
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Há novas informações sobre a situação clínica de Zeki Amdouni e as novidades não são boas. O camisola 7 do plantel principal do Benfica sofreu uma mialgia na coxa direita e a sua utilização no Dérbi contra o Sporting é uma dúvida, gerando dores de cabeça para Bruno Lage, que apostou no atleta a titular pela segunda vez consecutiva frente ao Estoril.
Embora tenha mantido a titularidade, o avançado suíço não terminou a noite da melhor forma. Amdouni teve de sair mais cedo da partida na Amoreira, no arranque da segunda parte, com queixas na coxa direita. Ora, este domingo, 4 de maio, o jornal Record adiantou novas informações, garantindo que o problema físico do atacante é uma mialgia na coxa direita, que acaba a colocá-lo na lista de dúvidas para o Benfica - Sporting.
O jornal desportivo português avança que não há certezas que Amdouni consiga recuperar a tempo de ser uma alternativa para Bruno Lage. Numa altura em que o suíço havia regressado aos eleitos do timoneiro, que mostrou confiança no avançado cedido pelo Burnley ao fazer uma aposta a titular frente ao AVS e Estoril, consecutivamente, o craque poderá falhar aquele que é visto como o jogo do título.
Importa referir que, Zeki Amdouni é um dos dossiês em aberto. O craque termina o empréstimo no Benfica no final da atual época, no entanto, os encarnados detêm uma opção de compra. As mais recentes informações de mercado davam contam de uma incerteza, no entanto, as recentes apostas de Bruno Lage pareciam colocar Amdouni mais perto de permanecer nos quadros da Luz, após o mercado de verão.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Federação Portuguesa de Futebol voltou a punir o Clube da Luz devido aos problemas que se verificaram em Barcelos e a coima não é nada leve para os cofres
|
Como tem sido recorrente no decorrer da temporada, o Benfica está obrigado a desembolsar mais uns milhares de euros devido ao mau comportamento causado pelos adeptos nos recintos desportivos. Na tarde deste domingo, 4 de maio, foi conhecido o desfecho do processo disciplinar que foi instaurado pelo Conselho de Disciplina.
O facto de se tratar de uma reincidência do mau comportamento da parte dos adeptos encarnados, faz com que a coima apresentada pela Federação Portuguesa de Futebol seja muito mais gravosa. Já foram vários os casos que foram punidos pelo Conselho de Disciplina. Vale lembrar também que, na chegada da equipa encarnada, depois do triunfo em Guimarães, vários adeptos das águias foram detidos pela PSP pela deflagração de engenhos pirotécnicos nas imediações do Estádio da Luz.
Recorde-se, que o Benfica, na altura, venceu o Gil Vicente por 3-0, no Estádio Cidade de Barcelos, onde beneficiou dos golos apontados por Fredrik Aursnes, Andrea Belotti e de Ángel Di María, que marcou o seu regresso, depois de oitos jogos afastado dos relvados. Superado o Estoril, os encarnados preparam a receção ao Sporting com vista o dérbi que pode decidir as contas do título nacional.
Treinador leonino abordou a utilização do capitão da turma de Alvalade, que está a um cartão amarelo de cumprir suspensão, podendo falhar a deslocação à Luz
|
Morten Hjulmand poderá falhar o Dérbi entre o Benfica e o Sporting, uma vez que está a um cartão amarelo de ter de cumprir castigo. Ora, em antevisão ao embate com o Gil Vicente, Rui Borges abordou o tema, desvendando a decisão de convocar o capitão leonino, no entanto, sobre a utilização do dinamarquês mantém-se a dúvida.
"Não vou estar a dizer a equipa que joga. O Morten [Hjulmand] é um jogador que está convocado, depois é uma decisão que fica para nós equipa técnica. Vamos olhar para o jogo da melhor forma, querer disputá-lo e ganhá-lo", afirmou, num primeiro momento, em conversa com os jornalistas. Rui Borges deixou uma garantia sobre a mentalidade de Hjulmand, a pouco menos de uma semana do pontapé de saída do Benfica - Sporting.
"Ele está consciente. Estamos a falar de jogadores do Sporting. Estão bem conscientes. Ele é um jogador mais competitivo, tem levado mais carões, faz parte do jogo. O futebol é isso mesmo e temos de lidar com isso. Entraremos com 11 jogadores e seremos competentes", assegurou Rui Borges.
Rui Borges: Se eu o puser a jogar ou não, é para o lado onde queiram levar
"É lógico que olhamos para tudo e não fugimos a isso. É importante olhar para todos os fatores que existem no jogo. Existe uma comunicação interna. Sou um treinador que gosta de ouvir os jogadores. Depois dentro disso, tomamos a melhor decisão para o jogo de amanhã. Toda a gente sabe que ele é um jogador muito competitivo, vive o jogo em demasiado em alguns momentos, é personalidade e caráter. É um jogador muito importante para a equipa. Em conjunto, tomaremos a melhor decisão", acrescentou, ainda, o técnico do Sporting.
"Se eu o puser a jogar ou não, é para o lado onde queiram levar. Se quiserem levar para a parte que estou a pensar no dérbi, levem. Eu levo para aquilo que é o jogo e para a confiança que tenho no grupo. A equipa está focada, seja com o Hjulmand, o Viktor... É para o lado que vocês quiserem levar a estratégia", concluiu Rui Borges relativamente à situação do capitão dos leões, antes do Dérbi entre o Benfica e o Sporting.
Jogador, que fez Rui Costa 'abrir os cordões à bolsa' à data da sua contratação', deixou uma reação à vitória sobre o Estoril e tem olhos postos no Dérbi na Luz
|
Orkun Kokçu foi um dos jogadores do Benfica a recorrer às redes sociais para deixar uma reação à vitória encarnada sobre o Estoril, por duas bolas a uma. Através das redes sociais, o camisola 10 da formação de Bruno Lage destacou a luta pelo título nacional, deixando, ainda, uma mensagem direcionada aos adeptos do Clube da Luz.
Depois de Trubin, também, ter reagido ao resultado registado na Amoreira, o médio turco, que custou 25 milhões aos cofres da Luz, em 2023, partilhou uma fotografia do jogo de ontem, acompanhada de uma descrição, onde Kokçu apontou para o "último esforço". O compatriota de Akturkoglu já demonstra estar atento ao próximo encontro do Benfica, que será o Sporting, no Estádio da Luz, onde os encarnados poderão sagrar-se campeões nacionais.
Orkun Kokçu: Há tudo pelo que lutar
"O último esforço. Há tudo pelo que lutar. Vemo-nos na próxima semana, Benfiquistas" foram as palavras do internacional pela Turquia. Kokçu, recorde-se, foi titular no jogo frente ao Estoril e deverá manter-se como indiscutível de Bruno Lage no Dérbi entre o Benfica e o Sporting, agendado para o dia 10 de maio, sábado, às 18h00.
Vale a pena relembrar que, o conjunto orientado por Bruno Lage venceu o Estoril, de Ian Cathro, por duas bolas a uma. Fredrik Aursnes e Nicolás Otamendi foram os marcadores dos golos do Benfica, que teve de suar para garantir mais três pontos cruciais. Atualmente, as águias são líderes à condição, aguardando pelo resultado do Sporting, que vai a jogo com o Gil Vicente, este domingo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, 31 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.768 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por 11 ocasiões, somando ainda nove assistências.