Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Basquetebol

RACISMO NÃO! COLEGA DE JOGADOR DO BENFICA INSURGE-SE CONTRA "BULLYS DE BANCADA"! ATLETA DO CLUBE DA LUZ JÁ HAVIA SIDO VÍTIMA NO PASSADO

Mulher de jogador do Glorioso denunciou abusos, por parte de adeptos do Porto durante o último Clássico de Basquetebol, no Dragão Caixa, através das redes sociais

Glorioso 1904
Glorioso 1904

22 Out 2023 | 15:46 |

Icon Comentário0

Betinho Gomes, jogador de basquetebol do Benfica, foi vítima de insultos racistas no Clássico da modalidade, frente ao Porto, no Dragão Caixa, que os azuis e brancos levaram a melhor com um resultado de 79-62. A denúncia foi feita por parte da mulher do atleta do Glorioso através das redes sociais.


Também através das redes sociais, mais propriamente do X (antigo Twitter), Ivan Almeida, colega de balneário de Betinho, insurgiu-se contra o caso. Ele que, recorde-se, já havia sido vitima de racismo no mesmo pavilhão, remontando a um Clássico em 2022, acabando a festejar o título (no Dragão Caixa) com uma bandeira de Cabo Verde.


"As desculpas vão ser 'calor do momento', 'poderia acontecer com um preto, branco, amarelo, etc' e o pior de todas vai ser 'o Betinho é provocador'", começou por escrever na sua conta de Twitter, o craque do Clube da Luz.


Ivan Almeida atirou farpas a uma campanha publicitária que 'relativiza' o racismo comparando-o a insultos aos... árbitros. "É o que dá quando se faz uma publicidade a nivelar 'racismo' com 'bully de bancada'. Ver pessoas nas redes sociais a exigir justiça para com os árbitros porque são insultados, quando um jogador sofreu xenofobia/racismo é o colmatar do sucesso de uma campanha feita pelo IDJ que nunca devia existir. Há que saber separar as coisas".

"É triste ver um jogador que já deu tanto ao basquetebol português ter que levar com insultos racistas porque ganharam um jogo de basquetebol. Da outra vez também foi igual, ganharam por mais de 10 pontos e começam logo com xenofobia", referiu-se, em relação ao caso que remonta a 2022, o internacional cabo-verdiano.


"Muito respeito a este senhor João 'Betinho' Gomes que é mais do que um colega de equipa, um amigo. Enquanto não houver amor e compaixão ao próximo isto vai perdurar. Não somos cidadãos de 'terras', somos seres humanos do mundo", pode ler-se na publicação do extremo de 1,98m.


Modalidades

Benfica realiza 'passeio' tranquilo e recupera liderança no Campeonato

Turma vermelha e branca esteve inspirada durante todo o encontro e fechou mais uma exibição de grande nível nas competições nacionais

Sem acusar qualquer pressão, o Benfica assumiu desde cedo o controlo da partida e recuperou a liderança do Campeonato
Sem acusar qualquer pressão, o Benfica assumiu desde cedo o controlo da partida e recuperou a liderança do Campeonato

10 Jan 2026 | 20:15 |

Icon Comentário0

No final da tarde deste sábado, 10 de janeiro, a equipa de basquetebol do Benfica protagonizou um autêntico 'passeio' na visita ao reduto do Vasco da Gama. Em partida a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga Betclic, os encarnados venceram de forma expressiva por 118-70.


Aaron Broussard, Temidayo Yussuf, Geno Crandall, Makram Ben Romdhane e Diogo Gameiro formaram o cinco inicial escolhido por Norberto Alves, que contou ainda, a partir do banco, com Eduardo Francisco, José Silva, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e Jhonathan Andrade.


No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o Benfica entrou algo titubeante, revelando algumas dificuldades em travar os primeiros ataques do Vasco da Gama. Ainda assim, após assentar o jogo, as águias fecharam o primeiro período na frente, com um parcial de 26-20.


No segundo quarto, o Clube da Luz assumiu por completo o controlo da partida e não concedeu qualquer hipótese de reação ao adversário, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável de 62-30. No terceiro período, o domínio encarnado manteve-se evidente, com o Benfica a ampliar a diferença e a fechar o parcial com uma vantagem de 32 pontos.

No quarto e último período, a formação vermelha e branca continuou sem facilitar e confirmou a superioridade, fixando o resultado final em 118-70. Com este triunfo, a equipa de Norberto Alves — que havia vencido o Esgueira na jornada anteriorsobe à liderança da Liga Betclic, com 20 pontos, ainda com um jogo em atraso.



