Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PINTO DA COSTA E CONCEIÇÃO ‘ALDRABARAM’ OS NÚMEROS E SPORTING FICA ‘A LÉGUAS’ DO BENFICA – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Declarações dos responsáveis dos dragões desmentidas pela … matemática. Alvo eram os encarnados, mas tiro foi de pólvora seca

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.


ÉPOCA 2016/17



  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263

  3. Sporting – 69.998

Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.

Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.

ÉPOCA 2017/18

  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.

De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.

Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.

ÉPOCA 2018/19

  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.

Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.

ÉPOCA 2019/20

  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.

Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.

O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.

ÉPOCA 2020/21

  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.

Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.

Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.

ÉPOCA 2021/22

  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.

Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).

Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.

Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:

  • Benfica – 526.150

- Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

- Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

- Média das últimas seis temporadas: 67.063

Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.

Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.

Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).

Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.


Futebol

Luís Enrique fala sobre João Neves e o impacto do ex Benfica no PSG: "O que espero dele é..."

Timoneiro dos parisienses deixou largos elogios ao produto da formação do Seixal, que rumou aos franceses no verão a troco de 60 milhões de euros

Luís Enrique baba por João Neves e destaca qualidade do ex-Benfica
Luís Enrique baba por João Neves e destaca qualidade do ex-Benfica

  |

Icon Comentário0

Já ninguém consegue 'desviar o olhar' de João Neves e ao talento da estrela da formação do Benfica. Desta vez foi Luís Enrique que veio a público destacar as qualidades do antigo médio da turma vermelha e branca.



"Ele adapta-se perfeitamente à minha ideia de jogo"


"O que espero dele é a mesma coisa que espero de todos os jogadores do meio-campo. Ele adapta-se perfeitamente à minha ideia de jogo", começou por dizer o treinador, em declarações à estação televisiva francesa RMC Sport.


"Tem uma caraterística vital para nós, que é o facto de não perder a bola. Tem visão de jogo, pujança física, inteligência, relaciona-se com os companheiros de equipa... Adaptou-se muito rapidamente", acrescentou, de seguida.

"Tanto ele, como os outros jogadores que chegaram, tem já uma boa ligação com o resto da equipa", completou Luís Enrique. É de referir que já não é a primeira figura do PSG a dar destaque à rápida adaptação de João Neves aos quadros da formação francesa.

Recentemente, é importante relembrar que Rui Costa abordou a saída do médio formado nos encarnados. Na entrevista de explicação dos movimentos do mercado de verão, o Presidente do Benfica deu a conhecer que existiu uma primeira proposta rejeitada, em justificação ao prejuízo apresentado no Relatório e Contas.

Em 24/25, pelo PSG, o médio formado no Seixal soma cinco encontros pela turma de Luis Enrique, sendo que nos 375 minutos em campo, o craque realizou cinco assistências. Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.

Ao todo, desde que se estreou com o Manto Sagrado, João Neves contabilizou 75 partidas, quatro golos, duas assistências e dois títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24). O internacional português tem contrato até junho de 2028.


Futebol

Olha, Rui Costa! Alvo que foi apontado ao Benfica fala sobre o futuro: "Quero continuar..."

Atleta foi associado ao Clube da Luz na última janela de transferências mas o negócio acabou por não se seguir em frente e craque ficou longe da Catedral

Alvo de Rui Costa para o Benfica falou sobre o seu futuro
Alvo de Rui Costa para o Benfica falou sobre o seu futuro

  |

Icon Comentário0

Depois de ter sido associado ao Benfica, Gustavo Sá continua a dar cartas. O médio de 19 anos que no início de setembro conquistou o prémio de melhor golo da Liga do mês de Agosto, mostrou-se feliz com a distinção e falou sobre o futuro. 


"Antes de mais, queria agradecer à Liga Portugal. Tem um grande significado para mim, porque é um prémio que todos os jogadores gostavam de ganhar e, conseguir ganhá-lo no primeiro mês de competição, é algo pelo qual estou muito grato e muito orgulhoso", começou por dizer o centrocampista. 


"Foi um golo que nos deu os três pontos num jogo complicado e claro que a beleza do golo de calcanhar também é importante. O facto de ter ajudado a equipa a alcançar o melhor arranque de sempre deixa-me ainda mais orgulhoso. Foi muito por instinto. Depois do cruzamento do Francisco Moura, vi a bola a ficar um pouco para trás e senti que só dava daquela forma. Estou muito feliz por ter resultado", prosseguiu Gustavo Sá. 


