
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Voltam a soar os alarmes no Benfica: o Zenit não pretende facilitar a vida a Rui Costa no negócio de Giannis Konstantelias. Depois de demonstrar interesse no compatriota de Vangelis Pavlidis, sabe-se agora que os russos estão na disposição de libertar vários milhões de euros para assegurar o centrocampista do PAOK.
Segundo deu conta Ekrem Konur na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o emblema russo não está para brincadeiras e vai avançar para a contratação de Giannis Konstantelias. Deste modo, o Zenit prepara-se para apresentar uma proposta na casa dos 20 milhões de euros para desviar o alvo do Benfica.
Recorde-se que o interesse do Zenit foi avançado nos últimos dias. De acordo com o especialista em mercado de transferências acima citado, o emblema russo pretende assegurar a contratação do futebolista que tem deslumbrado no meio-campo do PAOK, despertando, assim, as atenções do Benfica.
Além do compatriota de Vangelis Pavlidis, o Benfica já tem em carteira mais uma opção para o meio-campo. Deacordo com a informação mais recente, as águias estão atentas ao desenvolvimento de Demir Tiknaz, futebolista que se prepara para assinar em definitivo pelo Rio Ave. Porém, e à semelhança de Giannis Konstantelias, Rui Costa conta com concorrência pesada pelo internacional turco.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do PAOK, Giannis Konstantelias - atualmente avaliado em 17 milhões de euros - marcou presença em 46 embates: 11 na Liga Europa, quatro na Liga dos Campeões (qualificação), 28 na Liga grega e ainda três na Taça da Grécia. Nos 3.247 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio de 21 anos, alvo do Benfica, apontou 10 golos, tendo contribuído ainda com uma assistência.
Confira aqui momentos do alvo do Benfica:
Antes do pontapé de saída, a comunicação social divulgou algumas estatísticas dos encarnados, aos quais os leões devem ter em conta
|
Num dia de extrema importância para as duas equipas, todos os detalhes contam para que Benfica ou Sporting saiam do Estádio da Luz com o campeonato assegurado. Em tarde de dérbi, o jornal A Bola partilhou alguns números sobre o Glorioso, dos quais os leões devem ter extrema atenção.
Segundo o diário desportivo, foram divulgados os nomes relacionados dos atletas com mais assistências, remates enquadrados, penáltis convertidos ou até cartões amarelos. Começando pelos goleadores, o mais prolífico na presente edição tem sido Vangelis Pavlidis, com 18 tentos certeiros, seguido depois por Kerem Akturkoglu, com 10 golos e o pódio é fechado por Ángel Di María (8).
Por falar no extremo turco, um dos reforços da presente época, o camisola 17 é o atleta com mais assistências no Benfica. Akturkoglu surge na liderança do ranking encarnado, com 9 passes chave. De perto, é seguido pelo compatriota, Orkun Kokçu, que conta com 7 assistências. A fechar o pódio, surge Pavlidis, além da veia goleadora, o grego tem mostrado um certo talento para assistir os seus colegas (6).
Ao todo, na edição 2024/2025 da Liga Portugal Betclic, o Glorioso regista 17 grandes penalidades a seu favor. Dos 17 castigos máximos que conseguiu converter, Di María surge como aquele que mais vezes foi à marca dos 11 metros, em cinco ocasioões. Atrás do argentino, surge o camisola 14, com três e por fim, surge o camisola 10, que teve a oportunidade de converter duas grandes penalidades.
Por fim, o Sporting terá de estar atento a estes números, especialmente Rui Silva. A equipa de Bruno Lage tem o registo de ser um dos emblemas com mais remates à baliza na presente prova de regularidade, o que é sinónimo de muitos golos. Vangelis Pavlidis surge como o futebolista com mais remates, num total de 74 ‘disparos’. Atrás do grego volta a surgir a dupla turca, Akturkoglu conta com 62 e Kokçu fecha o pódio com 55 remates. Sobre o camisola 10, há que ter em conta a sua posição mais recuada e a sua preferência pelos remates fora da área, o que já valeram três golos na Liga Portugal Betclic.
