
Futebol
Benfica? Alta figura do Sevilha aborda caso de Lukebakio: “Não há nada…”
31 Ago 2025 | 13:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Mar 2023 | 10:32 |
O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.
ÉPOCA 2016/17
Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.
Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.
ÉPOCA 2017/18
Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.
De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.
Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.
ÉPOCA 2018/19
Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.
Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.
ÉPOCA 2019/20
Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.
Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.
O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.
ÉPOCA 2020/21
A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.
Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.
Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.
ÉPOCA 2021/22
Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.
Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).
Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.
Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.
Valores absolutos das últimas seis temporadas:
- Média das últimas seis temporadas: 87.691
- Média das últimas seis temporadas: 82.532
- Média das últimas seis temporadas: 67.063
Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.
Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.
Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).
Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.
Jovem lateral espanhol tem estado em grande destaque no país vizinho e, na partida diante Mallorca, ex-camisola 3 protagonizou um momento inesquecível
31 Ago 2025 | 15:47 |
Desde que deixou o Benfica, Álvaro Carreras tem somado boas exibições ao serviço do Real Madrid - onde tem vindo a reunir muitos elogios. Mais recentemente, o jovem espanhol foi o herói da partida frente ao Mallorca (2-1 para os blancos), ao evitar em cima da linha da baliza o que poderia muito bem ter sido o golo do empate.
Álvaro Carreras: “Prometi desde o dia em que assinei que era um sonho e que ia dar tudo”
No final do encontro, no mítico Santiago Bernabéu, o jovem lateral-esquerdo começou por salientar o quão importante tem sido a sua adaptação ao emblema merengue e regozijou-se por estar num bom momento da carreira: “Começam-se a viver aqui as noites com que sempre sonhei, estou muito feliz”.
De seguida, o antigo camisola 3 - que vai ter reencontro com o Benfica na Liga dos campeões - recordou o corte ‘in extremis’ que protagonizou em cima do minuto 65 e afirmou: “Prometi desde o dia em que assinei que era um sonho e que ia dar tudo. Foi o que pude dar à equipa, estou cá para isso que cá estou”.
Xabi Alonso: “Conhece bem a casa e espera-se que isso seja positivo, mas o seu nível é extraordinário”
Questionado sobre os jogos que tem vindo a realizar com a camisola do real Madrid, o defesa frisou a importância de ter sido bem recebido na equipa: “Não, isso é graças aos companheiros, que me acolheram muito bem desde o primeiro dia, estou como em casa, não tenho nenhuma queixa, continuamos a trabalhar”.
Já Xabi Alonso, treinador do colosso europeu, fez questão de voltar a elogiar o camisola 18: “Já o seguia e fiquei muito contente com a sua chegada. Não pôde ser no Mundial [de Clubes, aí ainda representou o Benfica], mas aconteceu agora. Conhece bem a casa e espera-se que isso seja positivo, mas o seu nível é extraordinário”.
Confira aqui o corte ‘in extremis’ de Álvaro Carreras:
Segundo foi tido em conta pela imprensa internacional, emblema está no mercado para encontrar uma solução viável e atleta é o alvo prioritário
31 Ago 2025 | 15:12 |
A enfrentar mais um capítulo na interminável crise de resultados do Manchester United, Rúben Amorim pode muito bem receber um sinal positivo da parte da direção, na forma da contratação de um guarda-redes. Assim, o antigo jogador do Benfica, pode muito bem ter um reforço que ajude a amenizar os problemas na baliza dos red devils.
Apesar do treinador do Manchester United - que tem tido momentos difíceis no clube - defender publicamente os seus guarda-redes, Altay Bayindir e André Onana, a verdade é que os dois atletas têm acumulados sucessivos erros, fazendo com que o emblema inglês avance mesmo por um reforço para entre os postes.
Segundo o que a imprensa britânica avança, citada pelo jornal A Bola, os red devils estão em negociações adiantadas com o Antuérpia para a contratação de Senne Lammens. Contudo, a mesma fonte garante que o belga não é a única opção a ser estudada, afirmando que Emi Martínez, guardião do Aston Villa, voltou ao radar.
Apesar do valor pedido pelos belgas ser acessível - cerca de 25 milhões de euros - existe uma certa preocupação em Old Trafford em relação a Lammens. Os dirigentes ingleses acreditam que o jovem pode ter dificuldades na sua adaptação ao clube devido à falta de experiência e que pode não conseguir aguentar a pressão que lhe será colocada em cima.
Por estas razões é que o Manchester United também equaciona a vinda do argentino, que já tem uma vasta experiência ao mais alto nível na Premier League. Até à data, o campeão do Mundo pela Argentina já soma 197 duelos no principal escalão inglês. Depois de uma primeira abordagem, que foi recusada no início do mercado, o United vai apresentar uma proposta de 40 milhões de euros ao Aston Villa.
Imprensa nacional desmente alegado interesse dos encarnados e revela quem é realmente a principal prioridade do mercado vermelho e branco
31 Ago 2025 | 14:30 |
Horas depois de ter sido notícia devido a um alegado interesse do Benfica, eis que Hakim Ziyech afinal não entra nos planos das águias neste mercado de verão. Pelo que foi apurado, os encarnados não vêm no marroquino o reforço ideal para a equipa de Bruno Lage e vão seguir com outras alternativas.
A notícia avançada esta manhã, pela Cadena Cope, foi entretanto desmentida pelo jornal Record, afirmando que o marroquino de 32 anos, que se encontra sem clubes desde maio deste ano, não enche as medidas à estrutura vermelha e branca e, por isso mesmo, não é considerado uma possibilidade.
A saída de cena do Benfica, pelo concurso do internacional pelaseleção de Marrocos, abre o caminho para o Elche. O emblema que subiu recentemente à primeira divisão espanhola, procura assegurar mais um reforço de peso, de forma a conseguir conquistar a manutenção no principal escalão do país vizinho.
Vale recordar que Hakim Ziyech é um nome que suscita muita cobiça e que conta com um currículo invejável de boas temporadas em alguns dos clubes mais aclamados do continente europeu, nomeadamente o Chelsea. Contudo, os momentos mais altos da sua carreira aconteceram no Ajax, histórico clube dos Países Baixos.
Com o extremo de 32 anos riscado da lista, o Benfica continua no mercado para alcançar a contratação de um futebolista que faça a ala direita do ataque. Em cima da mesa está no nome de Dodi Lukebakio, contudo, a prioridade passa mesmo por assegurar Carlos Álavarez, com as águias em constantes negociações com o Levante.