João Silva
Biografiado Autor

21 Dez 2022 | 08:56

Icon Comentário 0
João Silva

Até agora, ver Julian Draxler em campo é como comer uma posta de bacalhau desenxabida, sensaborona, insonsa, tal é a pobreza do seu futebol


Aproxima-se mais uma consoada, onde no campeonato do “peixe” o bacalhau continuará a ser rei à mesa na noite de Natal de muitas famílias portuguesas. Com o tempo aprendi a identificar e a escolher um bom bacalhau, digno de acompanhar as tradicionais couves, batatas, azeite e os mais exuberantes tintos nacionais.


O bacalhau quer-se de carne firme, a lascar. A cor é um indicador da sua qualidade, rejeite peças que apresentem tons pálidos e manchas. Preço é importante, mas desconfie e não corra apenas atrás de campanhas e promoções. “Asa branca” não significa qualidade. Pelo contrário, prefira bacalhau com uma coloração amarelo palha. Esta tonalidade desaparece durante a cozedura.


O bacalhau quer-se salgado, mas suspeite caso verifique excesso de sal sobre a peça. Pode servir para esconder os defeitos já enunciados. Toque com o dedo na carne do peixe. Caso sinta uma textura pegajosa (estará queimado por falta de controlo na temperatura), rejeite-o.

Ora, é aqui que entra Julian Draxler. Uma espécie de bacalhau de primeira categoria, daqueles que mesmo em promoção, não está ao alcance de todas as carteiras.

O Benfica fez um vistão ao oficializar o empréstimo do alemão no verão passado. Chegou com rótulo de “Craque”: Médio do PSG; 28 Anos, 1,85, internacional alemão em 58 ocasiões, foi Campeão do Mundo em 2014 e apontou 7 golos pela Mannschaft. Jogador de classe mundial que pode fazer as três posições atrás do avançado no 4-2-3-1 de Roger Schmidt. Muita qualidade com os dois pés. Jogador requintado. Histórico clínico marcado por algumas lesões. Foi assim que chegou, a Lisboa, Julian Draxler.

Até agora, ver Julian Draxler em campo é como comer uma posta de bacalhau desenxabida, sensaborona, insonsa, tal é a pobreza do seu futebol. Draxler é um daqueles bacalhaus graúdos, que custam uma fortuna, prometem muito, mas que no final são uma desilusão. Se no início da temporada salivei com a sua chegada, agora coloco-o na beira do prato.

Recorde ainda: desconfie e rejeite todo e qualquer tipo de bacalhau com excesso de sal sobre a peça – uma vez que pode encobrir algo de menos bom.

E para que a desilusão à mesa não seja maior, o bacalhau não deve ser fervido, mas sim escaldado.

Boas festas!

+ opinião
João Silva
Nuno Campilho

11 Dez 2025 | 21:48

Icon Comentário0

Fogo-fátuo

Ausente do vosso convívio vai para mais de um mês, permitam-me regressar num registo que está entre o cauteloso, o jocoso e o afirmativo

+ opinião
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

A manutenção da batuta exibicional, comandada pelo maestro Mourinho!

Três pontos fulcrais, num campo complicadíssimo e em antevisão de uma receção, também ela complexa, ao Famalicão e uma deslocação a Braga.

14 Dez 2025 | 21:09

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Nova era ou ilusão?

Mesmo que o campeonato já esteja praticamente perdido, a 8 pontos, veremos se teremos repelões ou continuidade do feito europeu.

12 Dez 2025 | 12:19

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Fogo-fátuo

Ausente do vosso convívio vai para mais de um mês, permitam-me regressar num registo que está entre o cauteloso, o jocoso e o afirmativo

11 Dez 2025 | 21:48

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER