Futebol
Rui Costa dissipa qualquer dúvida em relação ao Benfica: "O plantel..."
23 Out 2025 | 09:04
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jun 2025 | 07:00 |
O Real Madrid fechou mais um negócio, neste verão, mas (ainda) não é por Álvaro Carreras. Os merengues conseguiram voltar a 'tramar' o Benfica ao garantir a contratação de Franco Mastantuono, médio visto pelas águias como o novo possível Enzo Fernández, que vira costas a uma mudança para a Luz para reforçar o emblema espanhol.
Numa altura em que as negociações com o Benfica por Carreras estão em 'stand-by', o Real Madrid conseguiu fechar uma nova contratação, que não será anunciada antes do Mundial de Clubes. Franco Mastantuono vai deixar o River Plate para rumar ao Santiago Bernabéu, contudo, devido à idade. só deverá ser apresentado depois da competição internacional, mais precisamente, a partir de agosto.
Isto porque será no dia 15 desse mês que a pérola argentina vai completar os 18 anos. Só a partir dessa data é que Franco Mastantuono poderá reforçar o Real Madrid, embora o médio apontado ao Benfica já tenha assinado um contrato válido por seis temporadas com os merengues, ficando ligado com o clube da La Liga até junho de 2031. Refira-se que, o negócio com o River Plate ficou fechado por 40 milhões de euros.
O Real Madrid, diga-se de passagem, foi um dos emblemas mais ativos nesta primeira janela de verão, aberta para que fosse possível fechar reforços para o Mundial de Clubes. Os merengues, recorde-se, já anunciaram dois nomes de peso: Dean Huijesn e Trent Alexander-Arnold, que vão jogar pela equipa de Xabi Alonso na prova internacional. Apesar de muito se apontar para uma ida de Carreras, o lateral-esquerdo vai ficar no Benfica, para já, jogando o Mundial de Clubes de águia ao peito.
Franco Mastantuono tem uma cláusula de rescisão cifrada nos 45 milhões de euros. Na temporada de 2025, que se encontra a decorrer, o médio - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - realizou até ao momento 19 encontros oficiais. Nos 1.483 minutos em campo, o argentino apontou sete golos e quatro assistências.
Atual Presidente dos encarnados fez questão de esclarecer todos moldes em torno do vínculo que reforça ligação entre as duas partes
23 Out 2025 | 10:49 |
Rui Costa voltou a esclarecer os contornos do contrato que liga José Mourinho ao Benfica. Segundo o atual Presidente, os moldes do vínculo servem para 'proteger' o eventual vencedor das eleições, de conseguir colocar um ponto final na relação profissional com o Special One, sem haver custos elevados para as águias.
Rui Costa: "Conseguir uma saída em que não tenha de pagar o contrato todo"
Na entrevista exclusiva, que concedeu à RTP - onde abordou o atual momento do plantel - o Presidente explicou o conceito por detrás do contrato do técnico: "Esta cláusula é por Mourinho perceber o momento do clube e que dá a possibilidade a outro candidato, não pretendendo a continuidade de Mourinho, conseguir uma saída em que não tenha de pagar o contrato todo".
Sobre a continuidade do t~ecnico português, Rui Costa explicou que isso apenas iria acontecer num determinado cenário unânime: "Penso que posso falar por todos ao dizer que a renovação de Mourinho significava que o Benfica estava como todos queriam".
Rui Costa: "Temos de pensar que a cláusula não vai ser válida, mas sim uma renovação pelos êxitos que possa ter"
Sem esclarecer se a sua eleição iria garantir a continuidade de José Mourinho na época seguinte, o Líder do universo Benfiquista deixou uma garantia sobre a pernanência do técnico: "Temos de pensar que a cláusula não vai ser válida, mas sim uma renovação pelos êxitos que possa ter".
Por fim, Rui Costa relembrou a duração da ligação entre as duas partes e assume que o Special One não tem o lugar em risco, por agora: "Acredito que seja o desejo de todos os candidatos. Na altura, depois vê-se. Tem um contrato por dois anos. Não há pressa".
