Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PINTO DA COSTA E CONCEIÇÃO ‘ALDRABARAM’ OS NÚMEROS E SPORTING FICA ‘A LÉGUAS’ DO BENFICA – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Declarações dos responsáveis dos dragões desmentidas pela … matemática. Alvo eram os encarnados, mas tiro foi de pólvora seca

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.


ÉPOCA 2016/17



  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263

  3. Sporting – 69.998

Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.

Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.

ÉPOCA 2017/18

  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.

De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.

Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.

ÉPOCA 2018/19

  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.

Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.

ÉPOCA 2019/20

  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.

Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.

O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.

ÉPOCA 2020/21

  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.

Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.

Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.

ÉPOCA 2021/22

  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.

Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).

Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.

Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:

  • Benfica – 526.150

- Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

- Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

- Média das últimas seis temporadas: 67.063

Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.

Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.

Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).

Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.


Futebol

Após 'arrumar' Rio Ave, Lage defende com 'unhas e dentes' titular do Benfica: "É fundamental..."

Treinador do Clube da Luz salientou exibição do atleta do seu plantel, na conferência de imprensa após o encontro com os vilacondenses

Bruno Lage defendeu craque do Benfica das críticas após o encontro com o Rio Ave
Bruno Lage defendeu craque do Benfica das críticas após o encontro com o Rio Ave

  |

Icon Comentário0

Após Vangelis Pavlidis manter o jejum no que toca a golos, no encontro entre o Benfica e o Rio Ave, Bruno Lage acabou a defender o titular encarnado, na conferência de imprensa. Questionado e 'confrontado' com as estatísticas do avançado neste jogo, o timoneiro salientou a exibição do craque. 


"Não o senti muito trapalhão e até achei que esteve sempre muito bem posicionado na primeira parte. Acabei de ver os lances, há lances que é fundamental o avançado entrar na zona de finalização, mais propriamente, na pequena área para dar os passos aos outros jogadores", começou por analisar.


Não o senti muito trapalhão e até achei que esteve sempre muito bem posicionado na primeira parte


"No segundo golo, há o primeiro movimento  do Pavlidis e só depois há o segundo movimento do Akturkoglu. São tudo dinâmicas, que nós temos de criar particularmente quando se joga contra uma linha de cinco defesas", explicou o treinador do Benfica.

"O mais importante é olhar sempre para o coletivo. Foi uma exibição que me agradou, nesse aspeto, com, mais uma vez, jogadores a sair do banco e a ajudar a equipa a ter energia, consolidar a exibição e fazer mais dois golos para fazer um resultado que nos deixa satisfeitos", completou Bruno Lage, que destacou, novamente, a importância do coletivo. 


Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de eurosmarcou presença em 12 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 885 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta-de-lança internacional pela Grécia apontou dois golos e fez uma assistência.

Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


Futebol

Seca de golos de Pavlidis? Após Benfica - Rio Ave, Lage analisa: "Não o senti..."

Avançado grego voltou a assumir a titularidade de águia ao peito, no entanto, a sorte não esteve do lado do reforço de verão do Glorioso

Lage analisa exibição de Pavlidis no Benfica - Rio Ave
Lage analisa exibição de Pavlidis no Benfica - Rio Ave

  |

Icon Comentário0

Vangelis Pavlidis foi, novamente, titular pelo Benfica, mas, frente ao Rio Ave, a sorte não esteve do lado do avançado grego. Na conferência de imprensa, Bruno Lage foi 'confrontado' com o facto do craque ter sido apanhado em fora de jogo, sendo apontado como um pouco "trapalhão" na noite deste domingo, 27 de outubro. 


"Não o senti muito trapalhão e até achei que esteve sempre muito bem posicionado na primeira parte. Acabei de ver os lances, há lances que é fundamental o avançado entrar na zona de finalização, mais propriamente, na pequena área para dar os passos aos outros jogadores", começou por analisar.


