Futebol
Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi
04 Dez 2025 | 16:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Out 2023 | 09:41 |
Miguel Sousa Tavares, conhecido jornalista, no artigo de opinião desta quarta-feira, dia 11 de outubro, publicado pelo jornal Record, falou sobre a prestação do Porto e do Benfica na Europa, comparando a preparação de Sérgio Conceição à de Roger Schmidt para os ditos embates na Liga dos Campeões.
“Ao contrário de Roger Schmidt, Sérgio Conceição estuda bem os adversários dos jogos grandes e enfrenta-os muito bem preparado, daí que o Porto, regra geral, faça sempre melhor figura na Europa que o Benfica de Schmidt. E assim aconteceu mais uma vez contra o Barcelona, em que apenas um inadmissível erro individual ditou uma derrota que poderia bem ter sido uma vitória”, começou por escrever.
“Mas esse erro foi, sobretudo, um erro, não do seu autor, mas de quem o colocou em jogo, pois que essa é uma das fraquezas de SC: se planeia bem a estratégia, quase sempre recorre a um ou dois intérpretes totalmente desajustados para a pôr em execução e depois vê-se forçado a ir atrás do prejuízo, com substituições de emergência, que raramente resultam”, complementou.
“Quando a batalha se antevê feroz, um general avisado escolhe de preferência os melhores oficiais para o terreno, mas, obrigatoriamente, prefere os mais fiáveis, os que mais garantias dão de não tremerem perante o perigo. Creio firmemente que Romário Baró é um excelente rapaz, um excelente carácter (tem cara disso) e com uma imensa vontade de ajudar a equipe. Mas cada um é para o que é e até onde pode ir”, disse, falando de Romário Baró.
“Em 31 de Julho passado, ao tomar conhecimento que, depois de vários anos e várias tentativas falhadas de o integrar no plantel portista ou de o ver singrar algures, SC tinha decido dar-lhe nova oportunidade, escrevi aqui que duvidava do êxito da ‘aposta no impossível renascimento de Romário Baró, porque jamais um mau jogador se transforma em bom apenas por vontade própria ou insistência do treinador’”, referiu.
“Durante todo o tempo que esteve em campo contra o Barcelona, o que mais me impressionou foi a forma assumida como ele, descaído numa posição de médio-ala direito, fugiu do jogo, evitando o flanco e os cruzamentos, esquivando-se a tentar passes de ruptura, sem assistir o meio-campo, sem assomar à frente e sem ajudar atrás: estático, petrificado, sempre no mesmo sítio a ver o jogo passar e, sobre a sua direita, a ver o grande João Mário fazer todas as despesas do corredor, atacando, cruzando e defendo atrás, sem qualquer colaboração sua”, analisou.
“Todavia, Baró é uma espécie de Pedro Nuno Santos do futebol português: a crítica empolga-se com ele porque, de vez em quando, tem uns arranques, de trança ao vento e cabeça no ar, prometendo levar tudo à frente. Porém, tal como sucede com o outro, se se dessem ao trabalho de comparar as aparências com os resultados, constatariam que jamais, jamais, Romário Baró leva a bom porto esses seus arranques: porque adianta demais a bola, porque se atrapalha com ela, porque choca com um adversário ou porque faz uma finta a mais”, disse.
Após fazer uma pequena análise ao jogo, Miguel Sousa Tavares remata dizendo que Sérgio Conceição tem agora “três semana para treinar isso e muito mais.
De recordar que o Glorioso perdeu, por 1-0, diante do Inter de Milão, tendo ficado uma grande penalidade por assinalar. Também os azuis e brancos sairam derrotados frente ao Barcelona, pela margem mínima.
Decorreu, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, a Cimeira dos Presidentes, onde os clubes portugueses estiveram reunidos com os dirigentes da Liga
04 Dez 2025 | 20:36 |
Benfica e Porto sugeriram o fim da Taça da Liga, na Cimeira dos Presidentes, que decorreu esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Os líderes máximos dos principais emblemas nacionais estiveram reunidos com os dirigentes da Liga, para discutir alguns dos assuntos mais importantes do futebol português.
Um dos assuntos em cima da mesa foi a alteração do formato da Taça da Liga. Foi proposto um modelo semelhante ao utilizado na Liga dos Campeões - onde o Benfica recebeu boas notícias - onde a fase inicial funcionaria como uma liga, de onde sairiam os finalistas que discutiriam, depois, a prova, entre si.
Não houve consenso, e houve até vozes a pedir o fim da competição. Benfica e Porto foram os dois maiores clubes interessados nesta alteração, mas houve outros históricos portugueses de acordo com essa tomada de posição, nomeadamente o Nacional da Madeira e o Paços de Ferreira.
