Futebol
Após desilusão na Taça de Portugal, Benfica dá 'pontapé na crise' frente ao Rio Ave
17 Jan 2026 | 22:29
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Dez 2025 | 09:52 |
O Sport Lisboa e Benfica venceu no terreno do Farense, por 2-0, com golos de Richard Ríos e Franjo Ivanovic. No final do encontro, José Mourinho mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa na partida da Taça de Portugal. O técnico dos encarnados deixou uma bicada ao Porto e revelou que Sudakov é recuperável para o embate com o Famalicão.
“Seja Porto ou Famalicão, será sempre um jogo difícil para nós e para eles”
Próximo adversário na Taça de Portugal: "Não tenho preferência. Será sempre uma viagem mais ao norte, será sempre mais um jogo fora de casa e será sempre um adversário dos mais fortes do campeonato. Seja o Porto ou o Famalicão, será sempre um jogo difícil para nós e para eles”.
Otamendi como batedor de grandes penalidades: "É uma escolha nossa. É um jogador que tem personalidade para ir e para marcar. Ele próprio agora no final do jogo disse que se eu quisesse que ele continuasse a marcar, que o faria sem problema, mas também ficaria contente de dar a oportunidade a que um dê um passo em frente e passe a ser o segundo a seguir ao Pavlidis. O importante foi que falhámos o penálti e continuámos a jogar, continuámos a querer e a dominar”.
“Há possibilidade de ambos poderem jogar na segunda-feira”
Lesões de Samuel Soares e Sudakov: “O Samuel é ali uma sensação muscular por estiramento numa bola que ele jogou longa. Tive medo de ter de queimar um segundo 'slot' no início da segunda parte e ficar só com um 'slot' para o resto do jogo. As lesões do Sudakov e do Barreiro são dois contactos agressivos, para ser simpático no vocabulário. O doutor diz-me que há possibilidade de ambos poderem jogar na segunda-feira, mas estamos ali no limite”.
Bom momento do Benfica: “Não éramos a pior equipa do mundo quando não tínhamos resultados nem boas performances, e agora também não somos a melhor equipa do mundo porque os resultados têm sido positivos. Há sempre coisas a melhorar, mas vejo uma equipa em campo sólida, com uma boa identificação de processos”
“Não estava à espera que fizesse os 90 minutos”
Regresso à titularidade de Manu Silva: "Não estava à espera que fizesse os 90 minutos, estava lá o Enzo preparado. Só que o jogo foi andando numa direção de muito controlo nosso. O jogo do Manu foi praticamente todo ele feito ou com bola ou a pressionar na frente, sem ter que percorrer distâncias muito longas de transições defensivas”.
Estreia de Banjaqui: “Tenho muita confiança nele, gosto muito dele. Ainda tive o impulso de começar o jogo com ele, mas ao mesmo tempo não gosto muito de facilitar. Uma das forças do Farense são as bolas paradas, e o Dário é fisicamente muito forte, podia ser que dominasse o miúdo na sua estreia, por isso preferi ser mais cauteloso e ir com o Tomás. Mas o Banjaqui é outro dos muitos jovens que estão no Benfica e que têm pernas para andar”
Futebolista foi considerado melhor em campo, ao apontar um dos golos das águias, contudo, preferiu assumir que objetivo da partida era outro
18 Jan 2026 | 09:22 |
Leandro Barreiro não deu importância ao facto de ter tido um papel mais defensivo. No final do encontro, entre o Benfica e o Rio Ave, no qual as águias deixaram Vila do Conde com um triunfo por 2-0, o médio falou do objetivo primário, que passava pela conquista dos três pontos, e abordou a sua adaptação à nova posição.
Leandro Barreiro: "O mais importante é a vitória"
"O mais importante é a vitória. Sabíamos que iria ser um jogo difícil e fizemos um bom jogo. A vitória é o mais importante", começou por destacar o camisola 18, autor do primeiro golo do Benfica, em declarações à Sport TV, na zona de entrevistas rápidas.
"Jogámos há três dias e falámos entre a equipa. Dissemos que teríamos de entrar bem e entrar forte, foi o que fizemos: entrámos fortes, tivemos muitas oportunidades, demorou um bocado, mas o golo surgiu. Foi essa a ideia para entrar no jogo", reconheceu o atleta, que recebeu o prémio de MOTM da partida.
