
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de confirmada a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica fica a aguardar para que as vagas fiquem totalmente completas de forma a poder conhecer os possíveis adversários. No entanto, já existem alguns e, depois de Feyenoord e Nice, eis que as águias de Bruno Lage podem vir a cruzar caminhos com o Fenerbahçe, de José Mourinho, e o Panathinaikos, de Rui Vitória. Nomes que dão muito que falar no universo encarnado.
Começando pelo 'Special One', o timoneiro português está (ainda) no 'leme' dos turcos, no entanto, ainda antes de reforçar o Fenerbahçe, José Mourinho chegou a ser apontado como possível sucessor de Roger Schmidt, quando este estava 'tremido' no comando técnico do Benfica. Agora, sob comando do Fenerbahçe, o antigo treinador das águias conseguiu um lugar na terceira pré-eliminatória, juntando-se ao Clube da Luz, Nice e Feyenoord.
Quem ainda não tem acesso garantido a esta fase e poderá vir a estar no caminho do Benfica é o Panathinaikos, de Rui Vitória. Os gregos só conseguiram apuramento para a segunda pré-eliminatória, como os casos de Rangers (Escócia) e o Brann (Noruega). Embora as vagas ainda não estejam completas, sabe-se que, desta etapa, apuram-se três equipas que integram, depois, o lote da terceira pré-eliminatória, onde está a turma de Bruno Lage. Assim sendo, ainda poderá vir a confirmar-se um reencontro entre timoneiros que se conhecem bem. Recorde-se que, Bruno Lage foi o eleito para suceder a Rui Vitória, na época que terminou com a Reconquista do Benfica, que ergueu o 37.º título nacional.
Ainda sobre as contas das pré-eliminatórias da Champions, para a terceira etapa, ainda existe uma vaga por ocupar, que será decidida pelo campeão belga: Club Brugge ou Saint-Gilloise. O sorteio vai acontecer a 21 de julho, antes do fim da segunda pré-eliminatória, contudo, os encarnados sabem que vão medir forças com um dos quatro clubes com pior ranking. No que toca a equipas que poderá evitar, o Benfica não vai defrontar, seguramente, o Feyennord, ou o Rangers (ou quem o eliminar). O Club Brugge também poderá entrar nestas contas, se for ele o campeão belga, isto porque tem o segundo melhor ranking. Caso seja o Saint-Gillloise a vencer o campeonato da Bélgica, passa a ser um possível adversário para o Glorioso.
Com esse cenário, o Benfica, também, evitaria um encontro com o Salzburgo, caso este seja vice-campeão da Áustria. Se outra equipa acabar em segundo lugar no campeonato austríaco, então, o Fenerbahçe deixaria de cruzar caminhos com o conjunto orientado por Bruno Lage. Feitas as contas, o único possível adversário confirmado, para já, é mesmo o Nice. Recorde-se que, os jogos da terceira pré-eliminatória estão marcados para 5 e 6 de agosto (primeira mão) e 12 de agosto (segunda).
Bruno Lage não perde a esperança, mas há um sentimento de inquietação face à situação física de futebolista, tendo em vista o jogo da Taça de Portugal
|
A dúvida permanece sobre Aursnes: o médio ainda não sabe se estará apto para ir a jogo pelo Benfica contra o Sporting, na final da Taça de Portugal. O polivalente norueguês falhou o último embate do Campeonato contra o Braga e a ausência de certezas quanto a sua presença no Jamor já gera alguma inquietação.
Analisando as estatísticas oficiais da partida na Pedreira e de outras em que Aursnes não marcou presença, é fácil de comprovar que o 'bombeiro da Luz' é uma peça fundamental para o jogo de Bruno Lage. Os números não deixam dúvidas e foram nos espaços, normalmente, ocupados pelo norueguês em que o Benfica teve mais dificuldades em recuperar a bola no embate frente ao Braga, o que causa preocupação, caso o polivalente não recupere a tempo de enfrentar o Sporting, no Jamor. Já no passado, em cinco jogos sem Aursnes, o Benfica deslizou em dois: Braga e Moreirense - ambos terminaram com um empate a uma bola.
