Futebol
Só pensam no Benfica! Reforço do Sporting deixa aviso a Richard Ríos: "Agora estou..."
04 Jan 2026 | 10:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Mar 2023 | 10:32 |
O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.
ÉPOCA 2016/17
Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.
Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.
ÉPOCA 2017/18
Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.
De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.
Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.
ÉPOCA 2018/19
Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.
Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.
ÉPOCA 2019/20
Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.
Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.
O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.
ÉPOCA 2020/21
A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.
Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.
Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.
ÉPOCA 2021/22
Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.
Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).
Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.
Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.
Valores absolutos das últimas seis temporadas:
- Média das últimas seis temporadas: 87.691
- Média das últimas seis temporadas: 82.532
- Média das últimas seis temporadas: 67.063
Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.
Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.
Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).
Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.
Na flash interview concedida à BTV, internacional grego foi claro na análise ao jogo frente aos canarinhos e mostrou-se satisfeito com o hat-trick assinado
04 Jan 2026 | 12:50 |
Vangelis Pavlidis mostrou-se satisfeito com o triunfo frente ao Estoril, mas deixou um alerta à equipa. No final da partida, na qual o avançado conduziu o Benfica à vitória graças a um hat-trick, o grego admitiu que o Clube da Luz demorou algum tempo a encontrar o ritmo certo diante da formação adversária.
Vangelis Pavlidis: "Depois tivemos um momento errado e o 2-1 foi um pouco como um despertar, antes do intervalo"
"A primeira parte foi um bocado difícil para nós, felizmente marcámos dois golos, tornou-nos a vida mais fácil; mas depois tivemos um momento errado e o 2-1 foi um pouco como um despertar, antes do intervalo", começou por dizer o camisola 14, em declarações à BTV.
"Na segunda parte penso que controlámos o jogo, tivemos boas oportunidades e depois do 3-1 o jogo acabou", constatou o avançado grego, que foi a grande figura do encontro ao apontar os golos que permitiram às águias entrarem em 2026 a vencer.
Vangelis Pavlidis: "Quero apenas continuar a ajudar a equipa"
"É sempre bonito marcar golo, sobretudo quando se marca um golo tão bonito, mas continua a contar apenas como um golo, não dois. Quero apenas continuar a ajudar a equipa", afirmou o internacional grego, eleito o homem do jogo frente ao Estoril.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já disputou 31 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.456 minutos em que esteve em campo, assinou 23 golos e três assistências.
Através da sua conta oficial no YouTube, jornalista italiano revelou alguns detalhes sobre os moldes em que o emblema pretende negociar atleta
04 Jan 2026 | 12:20 |
Fabrizio Romano insiste que o Benfica está interessado na contratação de Lorenzo Lucca. Numa publicação recente, o jornalista italiano revela que o Clube da Luz acompanha de perto a situação do camisola 27, que tem somado poucos minutos no Nápoles, explicando ainda de que forma a transferência poderá concretizar-se.
Fabrizio Romano: "O Benfica está muito interessado na situação, à procura de um avançado, e Lucca está na sua lista de desejos"
Através de um vídeo publicado no seu canal de YouTube, Romano afirmou: "O Benfica está muito interessado na situação, à procura de um avançado, e Lucca está na sua lista de desejos. O FC Porto, por sua vez, não mostra interesse no jogador". Segundo o especialista em mercado, os dragões estão fora da corrida, contrariamente ao que havia sido noticiado anteriormente.
"A opção de compra de Lucca pelo Nápoles seria exercida no início de fevereiro, pelo que, para o revender ou mesmo emprestar a outro clube, o Nápoles precisaria primeiro de o comprar à Udinese. Esta opção de compra seria, portanto, antecipada para janeiro", acrescentou Fabrizio Romano, explicando o atual enquadramento do avançado.
Fabrizio Romano: "O Benfica está interessado, Mourinho procura um avançado e está sempre atento ao mercado italiano"
"O Nápoles está convencido de que pode concluir este tipo de negócio e depois passar o jogador para outro clube. O Benfica está interessado, Mourinho procura um avançado e está sempre atento ao mercado italiano", concluiu o jornalista.
Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — foi contratado no verão à Udinese. Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, o avançado italiano realizou 20 jogos oficiais: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos em que esteve em campo, somou dois golos.
Atleta, que teve uma passagem muito feliz com o Manto Sagrado das águias, foi um dos grandes destaques do primeiro duelo de 2026
04 Jan 2026 | 11:31 |
Pizzi dificilmente esquecerá o regresso ao Estádio da Luz. No encontro entre o Benfica e o Estoril, no qual as águias venceram por 3-1, o médio foi um dos grandes destaques do conjunto canarinho e recebeu forte carinho por parte dos adeptos encarnados.
De acordo com o jornal Record, na edição deste domingo, dia 4 de janeiro, o antigo capitão do Benfica — que deixou a Luz em 2022 — foi amplamente ovacionado pelas bancadas no momento em que as duas equipas entraram no relvado.
No final da partida, o jogador, que representou o Benfica durante sete épocas e meia, entre 2014 e 2022, permaneceu mais algum tempo no relvado, sendo novamente aplaudido pelos adeptos do seu antigo clube. Além disso, Pizzi fez questão de cumprimentar e trocar algumas palavras com elementos do staff e ex-companheiros de equipa.
Vale a pena recordar que o Benfica iniciou 2026 com uma vitória importante frente ao Estoril. Num encontro exigente, Vangelis Pavlidis foi a grande figura, ao assinar um hat-trick que decidiu o marcador. Do lado dos canarinhos, João Carvalho apontou o golo de honra da equipa orientada por Ian Cathro.
Com este resultado, o Clube da Luz aproveitou da melhor forma o deslize do Sporting, que empatou na deslocação a Gil Vicente, reduzindo para três pontos a diferença entre os dois rivais. No terceiro lugar, com 39 pontos, o Benfica aguarda agora pelo desfecho do encontro entre Porto e Santa Clara.
Só pensam no Benfica! Reforço do Sporting deixa aviso a Richard Ríos: "Agora estou..."
04 Jan 2026 | 10:55
Jorge Faustino acaba com as dúvidas a respeito dos lances do Benfica - Estoril: "Movimento..."
04 Jan 2026 | 10:25
Sidny Cabral estreou-se no Benfica - Estoril e reforço assume: "Nem sei o que dizer"
04 Jan 2026 | 09:52