
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica entrou em campo, esta quinta-feira, dia 13 de junho, para disputar o quinto e último jogo da meia-final do Campeonato Placard com a UD Oliveirense. As águias venceram por 6-1. Os marcadores da partida foram Pablo Álvarez (2' e 35'), Carlos Nicolía (3' e 34'), Zé Miranda (27' e 41'). Bruno Di Benedetto marcou para a Oliveirense. Veja AQUI como decorreu a partida.
Nuno Resende apostou em Bernardo Mendes, Nil Roca, Roberto Di Benedetto, Pablo Álvarez e Carlos Nicolía, tendo Francisco Fernandes, Zé Miranda, Diogo Rafael, Pol Manrubia e Gonçalo Pinto no banco de suplentes.
Depois de uma semana com muita tensão vivida entre os dois adversários fora do campo (saiba mais AQUI), com a Oliveirense a 'atacar' o Glorioso fora de campo, os encarnados mediram forças com os unionistas naquela que foi a última partida desta fase. As águias de Nuno Resende foram com tudo, mexendo com os números no marcador bem cedo.
Aos dois minutos, Pablo Álvarez já tinha feito o 1-0 para o Benfica e Carlos Nicolía foi rápido a ampliar a vantagem para os encarnados, que jogavam em casa. A equipa da Oliveirense acabou por 'acordar' a meio da primeira parte e intensificou o ataque, criando várias ocasiões de perigo, valendo Bernardo Matos na baliza das águias, que ocupou o lugar habitualmente de Pedro Henriques, que estava de fora das opções por estar suspenso, após o incidente ocorrido no jogo anterior.
As equipas recolheram ao balneário com o 2-0 no marcador a dar vantagem ao Benfica. No segundo tempo, Zé Miranda, que tinha criado perigo na baliza da Oliveirense na primeira parte, ampliou a vantagem para o Glorioso, levando as bancadas na Luz ao rubro.
A festa não ficou por aí e a dupla argentina Carlos Nicolía e Pablo Álvarez voltaram a fazer das suas. Aos 34 minutos, Nicolía acertou em cheio no alvo com um golaço para mais tarde relembrar e, no minuto a seguir, foi a vez do compatriota fazer, também, o bis na partida. Zé Miranda ainda foi a tempo de se juntar à festa com um golaço que deixou os Benfiquistas a sonharem com a final.
O adversário do Norte ainda colocou a bola no fundo da baliza de Bernardo Mendes, que esteve em destaque durante o jogo todo, protagonizando defesas cruciais. No entanto, a vitória não fugiu ao Benfica que agarra o passaporte para a final do Campeonato Placard.
Face ao triunfo, a turma de Nuno Resende vai enfrentar o eterno rival, Porto. Os dragões bateram o Sporting na final, ganhando o passaporte para a última etapa da competição primeiro. Importa destacar que a final está agendada para o dia 16 de junho, domingo.
Resumo da partida:
Encarnados tiveram de 'acelerar' para assegurar uma vitória e, assim, o apuramento para a fase seguinte da competição portuguesa
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou esta quarta-feira, 21 de maio, o SC Tomar, no jogo 2 dos quartos de final da fase regular do Campeonato Placard. Os encarnados acabaram por vencer, por 5-2. Zé Miranda (6'), Gonçalo Pinto (16'), Pau Bargalló (36' e 44') e Lucas Ordoñez (39') apontaram os golos do Clube da Luz.
Edu Castro elegeu Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues para o cinco inicial. Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto faziam parte do leque de suplentes.
Já o SC Tomar alinhou com António Marante, Rémi Herman, Filipe Almeida, Xanoca Marques e Guilherme Silva. José Silva, André Centeno, Pedro Martins, Lucas Santos e Gonçalo Neto foram os suplentes eleitos pelo adversário.
Vindos de uma vitória no jogo 1, o Benfica de Edu Castro quis somar um novo triunfo e garantir o apuramento às meias-finais do Campeonato. Dessa forma, e a jogar fora de casa, as águias abriram o marcador cedo. Logo aos seis minutos, Zé Miranda não desperdiçou a oportunidade de colocar os encarnados à frente do marcador. Dez minutos depois, foi a vez de Gonçalo Pinto aumentar a vantagem, garantindo uma maior segurança ao Glorioso ao intervalo.
No segundo tempo, o SC Tomar não deitou a toalha ao chão e ainda reduziu a desvantagem. Num espaço de quatro minutos, Filipe Almeida fez o bis e empatou a partida com o Benfica. As águias orientadas por Edu Castro não desistiram e foram à procura do apuramento para a fase seguinte. Pau Bargalló, que tinha sido estrela no jogo 1, voltou a colocar o Glorioso na frente, aos 36 minutos, com o terceiro tento encarnado da noite. O Benfica parecia ter renascido, após um período apagado, e Lucas Ordoñez aumentou a diferença com o SC Tomar por dois golos, fazendo o 4-2. Pau Bargalló ainda foi a tempo de fazer o bis, com o Benfica a dar 'chapa 5' ao SC Tomar.
Com este triunfo, o Benfica de Edu Castro apura-se para a meia-final do play-off do Campeonato Nacional. As águias vão ter de aguardar pelo resultado final do encontro entre o OC Barcelos e a UD Oliveirense para ficar a conhecer o próximo adversário e o horário e data desse mesmo duelo das meias-finais.
Presidente do Clube da Luz está de olho em timoneiro, que passou, recentemente, pelo emblema verde e branco, para a época 25/26
|
Pode ser uma das bombas do mercado no hóquei em patins: Edu Castro pode estar de malas aviadas do Benfica, e ao que tudo indica, Rui Costa já está de olho no sucessor ao técnico espanhol, sendo que o mesmo tem um passado ligado ao... Sporting.
De acordo com a informação partilhada pela imprensa internacional, Alejandro Domínguez pode ser o homem que se segue para suceder a Edu Castro no Benfica. O técnico argentino, que se encontra livre no mercado após ter saído do Sporting, é o nome escolhido por Rui Costa para assumir a equipa de hóquei em patins do Clube da Luz.
Ora esta nova informação acaba por ser bombástica, uma vez que o percurso de Edu Castro à frente do Benfica pode estar perto de terminar. Uma temporada depois de ter chegado, o timoneiro espanhol, que conta com passagem pelo Barcelona, pode estar de malas aviadas, acabando Alejandro Domínguez por ser a próxima escolha de Rui Costa.
Recorde-se que Edu Castro não escondeu a satisfação de treinar o Clube da Luz: "A principal razão que me levou a vir para o Benfica foi o amor mostrado por Fernando Tavares [vice-presidente do Benfica], Miguel Campos [diretor da equipa], Valter Neves [team manager do coletivo], as pessoas com quem falei habitualmente sobre esta possibilidade. Sempre que viemos jogar à Luz, era um cenário especial. Não podíamos dizer 'não' a esta possibilidade".
Refira-se que a equipa de hóquei do Benfica ainda continua de olhos postos no Campeonato Placard. A turma comandada, ainda, de por Edu Castro volta a centrar atenções no duelo frente ao SC Tomar. O encontro que vai valer para o jogo 2 dos quartos de final da fase regular da prova está agendado para a próxima quarta-feira, 21 de maio, às 21h00, no reduto do adversário.
Confira as declarações de Edu Castro sobre a experiência de jogar contra o Porto:
Turma vermelha e branca foi a jogo este sábado, 17 de maio, acabando por somar um triunfo importante, que culminou com a conquista da prova rainha
|
A equipa de hóquei em patins feminina do Benfica foi a jogo, neste sábado, 17 de maio, com o AD Sanjoanense. As águias venceram por, 2-1, em encontro relativo à final da Taça de Portugal. Maria Sofia Silva (36') e Aimée Blackman (48) fizeram os golos que permitiram acrescentar mais um troféu ao Museu Cosme Damião.
Para este encontro Paulo Almeida apostou em Maria Vieira, Aimée Blackman, Marlene Sousa, Raquel Santos e Maria Sofia Silva de início. Alice Vicente, Elena Tamiozzo, Sofia Moncóvio, Beatriz Figueiredo e Rita Batista começaram a partida no banco.
Já o adversário foi a jogo com Daniela Pereira, Daniela Silva, Catarina Costa, Ana Couto e Joana Teixeira. Catarina Viola, Margarida Teixeira, Bárbara Marques, Maria Ferreira e Joana Rodrigues começaram a partida no banco do AD Sanjoanense.
Vindas de uma vitória na meia-final da Taça de Portugal, as encarnadas quiseram mostrar todo o seu poderio. Nesse sentido, Paulo Almeida viu a sua equipa criar várias situações de perigo, porém a bola teimava em não entrar, acabando o nulo por se manter até ao intervalo.
No regresso dos balneários, o Benfica voltou determinado em chegar à vantagem no marcador. Dessa forma, Paulo Almeida contou com Maria Sofia Silva para chegar ao golo. A atleta encarnada, aos 36 minutos, aproveitou uma ocasião soberana para fazer o primeiro da partida. Já na reta final, Aimée Blackman, aos 48', fez o segundo, e garantiu a Taça de Portugal para o Glorioso.
O hóquei feminino do Benfica volta ao rinque no próximo dia 21 de maio, na receção ao ACD Gulpilhares. O duelo é respetivo é relativo à jornada 12 da fase regular do Campeonato Nacional e está agendado para as 20h00, no Pavilhão Fidelidade.