Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PINTO DA COSTA E CONCEIÇÃO ‘ALDRABARAM’ OS NÚMEROS E SPORTING FICA ‘A LÉGUAS’ DO BENFICA – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Declarações dos responsáveis dos dragões desmentidas pela … matemática. Alvo eram os encarnados, mas tiro foi de pólvora seca

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.


ÉPOCA 2016/17



  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263

  3. Sporting – 69.998

Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.

Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.

ÉPOCA 2017/18

  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.

De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.

Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.

ÉPOCA 2018/19

  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.

Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.

ÉPOCA 2019/20

  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.

Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.

O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.

ÉPOCA 2020/21

  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.

Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.

Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.

ÉPOCA 2021/22

  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.

Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).

Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.

Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:

  • Benfica – 526.150

- Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

- Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

- Média das últimas seis temporadas: 67.063

Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.

Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.

Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).

Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Com contrato a expirar, Rui Costa planeia renovação de craque do Benfica

Futebolista termina o vínculo com o Clube da Luz brevemente e os dirigentes encarnados já estão a colocar mãos à obra

Rui Costa quer renovar com craque do Benfica - Exclusivo Glorioso 1904
Rui Costa quer renovar com craque do Benfica - Exclusivo Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Anna Gasper é o dossiê em cima da mesa do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904 damos conta do plano dos dirigentes encarnados para a médio da equipa de futebol feminino do Clube. Segundo apurou o nosso Jornal, Rui Costa pretende renovar contrato com a atleta alemã


De acordo com informações recolhidas, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, a médio é vista como uma peça-chave para as Inspiradoras e, como o vínculo expira em 2025, os responsáveis da Luz já estarão a tratar de prolongar a ligação com a futebolista germânica.  


Em janeiro de 2023, a futebolista alemã não escondeu a felicidade por assinar com o Benfica. "Posso jogar nas alas, tanto na defesa como no ataque. Sou rápida, faço bons passes e penso que posso ajudar o Benfica. Sinto-me confortável. Penso que posso aprender muito e tenho o privilégio de dar este novo passo na minha carreira", afirmou em entrevista aos meios do Clube da Luz. "Tenho o privilégio de dar este passo. Quero jogar a Liga dos Campeões e ganhar muitos troféus. Estou muito feliz por estar aqui e vou dar tudo por este Clube", atirou a médio. 


Anna Gasper - que enverga o Manto Sagrado desde a temporada 2022/23 - já foi opção para Filipa Patão em seis embates, nesta época: dois na Liga dos Campeões Feminina, dois no Campeonato Nacional e ainda dois na Supertaça Feminina. A futebolista disputou 445 minutos. Em 2023/24, a atleta alinhou em 47 partidas, tendo somado 11 assistências de águia ao peito. 

Antes de rumar ao Benfica, Anna Gasper passou por várias formações, tais como o Austria Wien, USC Landhaus, FC Altera Porta, Turbine Potsdam e Bayern Leverkusen. No total, pelo Glorioso, a atleta soma já 62 jogos, um golo e 11 assistências. 



Futebol

Bruno Lage tem 'berbicacho' à vista para a deslocação do Benfica ao Boavista

Encarnados, recorde-se, vão defrontar as panteras depois de terem batido o Estrela Vermelha em jogo da Liga dos Campeões

Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica
Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica

  |

Icon Comentário0

Parece que a lesão de Alexander Bah, que saiu inconsolável do duelo com o Estrela Vermelha, vai mesmo dar uma 'dor de cabeça' a Bruno Lage. Na sequência de um lance disputado com Olayinka, o lateral direito do Benfica percebeu logo a gravidade da lesão e pediu a entrada em campo da equipa médica das águias com urgência.


Alexander Bah, que ficou com um corte na zona do joelho, acabou por deixar o relvado de maca e em lágrimas, sendo que no banco o internacional pela Dinamarca foi consolado pelos colegas e pela equipa técnica.


Os encarnados ainda não divulgaram qualquer informação sobre a lesão do defesa do Benfica, mas é certo que o lateral dinamarquês estará em dúvida para a deslocação do Glorioso ao reduto do Boavista. As águias vão medir forças com as panteras na próxima segunda-feira, 23 de setembro. 