Na origem desta vontade estão dois argumentos principais: o primeiro prende-se com a falta de receita envolvida na prova, uma vez que os clubes não consideram estar a tirar qualquer lucro através da sua participação. O segundo, tem a ver com os calendários desportivos, que já se encontram bastante pesados, nomeadamente para as equipas que participam nas competições europeias.
Sendo assim, o jornal Record avança mesmo que a continuidade da prova está, neste momento, em causa. Relembrar que, em 2025, foi o Benfica o vencedor da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na final, através da decisão das grandes penalidades, depois de um empate a uma bola.
Clube da Luz somou os primeiros pontos na prova milionária na última jornada da competição, mas ainda acredita na passagem á fase seguinte
04 Dez 2025 | 18:56 |
Tanto o Real Madrid como a Juventus têm baixas de peso para os encontros com o Benfica na Liga dos Campeões. Os dois clubes, dos mais históricos do panorama europeu, fizeram atualizações em relação aos seus quadros clínicos, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro.
Na Juventus, Federico Gatti já foi submetido a intervenção cirúrgica de meniscectomia artroscópica ao menisco do joelho direito, depois de se ter lesionado com alguma gravidade recentemente. O anúncio foi feito pelo emblema italiano, nos canais oficiais da Vecchia Signora.
O tempo previsto de paragem para Federico Gatti, uma peça essencial na defesa da Juventus, é de sensivelmente seis semanas. Sendo assim, o jogador só estará de volta à competição na segunda metade do mês de janeiro, o que deixa poucas possibilidades para a sua presença no jogo com o Benfica, a dia 21 desse primeiro mês de 2026.
Por outro lado, no Real Madrid, há más notícias em relação a Trent Alexander-Arnold. Os blancos disputaram, na passada quarta-feira, um encontro com o Athletic Bilbau. Apesar da vitória por 3-0, o internacional inglês deu más notícias, após contrair uma lesão, que agora se sabe ser um problema "muscular na parte frontal da coxa".
A imprensa nacional fala numa paragem a rondar os dois meses para Alexander-Arnold. Tendo em conta que o Benfica recebe o Real Madrid no dia 28 de janeiro, o cenário mais provável é que o jogador não esteja disponível para esse encontro, desfalcando, assim, a equipa de Xabi Alonso na visita ao Estádio da Luz - relembrar que o preço dos bilhetes para esse encontro está a gerar controvérsia.
Jogador das camadas de formação do emblema encarnado está em destaque esta temporada, e pode mesmo ser o próximo a dar o salto à equipa principal
04 Dez 2025 | 18:00 |
Paulo Lopes considera que Gonçalo Moreira é "parecido" com João Neves, e augura um grande futuro ao jogador da formação do Benfica. O antigo jogador e treinador da equipa de sub-23 das águias concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde abordou alguns dos jovens jogadores encarnados que podem dar o salto à equipa principal.
Paulo Lopes: "Gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves"
Questionado sobre para quem prevê uma carreira de topo, Paulo Lopes começou por dizer: "Quando treinas uma equipa com a qualidade do Benfica, é natural que surjam muitos nomes. É muito difícil, porque tenho a certeza que em breve três ou quatro que vão estar no topo".
"Depende do contexto, mas gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves, na alegria com que vai treinar e na vontade com que está disponível para ajudar a equipa. Tenho a certeza absoluta que vai ser um jogador de nível top. Quando? Não sei. Isso vai demorar o seu tempo, vai ter de ter paciência, mas acredito que vai chegar lá", atirou, sem medo de fazer a comparação com o médio que hoje brilha no PSG.
Paulo Lopes lançou Gonçalo Oliveira nos sub-23 quando este tinha apenas 17 anos, e explicou essa aposta: "Foi uma geração muito nova, o [Gonçalo] Moreira, o [João] Fonseca, o Olívio [Tomé]. Se calhar por isso é que os resultados não foram os melhores (risos), mas em termos de desenvolvimento do jogador foi a melhor coisa que se fez".
"Estavam a jogar numa competição acima, contra jogadores mais velhos. Quem está no processo tem que estar consciente que pode haver insucesso e que não se vai ganhar tantas vezes. A equipa B na época passada fez uma época fantástica, mas entretanto houve uma mudança de geração. Se estivermos direcionados para de ganhar a competição, não pode ser este o plano, claramente. Mas se toda a gente estiver de acordo e estiverem focados, estou completamente de acordo", rematou o antigo guardião do Benfica.
Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi
04 Dez 2025 | 16:58
Benfica faz anúncio sobre jogo com o Real Madrid e deixa adeptos furiosos
04 Dez 2025 | 16:38
Da greve dos árbitros a Rui Borges: Tudo o que disse José Mourinho antes do Benfica - Sporting
04 Dez 2025 | 14:46