Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Nené está de parabéns! O antigo jogador do Benfica, que é uma das maiores glórias do Clube da Luz, celebra esta quarta-feira, 20 de novembro, 75 anos de vida e o aniversário não passou despercebido ao Glorioso que partilhou com os adeptos um artigo com alguns dados interessantes sobre o goleador.
"Nené completa 75 anos nesta quarta-feira, 20 de novembro, uma efeméride importante de um dos maiores goleadores da história do Benfica e aqui recordada em 75 pontos", escreveu o Clube da Luz na sua página oficial, tendo em seguida partilhado vários momentos da carreira brilhante do craque.
Entre eles, o Benfica destaca a estreia com o Manto Sagrado, pelo juniores, data que remonta a 25 de maio de 1967, num particular, em Palmela, frente ao Palmelense. Nené contribuiu para o triunfo, por 4-2, alinhando na posição de extremo esquerdo, sendo que o primeiro encontro oficial, ainda na formação encarnada, foi diante o Olhanense, 11 de junho, onde apontou inclusive um golo.
Na primeira época nos seniores, jogou em 6 jogos oficiais, todos eles a partir do banco de suplentes. A estreia no Campeonato Nacional aconteceu a 17 de novembro de 1968, a três dias de comemorar o 19.º aniversário. No Estádio da Luz, Nené substituiu Raul Águas aos 72 minutos e desempenhou a função de extremo-esquerdo, sendo que nessa temporada acabou por conquistar o primeiro título pelo Glorioso.
Tamagnini Manuel Gomes Batista, mais conhecido no mundo encarnado por Nené, realizou toda a sua carreira pelo Benfica. Nos 577 jogos disputados com o Manto Sagrado, o 'assassino silencioso', alcunha pela qual era tratado, apontou 362 golos, tornando-se o atleta com mais jogos e o terceiro com mais tentos pelas águias.
Pelo Glorioso, Nené conquistou por 10 vezes o Campeonato Nacional (68/69, 70/71, 71/72, 72/73, 74/75, 75/76, 76/77, 80/81, 82/83, 83/84), duas Supertaças (1980 e 1985) e sete Taças de Portugal (69/70, 71/72, 79/80, 80/81, 82/83, 84/85 e 85/86).
Antigo jogador encarnado acredita que os tricolores vão fazer de tudo para tentar alcançar a fase seguinte da Taça de Portugal
|
0João Alves considera que a experiência de alguns atletas do Estrela da Amadora pode ajudar a vencer de forma surpreendente o Benfica. Num jogo referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage, prepara-se para receber no Estádio da Luz, pelas 20h45 do dia 23 de novembro, o conjunto dos tricolores e o ex-jogador acabou por deixar um 'aviso' aos encarnados.
“Não tenho a menor dúvida que o Estrela vai dar tentar dar trabalho ao Benfica, mas vai ter pela frente um adversário forte”, realça João Alves, em declarações ao jornal Record.
João Alves - Claro que o Estrela pode ser ousado, mas tudo vai depender muito do que o Benfica fizer e da forma como jogar
Apesar da recente goleada sofrida diante do Sporting (5-1), a mentalidade ofensiva que a equipa de José Faria apresentou em Alvalade, pode dar frutos no duelo com as águias: “Claro que o Estrela pode ser ousado, mas tudo vai depender muito do que o Benfica fizer e da forma como jogar. Não podemos esconder que o Benfica é o grande favorito e, se por acaso acontecer uma vitória do Estrela da Amadora, será a surpresa da semana”.
Nani, Jovane Cabral, Rodrigo Pinho ou Alan Ruiz, são alguns dos jogadores com mais experiência neste tipo de jogos e esse fator pode ajudar a lidar com a pressão: “Quem tem experiência sente as coisas de outra maneira e mais facilmente encara estes jogos. A experiência é positiva nestas circunstâncias”, valoriza o ex-treinador João Alves.
Vale a pena destacar que, esta quarta eliminatória da Taça de Portugal vem no seguimento de uma pausa internacional, onde vários jogadores foram chamados para as sua respetivas seleções, algo que o Bruno Lage pode tomar em consideração e fazer render os menos utilizados.
