
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Na passada sexta-feira, os Boston Celtics triunfaram sobre o Phoenix Suns no TD Garden, por 123-103, num duelo em que a equipa da casa contou com a ajuda de Neemias Queta para superar os visitantes. De facto, a noite para os verdes e brancos foi fantástica, não apenas pela vitória e pelas jogadas incríveis, mas porque alcançaram um recorde que parecia impossível de ser superado na NBA.
Os Boston Celtics tornaram-se a equipa que marcou mais cestos atrás da linha de três pontos numa única época. Ao todo, os verdes e brancos somam 1.364 triplos convertidos durante a temporada regular, valor que supera os do Golden State Warriors na época 2022/23, quando fizeram 1.363 lançamentos corretos.
A marca foi atingida após um lançamento de Payton Pritchard, que usufruiu da sua especialidade para fazer história na NBA. O candidato a melhor sexto homem do ano (prémio dedicado ao melhor suplente da liga) foi um dos jogadores que mais marcou triplos este ano, sendo inclusive o suplente que mais acertou triplos na história da NBA (239 triplos).
Além disso, os Boston Celtics são os especialistas na liga, pois os jogadores mais utilizados do plantel têm um bom aproveitamento do perímetro. Derrick White, Jayson Tatum, Kristapis Porzingis e Jaylen Brown são os astros da equipa, que assinalam pelo menos uma bola atrás da linha de três pontos. Talvez essa seja uma das razões inclusive de Joe Mazzulla não utilizar tanto o internacional português, que não possuí a capacidade converter lançamentos atrás da linha dos três pontos.
Deste modo, o antigo atleta do Benfica prepara-se juntamente com a sua equipa para os play-offs da NBA, onde buscam defender o título que conquistaram ano passado. Os Boston Celtics são os segundos colocados da conferência Este e aguardam a definição do Play In para saber quem será o próximo adversário.
Confira aqui o lançamento histórico de Payton Pritchard:
Equipa dos vermelhos e brancos deslocou-se ao reduto do adversário e garantiu mais três pontos importantes para a luta pelo título
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 5 de abril, o Galitos. Os encarnados acabaram por vencer, por 95-90, numa partida referente à jornada 19 da fase regular da Liga Betclic da modalidade. Os parciais do duelo foram: 26-21 | 47-48 | 68-76 | 90-95.
Norberto Alves elegeu Aaron Broussard, Felix Terins, Makram Ben Romdhane, Betinho Gomes e Ivica Radic para o cinco inicial. Já José Silva, José Barbosa, Trey Drechsel, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Nico Carvacho eram o suplentes do Benfica para este encontro.
No que toca à formação inicial do adversário, o Galitos começou o duelo com as águias com Claude Robinson, Rogdree Stein, Miguel Correia, Malcolm Richardson e Lloyd Bryan Jr. no cinco inicial. Guilherme Mestre, Rui Palhares, Ricardo Guerreiro, Gamil Carvalho, Pedro Cristo e Daniel Machado estavam no banco de suplentes à disposição.
Vindos de uma vitória sobre o Ovarense, na jornada 18 da Liga Betclic, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida. Apesar da forte oposição, o primeiro quarto acabou por cair para o lado do Glorioso, que se superiorizaram ao Galitos por cinco pontos (26-21). A turma de Norberto Alves teve de 'dar ao litro' antes do intervalo para que pudessem alcançar a metade do encontro numa vantagem, tendo sucesso ao vencer o segundo quarto por 48-47, registando apenas um ponto de vantagem.
No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica voltou com outra atitude e tentou 'afastar' o Galitos do cesto, mas encontrou dificuldades, vendo, inclusive, o adversário a dar a volta ao marcador e ficar na frente do placard, no arranque do terceiro quarto. As águias deram ao litro e conseguiram protagonizar uma cambalhota e voltar a dominar o encontro, terminando o terceiro quarto com o 68-76 no marcador. No derradeiro parcial, a turma de Norberto Alves voltou a dar tudo de si, precisando de suar para poder ver confirmada a vitória em casa do Galitos, por 90-95.
