Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Tomás Araújo foi 'riscado' de ambos os duelos da Seleção Nacional e a Federação Portuguesa de Futebol deu conta do motivo. Devido a uma lesão, o central está agora em dúvida nas contas do Benfica.
Segundo as mais recentes informações, avançadas pelos jornal A Bola, o departamento médico está atento à situação do camisola 44 dos encarnados, que apresenta limitações físicas, de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol. A mesma fonte garante que o problema física de Tomás Araújo não será grave, contudo, gere dúvidas quanto à utilização do defesa português no encontro com o Pevidém.
Nem tudo são más notícias para o Benfica, uma vez que Bruno Lage já conta com os regressos de alguns internacionais. É o caso de Vangelis Pavlidis (Grécia), Issa Kaboré (Burquina Faso), Anatoliy Trubin (Ucrânica), Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu (Turquia) e João Rego (Portugal sub-20), que já se apresentaram no Seixal.
António Silva, Samuel Soares, André Gomes, Tomás Araújo, Alexander Bah, Adrian Bajrami, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Zeki Amdouni e Nicolás Otamendi deverão regressar nos próximos dias. No caso do capitão das águias, o central argentino deverá ser dos últimos a chegar, visto que foi a jogo esta madrugada de quarta-feira, 16 de outubro.
Recorde-se que o Benfica vai a jogo com o Pevidém, no próximo sábado, 19 de outubro. O jogo é a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal e vai acontecer no reduto do Moreirense, Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a partir das 20h15.
Para o duelo da prova-rainha frente à equipa do Campeonato de Portugal, Bruno Lage conta com duas baixas e uma incerteza. Por um lado, Tiago Gouveia ainda continua a recuperar da lesão sofrida frente ao Estrela da Amadora, já Renato Sanches ainda está em dúvida, sendo que até à data do encontro com o Pevidém, o internacional português ainda pode estar apto. As últimas informações dão conta que o médio está mais perto de ir a jogo, tendo recuperado da lesão muscular.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em seis partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente e Atlético de Madrid), somando 532 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Referência da história do Glorioso abordou uma possível entrada de craque na hierarquia de líderes em campo do atual plantel encarnado
|
0Nicolás Otamendi poderá estar muito perto de abandonar o Benfica, tendo em conta o interesse do River Plate, pelo que a braçadeira de capitão deixará de pertencer ao internacional argentino. Nesse sentido, Paulo Madeira apresenta um nome para a sucessão na posição.
O antigo capitão do Clube da Luz apontou dois nomes até, no entanto, apenas um é novo para a hierarquia atual de capitães do Benfica. É o caso de Tomás Araújo. O ex-atleta das águias olha para António Silva e o camisola 44 do Glorioso como possíveis futuros 'líderes em campo'.
"Nos últimos anos, não só no Benfica, olha-se muito para os centrais como jogadores que, por norma, são os capitães das equipas. Vimos o Luisão há muitos anos no Benfica, vimos o Fernando Couto no Porto, vimos o Coates no Sporting. As pessoas olham muito os centrais como aqueles jogadores que dão a estabilidade e que dão a segurança", começou por referir.
Paulo Madeira: Poderão ser capitães do Benfica
"Neste caso, o Benfica tem o Otamendi, que é o jogador mais experiente e mais velho do plantel. Eles dão essa estabilidade, garantia e experiência às equipas. Tanto o Tomás Araújo, como o António Silva, se continuarem por mais alguns anos no Benfica, olhando para o passado que tiveram na formação no Benfica, naturalmente poderão ser capitães do Benfica", apontou Paulo Madeira.
Relativamente à utilização dos dois jogadores, ao lado de Nicolás Otamendi, com Tomás Araújo a assumir um maior protagonismo esta época, o ex-central do Benfica aponta para uma gestão crucial de Bruno Lage.
"Tudo passa por uma gestão bem feita da parte dos treinadores, até porque os jogadores não são máquinas. Os jogadores têm sentimentos e, se calhar, gostam também de se sentir importantes. O facto de Tomás Araújo ser mais titular do que o António Silva no campeonato, e o inverso noutras provas, dá também esta estabilidade e gestão em relação aos jogadores", destacou.
Paulo Madeira: Esta gestão que o Bruno Lage está a fazer, a meu ver, é uma gestão bem feita
"Quando não jogam sucessivamente também se aborrecem e ficam chateados. Atiram um bocado a toalha ao chão e, neste caso, esta gestão que o Bruno Lage está a fazer, a meu ver, é uma gestão bem feita não só com o António Silva, mas com qualquer jogador jogue menos e que possa, noutras competições, ser titular", concluiu Paulo Madeira.
