
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica vem com uma sequência de resultados positivos extremamente relevantes, tanto para o campeonato, em que conseguiu diminuir a diferença de pontos para o líder Sporting, quanto na Liga dos Campeões, em que se qualificou para os oitavos de final. Todavia, apesar do conjunto de Bruno Lage estar a viver o melhor momento na época, há quem não esteja nos seus melhores dias individualmente.
O guarda-redes Trubin está a ser duramente criticado pelas suas atuações de águia ao peito, porém, o pormenor que salta à vista é onde as performances menos positivas do ucraniano ocorrem. No Estádio da Luz, no jogo contra o Barcelona, o guardião falhou no primeiro golo de Raphinha, em que um remate a bola ressalta na cara do brasileiro, terminando em golo.
Já no duelo contra o Moreirense teve outro erro com os pés, que culminou num golo da equipa de Moreira de Cónegos. Contra o Mónaco, também na Catedral, nos três golos monegascos sofridos por Trubin era esperado mais do jogador. As exibições do ucraniano – avaliado em 25 milhões de euros – foram motivo de vaias provenientes das bancadas.
O guardião já reagiu as críticas com um gesto de tapar as orelhas, como fez no jogo contra o Moreirense. O clima hostil entre o número 1 e os adeptos não contribui para o Benfica, sendo que Bruno Lage já prestou apoio por diversas vezes ao guardião. O timoneiro da Luz também falou sobre a instabilidade exibicional do guarda-redes.
“Não, não me preocupa. Para a bola chegar ao momento em que o Trubin tem de decidir, passa por 11 jogadores. O mais importante é aquilo que fazemos a cada momento. Por isso, estarmos aqui a tentar individualizar não é importante fazer no dia de hoje”, disse o treinador, que ainda acredita no potencial do guarda-redes proveniente do Shaktar Donetsk, em 2023.
Médio centro de Luxemburgo está a receber oportunidades e boa fase com o Benfica é motivo de elogios recebidos de um velho conhecido
|
O treinador Bruno Lage precisou de fazer uma gestão de plantel bem elaborada nos últimos jogos para não perder mais nenhuma peça por lesão. Assim, vários jogadores têm tido oportunidades para mostrarem a sua qualidade nos relvados, como é o caso do luxemburguês Leandro Barreiro - avaliado em 15 milhões -, que, desde cedo, já era destaque para o seu antigo treinador Sandro Schwarz. O antigo comandante deu o seu testemunho sobre o atleta do Benfica.
“A transferência dele para o Benfica é compreensível. Mudou-se para um grande Clube. Isso também será, para ele, uma boa experiência. Pelo que consigo perceber à distância, enquadra-se muito bem na equipa. Também pela forma que se joga futebol aí”, disse o alemão em entrevista ao jornal A Bola.
Sandro Schwarz: "Um absoluto box to box"
Quando questionado sobre como era o médio enquanto jovem, o treinador relembrou: “Recordo-o como um jogador extremamente trabalhador e dedicado, um profissional top. Sempre teve um comportamento irrepreensível dentro e fora do campo. É um excelente rapaz com grandes qualidades para jogar futebol, um absoluto box to box”.
Sandro Schwarz: "tem um timing muito bom de entrada na área e ser aí uma ameaça"
O técnico ainda comentou sobre a evolução do jogador. “Ele chegou do Luxemburgo à Academia do Mainz e fez o caminho dele. O zelo e aplicação dele foram premiados. Sempre acreditou nele", fez notar Schwarz, antes de comentar sobre o hattrick recente: "Reparei que marcou três golos num jogo. É, na verdade, extraordinário para um médio-centro, mas também mostra a qualidade que tem. Ele gosta e está sempre disponível para correr e tem um timing muito bom de entrada na área e ser aí uma ameaça”. Disse o antigo comandante, que deixou uma mensagem direcionada ao jogador.
“A minha mensagem para ele? Desejo-lhe o melhor. Tenho a certeza de que continuará a melhorar porque é um rapaz extraordinário e também com enormes qualidades para jogar futebol”, concluiu o antigo treinador do médio que foi titular no confronto contra o Mónaco e que, ainda assim, assustou os adeptos durante o jogo.
Darwin Nuñez, Gonçalo Ramos e outros tantos jogadores que passaram recentemente pela Luz já ficaram para trás do novo goleador encarnado
|
Vangelis Pavlidis tem conseguido justificar o investimento de 18 milhões de euros feito pelo Benfica, que o comprou ao AZ Alkmaar. É, neste momento, o melhor marcador da equipa esta época e, também, o que mais assistências já fez, números que até o colocam à frente de craques como Darwin Nuñez e Gonçalo Ramos.
O jornal A Bola reuniu as estatísticas da temporada de estreia dos últimos avançados que passaram na Luz e através dela é possível concluir que Pavlidis já só fica atrás de Mitroglou e Carlos Vinicius no que diz respeito ao número golos apontados.
Com 25 golos em 45 partidas, o compatriota de Pavlidis, que está sem clube atualmente, lidera a lista e é seguido de Vinícius, jogador do Fulham que registou 24 remates certeiros em 47 jogos de águia ao peito. Mais abaixo, na sétima posição, aparece Arthur Cabral, com 11 tentos em 43 ocasiões, ele que está, também, às ordens de Bruno Lage.
Nomes como Raul Jiménez (12 golos em 45 jogos), Petar Musa (11 golos em 41 jogos) e até Gonçalo Ramos (8 golos em 46 jogos) também já se encontram abaixo do ponta de lança que, ainda na terça-feira, frente ao Monaco, voltou a causar estragos.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente com um valor de mercado fixado nos 23 milhões de euros – marcou presença em 37 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança grego apontou 18 golos, somando ainda oito assistências.
Técnico não escondeu a admiração pelo defesa central que passou pelo Estádio da Luz e em causa está o tempo em que os dois trabalharam juntos
|
O Anderlecht recebe o Fenerbahçe de José Mourinho, esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, e a missão do técnico português está facilitada, depois de conseguir uma vitória na primeira mão, em Istambul, por 3-0. Neste jogo, o special one fez um pedido especial a um jogador ex-Benfica.
Ainda no decorrer da partida, Mourinho falou com Jan Vertonghen, que atuou na Luz entre 2020 e 2022, e pediu-lhe a sua camisola, atitude que explicou, agora, na conferência de imprensa de antevisão ao segundo embate entre as duas equipas, para a Liga Europa.
"Sim, pedi a camisola ao Vertonghen durante a partida do Anderlecht em Istambul. Não peço a camisola a todos os futebolistas. Se eu levar alguma para casa é porque ela significa algo para mim", começou por explicar Mourinho que, depois, recordou os tempos em que os dois se cruzaram, em Inglaterra: "Trabalhei com ele no Tottenham, durante o período da Covid-19, e foi muito duro".
Já sobre o jogo, Mourinho recusou 'encostar-se' à volumosa vantagem e assegurou que é preciso ter cabeça para seguir em frente. "Os meus jogadores têm muita qualidade e, tão importante quanto isso, estão abertos a aprenderem coisas novas e jogar em novas posições. Ao mesmo tempo, ter uma cultura tática elevada ajuda-os no seu desenvolvimento. Temos três golos de vantagem e temos de gerir isso no jogo da Bélgica, que será complicado. Temos uma defesa muito compacta e um excelente guarda-redes e isso pode ter impacto neste quadro", notou.
Vale lembrar que o novo duelo entre o Anderlecht e o Fenerbahçe está marcado para as 20h desta quinta-feira, no Lotto Park, na Bélgica, e contará para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, competição que conta com o Porto como única representação portuguesa.