Modalidades

Neemias Queta na história da NBA após uma exibição 'monstruosa'

Na última madrugada, o antigo poste do Benfica foi titular na equipa dos Celtics, onde teve a oportunidade de comprovar a evolução que tem demonstrado

Na última madrugada, Neemias Queta escreveu o seu nome na história da NBA, após uma exibição de luxo
Na última madrugada, Neemias Queta escreveu o seu nome na história da NBA, após uma exibição de luxo

08 Jan 2026 | 12:58 |

Icon Comentário0

Neemias Queta somou mais um capítulo histórico na NBA. Na última madrugada, o basquetebolista, que fez a sua formação no Benfica, assinou uma exibição irrepreensível, na qual alcançou um feito inédito na liga norte-americana de basquetebol. A noite acabou por ser agridoce, uma vez que os Celtics saíram derrotados por 114-110.


A cumprir a segunda temporada ao serviço do emblema de Boston, o internacional português tem sido uma aposta cada vez mais segura e, frente aos Nuggets, registou um total de 20 ressaltos (10 ofensivos e 10 defensivos), uma marca nunca antes alcançada na NBA desde o seu formato atual, implementado em 1989.


Para tornar o feito ainda mais impressionante, Neemias Queta atingiu este registo histórico em menos de 25 minutos de jogo. Além dos 20 ressaltos, o antigo poste do Benfica somou ainda seis pontos, sendo que um dos cestos surgiu numa jogada de insistência que levou o banco dos Celtics à loucura.


Numa partida marcada por 26 trocas de liderança entre Nuggets e Celtics, ambas as equipas apresentaram ausências de peso. Do lado da formação de Boston, a equipa orientada por Joe Mazzulla — que elogiou Quetanão contou com Jayson Tatum. Já nos Nuggets, Nikola Jokic também esteve ausente.

No capítulo das estatísticas, o MVP do encontro foi Peyton Watson que, com 30 pontos e seis ressaltos, conduziu os Nuggets a uma vitória importante. Do lado dos Celtics, o jogador mais inconformado foi Jaylen Brown, que terminou com 33 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.



Modalidades

Benfica começa 2026 com um susto dos grandes mas sorri no Campeonato

Formação vermelha e branca teve de suar para superar um adversário que, em teoria, parecia mais acessível, mas resultado acabou por sorrir às águias

O ano de 2026 começou com um grande susto para a formação do Benfica, mas as águias deram a volta à situação e seguem sorridentes no Campeonato
O ano de 2026 começou com um grande susto para a formação do Benfica, mas as águias deram a volta à situação e seguem sorridentes no Campeonato

03 Jan 2026 | 17:05 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica arrancou 2026 com mais uma vitória. Na tarde deste sábado, os pupilos de Norberto Alves receberam e venceram a equipa do Esgueira por 81-72, em jogo a contar para a 10.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.


Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes formaram o cinco inicial das águias. Ao longo do encontro, Norberto Alves lançou ainda Eduardo Francisco, Justice Sueing, Temidayo Yussuf, Diogo Gameiro e Daniel Relvão.


Desde o apito inicial, o Benfica assumiu as despesas do encontro e marcou o ritmo da partida. No entanto, o Esgueira revelou maior eficácia nos primeiros minutos e terminou o primeiro parcial na frente, por 21-19, surpreendendo os adeptos presentes.


No segundo período, as águias reagiram de forma convincente, corrigiram os erros e, com uma melhor abordagem defensiva, venceram o parcial por 30-21, chegando ao intervalo a liderar por 49-42. Já no terceiro quarto, para desilusão dos encarnados, o Esgueira voltou a superiorizar-se, venceu por 20-13 e reduziu a desvantagem para apenas um ponto (62-61).

No último período, o Benfica teve de suar para garantir o triunfo diante de um adversário determinado. Ainda assim, a equipa orientada por Norberto Alves acabou por fechar o encontro com uma vitória por 81-72. Com este resultado, na sequência da vitória em Braga, o Glorioso mantém-se na liderança do campeonato, com 18 pontos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica vinga-se do Braga e segue na liderança do Campeonato
Modalidades

Benfica vinga-se do Braga e segue na liderança do Campeonato

28 Dez 2025 | 12:41

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer renovar com treinador do Benfica
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer renovar com treinador do Benfica

21 Dez 2025 | 22:38

Icon Comentário0
Benfica 'atropela' Porto e levanta a Supertaça
Modalidades

Benfica 'atropela' Porto e levanta a Supertaça

21 Dez 2025 | 17:18

Icon Comentário0