Antigo treinador do Clube da Luz decidiu operar várias alterações na equipa saudita, perante um adversário teoricamente mais acessível
23 Out 2025 | 10:24 |
O Al Nassr continua a sua senda vitoriosa na Liga dos Campeões asiática, depois de ter vencido o Goa FC por 2-1. Perante um adversário teoricamente mais acessível, Jorge Jesus optou por apresentar uma equipa mais alternativa, deixando alguns nomes, como o de Cristiano Ronaldo, ou do ex-Benfica, João Félix de fora.
No entanto, vale recordar que o técnico dos sauditas manteve o antigo avançado das águias no banco de suplentes, tendo lançado o atleta no decorrer da segunda parte, numa altura em que o Al Nassr já vencia por duas bolas a uma. No caso do capitão da seleção nacional, o mesmo ficou fora da ficha de jogo.
O Al Nassr entrou melhor no encontro e, desde cedo assumiu as despesas da partida. Logo aos 10 minutos de jogo, Àmgelo Gabriel abriu o marcador a favor dos sauditas. No entanto, a contagem não ficou por aqui e, 17 minutos mais tarde, em cima do minuto 27, Haroune Camara, dobrou a vantagem.
Ainda antes do intervalo, para total desagrado de Jorge Jesus, a equipa da casa conseguiu reagir e reduziu a desvantagem no marcador, por intermédio de Brison Fernandes, à passagem do minuto 41. Já com João Félix e Sadio MAné em campo, o marcador não voltou a sofrer alterações até ao apito final.
Recorde-se que, no dia anterior ao encontro, terça-feira, 21 de outubro, Jorge Jesus fez questão de esclarecer a ausência de Cristiano Ronaldo. Segundo o antigo técnico do Benfica, o capitão da seleção nacional, em prol da gestão física, irá ficar de fora dos compromissos que o Al Nssr terá fora da Arábia Saudita.
Com este resultado, o Al Nassr não sabe o que é perder na presente edição da Liga dos Campeões 2. Ao cabo de três jornadas, os sauditas de Jorge Jesus lideram o Grupo D, com nove pontos. Já o Goa FC, o derrotado da última noite, encontra-se na última posição, sem conseguir pontuar.
Cronista analisou primeiro mês do Special One no comando técnico dos encarnados, considerando que não há nada revelante para destacar
23 Out 2025 | 09:54 |
José Mourinho estáà frente do Benfica há praticamente um mês, contudo, as mudanças ainda estão para a acontecer. Segundo Catarina Pereira, o impacto do Special One no Clube da Luz tem-se sentido em todo lado, menos no terreno de jogo, onde o desaire frente ao Newcastle veio a acentuar ainda mais os problemas das águias.
Catarina Pereira: "Nessa altura, os elogios do então técnico adversário ao plantel encarnado eram gigantescos"
Na seu texto de opinião, publicado no jornal A Bola, a cronista recordou as últimas delcarações do Special One: "Em Newcastle, o treinador foi, como se costuma dizer, igual a si próprio. Antes da partida lamentou o ritmo de jogo a que a equipa estava habituada, mas que curiosamente foi suficiente para eliminar o ritmo de jogo do seu Fenerbahçe. Nessa altura, os elogios do então técnico adversário ao plantel encarnado eram gigantescos".
No entanto, entre a sua passagem pelo Fenerbahçee o seu atual trabalho na Luz, Catarina Pereira assume que o registo é idêntico: "Nada de novo no modus operandi: no passado Mourinho quis responsabilizar o Benfica frente aos turcos, no presente quer abrir caminho para os reforços de inverno".
Catarina Pereira: "O treinador cujo maior feito até agora neste regresso à Luz foi não perder no Dragão"
"Depois do maior investimento de sempre no mercado de verão, e com eleições pelo meio, o treinador cujo maior feito até agora neste regresso à Luz foi não perder no Dragão olha para janeiro como a primeira oportunidade que tem para fazer a diferença", acrescentou, visando a falta de resultados consistentes do português.
Por fim, Catarina Pereira volta a frisar o seu pensamento: "Quando Mourinho voltou ao Benfica, muito se debateu quão diferente está o treinador outrora temido por toda a Europa. Na minha opinião, curiosamente não vejo grandes diferenças no discurso. Os mind games estão lá, a respeitável arrogância também".