Mesmo assim, Bruno Lage não perde a esperança. Tal como demonstrado na antevisão ao Braga - Benfica, o treinador encarnado mostrou confiança no cenário de ter Aursnes de volta aos eleitos para a final da Taça de Portugal. Refira-se que, o antigo internacional pela Noruega falhou a deslocação ao Minho, depois de se lesionar durante a preparação para o embate com o Braga.
Recorde-se que, o jogo da final da Taça de Portugal já tem data e horário confirmados. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. O último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – atualmente com um valor nos 20 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e 29 na Liga Portugal Betclic. O médio nórdico soma três golo e oito assistências, nos 3.930 minutos totalizados dentro das quatro linhas, sendo uns dos jogadores do Glorioso com mais tempo de utilização.
Camisola 11 dos vermelhos e brancos vai despedir-se, oficialmente, dos adeptos no Jamor, depois de decidir não continuar de águia ao peito
|
Di María confirmou a saída do Benfica, no final da temporada, através de uma publicação, após o jogo com o Braga. Essa partilha gerou vários comentários, tanto dos adeptos e companheiros de equipa do argentino, como até de rostos antigos da Luz. Como o caso de Yann-Benjamin Kugel. O ex-adjunto de Roger Schmidt nas águias continua atento ao universo encarnado e prova disso é a mensagem deixada ao camisola 11.
"Obrigado por tudo, Ángel, foi uma honra", escreveu a antiga figura do comando técnico do Benfica, quando Roger Schmidt liderava a turma encarnada. O ex-preparador físico acompanhou o antigo internacional argentino durante a primeira época do regresso de Di María à Luz, tendo reforçado essa ligação com a mensagem de despedida direcionada ao extremo encarnado.
Após o argentino oficializar a saída, ao assegurar que o jogo na Pedreira tinha sido o seu último embate do Campeonato com a camisola do Benfica, Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, adiantou que Di María nem fará parte dos eleitos de Bruno Lage para o Mundial de Clubes, embora o técnico setubalense tivesse deixado a garantia de que contava com o extremo para essa competição.
Além de Di María, existe outra saída à vista: Álvaro Carreras. O lateral-esquerdo, indiscutível para Bruno Lage, está na iminência de trocar a camisola do Benfica pela do Real Madrid, com os merengues a estarem muito perto de chegar a um acordo verbal com o jogador, passando, depois, para as conversações finais com a direção de Rui Costa. Os espanhóis, também, já apresentaram um contrato de longa duração ao (ainda) camisola 3 da formação da Luz.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 39 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.518 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez nove assistências.
Histórico europeu tem o camisola 3 da formação da Luz 'debaixo de olho' e jornalista confirmou novidades péssimas para a estrutura diretiva de Rui Costa
|
Álvaro Carreras está na iminência de reforçar o Real Madrid. Os merengues estão muito próximos de chegar a um acordo verbal com o defesa do Benfica, o que deixa o cenário de uma possível continuidade do espanhol na Luz muito complicado de acontecer, tendo em conta a pressão do gigante de Madrid.
Quem garante esta informação é o jornalista Matteo Moretto. O especialista em questões de mercado, através da rede social X (antigo Twitter), deu más notícias à estrutura do Benfica, uma vez que assegurou que o Real Madrid está a um passo de fechar a contratação de Álvaro Carreras, tramando, assim, os planos de uma possível renovação de contrato do camisola 3 dos encarnados.
Além disso, a fonte acima mencionada, ainda, confirma que o processo de conversações entre a direção de Florentino Pérez e a estrutura do Benfica irá intensificar-se nos próximos dias, com o objetivo de colocar um ponto final nesta novela de mercado, que ganhou forma no último fim de semana. Com estas novidades, uma saída de Carreras no próximo mercado de verão está à vista, numa altura em que Bruno Lage irá perder um outro titular: Di María.
É importante, também, recordar que, o Real Madrid já tem um contrato em cima da mesa para Carreras. Aliás, até já se sabe a duração desse mesmo vínculo. Relembre-se que, o camisola 3 dos encarnados foi o sucessor de Grimaldo, que abandonou a Luz para reforçar o Bayer Leverkusen, tendo, também, sido apontado a uma mudança para o emblema espanhol, com a ida de Xabi Alonso para lá. O defesa-esquerdo do Benfica irá deixar o Clube ao fim de uma temporada e meia, depois de chegar, por empréstimo do Manchester United, no inverno de 2024.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e quatro na Taça de Portugal. Nos 4.264 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Confira a publicação: