Clube
Rui Costa toma posse como Presidente do Benfica e deixa garantia: "Seremos..."
09 Nov 2025 | 08:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
12 Nov 2025 | 07:44 |
Rui Costa e Frederico Varandas marcaram presença na tomada de psse de Carlos Moedas. Na passada terça-feira, 11 de novembro, os dirigentes máximos do Benfica e Sporting foram avistado sentados lado a lado, num evento em que o político assumiu a liderança da Câmara Municipal de Lisboa.
A notícia foi revelada pelo jornal Record, no entanto, apesar de ser uma situação que dá sempre que falar, tem sido um caso recorrente nos últimos anos. O facto dos dois rivais estarem envoltos em várias trocas de acusações, em relação ao panorâma desportivo, não afeta a relação institucional entre os dois emblemas que tem sido imaculada.
Recorde-se que os dois dirigentes já tinham sido avistados juntos numa cerimónia, juntamente com André Villas-Boas, quando Pedro Proença também tomou posse como presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Este é, um dos muitos exemplos desse tipo de situações.
Por outro lado, será mais do que certo adiantar que Rui Costa se fará acompanhar da presença de Frederico Varandas, no próximo dia 5 de dezembro, a respeito da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, quando o homólogo leonino marcar presença na tribuna presidencial, aquando da visita do Sporting ao reduto do Benfica.
No entanto, com as relações institucionais a funcionar sem qualquer atrito, o mesmo não pode ser dito na relação desportiva entre os rivais da 2.ª circular. Recentemente, na cerimónia de tomada de psse como Presidente, Rui Costa voltou avisar o emblema de Alvalade, face à arbitragem verificada nos Açores, frente ao Santa Clara.
Clube da Luz pode vir a ter consequências pesadas pelas tomadas de posição relativamente às decisões das equipas de arbitragem
11 Nov 2025 | 07:06 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, órgão disciplinar da instituição liderada por Pedro Proença, instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Poucas horas depois do polémico penálti assinalado a António Silva, o Clube da Luz vê-se, assim, envolvido em mais um caso.
Porém, este processo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ao Benfica não está relacionado com o jogo diante do Casa Pia. Segundo o documento em causa, os factos remontam à receção das águias ao Gil Vicente, do passado dia 26 de setembro, em jogo referente à sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
A partida até terminou com vitória do Benfica, por 2-1, mas os encarnados não esconderam a revolta perante algumas das decisões da equipa de arbitragem, liderada por João Gonçalves, nomeadamente no lance que origina o golo da turma de César Peixoto em pleno Estádio da Luz, de livre direto.
“Hoje [26 de setembro], o primeiro golo do Gil Vicente tem, na sua génese, uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva e nada foi assinalado. Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas três dias? Estas atuações que têm sido de um sistemático prejuízo para o Benfica não podem continuar impunes”, escreveu o Benfica, em comunicado.
Tendo em conta este ‘critério’ do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, é altamente provável que Rui Costa, Mário Branco, José Mourinho e até António Silva possam vir a ser castigados pelas declarações após o Benfica – Casa Pia. Resta perceber se o mesmo acontecerá com os rivais Sporting e Porto.
Depois de cair na primeira volta, figura ligada à vida do Clube da Luz comentou a decisão que foi tomada por mais de 90 mil sócios encarnados
09 Nov 2025 | 20:02 |
João Diogo Manteigas fez questão de deixar vários avisos, no discurso em que reconheceu a vitória de Rui Costa nas eleições do Benfica. O candidato à Presidência do Clube da Luz alertou para os diferentes aspetos que devem ser revistos, depois de ver confirmada o triunfo do atual líder máximo das águias.
"É prova da vivacidade do Benfica, do interesse que houve nestas eleições, muito promovido sobretudo para uma segunda volta", começou por dizer João Diogo Manteigas, parabenizando o Clube da Luz pela participação de que foram alvo estas eleições.
O candidato à Presidência do Clube prosseguiu, deixando, no entanto, uma ressalva sobre os resultados: "À margem dessa questão, porque o Benfica sempre ombreou com grandes clubes, o que verdadeiramente interessa é o interesse a votar. A fasquia está nos 500 mil. O que interessa é mesmo a ganhar".
"O Benfica não está bem, as eleições provaram essa divisão. Temos um presidente eleito, é o nosso presidente. O que interessa é o foco em ganhar. O Benfica tem muito trabalho a fazer. O foco está em ganhar", atirou, de seguida, João Diogo Manteigas, numa mensagem que foi muitas vezes transmitida durante as eleições.
Terminou, com novo aviso sobre a necessidade de olhar para as modalidades de forma diferente: "Amanhã é o Casa Pia, o basquetebol com o Queluz, o voleibol feminino com o S. Mamede. O Benfica é mais do que o futebol. Temos um pavilhão em que as modalidades têm sofrido com a ausência dos sócios".
Relembre, aqui, este momento de João Diogo Manteigas no debate do Benfica:
Imprensa apresentou uma lista completa ddas pessoas que irão acompanhar Presidente reeleito nos próximos quatro anos de mandato
09 Nov 2025 | 12:49 |
Já são conhecidos os integrantes da nova estrutura, que vai acompanhar o mandato de Rui Costa. Horas depoois do dirigente ter sido reeleito, por larga vantagem, a imprensa deu a conhecer os nomes que irão marcar presença no novo quadriénio 2025-2029, na liderança do Benfica.
Começando pelo o órgão social mais importante do Clube da Luz, a Direção. Além de Rui Costa, que será o Presidente, a restante estrutura será consituída por Nuno Catarino (vice-presidente para a área financeira), Humberto Coelho (vice-presidente), Domingos D'Almeida Lima (vice-presidente), Manuel Henriques de Brito (vice-presidente), José Francisco Gandarês (vice-presidente, Tomás Barroso (vice-presidente), Mónica Sabrosa (vice-presidente) e José Martinez Tabuada (vice-presidente).
Segue depois a Mesa da Assembleia Geral, que será novamente presidida por José Pereira da Costa. Os restantes mebros são, Rodolfo Mascarenhas Lavrador (vice-presidente), Rita Cunha Leal (1.ª secretária), Miguel Vasconcelos Ferreira (2.º secretário) e Ana Rita Henriques (3.ª secretária).
No Conselho Fiscal, Os Benfiquistas elegeram Raul Fernando Martins como o próximo Presidente. O dirigente vai contar com o acompanhamento de João Cordeiro Augusto (vice-presidente), António Mendes Barreira (vogal), Manuel Simões Agria (vogal) e Rui Mendonça Rodrigues (vogal).
Por fim, os mais de 93.000 Sócios elegeram como Presidente da Comissão de Renumerações, Eduardo Stock da Cunha. No entanto, o dirigente não vai estar sozinho nesse departamento e vai contar com a vice-presidência de Carlos Albuquerque.
Rui Costa toma posse como Presidente do Benfica e deixa garantia: "Seremos..."
09 Nov 2025 | 08:26
João Noronha Lopes assume derrota e deixa mensagem a Rui Costa: "Benfica está..."
09 Nov 2025 | 07:44
Confira as primeiras declarações de Rui Costa como Presidente: "Foi uma vitória do Benfica"
09 Nov 2025 | 07:24