![Médio com três jogos pelo Benfica pode fazer companhia a Jorge Jesus](/storage/media-items/image/2024/10/jorge-jesus-al-hilal-liga-saudita_20241006110834.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Moutinho, ex-jogador do Sporting e atualmente ao serviço do Braga, concedeu uma entrevista à Sport TV, onde falou sobre Bernardo Silva, craque da formação do Benfica, e apontou vários elogios ao atleta do Manchester City.
"O Bernardo Silva para mim é o melhor jogador português da atualidade e já há algum tempo. Tem feito um trabalho extraordinário e por vezes pouco reconhecido a nível internacional, mas acho que isso não o incomoda em nada. Isso é mais uma coisa que gosto dele, a sua maneira de ser e estar no futebol e na vida, que é parecido com a minha", começou por elogiar
"Numa posição mais recuada, tem uma inteligência enorme e uma perceção do jogo em todos os momentos, mas também tem outras característica que o fazem estar acima da média, como a finalização e o remate. É nisso que eles sobressaem, é na inteligência de jogo e na perceção de jogo, naquilo que conseguem fazer com e sem bola, porque o trabalho sem bola acaba por vezes por ser mais importante, mas nem toda a gente consegue ver", destacou o ex-Sporting.
"Cada vez mais as redes sociais vêm dar valor a um a jogador, infelizmente, porque penso que devia ser pelo que se faz dentro de campo. Aquilo que ele faz dentro de campo, superioriza-o a muitos que por vezes são votados acima dele, porque têm mais gente à volta deles para ter uma montra maior. Acho que deveria ser mais valorizado em todos os aspetos", explicou o médio do Braga ao ser questionado sobre o porquê do atleta formado nos encarnados não ser tão valorizado.
Bernardo Silva - avaliado em 80 milhões de euros - leva 29 encontros nas pernas ao serviço dos cityzens em 2023/2024, onde marcou oito golos e efetuou quatro assistências. Na época passada realizou 55 jogos, onde fez sete tentos e seis passes para golo.
Encarnados contam com boas notícias para o duelo frente ao Moreirense, agendado para o próximo sábado, com o técnico a ter motivos para sorrir
|
Durante a janela de transferências mais recente, o Benfica foi ao mercado e reforçou o plantel de Bruno Lage. Assim sendo, o técnico setubalense poderá contar mais quatro jogadores para ajudar na disputa pelo título, entre eles, Bruma. O extremo português foi contratado ao Braga por cerca de 6 milhões de euros e tem contrato de longa duração com as águias. No entanto, o que destaca o novo camisola 27 da Luz é a facilidade de fintar os seus adversários.
O internacional português, que esteve em evidência no emblema minhoto, é o melhor do campeonato neste requisito, somando 75 dribles tentados e 45 bem-sucedidos, culminando assim numa taxa de 60% de aproveitamento para o extremo, que poderá ser agora apelidado de 'Rei dos dribles'.
Quando comparado com outros jogadores da Liga Portugal, quem fica atrás do novo reforço do Benfica é Francisco Trincão, que tentou 102 dribles e completou apenas 50, mostrando assim que não tem a eficácia do extremo de 30 anos. O jogador do Glorioso, que chega mais perto desses números, é mesmo Ángel Di María, que tentou quase o mesmo número de vezes que Bruma, mas não conseguiu completar nem metade dos movimentos.
O reforço de inverno da Luz também tem outro aspeto muito interessante para os encarnados. O internacional português tem o mesmo número de golos que Ángel Di María no campeonato, que é o melhor marcador das águias, com sete tentos. Porém, o extremo precisou de menos minutos para fazer a mesma quantidade de remates certeiros e não era o batedor de penáltis do clube do Norte, enquanto o argentino é a primeira opção de Bruno Lage.
Na presente temporada, Bruma - atualmente com um valor de mercado fixado nos 8 milhões de euros – alinhou em 31 jogos com a camisola dos bracarenses: 11 na Liga Europa, 17 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 2.311 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante apontou 13 golos, somando ainda oito assistências com a camisola do Braga.
