Carlos Janela
Biografiado Autor

27 Jan 2023 | 12:39

Icon Comentário 0
Carlos Janela

É urgente que os Governos, as Universidades, as Federações e os Clubes se articulem e ponham em marcha um Programa de Formação de Treinadores Formadores.

Portugal tem uma grave lacuna no edifício do Desporto – Não há cursos para a Formação de Treinadores Formadores.


As Universidades, as Federações nacionais, Associações regionais e todos os organismos ligados ao Desporto, não têm cursos com conteúdos e as matérias dirigidas para a Formação de Técnicos Formadores.

No caso concreto do Futebol, todas as aprendizagens, cursos e acções de especialização estão orientados para o alto rendimento, para o futebol profissional sénior.


Um problema preocupante, delicado e perigoso para formação de atletas de alta qualidade no futebol e demais modalidades desportivas.

E,


Aparentemente, nenhum responsável da área do Desporto em Portugal está preocupado com esta falha gravíssima das Instituições políticas, desportivas e académicas.

Imagine-se um país sem cursos e licenciaturas para a formação de Educadores de Infância e para Professores do ensino primário e secundário. Que qualidade de alunos e professores universitários teria esse país?

Quantos jovens jogadores de futebol se perdem e/ou nunca atingiram o máximo das suas potencialidades, por falta de conhecimentos científicos sobre os desequilíbrios, as disfunções e as deficiências naturais, os constrangimentos singulares, etc., próprios dos jovens entre os seis e os 17 anos?

Para identificar, resolver, corrigir e aperfeiçoar jovens desportistas na “segunda infância” e na adolescência, são precisos vastos conhecimentos específicos nas diferentes áreas da Ciência.

Pensemos apenas nas constantes mudanças físicas, alterações psicológicas e comportamentais que cada individuo sofre durante a fase da puberdade?

Esta é a fase mais complexa do processo de desenvolvimento de uma pessoa e que mais reclama as soluções, as orientações, as correções e os conselhos mais qualificados por parte dos Formadores.

Quem está a suprimir esta gravíssima lacuna? Os clubes.

Têm sido os clubes/SADs os únicos formadores dos treinadores formadores.

É uma evidência que os melhores treinadores formadores portugueses, tiraram os seus “cursos” nos clubes. Mesmo naqueles clubes cujos dirigentes, sem terem a total consciência deste preocupante lapso, como quando são obrigados a entregar a Formação dos escalões jovens a técnicos, promovem autênticos cursos de “formação prática de treinadores formadores”.

Treinar, corrigir e desenvolver potencialidades em jovens em idades muito sensíveis, com normais desequilíbrios físicos, hormonais e mentais, em que todas as grandes funções estão em permanente alteração, exige uma preparação académica e científica muito especifica e profunda.

Vemos jovens atletas desengonçados, trôpegos, com dificuldades de coordenação motora, sem a devida noção espaço – temporal, com uma visão periférica limitada, com reacções e comportamentos intempestivos e de protesto, ou, sinais de inibição e timidez, etc.

Cabe aos treinadores formadores identificar cada caso e aplicar as soluções devidas. Tudo isto requer sabedoria e paciência.

Nunca se pode desistir de um jovem que “tem muito jeito, mas parece trôpego”, ou, “há ali talento, mas é muito franzino”, ou ainda, “joga bem, mas tem um feitio muito complicado”, etc.

Tem sido pela insuficiência de conhecimentos de alguns técnicos, que muitos jovens atletas se perdem e/ou são dispensados pelos clubes. E as dúvidas que se levantam?

Porque há jogadores que não são titulares absolutos nos juvenis e nos juniores, e “rebentam” nos seniores?

 

Porque se fala em jovens maturados e/ou por maturar? Que significa isto?

O que é o amadurecimento retardado? Porque os jogadores talento surgem entre os 17 e 21 anos?

Tudo isto está cientificamente explicado, existem soluções e terapias especificas para cada “dor de crescimento”.

Num momento em que grande parte dos jovens chegam aos clubes num estado de “analfabetos motores”, é urgente que os Governos, as Universidades, as Federações e os Clubes se articulem e ponham em marcha um Programa de Formação de Treinadores Formadores.

As Federações que vivem exclusivamente da qualidade da Formação de jogadores dos clubes para compor as Selecções Nacionais, há muito que deveriam ter assumido a liderança deste processo junto dos governos e das universidades.

Valha-nos o trabalho dos nossos clubes!

+ opinião
Carlos Janela
Tiago Godinho

01 Jan 2025 | 06:00

Icon Comentário0

2025

No primeiro artigo de 2025, começo por desejar a todos os leitores do Glorioso 1904 um ano recheado de saúde, trabalho e se possível junto de todos aqueles que amam.

+ opinião
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento – Vermelho e Branco: Como expectável, o pior está para vir

A incompetência pode esconder-se, algum tempo, mas é como o azeite

03 Jan 2025 | 06:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Que tenhamos um ano Glorioso

Passado que foi mais um ano, passou, também o Benfica, as passas…de Alvalade.

02 Jan 2025 | 11:11

Icon Comentário0
Tiago Godinho
Tiago Godinho

2025

No primeiro artigo de 2025, começo por desejar a todos os leitores do Glorioso 1904 um ano recheado de saúde, trabalho e se possível junto de todos aqueles que amam.

01 Jan 2025 | 06:00

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER