Futebol
Jogador ambidestro conquista Mourinho e abre novas soluções no Benfica
11 Fev 2026 | 15:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Out 2023 | 09:41 |
Miguel Sousa Tavares, conhecido jornalista, no artigo de opinião desta quarta-feira, dia 11 de outubro, publicado pelo jornal Record, falou sobre a prestação do Porto e do Benfica na Europa, comparando a preparação de Sérgio Conceição à de Roger Schmidt para os ditos embates na Liga dos Campeões.
“Ao contrário de Roger Schmidt, Sérgio Conceição estuda bem os adversários dos jogos grandes e enfrenta-os muito bem preparado, daí que o Porto, regra geral, faça sempre melhor figura na Europa que o Benfica de Schmidt. E assim aconteceu mais uma vez contra o Barcelona, em que apenas um inadmissível erro individual ditou uma derrota que poderia bem ter sido uma vitória”, começou por escrever.
“Mas esse erro foi, sobretudo, um erro, não do seu autor, mas de quem o colocou em jogo, pois que essa é uma das fraquezas de SC: se planeia bem a estratégia, quase sempre recorre a um ou dois intérpretes totalmente desajustados para a pôr em execução e depois vê-se forçado a ir atrás do prejuízo, com substituições de emergência, que raramente resultam”, complementou.
“Quando a batalha se antevê feroz, um general avisado escolhe de preferência os melhores oficiais para o terreno, mas, obrigatoriamente, prefere os mais fiáveis, os que mais garantias dão de não tremerem perante o perigo. Creio firmemente que Romário Baró é um excelente rapaz, um excelente carácter (tem cara disso) e com uma imensa vontade de ajudar a equipe. Mas cada um é para o que é e até onde pode ir”, disse, falando de Romário Baró.
“Em 31 de Julho passado, ao tomar conhecimento que, depois de vários anos e várias tentativas falhadas de o integrar no plantel portista ou de o ver singrar algures, SC tinha decido dar-lhe nova oportunidade, escrevi aqui que duvidava do êxito da ‘aposta no impossível renascimento de Romário Baró, porque jamais um mau jogador se transforma em bom apenas por vontade própria ou insistência do treinador’”, referiu.
“Durante todo o tempo que esteve em campo contra o Barcelona, o que mais me impressionou foi a forma assumida como ele, descaído numa posição de médio-ala direito, fugiu do jogo, evitando o flanco e os cruzamentos, esquivando-se a tentar passes de ruptura, sem assistir o meio-campo, sem assomar à frente e sem ajudar atrás: estático, petrificado, sempre no mesmo sítio a ver o jogo passar e, sobre a sua direita, a ver o grande João Mário fazer todas as despesas do corredor, atacando, cruzando e defendo atrás, sem qualquer colaboração sua”, analisou.
“Todavia, Baró é uma espécie de Pedro Nuno Santos do futebol português: a crítica empolga-se com ele porque, de vez em quando, tem uns arranques, de trança ao vento e cabeça no ar, prometendo levar tudo à frente. Porém, tal como sucede com o outro, se se dessem ao trabalho de comparar as aparências com os resultados, constatariam que jamais, jamais, Romário Baró leva a bom porto esses seus arranques: porque adianta demais a bola, porque se atrapalha com ela, porque choca com um adversário ou porque faz uma finta a mais”, disse.
Após fazer uma pequena análise ao jogo, Miguel Sousa Tavares remata dizendo que Sérgio Conceição tem agora “três semana para treinar isso e muito mais.
De recordar que o Glorioso perdeu, por 1-0, diante do Inter de Milão, tendo ficado uma grande penalidade por assinalar. Também os azuis e brancos sairam derrotados frente ao Barcelona, pela margem mínima.
Atleta que enfrentou as águias e foi contratado por "Special One" no início da carreira internacional anunciou o fim da trajetória nos relvados
11 Fev 2026 | 18:07 |
Aos 33 anos de idade e após uma carreira de 16 anos marcada por títulos, uma transferência de sonho para o Chelsea e um calvário de lesões, Marco van Ginkel, antigo jogador de José Mourinho no Chelsea, anunciou o fim da sua carreira como futebolista profissional.
O antigo médio internacional neerlandês, que representou o Boavista na segunda metade da temporada transata, confessou ter temido pelo seu próprio futuro. "Para mim, já se arrastava há algum tempo", revelou o ex agora ex jogador, em entrevista à ESPN.