Com este resultado, no que toca à tabela de classificação da Liga Betclic, o Benfica de Norberto Alves ultrapassa o Porto e volta à liderança, com 38 pontos. São mais três do que o Porto, que assume a segunda posição. Já o Sporting fecha o pódio com 32 pontos, menos três do que os dragões.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o CD Póvoa. A partida está agendada para o próximo dia 9 de abril, no Pavilhão Fidelidade, numa partida referente à jornada 3 da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos da modalidade, com início marcado para as 19h00.
Antigo basquetebolista do Clube da Luz esteve em ação com o conjunto verde e branco na NBA e marcou pontos para ajudar no triunfo
|
Na passada sexta-feira, os Boston Celtics receberam os Phoenix Suns no TD Garden, em mais um duelo válido para a NBA. A equipa da casa triunfou por 123 - 103, nã dando sequer hipóteses para a turma do Arizona tentar vencer a partida. Neemias Queta esteve na quadra e ajudou os verdes e brancos a vencerem o confronto.
O antigo basquetebolista do Benfica foi aposta durante 1:54 minutos, marcando qualquer coisa como dois pontos a favor do conjunto de Joe Mazzulla. Além disso, o internacional português conseguiu apanhar dois ressaltos, durante o curto tempo em que esteve dentro do jogo. Vale lembrar que Neemias havia sido excluído nas últimas partidas dos Celtics.
O grande destaque da noite foi novamente Jaylen Brown, que marcou 31 pontos a favor dos Celtics. O extremo dos verdes e brancos ainda contribuiu com cinco ressaltos e três assistências, durante os mais de 28 minutos que esteve dentro da quadra.
Contudo, apesar dos 31 pontos assinalados pelo camisola 7 dos Celtics, o maior marcador da partida veio do outro lado da quadra. Devin Booker marcou 37 pontos para os Phoenix Suns, tendo apanhado cinco ressaltos e contribuído com seis assistências para os seus companheiros.
Assim sendo, os Boston Celtics venceram novamente os Phoenix Suns com tranquilidade e garantiram a segunda posição na conferência Oeste, com 57 vitórias e 20 derrotas até o momento. A equipa de Neemias Queta agora prepara os ajustes finais para entrar no play-off e vencer todas as equipas que tentem impedir o bicampeonato dos verdes e Brancos.
Antigo basquetebolista do Benfica não foi opção para Joe Mazzulla novamente e assistiu ao triunfo dos verdes e brancos na NBA do banco
|
Na madrugada desta terça-feira, 1 de abril, os Boston Celtics fizeram a sua última viagem para jogar na Conferência Oeste, onde enfrentaram os Memphis Grizzlies. A equipa visitante triunfou por 117-103, sendo que deu a volta ao marcador ainda na primeira parte. Contudo, o destaque vai novamente para o factode Neemias Queta ter ficado no banco de suplentes, sendo 'esquecido' pelo técnico.
O antigo jogador do Benfica não esteve entre os utilizados por Joe Mazzulla e assistiu o triunfo dos verdes e brancos a partir do banco de suplentes. O internacional português já tinha ficado apenas no banco contra os San Antonio Spurs e, desta vez, não foi diferente. Entretanto, o treinador ainda utilizou peças diferentes para esse encontro, como é o caso de Xavier Tillman.
Ainda sem Jaylen Brown na equipa titular, o escolhido para substituir o astro foi Tillman, que estava de volta a casa pela primeira vez, visto que foi draftado pelos Grizzlies. Além dele, as opções de Mazzulla para o jogo foram os outros quatro titulares 'normais' (Holiday; White; Porzingis; Tatum) e Al Horford, que começou como suplente mas jogou 36:54 minutos.
O maior marcador da noite foi mesmo Al Horford, sendo que o jogador da República Dominicana marcou 26 pontos e apanhou oito ressaltos para os Celtics. Vale referir que Neemias Queta não foi o único poste a não ser utilizado. Luke Kornet e Torrey Craig também foram 'ignorados' e permaneceram os suplentes.
Assim sendo, os Boston Celtics chegaram ao fim de sua jornada pela costa Oeste dos Estados Unidos, onde venceram todos os sete jogos disputados. Agora, o conjunto do internacional português volta à casa, pois terá que enfrentar os Miami Heat, na próxima quarta-feira, 2 de abril.