
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
|
Boas notícias para o Benfica: Rui Costa garantiu mais um reforço para o plantel principal de andebol. Trata-se de Mikita Vailupau, ponta-direito, que atua no Veszprém e está a caminho da Luz para ser reforço de verão de Jota González para 2025/2026.
De acordo com informações avançadas pelo portal especializado em movimentações de mercado na modalidade, 'Handballbase', o jogador do clube húngaro estará fechado no Benfica, faltando apenas a oficialização da contratação por parte do emblema liderado por Rui Costa. Ao que tudo indica, Mikita Vailupau não tinha espaço no plantel do Vesprém e estaria à procura de um novo clube, encontrando agora o conjunto da Luz.
A mesma fonte assegura que as condições entre as duas partes foram fechadas, pelo que a oficialização da chegada de Mikita Vailupau ao Benfica irá acontecer muito brevemente. Recorde-se que, Rui Costa prepara-se para fazer uma revolução no plantel encarnado, contando com vários reforços a caminho da Luz.
Além disso, importa relembrar que, recentemente, Jota González tem sido apontado a uma mudança para a Polónia. O treinador do Benfica irá ser o selecionador desse país, sendo que não estará de malas feitas no Glorioso, uma vez que irá acumular os dois cargos, uma prática comum na modalidade.
Esta temporada, ao serviço do Vaszprém, onde atua desde 2022, Mikita Vailupau marcou presença em 33 partidas: 15 no campeonato húngaro, 14 na EHF Liga dos Campeões e quatro no Men's Club World Champions. Ao todo, o ponta bielorrusso de 29 anos somou 90 golos só nesta época, o que despertou as atenções do Benfica.
Reforço de Rui Costa no Glorioso é dado como certo além fronteiras portuguesas, podendo rumar a uma nova aventura muito brevemente
|
O treinador de andebol do Benfica pode estar a caminho de uma nova aventura. Jota González é dado como reforço certo no cargo de selecionador da Polónia, de acordo com a imprensa internacional, mas não há motivo de alarme para as águias.
Este domingo, 16 de março, a TVP Sport dá conta desta novidade, garantindo que o técnico, que chegou à Luz em 2023, irá acumular cargos. Este cenário é natural no andebol, pelo que Jota González não irá deixar o Benfica, mantendo-se como treinador da equipa encarnada.
Esta mudança acontece perante a saída de Marcin Lijewski, que não sobreviveu aos maus resultados sofridos pela Polónia no Mundial. Desde a despedida do ex-selecionador polaco, Michal Skórski tem assumido, de forma interina, um cenário que está prestes a terminar face à chegada de Jota González.
Recorde-se que, o treinador espanhol está no comando técnico do andebol do Benfica desde o verão de 2023. Jota González, na altura, deixou o PSG, onde assumia o cargo de adjunto do seu irmão, Raul González. Até ao momento, em 74 embates, o timoneiro garantiu 50 vitórias, 21 derrotas e três empates.
Recentemente, com Jota González no cargo de treinador, a equipa de andebol do Benfica garantiu o apuramento ao play-off dos quartos de final da Liga Europa. Na presente temporada, as águias têm estado em destaque na competição europeia, ao mesmo tempo que mantêm a pressão sobre o Sporting e Porto no Campeonato Nacional.
Confira a entrevista de Jota González, onde o treinador explica como é lidar com jogadores de topo:
Turma vermelha e branca foi a jogo este sábado, 15 de março, em nova ronda da prova nacional, acabando por somar um triunfo importante
|
A equipa de andebol feminino do Benfica foi a jogo, este sábado, 15 de março, para medir forças com o ABC. As encarnadas acabaram por vencer, por 39-15, em jogo a contar para a 1.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional.
Para este duelo, Luís Monteiro optou por ir com Audília Carlos, Duda, Alexandra Shunu, Maria Unjanque, Constança Sequeira, Mariana Costa e Sofia Ferreira de início. Naomi Nascimento, Rita Campos, Madalena Pereira, Samara Vieira, Patrícia Rodrigues, Joana Semedo, Mihaela Minciuna e Ana Silva foram as suplentes eleitas pelo timoneiro das águias.
Vindas de um triunfo na Taça de Portugal, as encarnadas entraram com o pé direito na partida deste sábado. As águias não deram hipóteses ao adversário e conseguiram chegar ao intervalo em vantagem no marcador, resultado que no final do primeiro tempo marcava 25-10 a favor da turma de Luís Monteiro.
No regresso das cabines, a turma de Luís Monteiro continuou a carregar sobre o adversário. Aproveitando a diferença entre as duas equipas, as encarnadas não tiraram o pé do acelerador e só pararam de pontuar quando o cronómetro chegou ao fim. Desta feita, o conjunto vermelho e branco venceu, por 39-15, garantindo os três pontos preciosos.
Depois deste encontro, o andebol feminino do Benfica vai medir forças com o Madeira SAD. O duelo, que vai contar para a jornada 2 da fase de apuramento de campeão, está agendado para o próximo dia 22 de março, sábado, às 18h00, no reduto do adversário.
Emblema húngaro já fez chegar que pretende garantir guarda-redes do Clube da Luz, mas dirigentes encarnados não vão na conversa e não 'abrem mão'
|
O Benfica não quer abdicar de Kristóf Palasics, guardião do plantel de andebol. A cumprir empréstimo na Luz, o jogador pertence aos quadros do Veszprém, que quer o guarda-redes de volta. No entanto, essa não é a vontade do Clube liderado por Rui Costa.
Segundo informações adiantadas pelo jornal Record, este domingo, 15 de março, o emblema húngaro já requisitou o regresso de Kristóf Palasics, mas o Benfica não quer 'abrir mão'. O cerne da questão passa por uma cláusula que está integrada no contrato do empréstimo assinado pelas duas partes, no último verão.
Ora, de acordo com a mesma fonte, o empréstimo determina que o Veszprém pode recuperar Kristóf Palasics numa cenário de uma lesão do guarda-redes de andebol. O Benfica de Rui Costa não considera que existam condições para o regresso antecipado do guardião, rejeitando, assim, o pedido dos húngaros. Inclusive, segundo o jornal Record, os dirigentes encarnados já solicitaram que a Federação Portuguesa de Andebol não autorizasse esta transferências.
O diário desportivo português vai mais além e adianta que este conflito pode ter começado face a uma baixa no plantel do Veszprém. Mike Jensen, antigo guardião do Benfica, que agora atua nos húngaros, ao que tudo indica, poderá ter sofrido uma lesão, o que leva à vontade do regresso antecipado de Palasics. Contudo, esta lesão não tem confirmação oficial do clube.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Kristóf Palasics foi aposta de Jota González em 35 jogos: 22 no Campeonato Nacional, 10 na EHF European League, dois na Supertaça e um na Taça de Portugal. O guardião conta, inclusive, com um golo marcado de águia ao peito. No percurso do guarda-redes húngaro, Kristóf Palasics passou por Espanha, antes de reforçar o Benfica, tendo representando o Ciudad del Logroño. Antes disso, só conta com passagens em clubes da Hungria, como o caso do Veszprém e Neka.