O atleta, que começou a carreira no Vitesse, transferiu-se para o Chelsea em 2013/2014, na qual trabalhou com José Mourinho. "É um homem especial, muito fanático. Direto. Não sabe perder. Mas também conseguia estar muito calmo entre os jogadores e, de vez em quando, podia passar-se", revelou, sobre o "Special One".
De lembrar que o técnico de 63 anos não vai dar conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, marcado para sexta-feira. O técnico das águias falará apenas à BTV, canal oficial do Clube, às 10h30 de quinta-feira, ainda antes de a comitiva viajar para os Açores.
As águias vão voltar a entrar em campo na próxima sexta- feira, dia 13, frente ao Santa Clara. A partida, a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores. Os encarnados querem vencer para continuar na luta pelo título.
Extremo internacional norueguês tem sido um dos principais jogadores do Clube encarnado nos últimos compromisso da época
11 Fev 2026 | 17:16 |
Andreas Schjelderup fez um dos golos da vitória frente ao Alverca (2-1), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, confirmando o bom momento de forma. Tomás Cruz, médio ofensivo que atua na equipa B dos encarnados, admitiu que as jogadas que o extremo norueguês faz são inimagináveis.
T. Cruz: "Vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível"
"Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível foi o Schjelderup. Num treino, eu e outro jogador estávamos a encurralá-lo mesmo para o canto, estávamos dois contra um. Depois não sei o que é que ele fez, mas conseguiu sair de lá e ainda marcou golo", revelou, em entrevista ao programa 'Carpool Sessions' da Liga TV.
Vale lembrar que Tomás Cruz, de 20 anos, foi um nome bem cotado além-fronteiras nos derradeiros dias da janela de transferências de inverno. Segundo o jornal Record, clubes da Alemanha, Dinamarca e Cazaquistão estiveram atentos ao internacional luxemburguês.
Andreas Schjelderup não irá esquecer tão cedo o quão tumultuoso foi o mercado de inverno. Nas últimas semanas, a saída do extremo do Benfica era um dado adquirido, contudo, com o passar do tempo, o futebolista foi demonstrando o seu valor e acabou por convencer José Mourinho, que puxou pelo nórdico.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou um total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.
Impacto do jovem ponta de lança reforça um dado estatístico onde as águias surgem logo atrás dos leões na presente edição do campeonato
11 Fev 2026 | 17:11 |
O Benfica superou a resistência do Alverca na última jornada da Liga Portugal Betclic graças a um cabeceamento irrepreensível de Anísio Cabral, que entrou em campo aos 85 minutos e um minuto volvido subiu às alturas para dar seguimento ao cruzamento de Samuel Dahl e oferecer os três pontos aos encarnados. Um novo golo de cabeça do jovem permite alcançar marca do... Sporting.
Com a arma aérea ativada pelo camisola "72", o Benfica passou a ter oito golos apontados de cabeça na presente edição do campeonato, sendo agora a segunda equipa com melhor registo neste capítulo, ainda que em igualdade com o Moreirense, surgindo à frente destas duas equipas o Sporting, com mais uma concretização, enquanto o líder Porto tem apenas seis.
Antes dos dois cabeceamentos do jovem promovido por José Mourinho das camadas jovens, marcaram também de cabeça: Vangelis Pavlidis (Moreirense e Estrela da Amadora), Nicolás Otamendi (Arouca e Braga), Tomás Araújo (Vitória de Guimarães) e Leandro Barreiro (Rio Ave).
Porém, apenas o último golo de Anísio Cabral teve influência imediata sobre um resultado, com o dianteiro a fazer aquilo que o treinador lhe pediu. Antes de subir ao relvado, o "Special One" pediu-lhe apenas para aproveitar todas as oportunidades que lhe surgissem nos escassos minutos que restavam e tentasse funcionar como referência na área, para "prender" os centrais, de modo permitir que Pavlidis tivesse maior liberdade.
Apesar da ascensão meteórica, Rui Águas, lenda do Benfica, avisa que é preciso ter cautela na gestão do campeão do mundo sub-17 ."O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, em entrevista.
Jogador ambidestro conquista Mourinho e abre novas soluções no Benfica
11 Fev 2026 | 15:51
José Mourinho não vai fazer conferência de imprensa do Santa Clara - Benfica
11 Fev 2026 | 15:43
Atenção, Benfica! Arbeloa envolvido em polémica com grande figura do Real Madrid
11 Fev 2026 | 13:29