
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage volta a ter motivos para sorrir à frente do Benfica: Kerem Akturkoglu continua em grande nos encarnados. O internacional turco voltou a estar em grande plano na vitória, por 4-0, diante do Atlético de Madrid na segunda jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
O extremo apontou mais um golo pelos encarnados e continua a demonstrar toda a sua influência desde a sua chegada. Nos cinco primeiros jogos com o Manto Sagrado, Akturkoglu marcou e/ou assistiu sempre, sendo que pelo Benfica esta temporada o craque já conta com quatro tentos (aos quais acrescem mais dois pelo Galatasaray) e duas assistências.
Importa salientar, que com o golo apontado na Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid, o internacional pela Turquia junta-se a um lote restrito. Kerem Akturkoglu torna-se apenas o terceiro jogador das águias a marcar nos dois primeiros jogos de uma edição da prova milionária, juntando-se a Nico Gaitán (2015/2016) e Franco Cervi (2016/17).
Contudo, vale recordar que no jogo frente ao conjunto espanhol nem tudo foram boas notícias. O extremo, no decorrer da segunda parte, demonstrou várias queixas físicas, o que levou Bruno Lage a lançar Jan-Niklas Beste no seu lugar, ficando a dúvida se o craque estará disponível para a deslocação ao reduto do Nacional (domingo, 18h00).
Na temporada 2024/25, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 15 milhões de euros – realizou cinco encontros: Santa Clara, Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético Madrid. Nos 372 minutos que disputou, o internacional turco apontou quatro golos e fez duas assistências, dando continuidade ao excelente momento de forma que atravessa.
Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Preparativos estão a decorrer a todo o vapor e o setubalense conta com experiência que lhe garante que não há impossíveis frente ao colosso alemão
|
Na reta final da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Benfica prepara a derradeira jornada, onde vai medir forças com o Bayern Munique, já qualificado para a fase seguinte da prova. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, as águias precisam de apenas um empate e Bruno Lage conta com três atletas que sabem, por experiência, que é possível contrariar o colosso bávaro.
Com um registo negativo frente aos alemães (3 empates e 10 derrotas), o setubalense espera que o conhecimento de Leandro Barreiro, Ángel Di María e Bruma possa reverter essa tendência. Começando pelo médio luxemburguês, que foi titular frente ao Auckland City, fez parte da sua carreira na Alemanha, ao serviço do Mainz. Contudo, o camisola 18 é o único que conseguiu marcar ao campeão germânico, com dois tentos apontados em dois triunfos distintos, ambos por 3-1. Além disso, Barreiro também foi utilizado num terceira vitória, por 2-1. Pondo isto, o seu registo é de 3 triunfos e 6 derrotas.
Quanto ao camisola 11 do Benfica, que com uma vasta carreira no futebol europeu, onde representou vários clubes de topo, o seu registo contra o Bayern Munique é equilibrado, mas pode ser considerado positivo (4 vitórias e 5 derrotas). Bateu os bávaros com as cores do Real Madrid, por 2-1 e 1-0. Mais tarde, já a representar o PSG, Fideo testemunhou mais duas vitórias, por 3-0 e depois 3-2.
Por último, mas não menos importante, Bruma também sabe como ferir o colosso da Baviera. Em 2018, o internacional português, que chegou do Braga em janeiro, foi titular pelo RB Leipzig, que derrotou o Bayern Munique por 2-1. Apesar do seu registo ser negativo (1 triunfo e dois desaires), o camisola 27 das águias sabe que nada é impossível.
Este vai ser o segundo confronto entre o Glorioso e o conjunto de Vincent Kompany, o primeiro embate aconteceu na 3.ª jornada da fase de liga da Champions, no Allianz Arena, onde o Benfica saiu derrotado por 1-0. O novo encontro, a contar para o Mundial de Clubes, está agendado para terça-feira, 24 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).
Com o Clube da Luz atento às opções no mercado, o empresário norte-americano poderá complicar as negociações de Rui Costa por alvo para os encarnados
|
Thiago Almada é um dos alvos do Benfica para 2025/2026 e Rui Costa até já sabe quanto é que John Textor pretende receber com a possível transferência do médio para a Luz. O proprietário do Lyon e do Botafogo não é cauteloso nas exigências, apontando para uma verba de 40 milhões de euros.
De acordo com o jornal A Bola, John Textor não pretende facilitar a vida ao Benfica, exigindo, assim, um valor bastante alto pelo passe do médio cobiçado por Bruno Lage para a próxima época. Embora Rui Costa tenha um 'trunfo' nas negociações, o processo poderá não se verificar assim tão fácil como se esperava.
Ainda assim, apesar do valor pedido pelo dono do emblema brasileiro, as negociações estão a decorrer e Rui Costa está a tentar fechar a contratação de Thiago Almada o mais rápido possível. Refira-se que, o jogador esteve a cumprir empréstimo no Lyon, outro dos clubes sob alçada de Textor, e já tem regresso programado ao Botafogo, de Renato Paiva.
Este plano, no entanto, poderá sofrer alterações, caso o Benfica consiga fechar a contratação do médio argentino. Em vez de fazer as malas e regressar ao Botafogo, Thiago Almada poderá protagonizar um desvio e rumar ao Clube da Luz, neste defeso de transferências, sendo anunciado como reforço de verão para o plantel de Bruno Lage.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.
Camisola 10 conta com um pretendente, que aproveita tensão para 'atacar' o mercado para negociar o passe do futebolista turco, neste verão
|
Orkun Kokçu passou uns dias 'tremido' no Benfica, face à discussão com Bruno Lage. Apesar desse momento já pertencer ao passado, há quem ainda aproveite essa situação. É o caso do Fenerbahçe, orientado por José Mourinho, que mostrou interesse no camisola 10 dos vermelhos e brancos.
Face à importância que Kokçu tem na Turquia, o momento polémico com Bruno Lage fez correr muita tinta nos meios de comunicação turcos, acabando por despertar as atenções do Fenerbahçe. A equipa de José Mourinho 'aponta a mira' ao médio internacional, tentando negociar o passe do jogador junto dos dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça, segundo informações adiantadas pelo jornal A Bola, esta segunda-feira, 23 de junho.
O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, não pretende ver mais uma época sem sucesso e, com José Mourinho no comando, quer construir uma equipa capaz de fazer frente aos rivais e sair por cima. É nesse sentido que Kokçu integra os planos dos turcos de Istambul, sendo visto como uma grande estrela pelos responsáveis do emblema da Turquia.
Refira-se que, o Benfica não tem planos de vender Kokçu, porque, mesmo depois da 'zaragata' com Bruno Lage, o compatriota de Akturkoglu assume uma grande importância no 'miolo' da turma encarnada. Além do Fenerbahçe, recorde-se, o Liverpool, também, é um clube que tem estado atento à situação do camisola 10 nos quadros da Luz.
Na temporada de 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.