Futebol
Português que recusou voltar ao Benfica no verão lesiona-se e não joga mais em 2025
07 Dez 2025 | 17:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
07 Mai 2025 | 18:15 |
Na manhã desta quarta-feira, Rui Águas comentou no seu espaço de opinião semanal no 'A Bola' sobre a vitória do Benfica no passado fim de semana e como estão preparados os encarnados para o dérbi. Além disso, o antigo jogador do Clube da Luz falou sobre alguns aspetos relevantes nesta época, entre eles, o mercado de transferências feito por Rui Costa.
Sobre a partida contra o Estoril, Rui Águas destacou a importância de confirmar o favoritismo. "Está, finalmente, concluído com êxito um caminho que se antevia complicado até ao grande dérbi da Luz, onde agora tudo se define. Foi confirmada a expectativa na Amoreira, quanto ao jogo interessante que se esperava, entre um visitado tranquilo, mas querendo ser protagonista, e um ilustre visitante na última prova que era imperioso vencer antes do clássica", disse o treinador.
"Uma entrada dominadora do Benfica e vantagem dupla ao intervalo parecia indicar uma vitória tranquila. Um segundo período de afirmação caseira viria, porém, a colocar dúvidas no desfecho, que seria discutido", comentou Rui Águas ainda sobre a grande vitória na Amoreira, antes de comentar sobre o mercado de transferências feito pelo Benfica.
"O balanço do último mercado futebolístico deve ser feito antes de terminarem as competições, porque, muitas vezes, os resultados finais influenciam, quanto a mim erradamente, os juízos e conclusões quanto às escolhas e operações efetuadas", começou por dizer o treinador, que selecionou casos em específico para análise: "Vejamos o caso do Benfica: Belotti e Bruma representaram o reforço do ataque com jogadores experientes e consagrados, para rendimento imediato. O efeito de ambos foi bastante positivo, embora com diferentes desenvolvimentos".
Já relativamente a outras contratações, Rui Águas argumentou: "Manu e Dahl foram duas apostas jovens para posições onde eram necessárias alternativas. O médio português correspondeu a um investimento, que, desde logo, se confirmou como inteligente. O defesa sueco, este por empréstimo, veio para render Carreras quando necessário, mas também como projeto a prazo, salvaguardando também a eventual saída do seu concorrente espanhol, muito pretendido".
Por fim, o antigo internacional português conclui, dizendo que o mercado foi um sucesso e contribuiu na campanha do Benfica. "Em conclusão, o mercado de janeiro fortaleceu claramente o plantel para o Benfica chegar ao título, mesmo considerando o duplo revés que as lesões de Manu e Bah representaram. Bom trabalho!", disse Rui Águas.
Por outro lado, há vários futebolistas que podem estar de saída do Clube da Luz; Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Rafael Obrador com mercado
07 Dez 2025 | 23:29 |
Uma eventual queda do Benfica na fase de liga da Liga dos Campeões levará Rui Costa a fechar cordões à bolsa em janeiro. José Mourinho já sabe que só terá reforços, caso o Clube Luz se consiga o acesso ao playoff de acesso aos oitavos de final da prova milionária.
Segundo avança o jornal Record, a SAD até pode garantir um ou dois jogadores na próxima janela de transferências, mas tal só irá acontecer se for realizado algum encaixe financeiro de valor equivalente com a venda de algum dos ativos do atual plantel encarnado.
Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni são dois jogadores com mercado e que ainda não pegaram de estaca nas opções iniciais do técnico encarnado. O norueguês tem em Itália alguns clubes interessados. Já argentino pode regressar ao seu país natal, uma vez que o River Plate manifestou interesse em contar com o atleta.
Também Rafael Obrador deve abandonar as águias. Tal como o Nosso Jornal adiantou (Saiba mais AQUI), existem clubes da La Liga e da segunda divisão espanhola que já manifestaram interesse em contar com os serviços do defesa que é carta fora do baralho para José Mourinho.
As águias viram, agora, atenções para a Liga dos Campões. O Benfica vai defrontar o Nápoles, num jogo que se volta a disputar no Estádio da Luz. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, e tem apito inicial marcado para as 20h00.
Guardião tentou oito passes longos ao longo do dérbi eterno (ninguém nos encarnados fez tanto), mas só foi bem-sucedido em apenas uma ocasião
07 Dez 2025 | 19:42 |
Anatoliy Trubin atravessa mais um momento difícil no Benfica e tem a titularidade em risco. No lance do golo do Sporting, o internacional ucraniano não ficou isento de culpas, sendo que Samuel Soares pode agora ter uma oportunidade perante os altos e baixos do 'camisola 1' das águias.
O próprio José Mourinho, na conferência de imprensa, fez referência às ordens que tinha dado durante a semana de trabalho para que aquele tipo de passe não acontecesse. O guarda-redes entregou a bola a Enzo Barrenechea em zona perigosa, quando o argentino estava bastante próximo de si, originando a perda de bola do colega.
A discussão pelo novo dono da baliza parece estar novamente aberta. Além do mais, segundo os dados apresentados pela Opta, Anatoliy Trubin - que tem interessados na Premier League - tentou oito passes longos no dérbi eterno (ninguém no Benfica fez tanto), mas só foi bem-sucedido em apenas uma ocasião.
Lembrar que Samuel Soares já somou dois jogos para a Liga Portugal Betclic esta temporada (Tondela e Alverca). Nessa altura, era Bruno Lage que estava no comando técnico do Benfica. Já com José Mourinho, o atual suplente foi opção em mais três partidas: Chaves, Tondela (Taça da Liga) e Atlético.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – avaliado em 28 milhões de euros – leva 21 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.890 minutos que disputou, o guardião sofreu 15 golos.
Nas redes sociais, especialista destacou pupilo de José Mourinho como o melhor em campo no duelo da 13.ª jornada da Liga portuguesa
07 Dez 2025 | 18:45 |
Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), Tomás da Cunha analisou a partida da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Nas redes sociais, o especialista destacou Richard Ríos como a grande figura do dérbi. Por outro lado, referiu que Enzo Barrenechea comprometeu no golo dos leões.
T. da Cunha: "Richard Ríos foi, de forma clara, a figura do dérbi"
"Richard Ríos foi, de forma clara, a figura do dérbi. Desta vez, também a ajudar o Benfica ofensivamente, sobretudo no entendimento com Dedic. Não houve outros argumentos para chegar à vitória, mesmo perante Sporting claramente à procura de baixar ritmo e sem nada dos suplentes", escreveu na rede social 'X', antes de falar no médio argentino.
T. da Cunha: "Benfica só colocou agressividade incómoda depois do 1-1"
"Não só Barrenechea comprometeu sob pressão. O Benfica acumulou perdas na meia hora inicial e não conseguiu impedir o Sporting de ligar por dentro. Marca na desconexão entre Morita e Maxi Araújo (Dedic e Ríos nos melhores lances). Benfica só colocou agressividade incómoda depois do 1-1".
No Estádio da Luz, Pedro Gonçalves adiantou os leões, aos 12 minutos, mas o ucraniano Georgiy Sudakov repôs a igualdade, aos 27, no quarto empate dos encarnados em sete encontros em casa no campeonato e o primeiro em que os leões cederam pontos fora do seu reduto.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Richard Ríos – avaliado em 22 milhões de euros – leva 24 encontros disputados: nove na Liga dos Campeões, 12 na Liga Portugal Betclic, um na Taça, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 1.948 minutos em que foi opção, o médio fez um golo e uma assistência.
Veja a publicação: