Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ROGER SCHMIDT DE ‘MÃOS ATADAS’, MAS COM SOLUÇÃO QUE DÁ GARANTIAS! BENFICA VAI COM TUDO PARA A MARCHA FINAL

Encarnados contam com uma diversidade de desafios até ao fim da época e dádiva está no plantel – Análise Glorioso 1904

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Com a fase final da temporada a chegar, o Benfica procura fechar as contas do Campeonato Nacional. Apesar da derrota frente ao Porto em pleno Estádio da Luz, a matemática está do lado dos encarnados, que ainda sonham com o objetivo bem real da Liga dos Campeões. No entanto, um obstáculo de última hora surge no planeamento de Roger Schmidt após o desaire no Clássico. Com a lesão de Alexander Bah, o alemão fica, desta forma, com apenas uma solução para a ala direita para as próximas três a quatro semanas. Essa solução é Gilberto.

Lá vai ele…
O lateral brasileiro tem sido o jogador de balneário que qualquer treinador deseja, dado que não se ‘queixa’ por não ser titular e, sempre que tem uma oportunidade, agarra-a com ‘unhas e dentes’, mostrando ao técnico germânico que está pronto para o que der e vier. Com 1451 minutos distribuídos em 30 partidas disputadas, o jogador natural do Rio de Janeiro tem dado boa conta de si, ficando nos bons olhos dos Benfiquistas pela sua raça e querer demonstrados dentro de campo.
… numa oportunidade em tempo crucial
Os objetivos em que o Glorioso continuam a ser os mesmos que eram a priori do desaire frente aos dragões e mantêm-se bem vivos, com o Benfica a depender de si mesmo para vencer a Liga Portugal Bwin, onde detém uma vantagem de sete pontos para o eterno rival do Norte, podendo ser campeão em caso de vitória nas próximas cinco jornadas (ou antes, caso haja um deslize do Porto). Quanto à Champions, o caminho até ao sonho de uma final europeia recomeça já esta terça-feira, dia 11 de abril, no Inferno da Luz, frente a um Inter que não tem estado na melhor fase da temporada, pelo que Gilberto e a equipa do Clube da Luz, ao comando de Roger Schmidt, poderão sonhar com a presença nas meias-finais da prova milionária, com o ala direito ex-Fluminense a liderar o trilho para a vitória. Gilberto – avaliado em 6 milhões de euros – conta com 30 jogos disputados com o Manto Sagrado na presente temporada, tendo contribuído com quatro golos e uma assistência pelas águias. Desde que chegou ao Benfica, em 2020/21, o lateral realizou 101 partidas, tendo ‘fuzilado’ as redes adversárias em oito ocasiões e assistido os colegas noutras nove.


Fotografia de Benfica




Futebol

José Mourinho dá o 'aval' e craque formado no Benfica pode estar a caminho do Fenerbahçe

'Special One' corre atrás de sonho antigo e atleta que já brilhou na Luz está cada vez mais perto de rumar à Turquia

Mourinho deu o aval para o Fenerbahçe contratar craque formado no Benfica
Mourinho deu o aval para o Fenerbahçe contratar craque formado no Benfica

  |

Icon Comentário0

O Fenerbahçe, orientado por José Mourinho, não desiste de sonho antigo, que se trata de...Gonçalo Ramos. O avançado da formação do Benfica faz parte dos planos do clube turco, cujos responsáveis já preparam um ataque para garantir o atual ponta-de-lança do PSG. 


Segundo avança a imprensa turca, o Fenerbahçe pretende avançar com negociações já no próximo mercado de transferências, em janeiro. Embora, neste momento, o internacional português esteja a recuperar de lesão, aguarda-se que, no início de 2025, o craque esteja totalmente recuperado, abrindo, assim, portas a um possível 'ataque' da equipa de José Mourinho, que já deu o 'aval' à contratação. 


O jornal Fotomaç revela, este sábado, 21 de setembro, que Jorge Mendes deverá ser uma peça importante nas conversações, sendo que o Fenerbahçe, junto do agente desportivo, tentará convencer o emblema de Paris a libertar o avançado português por via de empréstimo. Os turcos olham para esta alternativa como a mais adequada e a mais provável de ser aceite pelos responsáveis franceses. 


Na temporada 2023/24, Gonçalo Ramos – atualmente avaliado em 50 milhões de euros – alinhou 40 encontros: 29 na Ligue 1, sete na Liga dos Campeões e quatro na Taça de França, totalizando 1.877 minutos. O avançado apontou 14 golos e fez uma assistência.

Ao todo, o ponta-de-lança internacional português fez 106 partidas de águia ao peito, entre 2020 e 2023, onde marcou 41 tentos e fez sete passos para golo. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023).



Futebol

Analista ‘escrutina’ os primeiros dias de Bruno Lage no Benfica :“Cumpriu com o objetivo de…”

Especialista em futebol comenta e analisa aqueles que têm sido os primeiros dias do timoneiro ao leme do Clube da Luz, dando ‘luz verde’ à prestação

Analista de futebol comenta os primeiros passos de Bruno Lage ao comando do Benfica
Analista de futebol comenta os primeiros passos de Bruno Lage ao comando do Benfica

  |

Icon Comentário0

Rui Malheiro, analista de futebol e comentador do jornal Record, comenta aquela que tem sido a prestação de Bruno Lage depois de uma semana de trabalhos com o plantel do Benfica completo. Quer a nível estrutural, como a nível de resultados, o analista sublinhou os comportamentos do timoneiro.


“Com uma semana de trabalho com o plantel completo, Bruno Lage cumpriu com o objetivo de recolocar o Benfica no caminho dos triunfos. Sem encantar, até porque não há milagres no futebol no que concerne à metamorfose de um modelo de jogo corroído como o que herdou, assegurou uma entrada triunfante na Champions, com uma vitória (2x1) em Belgrado, que certifica 3 pontos vitais para as águias atingirem o playoff da prova, depois de ter vencido o Santa Clara com um resultado mais contundente (4x1) do que a exibição”, começou por dizer.


“Bruno Lage, até pela forma como encaminhou o Benfica ao título em 2018/19, sabe como poucos que estes não serão os argumentos principais para ganhar de forma sequencial. Pelo menos, a nível interno, onde as obrigações são colossais e grande parte dos pontos já foram desperdiçados por negligência de Schmidt ante o Famalicão e o Moreirense. Por isso, torna-se obrigatório produzir um trabalho esdrúxulo no que concerne à edificação de um modelo de jogo consentâneo com o plantel de qualidade indiscutível que tem à sua disposição”, disse, ainda, Rui Malheiro.


“Percebe-se que Lage quer introduzir as suas ideias, mas não é fácil fazê-lo em altíssima competição.”

Já sobre as opções de Lage, o analista realçou o onze que tem sido o de ‘eleição’: “Além de ter apostado num onze-base, que poderá sofrer alterações com o regresso de Aursnes, além da lesão de Bah, que pode ser uma dor de cabeça para Lage, há já um aspeto em que a diferença é considerável: a preparação do jogo, com o estudo minucioso da equipa rival a conduzir a ajustes estratégicos. Foi também visível em Belgrado, a reação a necessidades coletivas, em momento defensivo, através de reacomodações.”


Rui Malheiro terminou abordando o passado jogo da Liga dos Campeões frente ao Estrela Vermelha: “A nível estrutural, Bruno Lage privilegia o 4x2x3x1 em detrimento do 4x4x2 de Schmidt. O que significa que opta por utilizar mais um médio em vez de um segundo-avançado. A ideia que a equipa precisa de empubescer imenso, tanto em organização, como em transição, mantém-se, e o Estrela Vermelha, ao atrair os encarnados para o corredor direito, conseguiu encontrar crateras, entre Florentino e Di María, nas variações para o lado contrário”, sublinhou.


Futebol

PINTO DA COSTA E CONCEIÇÃO ‘ALDRABARAM’ OS NÚMEROS E SPORTING FICA ‘A LÉGUAS’ DO BENFICA – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Declarações dos responsáveis dos dragões desmentidas pela … matemática. Alvo eram os encarnados, mas tiro foi de pólvora seca

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 preparou uma análise no que toca ao separador ‘Gastos com o Pessoal’, ou seja, quanto gastam os três grandes em ordenados. A conclusão é relativamente simples e desmente as declarações de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, que, de forma indireta, acusavam o Benfica de gastar muito mais do que os rivais. Mas nada melhor confirmar os números. Ora vejamos.


ÉPOCA 2016/17



  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263

  3. Sporting – 69.998

Nesta época o Glorioso foi o Clube que mais gastou entre os contemplados nesta análise, tendência que é comum nas temporadas analisadas pelo nosso Jornal. Contudo, os valores vão divergindo um pouco, sendo que nesta altura a diferença entre águias e dragões é de apenas 1.434 milhões de euros.

Nesta altura o Benfica, que era treinado por Rui Vitória, foi Campeão Nacional, com o Porto no segundo lugar e o Sporting em terceiro. As águias venceram, ainda, a Supertaça e a Taça de Portugal.

ÉPOCA 2017/18

  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

Nesta fase as contas invertem-se completamente, com o Clube da Luz a ser o menos ‘gastador’ das três formações e com os leões a superiorizarem-se nos valores, pela única vez, nesta contabilização.

De notar que 2017/2018 as águias gastaram menos que todos, incluindo o Porto – que foi Campeão - com a diferença a ‘bater’ nos 4.53 milhões de euros.

Nesta temporada a formação da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato, venceu a Supertaça e ficou-se pelos ‘oitavos’ da Taça da Liga, na altura denominada por Taça CTT.

ÉPOCA 2018/19

  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Analisando esta época, conclui-se que o Glorioso desembolsou mais 20.350 milhões que na temporada anterior, contudo não conseguiu ultrapassar o Clube liderado por Pinto da Costa, que gastou mais 3.391 milhões que os encarnados, contrariando a tendência.

Com Rui Vitória e, mais tarde, Bruno Lage, ao comando das ‘tropas’, o Benfica venceu o Campeonato Nacional, com o Porto a terminar em segundo e o Sporting em terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Glorioso ficou-se pelas ‘meias’ quer da Taça de Portugal, quer da Taça da Liga, que já usava o nome atual: Allianz Cup.

ÉPOCA 2019/20

  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Nesta temporada a tendência volta ‘ao normal’, com as águias no topo da lista, mas com o rival do Norte a colar-se, sendo que os números apenas diferem em 2.75 milhões de euros. Os leões voltam a ser aqueles que menos gastam com pessoal.

Benfica e Porto reduziram, ainda assim, os gatos, com os encarnados a passarem de 88.253 para 85.660 e os dragões de 91.644 para 82.910.

O Glorioso terminou esta época em segundo lugar, numa altura que Nelson Veríssimo assumiu o leme do Clube, depois da saída de Bruno Lage. A Supertaça ainda foi para o Museu Benfica – Cosme Damião, mas a Taça de Portugal fugiu aos encarnados. Taça da Liga e Liga dos Campeões ficaram-se pela fase de grupos.

ÉPOCA 2020/21

  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

A ‘carteira’ do Benfica ficou mais vazia nesta temporada, com as águias a aumentarem os gastos de 85.660 para 97.061 e a continuarem a ser o Clube que mais desembolsa, tal como aconteceu na última época.

Porém, o gasto foi superior em 11.401 milhões, bastante significativo, tendo em conta os valores acima mencionados. Em relação aos rivais, a diferença para os leões é enorme (35.07 milhões), enquanto em relação ao Porto os valores ficam-se nos 5.286 milhões.

Apesar do investimento, o Clube da Luz não passou do terceiro lugar no Campeonato Nacional, liderado pelo Sporting, com o Porto a arrecadar o título de vice campeão. Esta época, com Jorje Jesus ao comando, ficou marcada pela derrota na Supertaça e na Taça de Portugal.

ÉPOCA 2021/22

  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

Chegámos à temporada mais dispendiosa para os encarnados e aquela que se revelou com maior discrepância entre os três rivais.

Águias e dragões ‘bateram’ os limites, diferindo entre si em 29.945 milhões de euros, um valor que ultrapassar largamente o registo de 2020/2021 (4.746 milhões de diferença).

Nesta época, espante-se, o investimento dos encarnados não se traduziu na conquista do Campeonato Nacional, que foi para as mãos do Porto, com os leões a terminar em segundo e as águias em terceiro da tabela.

Noutras competições os encarnados ficaram-se pelos oitavos-de-final da Taça de Portugal e saíram derrotados na Taça da Liga, pelo Sporting.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:

  • Benfica – 526.150

- Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

- Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

- Média das últimas seis temporadas: 67.063

Contas feitas e números apresentados, o Benfica gastou apenas mais 30.954 milhões de euros que o Porto, valor que não justifica as insinuações feitas, constantemente, por parte dos dragões, tal como explicamos no início desta análise.

Em relação aos leões, o Clube da Luz gastou mais 120 milhões do que o Sporting, em média, mais de 20 milhões por época.

Nestas temporadas, em termos de Campeonatos Nacionais conquistados o Porto arrecadou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%). Se olharmos para outras competições, os encarnados venceram, apenas, três Supertaças (2016, 2017, 2019).

Em suma, os milhões podem ajudar, mas a verdade é que não chegam para ganhar títulos, tal como comprovam os dados que apresentamos nesta análise.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rafa Silva injustiçado? Ex Benfica lança ‘duras’ críticas à arbitragem: "Não nos protegem"
Futebol

Rafa Silva injustiçado? Ex Benfica lança ‘duras’ críticas à arbitragem: "Não nos protegem"

 

Icon Comentário0
Vinda de Kerem Akturkoglu para o Benfica? Já se sabe quem foi o 'culpado'
Futebol

Vinda de Kerem Akturkoglu para o Benfica? Já se sabe quem foi o 'culpado'

 

Icon Comentário0
Última hora: Ricardo Velho escapa ao Benfica e assina um novo contrato até...
Futebol

Última hora: Ricardo Velho escapa ao Benfica e assina um novo contrato até...

 

Icon Comentário0