Não o senti muito trapalhão e até achei que esteve sempre muito bem posicionado na primeira parte


"No segundo golo, há o primeiro movimento  do Pavlidis e só depois há o segundo movimento do Akturkoglu. São tudo dinâmicas, que nós temos de criar particularmente quando se joga contra uma linha de cinco defesas", explicou o treinador do Benfica.

"O mais importante é olhar sempre para o coletivo. Foi uma exibição que me agradou, nesse aspeto, com, mais uma vez, jogadores a sair do banco e a ajudar a equipa a ter energia, consolidar a exibição e fazer mais dois golos para fazer um resultado que nos deixa satisfeitos", completou Bruno Lage, que destacou, novamente, a importância do coletivo. 


Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de eurosmarcou presença em 12 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 885 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta-de-lança internacional pela Grécia apontou dois golos e fez uma assistência.

Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


Futebol

Calendário do Benfica apertado? Bruno Lage não hesita e atira: "É bom sinal"

Técnico das águias foi questionado sobre a série de jogos seguidos, na zona de entrevistas rápidas, após a goleada aplicada ao Rio Ave

Bruno Lage aborda a série de jogos seguidos do Benfica, após a goleada das águias ao Rio Ave
Bruno Lage aborda a série de jogos seguidos do Benfica, após a goleada das águias ao Rio Ave

  |

Icon Comentário0

Bruno Lage prestou declarações à BTV, na zona de entrevistas rápidas, no final do encontro entre o Benfica e o Rio Ave. Após o triunfo encarnado, o timoneiro português foi questionado sobre a série de jogos seguidos e o possível impacto que tem na equipa, o qual o treinador não hesitou em responder.


"É um facto. É um é bom sinal, sinal de que estamos em todas as competições. É esse o nosso objetivo", destacou, num primeiro momento, aos microfones da BTV. 


É um é bom sinal, sinal de que estamos em todas as competições


"Temos de ter esta dinâmica, é para isso que trabalhamos, para continuar fazer crescer a equipa. Vamos jogar com o objetivo claro de passar", completou Bruno Lage, na zona de entrevistas rápidas. 

Com esta vitória, o Benfica respondeu à derrota sofrida frente ao Feyenoord, na passada quarta-feira, 23 de outubro. Kerem Akturkoglu apontou um hat-trick, enquanto Andreas Schjelderup e Zeki Amdouni fizeram o quarto e quinto golo, respetivamente, levando o Glorioso a reforçar a terceira posição na classificação do Campeonato Nacional.


Após este triunfo, a turma de Bruno Lage volta a jogo no próximo dia 30 de outubro, quarta-feira, para enfrentar o Santa Clara. O duelo, que é válido para os quartos de final da Taça de Liga, está agendado para começar às 20h15, no Estádio da Luz.

No que respeita à tabela classificativa, o Benfica de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar, com 19 pontos, mas menos um jogo que os rivais. Na liderança da Liga Portugal Betclic está o Sporting, com 27 pontos, mais seis que o Porto, que surge na segunda posição. Neste momento, o Santa Clara está em quarto lugar, com 18 pontos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Bruno Lage explica mexidas no onze do Benfica frente ao Rio Ave: "Acaba por ser..."
Futebol

Bruno Lage explica mexidas no onze do Benfica frente ao Rio Ave: "Acaba por ser..."

 

Icon Comentário0
Amuleto de sorte? Após hat-trick no Benfica - Rio Ave, Akturkoglu reage: "Tenho cumprido..."
Futebol

Amuleto de sorte? Após hat-trick no Benfica - Rio Ave, Akturkoglu reage: "Tenho cumprido..."

 

Icon Comentário0
Com mágico à solta, Akturkoglu e companhia não deixam Benfica 'afogar-se' no Rio Ave
Futebol

Com mágico à solta, Akturkoglu e companhia não deixam Benfica 'afogar-se' no Rio Ave

 

Icon Comentário0