Futebol
Pavlidis saca três golos da cartola e Benfica não vacila frente ao Estoril
03 Jan 2026 | 19:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2025 | 07:51 |
Depois de confirmada a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica fica a aguardar para que as vagas fiquem totalmente completas de forma a poder conhecer os possíveis adversários. No entanto, já existem alguns e, depois de Feyenoord e Nice, eis que as águias de Bruno Lage podem vir a cruzar caminhos com o Fenerbahçe, de José Mourinho, e o Panathinaikos, de Rui Vitória. Nomes que dão muito que falar no universo encarnado.
Começando pelo 'Special One', o timoneiro português está (ainda) no 'leme' dos turcos, no entanto, ainda antes de reforçar o Fenerbahçe, José Mourinho chegou a ser apontado como possível sucessor de Roger Schmidt, quando este estava 'tremido' no comando técnico do Benfica. Agora, sob comando do Fenerbahçe, o antigo treinador das águias conseguiu um lugar na terceira pré-eliminatória, juntando-se ao Clube da Luz, Nice e Feyenoord.
Quem ainda não tem acesso garantido a esta fase e poderá vir a estar no caminho do Benfica é o Panathinaikos, de Rui Vitória. Os gregos só conseguiram apuramento para a segunda pré-eliminatória, como os casos de Rangers (Escócia) e o Brann (Noruega). Embora as vagas ainda não estejam completas, sabe-se que, desta etapa, apuram-se três equipas que integram, depois, o lote da terceira pré-eliminatória, onde está a turma de Bruno Lage. Assim sendo, ainda poderá vir a confirmar-se um reencontro entre timoneiros que se conhecem bem. Recorde-se que, Bruno Lage foi o eleito para suceder a Rui Vitória, na época que terminou com a Reconquista do Benfica, que ergueu o 37.º título nacional.
Ainda sobre as contas das pré-eliminatórias da Champions, para a terceira etapa, ainda existe uma vaga por ocupar, que será decidida pelo campeão belga: Club Brugge ou Saint-Gilloise. O sorteio vai acontecer a 21 de julho, antes do fim da segunda pré-eliminatória, contudo, os encarnados sabem que vão medir forças com um dos quatro clubes com pior ranking. No que toca a equipas que poderá evitar, o Benfica não vai defrontar, seguramente, o Feyennord, ou o Rangers (ou quem o eliminar). O Club Brugge também poderá entrar nestas contas, se for ele o campeão belga, isto porque tem o segundo melhor ranking. Caso seja o Saint-Gillloise a vencer o campeonato da Bélgica, passa a ser um possível adversário para o Glorioso.
Com esse cenário, o Benfica, também, evitaria um encontro com o Salzburgo, caso este seja vice-campeão da Áustria. Se outra equipa acabar em segundo lugar no campeonato austríaco, então, o Fenerbahçe deixaria de cruzar caminhos com o conjunto orientado por Bruno Lage. Feitas as contas, o único possível adversário confirmado, para já, é mesmo o Nice. Recorde-se que, os jogos da terceira pré-eliminatória estão marcados para 5 e 6 de agosto (primeira mão) e 12 de agosto (segunda).
Confira esta entrevista de José Mourinho:
Treinador dos encarnados concedeu uma flash interview no final da partida, na qual deixou alguns reparos, mas também elogios à exibição dos jogadores
04 Jan 2026 | 09:28 |
José Mourinho assumiu que se tratou de uma vitória difícil, mas justa. No final do encontro frente ao Estoril — no qual o Benfica venceu por 3-1 —, o treinador português analisou os momentos que marcaram a partida, reconhecendo as dificuldades criadas pelo adversário, mas elogiando a resposta da sua equipa.
José Mourinho: "Vitória difícil, mas merecida"
"Vitória difícil, mas merecida. Já estávamos à espera de um adversário complicado. Não era novidade para nós. Estávamos preparados para isso e para, em alguns momentos, não pressionarmos alto, porque são uma equipa tecnicamente boa", começou por afirmar o Special One, em declarações à BTV.
"Decidimos esperar um pouco mais. Não se pode sofrer aquele golo, pelo momento e pela forma como acontece. Não se pode. Uma coisa é ir para o intervalo a vencer por 2-0, outra é ir com o 2-1. A minha preocupação era que a equipa não sentisse demasiado esse golo", acrescentou Mourinho, deixando reparos à abordagem defensiva no lance do Estoril.
José Mourinho sobre a estreia de Sidny Cabral: "Entra, a primeira coisa que faz é boa, tira um pontapé de canto e o 3-1 acaba com o jogo"
"Na segunda parte, estávamos à espera que o Estoril tentasse assumir mais o jogo, mas não houve um único momento em que suspirássemos de alívio por uma defesa fantástica do Trubin", constatou o treinador, de 62 anos, sublinhando o controlo do encontro.
"Era um risco grande, mas senti que a equipa precisava da sua tranquilidade e da explosão, do ritmo e da profundidade do Sidny. Entra, a primeira coisa que faz é boa, conquista um pontapé de canto e o 3-1 acaba com o jogo. Três pontos difíceis", concluiu José Mourinho, na flash interview à BTV.
Momentos após o apito final do encontro frente ao Estoril, formação encarnada divulgou uma atualização sobre o estado físico dos atletas
04 Jan 2026 | 08:56 |
O Benfica esclareceu a natureza das lesões de António Silva, Enzo Barrenechea e Fredrik Aursnes. Momentos depois do apito final da partida frente ao Estoril — na qual as águias venceram por 3-1 —, o Clube da Luz divulgou informações importantes sobre a ausência dos atletas. No caso do norueguês, o médio ainda foi utilizado durante o encontro.
Segundo o jornal A Bola, que reuniu as informações fornecidas pelo Benfica, Enzo Barrenechea permaneceu no camarote do Estádio da Luz depois de ter sofrido uma subluxação traumática no ombro esquerdo, problema contraído no derradeiro treino da equipa, na passada sexta-feira, dia 2 de janeiro.
Relativamente a António Silva, a lesão do internacional português surgiu como uma contrariedade de última hora, uma vez que o defesa estava apontado à titularidade. No entanto, de acordo com o comunicado dos encarnados, o camisola 4 apresentou queixas durante o aquecimento e acabou por ser substituído por Tomás Araújo. Ao que tudo indica, o jogador sofre de uma mialgia na coxa direita, estando previstos exames médicos este domingo, dia 4 de janeiro.
Por último, mas não menos importante, Fredrik Aursnes iniciou o encontro frente aos canarinhos no banco de suplentes por opção técnica, acabando por ser lançado no decorrer da partida. Sem especificar em detalhe a lesão, o Benfica explicou que o norueguês tem vindo a lidar com problemas físicos persistentes há algum tempo.
Perante um calendário de janeiro particularmente sobrecarregado, estas três potenciais ausências representam perdas significativas nas opções das águias, o que poderá causar dores de cabeça adicionais a José Mourinho, tendo em conta a profundidade do plantel e o elevado número de indisponíveis.
Futebolista tem estado em destaque nos últimos meses, e os encarnados tentam segurar o atleta, que tem sido alvo da cobiça de alguns rivais diretos
04 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica não está minimamente interessado em ver José Neto sair. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que o jovem lateral-esquerdo de 17 anos tem sido alvo de um forte interesse; contudo, a Direção, liderada por Rui Costa, tem sido intransigente sobre esse tema.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que os encarnados estão cientes da cobiça de alguns emblemas da Primeira Liga pelo camisola 62; porém, o Clube da Luz pretende que o campeão do mundo de sub-17 permaneça no Seixal, onde terá uma grande margem para evoluir. Além disso, José Neto é um atleta bastante apreciado por José Mourinho.
Chamado ao plantel principal das águias, como o Glorioso 1904 já tinha noticiado anteriormente, José Neto é visto como uma aposta para o futuro e, com isso em mente, o Benfica pretende que o jovem permaneça na Luz. Além disso, para evitar o assédio feito ao atleta, os encarnados vão avançar com uma renovação do seu contrato.
Por outro lado, o nosso Jornal revela que a chegada de Sidny Cabral, que pode atuar nos dois lados da defesa, não reduz a intenção de continuar a contar com o jovem atleta. A seu ver, José Mourinho reconheceu que o jogador, tal como Daniel Banjaqui, precisa de tempo para evoluir e, por isso mesmo, tem sido aposta recorrente no plantel secundário do Benfica, orientado por Nélson Veríssimo.
José Neto — avaliado em 3 milhões de euros — não está nos planos do Benfica para sair no mercado de janeiro. Na presente temporada, com a camisola do Glorioso, o futebolista já realizou 19 jogos oficiais pelas equipas de sub-19, sub-23, secundária e principal. Nos 1.119 minutos que esteve em campo, registou quatro assistências.