (sócia n.º 419.253) e Célia Maria Pedro Custódio (sócia n.º 419.321) estão impedidos de exercer o direito de voto.
"Os novos Estatutos do Benfica, recentemente aprovados, por inacreditável que pareça, permitem que qualquer sócio seja candidato aos Órgãos Sociais, exceto em casos como o do candidato à Presidência. Não há, por isso, nenhuma ilicitude na validação da lista de Luís Filipe Vieira para o Conselho Fiscal. Mas não é estranho que dos cinco nomes, quatro sejam sócios com poucos dias de filiação clubista? Num universo gigantesco como o do Benfica?", disse João Malheiro, nas redes sociais.
"Sublinhe-se que, ao abrigo dos Estatutos, esses quatro membros não podem votar nas eleições, já que não têm o mínimo de um ano de efetividade associativa. Parece anedota, mas não é...", completou o comentador desportivo e conhecido adepto do Benfica.
Em comunicado, José Pereira da Costa informou sócios e adeptos encarnados sobre detalhe importante para o próximo dia 25 de outubro
14 Out 2025 | 15:29 |
Através de um comunicado, José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, anunciou que, uma vez que várias listas são contra o voto eletrónico, as eleições do próximo dia 25 de outubro serão apenas através de votos físicos - e seguirão o modelo de 2021.
Leia o comunicado na íntegra:
"Para os devidos efeitos estatutários, a Mesa comunica o seguinte:
1. Face à oposição ao voto eletrónico das listas encabeçadas por João Ferreira Leite, João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes, as eleições disputar-se-ão integralmente no modelo tradicional de voto físico, da forma apontada no edital da sua marcação;
2. Todas as candidaturas apresentadas foram admitidas e terão a ordem aqui referida;
3. As candidaturas são compostas pelos seguintes candidatos – ver aqui;
4. Os procedimentos estatutários que se seguirão são os seguintes – ver aqui;
5. Os programas eleitorais apresentados serão publicados no Site Oficial do Clube no dia de amanhã, após o início da campanha;
6. Serão de imediato contactados os mandatários das candidaturas para a primeira reunião de acompanhamento do processo eleitoral".
Dirigente máximo do Clube da Luz foi novamente confrontado com acusações feitas pelos candidatos e voltou a esclarecer qual o seu ponto de situação
14 Out 2025 | 11:56 |
Rui Costa encontra-se atualmente a fazer campanha, que visa a corrida à Presidência do Benfica. Durante o dia de ontem, 13 de outubro, o atual dirigente das águias voltou a ser questionado sobre quem faz 'campanha suja' e, perante a pergunta, o mesmo afirmou que é o 'alvo a abater', uma vez que os restantes candidatos apenas falam dele.
Rui Costa: "Quem tem falado de quem? Para já, sou o alvo a abater porque sou presidente do Benfica"
De passagem pela Casa do Benfica de Algueirão-Mem Martins, o dirigente das águias voltou a responde às críticas de que tem sido alvo: "Campanha suja? Quem tem falado de quem? Para já, sou o alvo a abater porque sou presidente do Benfica",
De seguida, rodeado pelos jornalistas, o Presidente do Benfica afirmou que os candidatos apenas falam de um assunto ao longo da campanha: "Ouve-se falar de Rui Costa isto, Rui Costa aquilo. Não veem o Rui Costa a falar dessas pessoas. Perguntem a quem está a fazer campanha suja".
Rui Costa: "Não sei se ganho à primeira ou segunda volta"
Depois de apontar o dedo a quem o acusa de 'campanha suja', o Líder dos Benfiquistas deixou uma garantia sobre a sua candidatura: "Tenho dito sempre e vou cumprir. Além de presidente, sou candidato. O Benfica merece que este ato eleitoral decorra com a dignidade que o clube merece".
"Não sei se ganho à primeira ou segunda volta, mas estou com a força que me caracteriza, com a ambição do que é ser benfiquista, a mesma vontade, determinação e amor com que estava há quatro anos quando não era preciso campanhas porque não havia candidatos. No Benfica não se desiste", atirou por fim,
Ex-responsável do Clube da Luz, que abandonou as águias recentemente, foi um dos grandes destaques da noite eleitoral do passado domingo
13 Out 2025 | 11:09 |
Fernando Seara, antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi uma das figuras em maior destaque nos Resultados Autárquicas 2025. O ex-dirigente das águias, que integrou a lista liderada por Marco Almeida, foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra, superando João Soares por uma diferença de 1.651 votos.
O candidato da coligação PSD/IL/PAN conquistou 31,95% dos votos, elegendo 11 mandatos, enquanto João Soares, que concorria pela coligação PS/LIVRE, obteve 30,94%, também com 11 mandatos. A disputa foi renhida, mas acabou por sorrir a Fernando Seara, que regressa assim ao protagonismo político local depois de vários anos afastado da linha da frente.
A terceira força política mais votada foi o Chega, que somou 24,12% dos votos e elegeu nove representantes, com Luís Fernandes como cabeça de lista. A CDU, liderada por Ana Maria Alves, alcançou 5,45% e garantiu dois mandatos. Já o Bloco de Esquerda, representado por André Beja, perdeu a sua representação na Assembleia Municipal de Sintra, ficando sem assento.
No que à presidência da Câmara Municipal diz respeito, Marco Almeida, do PSD/IL/PAN, bateu Ana Mendes Godinho, do PS/Livre, terminando com 12 anos de governação socialista, liderada por Basílio Horta. Rita Matias, do Chega, ficou aquém das expectativas, tendo terminado longe dos dois oponentes no terceiro lugar.
A vitória nas autárquicas surge poucos meses depois de Fernando Seara ter deixado o Benfica, onde desempenhou o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. A saída ocorreu envolta em alguma polémica, tendo o mesmo apresentado a sua demissão em plena reunião magna dos encarnados.
Rui Costa destaca lista para as eleições do Benfica e afirma: "Estou muito..."
12 Out 2025 | 12:11
João Noronha Lopes não fica calado e deixa novo aviso aos candidatos do Benfica: "Não tenho..."
12 Out 2025 | 09:36
Rui Costa contra-ataca! Presidente do Benfica responde às críticas: "É injusto e até..."
11 Out 2025 | 13:16