Em tarde de Dérbi, que poderá decidir o desfecho do Campeonato Nacional, o nosso Jornal dá-lhe uma lista com nomes que alinharam nas duas equipas
|
A oito horas do arranque oficial do dérbi, onde Benfica e Sporting procuram colocar um ponto final na corrida para o título de campeão nacional. O que não faltam são estatísticas e curiosidades que unem os dois clubes. No espírito do duelo lisboeta, o Glorioso 1904 apresenta-lhe 15 nomes de futebolistas que defenderam as cores dos dois rivais da 2.ª Circular.
Começando pelos casos mais recentes, saltam à cabeça quatro nomes que vestiram as camisolas dos dois clubes que irão disputar o encontro desta noite. Casos de Nuno Santos, João Mário, André Carrillo e Fábio Conetrão. Os dois primeiros foram campeões nacionais pelas duas equipas, já o extremo peruano e o lateral português levantaram o caneco com o Glorioso.
Antes dos casos mais recenrtes, contamos com alguns nomes emblemáticos que marcaram o futebol português. Tendo como exemplo os nomes de Simão Sabrosa, Carlos Martins, Paulo Futre, Marco Caneira, Derlei ou João Vieira Pinto.
Antes do pontapé de saída do encontro que poderá dar a conhecer o novo campeão nacional, o nosso Jornal dá-lhe a conhecer os números por detrás do dérbi
|
A espera está quase a terminar, Benfica e Sporting estão a menos de 10 horas de pisar o relvado do Estádio da Luz, naquele que, certamente o dérbi mais importante do passado recente. No encontro que poderá dar a conhecer o novo dententor do troféu da Liga Portugal Betclic, o Glorioso 1904 apresenta-lhe as estatísticas por detrás dos confrontos entre os dois rivais da 2.ª Circular.
À entrada para a 33.ª jornada, o Clube da Luz e a turma de Alvalade vão medir forças pela 325.º vez na sua história. Ao todo, desde que foram fundados em 1904 e 1906 respetivamente, os dois rivais á se enfrentaram em 324 ocasiões, num saldo equilibrado, mas favorável ao Benfica, com 139 triunfos, contras as 115 vitórias da equipa leonina, pelo meio registaram-se 70 empates.
Destes 324 encontros, iremos reparti-los pelas várias competições e depois, pelos confrontos apenas realizados no reduto Benfiquista, uma vez que o duelo se irá realizar na Catedral. Ao todo, dos 324 duelos, 181 foram na Liga Portuguesa, 39 na Taça de Portugal, seis na Supertaça, cinco na Taça da Liga, 85 partidas no extinto Campeonato de Lisboa, seis encontros no Campeonato de Portugal e dois na Taça FPF.
Focando apenas na prova de regularidade, dos 181 encontros realizados até à data, a vantagem no confronto direto sorri ao Benfica, com os encarnados registam 83 vitórias, o equivalente a 46% do total de encontros. Os leões por sua vez, contam com 51 triunfos (28%) e ainda se verificaram 47 empates (26%).
E se nos focarmos apenas no Estádio da Luz, que será o palco desta ‘final’, decorreram até ao 90 encontros a contar para o Campeonato Nacional. Os números não mentem e os encarnados fazem valer o fator casa, dos 90 disputados, 49 deles terminaram com um triunfo das águias, o que equivale a uma percentagem de 54%. Na casa do eterno rival, o Sporting só regressou a Alvalade com o triunfo no bolso em 16 jogos distintos (18%). Pelo meio, as duas equipas dividiram os pontos em 25 partidas espalhadas pelas décadas (28%).
Recorde-se, que o encontro desta tarde é visto como uma final para as duas equipas, o Benfica procura alcançar o 39.ª Campeonato Nacional, já o Sporting espera conquistar o Bicampeonato. O dérbi dos dérbis está agendado para esta tarde, às 18h00, no Estádio da Luz e irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da AF Braga.