Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PINTO DA COSTA E CONCEIÇÃO ‘ALDRABARAM’ OS NÚMEROS E SPORTING FICA ‘A LÉGUAS’ DO BENFICA – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Declarações dos responsáveis dos dragões desmentidas pela … matemática. Alvo eram os encarnados, mas tiro foi de pólvora seca

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.

ÉPOCA 2016/17


  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263

  3. Sporting – 69.998

Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.

Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.

ÉPOCA 2017/18
  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.

De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.

Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.

ÉPOCA 2018/19
  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.

Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.

ÉPOCA 2019/20
  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.

Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.

O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.

ÉPOCA 2020/21
  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.

Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.

Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.

ÉPOCA 2021/22
  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.

Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).

Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.

Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:
  • Benfica – 526.150

- Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

- Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

- Média das últimas seis temporadas: 67.063

Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.

Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.

Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).

Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.


Futebol

Orgulho, Otamendi! Capitão do Benfica atinge o final da Copa América

Defesa-central argentino pode levantar um novo troféu ao serviço do seu país

Otamendi atinge a final da Copa América
Otamendi atinge a final da Copa América

  |

Icon Comentário0

O capitão do Benfica, Nicolás Otamendi, poderá voltar a sagrar-se campeão pela Argentina, depois de atingir a final da Copa América na madrugada desta quarta-feira, dia 10 de julho. Os albicelestes bateram o Canadá, por 2-0, com golos de Julián Álvarez (23') e Lionel Messi (51').

O camisola 30 do Benfica entrou à passagem do minuto 64, rendendo o lateral-esquerdo Nicolás Tagliafico, que já esteve associado a uma mudança para as águias. O ex Benfica Ángel Di María também esteve em campo, sendo titular e saindo à passagem do minuto 78'.


Agora, a final vai ser disputada na madrugada do próximo dia 15 de julho, na segunda-feira, diante do vencedor da eliminatória entre o Uruguai e a Colômbia. Depois de vencerem a última edição da prova, em 2021, a Argentina pode voltar a sagrar-se campeã.


Nicolás Otamendi - avaliado em 1 milhão de euros - esteve ao serviço do Glorioso pela quarta época consecutiva. Na temporada 23/24, o central marcou presença em 51 embates, somando quatro golos e ainda duas assistências. Na época transata, o argentino alinhou em 46 partidas, apontou dois golos e concretizou uma assistência.

Ao todo, ao serviço da equipa principal do Benfica, Nicolás Otamendi contabiliza 178 partidas, onde fez o gosto ao pé por sete ocasiões, somando, ainda, quatro assistências. É de referir que o capitão dos encarnados veio do Manchester City, sendo já a segunda experiência profissional em Portugal, uma vez que representou o rival do Norte, Porto.



Futebol

Como assim? Manuel Ugarte pode ser decisivo para o Benfica

Antigo médio do Sporting envolvido num negócio do Clube da Luz

Ugarte pode ser decisivo para o Benfica
Ugarte pode ser decisivo para o Benfica

  |

Icon Comentário0

O médio uruguaio do PSG e antigo atleta do Sporting, Manuel Ugarte, pode ser decisivo na resolução do futuro de João Neves. O jogador pode estar de saída para o Manchester United e abrir vaga para João Neves, segundo avançou o jornal O Jogo, esta quarta-feira, dia 10 de julho.

Os dois negócios estão a ser intermediados por Jorge Mendes, que volta a estar envolvido num acordo do Benfica e que pretende colocar Ugarte nos red devils por 50 milhões de euros. Caso esta venda de consuma, o valo total da transferência do uruguaio será utilizado para comprar João Neves.


Posto isto, o Benfica já avisou por diversas ocasiões que apenas está disponível para ouvir propostas na casa da cláusula de rescisão, que está situada nos 120 milhões de euros. Além do PSG, também o Mancgester United e o Liverpool estão muito atentos ao camisola 87 das águias.


Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.

Ao todo, desde que se estreou com o Manto Sagrado, João Neves contabiliza 75 partidas, quatro golos, duas assistências e dois títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24). O internacional português tem contrato até junho de 2028.



Futebol

ROGER SCHMIDT DE ‘MÃOS ATADAS’, MAS COM SOLUÇÃO QUE DÁ GARANTIAS! BENFICA VAI COM TUDO PARA A MARCHA FINAL

Encarnados contam com uma diversidade de desafios até ao fim da época e dádiva está no plantel – Análise Glorioso 1904

ROGER SCHMIDT
ROGER SCHMIDT

  |

Icon Comentário0

Com a fase final da temporada a chegar, o Benfica procura fechar as contas do Campeonato Nacional. Apesar da derrota frente ao Porto em pleno Estádio da Luz, a matemática está do lado dos encarnados, que ainda sonham com o objetivo bem real da Liga dos Campeões.

No entanto, um obstáculo de última hora surge no planeamento de Roger Schmidt após o desaire no Clássico. Com a lesão de Alexander Bah, o alemão fica, desta forma, com apenas uma solução para a ala direita para as próximas três a quatro semanas. Essa solução é Gilberto.


Lá vai ele…

O lateral brasileiro tem sido o jogador de balneário que qualquer treinador deseja, dado que não se ‘queixa’ por não ser titular e, sempre que tem uma oportunidade, agarra-a com ‘unhas e dentes’, mostrando ao técnico germânico que está pronto para o que der e vier.

Com 1451 minutos distribuídos em 30 partidas disputadas, o jogador natural do Rio de Janeiro tem dado boa conta de si, ficando nos bons olhos dos Benfiquistas pela sua raça e querer demonstrados dentro de campo.


… numa oportunidade em tempo crucial

Os objetivos em que o Glorioso continuam a ser os mesmos que eram a priori do desaire frente aos dragões e mantêm-se bem vivos, com o Benfica a depender de si mesmo para vencer a Liga Portugal Bwin, onde detém uma vantagem de sete pontos para o eterno rival do Norte, podendo ser campeão em caso de vitória nas próximas cinco jornadas (ou antes, caso haja um deslize do Porto).

Quanto à Champions, o caminho até ao sonho de uma final europeia recomeça já esta terça-feira, dia 11 de abril, no Inferno da Luz, frente a um Inter que não tem estado na melhor fase da temporada, pelo que Gilberto e a equipa do Clube da Luz, ao comando de Roger Schmidt, poderão sonhar com a presença nas meias-finais da prova milionária, com o ala direito ex-Fluminense a liderar o trilho para a vitória.

Gilberto – avaliado em 6 milhões de euros – conta com 30 jogos disputados com o Manto Sagrado na presente temporada, tendo contribuído com quatro golos e uma assistência pelas águias.

Desde que chegou ao Benfica, em 2020/21, o lateral realizou 101 partidas, tendo ‘fuzilado’ as redes adversárias em oito ocasiões e assistido os colegas noutras nove.

Fotografia de Benfica


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Antigo avançado do Benfica babadinho por Leandro Barreiro: "Fui ídolo dele"
Futebol

Antigo avançado do Benfica babadinho por Leandro Barreiro: "Fui ídolo dele"

 

Icon Comentário0
Gianluca Prestianni tomou uma decisão sobre o seu futuro no Benfica
Futebol

Gianluca Prestianni tomou uma decisão sobre o seu futuro no Benfica

 

Icon Comentário0
Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica
Futebol

Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica

 

Icon Comentário0