Futebol
Depois do empate no Tondela - Benfica, encarnados repetem cenário de há 17 anos
02 Fev 2026 | 13:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Fev 2026 | 15:56 |
Após o seu regresso à Luz neste mercado de janeiro, Rafa Silva ainda é tema no Besiktas. O avançado ex internacional português entrou em conflito com o clube turco antes de voltar ao Benfica, num episódio abordado, mais uma vez, pelo treinador Sergen Yalçin.
Sergen Yalçin: "O caso de Rafa Silva é mais sério do que o de Aboubakar"
"O caso de Rafa Silva é mais sério do que o de Aboubakar [camaronês que jogou no Porto]. Nunca vi um jogador como o Rafa na minha vida. Imagine um jogador, o mais caro da equipa, de repente dizer: 'Não vou jogar e não vou treinar'", afirmou o técnico turco.
Sergen Yalçin sublinhou que a saída do avançado foi a melhor solução: "Não podemos fazer nada. Podem dizer: 'Vocês não conseguiriam lidar com isso'. Como vocês sabem? Estavam connosco? Lidar com uma situação dessas era difícil. Fizemos o melhor ao vendê-lo."
Sergen Yalçin: "Disse-lhe coisas nas quais não acreditava, mas não deu certo"
Apesar da sua iniciativa, ao tentar que Rafa continuasse no Besiktas, o técnico não teve sucesso. "Liguei a Rafa e conversei com ele, dizendo-lhe: 'És o nosso melhor jogador, os jogadores confiam em ti, precisas de nos levar ao objetivo'. Eu disse-lhe coisas nas quais não acreditava, mas mesmo assim não deu certo", acrescentou, depois do triunfo (2-1) do Besiktas frente ao Konyaspor, para a jornada 20 do campeonato da Turquia.
Recorde-se que toda esta situação começou no passado mês de novembro de 2025, quando o futebolista entrou em rota de colisão com o treinador e a direção do Besiktas, recusando-se a jogar pelo clube e exigindo que gostaria de abandonar as águias negras no mercado de inverno, onde o Benfica - onde jogador chave é aconselhado a sair - foi apontado como a escolha do jogador.
Cedência é valida até ao final da temporada, mas emblema encarnado já exerceu a opção de compra, válida até à época de 2028/29
02 Fev 2026 | 15:45 |
É oficial. Zoe Matthews, jogadora norte-americana de 18 anos, é reforço para a equipa de futebol feminino do Benfica por empréstimo até ao final da presente temporada desportiva, sendo que o emblema encarnado já exerceu a opção de compra até 2029.
Internacional pelas camadas jovens dos Estados Unidos, a atleta chega ao plantel orientado por Ivan Baptista - que venceu a última partida - proveniente das espanholas do Logroño, onde esteve na primeira metade desta época. A centrocampista revelou-se muito entusiasmada pelo novo passo na carreira.
Z. Matthews: "Quero deixar a minha marca aqui"
"Sei que a cultura portuguesa está muito ligada ao Benfica e jogar por um clube tão grande, muito conhecido em todo o mundo como este... Quero deixar a minha marca aqui no Clube", afirmou à BTV. A nova aquisição das águias descreveu-se enquanto atleta.
Z. Matthews: "Uma das minhas maiores qualidades é a visão de jogo"
"Sou muito técnica, criativa. Uma das minhas maiores qualidades é a visão de jogo. Sou canhota. Acho que trago muitas qualidades-chave para o jogo. Quero vitórias, quero ganhar, adoro ganhar. Estou muito feliz por estar aqui. Obrigada por todo o vosso apoio", completou.
O emblema encarnado vira agora atenções para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O próximo encontro do Benfica está marcado para quarta-feira, dia 4 de fevereiro, frente ao Braga, no Estádio Amélia Morais. O duelo será jogado às 19h00.
