Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Pedro Henriques defende decisão de Hélder Malheiro no Farense – Benfica

Especialista em arbitragem avaliou os lances polémicos da partida da Taça de Portugal e apontou dedo a um momento capital do encontro

Pedro Henriques defende que Gianluca Prestianni sofreu falta no livre que originou o primeiro golo do Benfica frente ao Farense
Pedro Henriques defende que Gianluca Prestianni sofreu falta no livre que originou o primeiro golo do Benfica frente ao Farense

18 Dez 2025 | 11:25 |

Icon Comentário0

Pedro Henriques defende que Gianluca Prestianni sofreu falta no livre que originou primeiro golo do Benfica diante do Farense. Na análise à atuação de Hélder Malheiro, o antigo árbitro ressalva, porém, que o juiz esteve mal ao não exibir o cartão vermelho a Franco Romero por falta sobre Franjo Ivanovic, concordando com Marco Ferreira.


"Não obstante Prestianni se ter agarrado à cara, onde não sofreu contacto, há infração no lance"


Não obstante Prestianni se ter agarrado à cara, onde não sofreu contacto, há infração no lance que originou o pontapé livre do qual nasce o golo. O defesa estica o seu braço direito e toca no braço esquerdo, impedindo assim a rotação do argentino”, afirma Pedro Henriques, esclarecendo que a decisão da equipa de arbitragem em assinalar falta foi a mais correta.


Sobre o castigo máximo, a opinião foi favorável ao juiz da partida: “O árbitro bem, de frente para o lance, assinalou de forma correta o castigo máximo, Lucas D`Agrella não pára o seu movimento e acaba por tocar e rasteirar as pernas de Andreas Schjelderup numa abordagem e entrada imprudente”.

"Árbitro errou na decisão e o vídeoárbitro tinha razão"


Já no capítulo disciplinar, Pedro Henriques apontou um erro grave: “A infração de Franco Romero sobre Franjo Ivanovic existiu e foi fora da área. O árbitro errou na decisão e o vídeoárbitro tinha razão. Clara oportunidade de golo que foi anulada e que deveria ter sido penalizada com cartão vermelho”.

Por fim, o especialista validou a anulação do tento farense: “Foi o VAR que chamou o árbitro para anular o golo dos algarvios, pois, de forma evidente e ostensiva, Geovanny, com o braço esquerdo, empurra António Silva quando este ia saltar, ficando, desta forma, fora do lance e na impossibilidade de intercetar o esférico”.


Futebol

Após desilusão na Taça de Portugal, Benfica dá 'pontapé na crise' frente ao Rio Ave

No rescaldo de duas eliminações complicadas, formação vermelha e branca arranca a segunda volta do campeonato com motivos para sorrir

Após o adeus na Taça de Portugal, o Benfica voltou a ter motivos para sorrir, depois de conquistar três pontos frente ao Rio Ave. Fotografia: SL Benfica
Após o adeus na Taça de Portugal, o Benfica voltou a ter motivos para sorrir, depois de conquistar três pontos frente ao Rio Ave. Fotografia: SL Benfica

17 Jan 2026 | 22:29 |

Icon Comentário0

A equipa principal do Benfica deu um pontapé na crise de resultados. Na noite deste sábado, 17 de janeiro, a formação orientada por José Mourinho marcou presença em Vila do Conde, onde venceu o Rio Ave por 2-0, graças a um golo de Leandro Barreiro e a um autogolo de Andreas Ntoi. Confira aqui a história do jogo.


Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis foram as apostas iniciais do Special One. No decorrer da partida foram lançados Sidny Cabral, João Rego e Manu Silva.


Depois de dois resultados menos positivos, o Benfica entrou decidido a mostrar uma faceta diferente e assumiu o controlo da partida, mostrando-se superior aos vilacondenses. À passagem do minuto 16, Leandro Barreiro saltou mais alto e finalizou de cabeça um passe de Sudakov. Dez minutos mais tarde, Ntoi teve a infelicidade de introduzir o esférico na própria baliza, deixando as águias em vantagem ao intervalo.


Na segunda parte, o conjunto encarnado geriu a vantagem com critério, controlando o ritmo do jogo e limitando as investidas do Rio Ave. Apesar de algumas tentativas da equipa da casa, o Benfica manteve-se seguro defensivamente e esteve sempre mais perto de dilatar o marcador do que de sofrer qualquer golo, assegurando assim um triunfo tranquilo em Vila do Conde.

Com este resultado, o Clube da Luz consegue dar um pontapé na crise, depois de duas derrotas consecutivas, frente ao Braga, na Taça da Liga, e ao Porto, que ditou a eliminação da Taça de Portugal. Feitas as contas, o Benfica entra na segunda volta da Liga Portugal Betclic com um triunfo, reforçando o terceiro lugar, com 42 pontos, a três pontos do Sporting, que segue na segunda posição.