Seleção Nacional garantiu a qualificação para a próxima fase da Liga das Nações, depois de bater polacos
|
0Na última sexta-feira, dia 15 de novembro, a seleção das Quinas recebeu e venceu de forma categórica a Polónia, num resultado que virou goleada por 5-1. A partida realizou-se no Estádio do Dragão, na cidade do Porto e contou para a quinta jornada do grupo A1 da Liga das Nações. Roberto Martínez apresentou o seu onze habitual, apresentando apenas três mexidas pouco habituais, João Neves, Renato Veiga e António Silva. O defesa encarnado cumpriu os 90 minutos a um grande nível.
O encontro começou com maior iniciativa polaca, visto que a Polónia precisava de triunfar para poder sonhar com a qualificação. Já para Portugal, o resultado jogava a seu favor, onde apenas precisava de um ponto para garantir um lugar nos quartos-de-final da prova. No entanto, os adeptos presentes no estádio queriam golos e isso não aconteceu durante os primeiros 45 minutos. Uma primeira parte pautada pela falta de inspiração lusa.
Contudo, neste encontro vimos duas faces diferentes da mesma moeda, o segundo tempo foi totalmente diferente. Ao que tudo indica, o Selecionador nNcional conseguiu puxar pelos seus jogadores ao intervalo e os mesmos regressaram ao terreno de jogo inspirados e, com fome de golos, depois de uma primeira parte menos positiva, ninguém esperaria uma chuva de golos nos segundos 45 minutos.
A goleada começou a ser construída pela cabeça de Rafael Leão, que cabeceou para dentro da baliza à passagem do minuto 59. Aos 72 minutos, Cristiano Ronaldo ampliou a vantagem a partir da marca dos 11 metros, oito minutos mais tarde e Bruno Fernandes rematou “do meio da rua” e deixou o guardião polaco pregado ao chão. Os adeptos ainda festejavam o 3-0, quando Pedro Neto também se quis juntar à festa e fez o quatro a zero. A mão cheia de golos chegou pelos pés do capitão que, marcou um belo golo de pontapé de bicicleta. Os polaco ainda reduziram, mas em nada alterou o rumo da partida.
Com este triunfo, Portugal assegurou a qualificação e liderança do grupo e aproveitou da melhor forma a derrota da Croácia, no reduto da Escócia. A Seleção Nacional irá agora jogar contra a Croácia, em Split.
Já na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - contabiliza 10 duelos: um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 815 minutos disputados, o central já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 101 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Médio dos encarnados estava a recuperar de uma lesão, mas foi chamado pelo selecionador Luc Holtz para a dupla jornada da Liga das Nações
|
0Leandro Barreiro integra a convocatória do Luxemburgo, no entanto, por ter estado no boletim clínico do Benfica nas últimas semanas, a equipa técnica das águias deixou algumas exigências para a utilização do médio na seleção.
Segundo a imprensa local, de forma a poupar o reforço de verão das águias, o Glorioso pediu ao selecionador Luc Holtz para não utilizar o internacional luxemburguês no encontro diante da Bulgária e para apenas lançar o médio no duelo com a Irlanda do Norte por uma hora. Ora, o Luxemburgo mediu forças com a Bulgária, na última sexta-feira, 15 de novembro, e Leandro Barreiro não jogou, vendo-se cumprida a primeira exigência do Clube.
A partida com a Irlanda do Norte vai acontecer na próxima segunda-feira, 18 de novembro, e espera-se, então, que o atleta seja utilizado, então, por apenas uma hora frente ao adversário, tal como as águias pediram. No entanto, estas exigências do Benfica não caíram nada bem no seio da imprensa luxemburguesa, que criticou os encarnados face à falta que Leandro Barreiro faz no meio-campo do conjunto europeu.
Pelo Benfica, Leandro Barreiro - atualmente avaliado em 17 milhões de euros - soma oito embates, totalizando 344 minutos. Na temporada 2023/24, com a camisola do Mainz, Leandro Barreiro realizou 33 encontros (2.766 minutos): 31 na Bundesliga e dois na SFB Pokal. O futebolista acabou por apontar quatro golos (Estugarda, Leipzig, Colónia e Dortmund), somando ainda uma assistência.
Vale destacar que, nas últimas seis temporadas, entre 2018 e 2024, Leandro Barreiro esteve ao serviço da equipa principal do Mainz. Ao todo, o internacional pelo Luxemburgo efetuou 151 partidas, contabilizou 11 finalizações certeiras e fez 11 passes para golo.