Recorde-se que, no final do encontro, Bruno Lage falou sobre a lesão do internacional dinamarquês: "Ainda não tenho nenhuma informação concreta", revelou o técnico das águias, que se viu ‘obrigado’ a lançar Issa Kaboré no encontro, que fez a sua estreia pelo Glorioso.

Em 2023/24, com a camisola o Benfica, Alexander Bahavaliado em 13 milhões de euros – alinhou em 32 partidas: 19 na Liga Portuguesa, seis na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e uma na Supertaça Cândido de Oliveira. O atleta totalizou 2.452 minutos, onde marcou dois golos e fez quatro assistências. No que toca à presente temporada, o lateral já foi opção em seis partidas, somando 486 minutos e duas assistências.


O defesa dinamarquês chegou ao Benfica no início de 2022, deixando o Slavia Praga por 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 80 partidas, onde apontou três tentos e somou 12 passes para golo, conquistando uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


Futebol

ROGER SCHMIDT DE ‘MÃOS ATADAS’, MAS COM SOLUÇÃO QUE DÁ GARANTIAS! BENFICA VAI COM TUDO PARA A MARCHA FINAL

Encarnados contam com uma diversidade de desafios até ao fim da época e dádiva está no plantel – Análise Glorioso 1904

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Com a fase final da temporada a chegar, o Benfica procura fechar as contas do Campeonato Nacional. Apesar da derrota frente ao Porto em pleno Estádio da Luz, a matemática está do lado dos encarnados, que ainda sonham com o objetivo bem real da Liga dos Campeões. No entanto, um obstáculo de última hora surge no planeamento de Roger Schmidt após o desaire no Clássico. Com a lesão de Alexander Bah, o alemão fica, desta forma, com apenas uma solução para a ala direita para as próximas três a quatro semanas. Essa solução é Gilberto.

Lá vai ele…
O lateral brasileiro tem sido o jogador de balneário que qualquer treinador deseja, dado que não se ‘queixa’ por não ser titular e, sempre que tem uma oportunidade, agarra-a com ‘unhas e dentes’, mostrando ao técnico germânico que está pronto para o que der e vier. Com 1451 minutos distribuídos em 30 partidas disputadas, o jogador natural do Rio de Janeiro tem dado boa conta de si, ficando nos bons olhos dos Benfiquistas pela sua raça e querer demonstrados dentro de campo.
… numa oportunidade em tempo crucial
Os objetivos em que o Glorioso continuam a ser os mesmos que eram a priori do desaire frente aos dragões e mantêm-se bem vivos, com o Benfica a depender de si mesmo para vencer a Liga Portugal Bwin, onde detém uma vantagem de sete pontos para o eterno rival do Norte, podendo ser campeão em caso de vitória nas próximas cinco jornadas (ou antes, caso haja um deslize do Porto). Quanto à Champions, o caminho até ao sonho de uma final europeia recomeça já esta terça-feira, dia 11 de abril, no Inferno da Luz, frente a um Inter que não tem estado na melhor fase da temporada, pelo que Gilberto e a equipa do Clube da Luz, ao comando de Roger Schmidt, poderão sonhar com a presença nas meias-finais da prova milionária, com o ala direito ex-Fluminense a liderar o trilho para a vitória. Gilberto – avaliado em 6 milhões de euros – conta com 30 jogos disputados com o Manto Sagrado na presente temporada, tendo contribuído com quatro golos e uma assistência pelas águias. Desde que chegou ao Benfica, em 2020/21, o lateral realizou 101 partidas, tendo ‘fuzilado’ as redes adversárias em oito ocasiões e assistido os colegas noutras nove.


Fotografia de Benfica




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Após estreia pelo Benfica, há quem garanta que Issa Kaboré "não está altura de Bah"
Futebol

Após estreia pelo Benfica, há quem garanta que Issa Kaboré "não está altura de Bah"

 

Icon Comentário0
Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser
Futebol

Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser

 

Icon Comentário0
Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem
Futebol

Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem

 

Icon Comentário0