Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Penálti nos minutos finais 'rouba' vitória ao Benfica no dérbi com o Sporting

Na tarde deste domingo, 21 de dezembro, o conjunto vermelho e branco não foi além de um empate na deslocação ao reduto do rival, em Alvalade

Na tarde deste domingo, 21 de dezembro, dérbi com o Sporting terminou empatado após penálti tirar vitória ao Benfica
Na tarde deste domingo, 21 de dezembro, dérbi com o Sporting terminou empatado após penálti tirar vitória ao Benfica

21 Dez 2025 | 19:33 |

Icon Comentário0

A equipa feminina do Benfica não foi além de um empate no grande dérbi de Lisboa, contra o Sporting (1-1), na deslocação ao reduto da rival, em Alvalade. Águias e leões protagonizaram a partida que encerrou a 8.ª jornada da Liga BPI, principal divisão nacional.


Thaís Lima, Catarina Amado, Diana Gomes, Christy Ucheibe, Marit Lund, Pauleta, Anna Gasper, Caroline Møller, Lúcia Alves, Chandra Davidson e Nycole Raysla foram as 11 jogadoras que integraram as escolhas iniciais de Ivan Baptista. As Inspiradoras chegaram ao dérbi com os verdes e brancos depois de um empate caseiro frente ao PSG.


Numa partida pautada pelo equilíbrio de forças, o Benfica foi a equipa que dispôs das melhores oportunidades durante os 45 minutos iniciais. Inclusive, foi a formação encarnada quem abriu o marcador, à passagem do minuto 22, com um golo de Nycole Raysla. Ainda antes do intervalo, Chandra Davidson esteve perto de fazer o 2-0.


Na segunda parte, o Clube da Luz voltou a entrar mais forte, criando algumas oportunidades que poderiam ter aumentado a vantagem das encarnadas. Do lado do Sporting, as jogadoras ainda obrigaram Thaís Lima a duas defesas importantes. No entanto, já nos minutos finais, o Sporting chegou ao empate na conversão de uma grande penalidade que levantou algumas dúvidas.

O primeiro dérbi da temporada termina, assim, sem vencedor, uma vez que nenhuma das equipas conseguiu conquistar os 3 pontos. Feitas as contas, ao fim de oito jornadas da Liga BPI, a diferença pontual mantém-se, com o Benfica a seguir na liderança, com 20 pontos, e o Sporting na segunda posição, com 15 pontos.



Futebol

Última hora! Rafa Silva está em Lisboa, mas reforço do Benfica não foi avistado

Imprensa revelou que voo privado do internacional português aterrou em Lisboa; contudo, atleta terá fugido dos jornalistas por uma saída alternativa

Notícia de última hora revela que Rafa Silva já se encontra em Portugal; porém, o eminente reforço do Benfica fugiu à imprensa presente no local
Notícia de última hora revela que Rafa Silva já se encontra em Portugal; porém, o eminente reforço do Benfica fugiu à imprensa presente no local

21 Jan 2026 | 13:28 |

Icon Comentário0

É notícia de última hora: Rafa Silva já se encontra em Lisboa e perto de reforçar o Benfica. Pelo que as várias fontes adiantaram, o internacional português já aterrou; contudo, o mesmo não foi avistado pela imprensa que o esperava na área de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado.


Segundo revelou o jornal A Bola, na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro, o antigo craque das águias terá viajado num voo particular, com destino ao Aeródromo de Tires, por volta das 11h00. Contudo, a mesma fonte explica que o avião acabou por ser desviado para o Aeroporto Humberto Delgado, na capital.


Porém, é neste preciso momento que a imprensa revela que Rafa Silva conseguiu 'fugir' aos jornalistas que o aguardavam no local. O diário desportivo assume que o futebolista, perto de reforçar o Benfica, terá abandonado as instalações do aeroporto por uma saída alternativa. Enquanto o futebolista se esquivou, o agente do atleta, João Araújo, a namorada do jogador e o cão do casal foram avistados no terminal de chegadas.


Recorde-se que a chegada do português à capital faz com que a transferência para o Benfica ganhe ainda mais força. De relembrar que Mário Branco foi essencial para desbloquear o negócio com o Besiktas, que deve receber cerca de 5 milhões de euros, mais 2M€ em variáveis da parte do Clube da Luz.

Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.



Futebol

Rui Borges após Sporting - PSG recorda pilar do Benfica e assume: "Será sempre a maior referência"

Depois da vitória da sua equipa frente ao atual campeão europeu, treinador dos leões relembrou e destacou figura importante das águias, de maneira exclusiva

Após vitória em noite europeia frente ao PSG, Rui Borges, treinador do Sporting, destacou o atual treinador do Benfica como referência pessoal
Após vitória em noite europeia frente ao PSG, Rui Borges, treinador do Sporting, destacou o atual treinador do Benfica como referência pessoal

21 Jan 2026 | 13:03 |

Icon Comentário0

Em conferência de imprensa, questionado sobre a forma como festejou, com um 'sprint' ao longo da linha lateral - a fazer lembrar José Mourinho -, o segundo golo de Luis Suárez na vitória sobre o PSG (2-1), Rui Borges deixou elogios ao trajeto que o agora técnico do Benfica - que se concentra em jovem pérola argentinapercorreu durante toda a sua carreira.