Veja a publicação:
Jogador vai parar um mês. Assim, prevê-se que não jogue diante do emblema encarnado a 17 de fevereiro na Luz, e no dia 25 no Santiago Bernabéu
02 Fev 2026 | 15:22 |
Jude Bellingham lesionou-se, este domingo, dia 1 de fevereiro, nos primeiros minutos do jogo entre Real Madrid e Rayo Vallecano, da 22.ª jornada da Liga espanhola, tendo prevista uma paragem de cerca de um mês. Ao que tudo indica, vai falhar o duplo confronto com o Benfica para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
"Depois dos testes realizados ao nosso jogador Jude Bellingham pelos serviços médicos do Real Madrid, o diagnóstico é uma lesão no músculo semitendinoso da perna esquerda", indicou o departamento médico do clube merengue sobre o atleta que foi substituído logo aos dez minutos.
O britânico não conseguiu concluir um sprint e teve mesmo de abandonar o campo. O médio levou de imediato a mão ao músculo, pediu a substituição e foi rendido por Brahim Díaz. O emblema merengue viria mesmo a vencer a partida por 2-1, com golos de Vinícius Júnior (15') e Kylian Mbappé 90+10' (g.p.). Jorge De Frutos (49') marcou para o adversário.
O emblema espanhol não avança com tempo estimado de paragem, mas, segundo a imprensa espanhola, o internacional inglês vai falhar vários jogos. Assim, prevê-se que não esteja disponível diante do emblema encarnado a 17 de fevereiro na Luz, e no dia 25 no Santiago Bernabéu.
Para o embate da primeira mão, também já são baixas certas Raúl Asencio e Rodrygo, ambos expulsos no último jogo da fase de liga, precisamente na Luz, onde o Benfica venceu por 4-2. Éder Militão, lesionado, também não é hipótese para o treinador Álvaro Arbeloa.
Após negociações com azuis e brancos, e até mesmo interesse encarnado à mistura, jogador integrará plantel dos dragões até ao final da temporada
02 Fev 2026 | 14:41 |
Está confirmada a contratação de Seko Fofana pelo Porto. O médio internacional pela Costa do Marfim, de 30 anos, chega ao Dragão por empréstimo do Rennes até ao final da temporada, num negócio que não contempla qualquer opção de compra. O jogador - cobiçado pelo Benfica - que repete um cenário negativo de há 17 anos -, passa assim a integrar o plantel orientado por Francesco Farioli.
Em comunicado, a SAD azul e branca informou que a cedência foi realizada sem custos associados e sem qualquer intervenção de intermediação. Fofana irá vestir a camisola número 42, uma escolha feita em homenagem a Yaya Touré, antigo internacional costa-marfinense que se destacou ao serviço do Barcelona, Manchester City e da respetiva seleção nacional.
Já como jogador do Porto, Fofana revelou que manteve contactos prévios com Francesco Farioli e destacou a ambição do treinador italiano. O médio afirmou conhecer bem o técnico como adversário e sublinhou a identificação com o seu estilo de jogo e perfil competitivo, assumindo satisfação por iniciar este novo capítulo da carreira no futebol português.
Internacional por 31 ocasiões pela Costa do Marfim, Fofana fez parte da seleção que conquistou a Taça das Nações Africanas em 2024. Formado no Paris e no Lorient, foi recrutado pelo Manchester City aos 18 anos, embora nunca se tenha estreado pela equipa principal. Seguiram-se empréstimos a Fulham e Bastia, antes de uma passagem mais longa pela Udinese, entre 2016 e 2020.
Após três épocas no Lens, onde desempenhou um papel determinante no apuramento para a Liga dos Campeões em 2023, Seko Fofana rumou ao Al Nassr, que investiu 25 milhões de euros na sua contratação. Depois de uma época na Arábia Saudita, com três golos e uma assistência em 25 jogos, passou pelo Al Ettifaq por empréstimo e acabou transferido para o Rennes por 20 milhões de euros.
Depois do empate no Tondela - Benfica, encarnados repetem cenário de há 17 anos
02 Fev 2026 | 13:11
Horas depois do empate do Benfica, Mourinho diz estar a viver um "dia mágico"
02 Fev 2026 | 12:36
Ponta de lança que foi campeão no Benfica a um passo de reforçar Lyon de Paulo Fonseca
02 Fev 2026 | 13:24