Leandro Barreiro: "Seja onde for, darei o máximo para ajudar a equipa"
"Adapto-me. Fui um bocado mais defensivo, o Sudakov mais ofensivo, nas costas do Pavlidis. Seja onde for, darei o máximo para ajudar a equipa", acrescentou o internacional pela seleção do Luxemburgo, a respeito das novas funções que desempenhou em Vila do Conde.
Depois de entrar com o pé direito na segunda volta do campeonato, Leandro Barreiro deixou o mote para o que resta da competição nacional e da Liga dos Campeões: "Hoje foi o primeiro passo, é seguir em frente. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos".
No rescaldo da partida, treinador português comentou prestação dos seus atletas e frisou ainda o percurso que águias têm feito no campeonato
18 Jan 2026 | 08:55 |
José Mourinho puxou dos galões ao analisar o rescaldo da partida frente ao Rio Ave. No final do encontro, em Vila do Conde, onde o Benfica triunfou por 2-0, o treinador português elogiou a exibição da sua equipa e frisou ainda que os encarnados têm mais pontos em comparação com 2024/25.
José Mourinho: "Os jogadores fizeram um grande jogo"
"Os jogadores fizeram um grande jogo. Hoje foi uma grande primeira parte e uma segunda parte não tão grande, mas equilibrada, boa, dominante e controladora", começou por dizer o treinador português na zona de entrevistas rápidas, em declarações à Sport TV.
"Há muitos jogos bons, é uma alegria para muitos escondê-los. Se não estou errado, temos mais pontos à 18.ª jornada do que na época passada", frisou o técnico do Benfica. As águias somaram 42 pontos na Liga até à 18.ª jornada, enquanto, na época passada, registaram 41 durante o mesmo período", acrescentou o Special One, comparando os dados.
José Mourinho sobre Sudakov: "Fez um bom jogo, foi um dos responsáveis pela boa qualidade de jogo que a equipa teve"
"Digo muita bacorada, mas também digo algumas coisas certas, principalmente as que são analisadas de forma pragmática e objetiva, como é o caso dos pontos. É um adversário direto [Porto] que está a fazer um campeonato anormal pela positiva ao nível dos pontos", constatou José Mourinho, sobre o percurso do rival da Invicta.
"Já jogou muitas vezes nesta posição, mesmo quando joga a partir da esquerda o objetivo é sempre ir para as zonas onde se sente confortável. Fez um bom jogo, foi um dos responsáveis pela boa qualidade de jogo que a equipa teve. Tem de fazer mais golos, tem de ser mais objetivo na zona do último passe, da assistência e do remate", concluiu o Special One, comentando a exibição de Georgiy Sudakov.
Internacional belga tem estado ausente dos relvados desde meados de novembro e pode ter boas notícias para equipa técnica dos encarnados
18 Jan 2026 | 03:00 |
Dodi Lukebakio pode estar mais perto de regressar do que era esperado. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que o extremo belga, um dos indiscutíveis de José Mourinho, tem estado a evoluir bem da lesão que sofreu e, por isso mesmo, pode estar perto de regressar às opções do Benfica.
Como sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, o camisola 11 está ausente dos relvados desde que fraturou o tornozelo, tendo sido necessária uma intervenção cirúrgica. Assim, como o nosso jornal assume, Lukebakio tem estado a evoluir bem e a cumprir todos os passos para uma recuperação de sucesso.
Com isto em mente, o Glorioso 1904 garante que o internacional belga pode regressar às opções de José Mourinho mais cedo do que seria de esperar. Na altura em que foi conhecida a natureza da sua lesão, a data de regresso era apontada para o final de fevereiro, porém, Lukebakio pode estar apto mais cedo, possivelmente em meados do próximo mês.
Caso este cenário se concretize, seria a segunda recuperação com que o plantel do Benfica iria contar num curto espaço de tempo. Vale a pena recordar que Bruma — que foi convocado para a partida frente ao Rio Ave — regressou aos relvados menos de seis meses depois de ter sofrido uma rotura no tendão de Aquiles. Tal como o camisola 27, o Special One espera contar, muito em breve, com a disponibilidade do belga.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Dodi Lukebakio — avaliado em 20 milhões de euros — leva 11 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou um golo e fez três assistências.