Futebol

Besiktas faz exigência inesperada ao Benfica por Rafa Silva

Clube da Luz está decidido em concretizar regresso do internacional português. Contudo, turcos não têm facilitado negócio às águias

Mais um entrave à vista, depois de o Besiktas apresentar mais uma exigência para negociar Rafa Silva com o Benfica
Mais um entrave à vista, depois de o Besiktas apresentar mais uma exigência para negociar Rafa Silva com o Benfica

17 Jan 2026 | 16:37 |

Icon Comentário0

O Besiktas quer que o Benfica pague os salários que Rafa Silva recebeu nos últimos meses. Pelo que foi apurado, esta é uma das exigências impostas pelo emblema de Istambul nas negociações com os encarnados, que tentam assegurar o regresso do antigo internacional português.


Segundo revelou o jornal Record, na tarde deste sábado, 17 de janeiro, o Besiktas, além do valor que pretende receber pela transferência — com os dois clubes a negociarem a quantia — quer ainda que o Benfica assuma o pagamento de três meses de ordenado de Rafa Silva.


O emblema de Istambul pretende ser reembolsado relativamente ao período em que o atleta, em divergência com os turcos, se recusou a jogar, mas continuou a auferir o vencimento estipulado no contrato assinado aquando da sua chegada ao Besiktas, no verão de 2024.


De acordo com a imprensa turca, esta é a mais recente exigência imposta por Serdal Adali, presidente do Besiktas, que estará a conduzir o negócio com o Benfica. Na mesma altura, o diário desportivo português revelou que o Clube da Luz está disposto a pagar cinco milhões de euros, podendo acrescentar mais dois milhões caso as águias terminem no segundo lugar e garantam a presença na Liga dos Campeões.

Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.



Futebol

Schjelderup? Solbakken volta ao ataque e visa o Benfica: "Conversa séria"

Selecionador nacional abordou participação no Campeonato do Mundo e deixou um alerta aos responsáveis encarnados, a respeito do jovem extremo

A pensar no Campeonato do Mundo, Solbakken voltou a abordar a situação de Schjelderup e o técnico deixou um novo aviso ao Benfica
A pensar no Campeonato do Mundo, Solbakken voltou a abordar a situação de Schjelderup e o técnico deixou um novo aviso ao Benfica

17 Jan 2026 | 15:35 |

Icon Comentário0

Ståle Solbakken tem sido muito vocal no que diz respeito ao rendimento de Schjelderup. Recentemente, o selecionador nacional da Noruega demonstrou preocupação com a falta de minutos que o extremo tem tido no Benfica e deixou no ar a urgência de se encontrar uma solução.


Ståle Solbakken: “Schjelderup está numa situação difícil e espero que encontrem uma solução”


Schjelderup está numa situação difícil e espero que encontrem uma solução”, começou por dizer o selecionador nacional da Noruega, numa entrevista concedida à NRK, meio de comunicação local, onde falou do rendimento do extremo, que tem vindo a perder espaço no plantel de José Mourinho.


É um caso premente”, reconheceu Solbakken, sobre a situação de Schjelderup. O selecionador nacional falou ainda sobre diversos casos de internacionais noruegueses que têm tido pouco tempo de jogo e, com o Campeonato do Mundo à porta, o técnico sugere que os mesmos procurem um novo clube no mercado de inverno, a fim de somarem mais minutos.

Ståle Solbakken: “Tanto Schjelderup como Bobb precisam de ter uma conversa séria com os seus clubes”


Tanto Schjelderup como Bobb precisam de ter uma conversa séria com os seus clubes”, assumiu o selecionador nacional, dando também o exemplo do jovem atacante que tem sido pouco utilizado no Manchester City. No caso do camisola 21, o Parma mostrou interesse no seu empréstimo, mas o nórdico não terá ficado convencido com o projeto.

Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 22 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 985 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Craque 'despachado' do Benfica por Bruno Lage suscita interesse
Futebol

Craque 'despachado' do Benfica por Bruno Lage suscita interesse

17 Jan 2026 | 13:50

Icon Comentário0
Última hora! José Mourinho 'saca' trunfo da manga para o Rio Ave - Benfica
Futebol

Última hora! José Mourinho 'saca' trunfo da manga para o Rio Ave - Benfica

17 Jan 2026 | 13:25

Icon Comentário0
FPF revela decisão sobre declarações de Mourinho e Rui Costa no Braga - Benfica
Futebol

FPF revela decisão sobre declarações de Mourinho e Rui Costa no Braga - Benfica

17 Jan 2026 | 12:50

Icon Comentário0