"Quero continuar a ser consistente"

“Posso dizer que estou a viver o sonho, porque sei que isto é o sonho de muitos miúdos e crianças que jogam futebol e que um dia querem chegar ao mais alto nível. Mas quero continuar a ser consistente, mais ainda do que possa tenho sido. Para isso, sei que tenho de continuar a dar o meu máximo", finalizou o jovem. 


Importa recordar que face ao enorme interesse demonstrado pelo atleta, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, falou sobre o jovem minhoto, tendo garantido que o alvo, que no último mercado foi apontado como o substituto de João Neves, apenas sai pela cláusula. “O Gustavo Sá tem 19 anos, é um jogador 'made in Famalicão' e gostava muito que a carreira dele prosperasse, porque para o clube será sem dúvida a operação mais importante de todas. Ele tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Se baterem a cláusula, garanto que sai”, disse o dirigente.   

Esta temporada, Gustavo Sáatualmente avaliado em 8 milhões de euros - foi aposta em seis jogos pelo conjunto minhoto, tendo somado 447 minutos e realizado um golo e uma assistência. Em 2023/24, ao serviço do Famalicão, realizou 31 encontros: 28 no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 2.2203 em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 por Portugal marcou quatro golos e fez cinco assistências.   


Futebol

Caso de Ricardo Horta dá que falar! Com Benfica pelo meio, Braga e Málaga recebem recomendação

Antigo 'namoro' entre o internacional português e o Clube da Luz continua a fazer correr muita tinta, com polémica à mistura

Caso de Ricardo Horta, com o Benfica à mistura, sofreu nova reviravolta com o Braga e Málaga a receberem recomendação
Caso de Ricardo Horta, com o Benfica à mistura, sofreu nova reviravolta com o Braga e Málaga a receberem recomendação

  |

Icon Comentário0

A polémica que envolve Ricardo Horta, Benfica, Braga e Málaga num único caso de justiça continua a dar que falar. Agora, há novidades sobre o dossiê, que inclui uma recomendação do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). 


Segundo informa a imprensa espanhola, o órgão de justiça sugeriu que os guerreiros chegassem a um acordo com o clube espanhol sobre o caso do jogador, que chegou a estar na mira do Benfica. De acordo com o jornal Marca, o Málaga considera que o Braga tem de  pagar quase 13 milhões de euros, o que coincide com a decisão da FIFA. Os espanhóis garantem ainda que o TAS deu 15 dias para que este acordo surja.


Já o diário desportivo Record avança que já existem contactos entre os responsáveis e os advogados de ambos os clubes para que se possa chegar a um acordo. Alberto Díaz, advogado do Málaga, deu conta do ponto de situação do processo. 


"Após uma primeira meia hora a escutar as duas partes, o TAS convidou as partes a chegarem a acordo dada a complexidade da matéria e do assunto. Após a consulta da documentação, disseram-nos isto para que se ponha um final no diferendo existente. Ainda estamos a trocar contactos, documentos, a estabelecer prazos. São grandes quantias e chegar a um acordo pode ser complexo", revelou, num primeiro momento. 

"Há boas indicações, mas não podemos garantir nada nesta altura e nem temos de chegar a acordo hoje. Se o painel arbitral recomenda um acordo, temos de tentar", acrescentou Alberto Díaz. 


É importante recordar que a polémica surgiu, depois de uma oferta rejeitada por António Salvador, presidente do Braga, ao Benfica, liderado por Rui Costa, por Ricardo Horta. O Málaga avançou com uma queixa junto da FIFA, reclamando uma quantia perto dos 5,5 milhões de euros, justificando-se com as cláusulas definidas no negócio que levou Ricardo Horta para os guerreiros.

Na altura, o Málaga ficou com direito a 33% de uma futura venda se surgisse uma proposta superior a 5 milhões de euros. Ora, o Glorioso avançou com 17 milhões de euros, junto dos arsenalistas, para tentar garantir o passe de Ricardo Horta. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora: há mudanças fresquinhas para o Pevidém - Benfica da Taça de Portugal
Futebol

Última hora: há mudanças fresquinhas para o Pevidém - Benfica da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Plantel de Lage junta-se para almoço, mas adeptos do Benfica notam ausência de peso
Futebol

Plantel de Lage junta-se para almoço, mas adeptos do Benfica notam ausência de peso

 

Icon Comentário0
Preparador físico de Schmidt deixa 'dica' em despedida ao Benfica: "O ego era deixado à porta"
Futebol

Preparador físico de Schmidt deixa 'dica' em despedida ao Benfica: "O ego era deixado à porta"

 

Icon Comentário0