Recorde-se que, o Benfica já enfrentou o Estrela da Amadora esta época, tendo triunfado por 1-0, num jogo válido para a terceira jornada da Liga Portugal Betclic. Ainda com Roger Schmidt no comando das águias, Orkun Kokcu foi o único a balançar as redes nessa noite, depois de um remate certeiro aos 19 minutos.
Camisola 85, que regressou ao Clube da Luz por empréstimo do PSG, no passado mercado de verão, tem sofrido um calvário de lesão
|
0Bruno Lage contou com péssimas notícias no treino da passada terça-feira. Segundo informa o jornal português Record, Renato Sanches terá sentido problemas físicos enquanto preparava o encontro do Benfica frente ao Estrela da Amadora. Assim, o futebolista está em dúvida, podendo ser alvo de uma nova lesão.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o camisola 85, que chegou mesmo a estar apontado ao onze inicial do jogo da Taça de Portugal pela imprensa nacional, foi obrigado a parar na sessão de trabalho de ontem. Assim sendo, é provável que os encarnados forneçam mais informações sobre o estado do médio ao longo do dia de hoje.
Caso não se trate apenas de um susto, esta será a segunda paragem de Renato Sanches devido a lesão, desde que regressou ao Benfica. O campeão pelo Clube da Luz tem enfrentado um verdadeiro calvário, podendo ficar novamente afastado das quatro linhas por problemas físicos.
Vale destacar que, na dita sessão de treino, Bruno Lage continuou sem contar com Anatoliy Trubin, Nicolás Otamendi, Bajrami, Andreas Schjelderup, Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu. Já Bah, Tomás Araújo e Issa Kaboré foram reavaliados pelo departamento médico do Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Renato Sanches – atualmente avaliado em 6,5 milhões de euros – marcou presença em oito encontros: Estrela da Amadora, Moreirense, Feyenoord, Rio Ave, Santa Clara, Farense, Bayern Munique e Porto. Ao todo, o craque soma 227 minutos dentro das quatro linhas.
Com o Manto Sagrado e antes de rumar ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, em 2016, Renato Sanches realizou 35 partidas, marcou dois golos (Académica e Vitória de Guimarães), fez uma assistência (Porto) e conquistou um Campeonato Nacional (2015/16) e uma Taça da Liga (2015/16).
Jogador que se lesionou com gravidade no início da temporada procura recuperar a boa forma para ser opção
|
0De França surgem más notícias para Gonçalo Ramos! Depois das informações que davam conta de um regresso à competição, isto após a lesão sofrida no arranque da temporada, o antigo avançado do Benfica volta a ficar mais longe do mesmo.
De acordo com o ‘Le Parisien’, depois de ter sido apontado aos relvados, Gonçalo Ramos vai falhar os encontros com o Touluouse e Bayern Munique. A mesma fonte dá conta que o regresso à competição apenas deve acontecer em dezembro.
Recorde-se que, Gonçalo Ramos lesionou-se com gravidade no arranque do campeonato francês, no encontro diante do Le Havre. O ponta-de-lança sofreu uma entorse ligamentar do tornozelo esquerdo, acabando mesmo por ser operado.
Importa destacar que, apesar das notícias recentes sobre o regresso do avançado à turma de Luis Enrique, a estadia de Ramos no PSG não é certa. O antigo avançado do Benfica surgiu no radar da Juventus, sendo que a abertura do mercado de transferências em janeiro pode fazer com que o negócio avance.
Na presente temporada, ao serviço do PSG, Gonçalo Ramos - atualmente avaliado em 50 milhões de euros - apenas alinhou numa única partida, onde apontou um remate certeiro, na Ligue 1. Já no que toca à época transata, o avançado português foi aposta em 40 encontros: 29 na Ligue 1, sete na Liga dos Campeões e quatro na Taça de França, totalizando 1.877 minutos. O antigo craque do Glorioso apontou 14 golos e fez uma assistência.
Ao todo, pela equipa principal do Clube da Luz, o ponta-de-lança internacional português fez 106 partidas de águia ao peito, entre 2020 e 2023, onde marcou 41 tentos e fez sete passes para golo. Com o Manto Sagrado do Benfica, o internacional português conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023).