"José Mourinho é uma referência para nós treinadores"


"O mister José Mourinho é uma referência para todos nós treinadores, como também todas as suas conquistas, tudo aquilo que ele tem feito na sua história e na história do futebol. Por isso será sempre, para mim pessoalmente, se calhar a maior referência, enquanto treinador", começou por dizer o técnico do Sporting.


No que toca ao futuro da sua equipa, Rui Borges mostrou-se consciente. "Eu sou muito pés no chão e olho muito jogo a jogo... [estou] feliz por termos ganho este jogo, ganhámos aos campeões europeus, é certo com muitas dificuldades, mas dou sempre valor a quem joga e a quem corre."

"Felizmente a equipa teve uma boa resposta"


O treinador do rival da Luz ainda elogiou a sua equipa, apontando também algumas dificuldades. "O grupo, mais do que o treinador, sabia o que tinha de fazer em poucos dias. Ás vezes não conseguimos treinar muito, pelo calendário ser extenso e com muitos jogos, mas felizmente a equipa tem essa [boa] resposta."

"Agora temos que pensar no próximo [jogo], naquilo que seremos capazes… se formos capazes de vencer, qual será a consequência?… passarmos aos oitavos e [isso] marcará a história do Sporting e eles [jogadores] ficarão na história do Sporting, ficaremos todos. É isso que nós temos de nos focar. Naquilo que seremos capazes de fazer no próximo jogo de Champions e depois veremos qual será a consequência disso, é muito por aí.", finalizou Rui Borges.


Futebol

Ex Benfica recorda momento histórico frente à Juventus: "Jogávamos muito à bola"

Em entrevista recente, antigo jogador das águias relembrou episódio marcante da história do Clube, relativo a um dos jogos mais importantes dos últimos tempos

Em entrevista face ao encontro desta quarta-feira, entre Benfica e Juventus, Artur Moraes relembrou o épico jogo que fez os encarnados sonhar
Em entrevista face ao encontro desta quarta-feira, entre Benfica e Juventus, Artur Moraes relembrou o épico jogo que fez os encarnados sonhar

21 Jan 2026 | 12:43 |

Icon Comentário0

O Benfica pode e deve arrogar-se de uma certa superioridade histórica sempre que defronta a Juventus em Turim. Em cinco jogos foram três vitórias, uma derrota e um empate que soube a triunfo. A 1 de maio de 2014, as águias de Jorge Jesus empataram a zero depois do triunfo por 2-1 na Luz e garantiram a presença na segunda final consecutiva da Liga Europa. Artur Moraes, em conversa com o jornal A Bola, recordou como tudo aconteceu.


"Armámos confusão com o banco deles... resultou e fomos à final"


O antigo guarda-redes das águias foi protagonista dessa epopeia de duas formas: dentro e fora de campo. Na primeira mão, efetuando grandes defesas em momentos críticos; no segundo jogo, protagonizando uma pantomina no banco de suplentes (Oblak foi o titular) com um propósito muito claro. "Armámos uma confusão com o banco da Juventus na parte final do jogo. Foi de propósito porque já estávamos a jogar com menos dois", começou por dizer.


«Enzo Pérez já tinha sido expulso [67’] e depois houve o vermelho a Markovic [89’]. Nessa altura precisámos de parar o jogo para respirar, raciocinar e reorganizar. Foram cinco minutos preciosos que deram resultado. Não sofremos golos e passámos à final», descreveu o brasileiro. 

"Estávamos muito confiantes"


Voltando atrás no tempo, é caso para dizer que o Benfica - que pode ter os planos estragados - eliminou uma super equipa que tinha Buffon, Chiellini, Bonnuci, Pogba, Pirlo, Carlos Tévez e Antonio Conte no banco. "Mas nós estávamos muito confiantes. Porque jogávamos muito à bola. Além disso, tínhamos a experiência de na época anterior termos ido à final frente ao Chelsea. Naquela época acertámos a parte defensiva."

Para o encontro desta quarta-feira, o contexto é diferente para as duas equipas. "Tanto a Juventus como o Benfica estão a reorganizar-se, vivem ambos momentos de instabilidade. Mas acredito que o Benfica pode vencer. Quem tem Mourinho e tratando-se do Benfica, há sempre que pensar que todos os jogos são para ganhar", analisou Artur Moraes.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bruma anunciou novo reforço do Benfica? Craque português esclarece: "Não podia..."
Futebol

Bruma anunciou novo reforço do Benfica? Craque português esclarece: "Não podia..."

21 Jan 2026 | 12:38

Icon Comentário0
Mercado mexe: Rafa Silva muito próximo de reforçar o Benfica
Futebol

Mercado mexe: Rafa Silva muito próximo de reforçar o Benfica

21 Jan 2026 | 12:12

Icon Comentário0
Real Madrid 'esmaga' adversário a pensar no Benfica
Futebol

Real Madrid 'esmaga' adversário a pensar no Benfica

21 Jan 2026 | 11:35

Icon Comentário0