Ponta-de-lança italiano chegou ao Clube da Luz neste mercado de transferências de inverno, num empréstimo que não contempla opção de compra
|
Andrea Belotti reforçou, neste mercado de inverno, o plantel de Bruno Lage. Face à chegada do atacante ao Benfica, João Silva, que partilhou o balneário com o italiano, no Palermo, em 2014/15, acabou por tecer largos elogios ao craque. O atual futebolista do Felgueiras deixou ainda uma dica ao técnico do Glorioso, garantindo que o camisola 19 poderá fazer mais golos com o apoio de outro avançado.
"É um rapaz humilde, muito trabalhador, que fisicamente trabalha muito no campo. Como ponta de lança, é muito oportunista. No Palermo, estive com Belotti no ano em que o Dybala [avançado atualmente do plantel da Roma] explodiu, partiu tudo, e ele não teve muito espaço. Mas quando chegou ao Torino calou muita gente que o achava um pouco desconjuntado. Fez muitos golos. Talvez com o apoio de outro avançado ao pé dele possa render mais", começou por mencionar.
João Silva - Calou muita gente que o achava um pouco desconjuntado
"Talvez não seja tão elegante como o Pavlidis, mas é muito agressivo no ataque à bola, ao espaço, e na finalização, remata com facilidade, com o pé direito e também com o pé esquerdo", acrescentou o futebolista que considera Belotti um ponta-de-lança "diferente" do camisola 14 do Benfica.
"Belotti é um gladiador e em Itália calou muita gente, quando chegou ao Torino e começou a marcar muitos golos. Tem muita vontade, muita energia, que coloca no campo e na forma como luta por cada lance. E mete a bola dentro da baliza, que no fundo é o que importa", referiu João Silva.
"Integrava-se bem no balneário e, como já teve companheiros portugueses e brasileiros, já falava alguma coisa em português. Era jogador da seleção de sub-21 de Itália, já de Serie A, por isso ganhou mais espaço que eu. Depois saltou para o Torino e foi o que se viu. Pode ter sucesso no Benfica", concluiu.
SAD do Clube da Luz acabou por fechar as portas ao futebolista, neste mercado, dando assim uma nega valente ao emblema italiano
|
Além do Bolonha, que tentou levar Gianluca Prestianni, no último dia do mercado de inverno, o Benfica viu vários emblemas baterem à porta pelo camisola 25. Apesar de ter sido relegado por Bruno Lage à equipa B, o extremo argentino de 18 anos continuou a somar vários interessados vindos de Itália.
Ainda antes do fecho da janela de transferências, o Génova, segundo informa o diário desportivo Record, terá feito chegar uma sondagem à Catedral pelo atacante albiceleste. Recorde-se que, Prestianni, mesmo querendo vingar de águia ao peito, não fechava a porta a um empréstimo em janeiro, visando rumar a um clube onde fosse mais aposta.
Bruno Lage, que poderá ter feito força para manter o camisola 25, já explicou, contudo, o porquê do avançado ter 'descido' à turma de Nélson Veríssimo. "Eu tenho um plano para o Prestianni, que tem 18 anos. Aqui, temos um plano para todos os jogadores, ninguém é abandonado. Não é uma questão de voltar à equipa A, ele está na equipa A. Agora, quando temos um plano para toda a gente e temos um miúdo de 18 anos como ele que, quando começou, jogou dois jogos a titular e depois saiu da equipa com o treinador anterior, nas paragens FIFA vai à seleção e vem lesionado, esteve imenso tempo parado. Infelizmente, há uma semana voltou a lesionar-se na mão. Mas há um plano para ele", referiu o treinador do Benfica, depois do encontro com o Famalicão.
Recorde-se que, o Bolonha terá também manifestado interesse em garantir Prestianni, neste defeso de transferências. No entanto, o emblema transalpino acabou por levar uma nega valente, com a SAD do Benfica a querer manter a pérola argentina dentro de portas.
No que respeita a números, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni - atualmente avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em apenas sete jogos, todos eles a valer para a Liga Portugal Betclic, tendo ainda marcado presença em três embates pela equipa B das águias, esta temporada. O avançado de 18 anos totalizou até à data 462 minutos de águia ao peito, somando um golo e uma assistência, pela formação de Nélson Veríssimo.