Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0A passada quarta-feira, 9 outubro, ficou marcada como a data em que Rui Costa cumpriu três anos à frente do Benfica. Desde então, e depois de ter derrotado Francisco Benitez, muitas coisas foram mudando no seio do Clube da Luz e nem tudo correu às mil maravilhas.
Quando foi eleito, Rui Costa tinha a seu lado Luís Mendes - braço-direito que se demitiu em junho e protagonizou uma entrevista bombástica -, Jaime Antunes, recentemente anunciado como administrador-executivo da SAD, Domingos Almeida Lima, Fernando Tavares, Sílvio Cervan e Manuel de Brito, também atualmente em funções como administrador-executivo da SAD. Na Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara deixou a presidência, demitindo-se em plena reunião magna, em setembro, ocupando agora o cargo aquele que era o vice-presidente, José Pereira da Costa.
Além dessa, vale também recordar a as saídas de: Domingos Soares de Oliveira, Luís Mendes, Lourenço Pereira Coelho, que desempenha funções de diretor geral do futebol profissional, Gabriela Rodrigues Martins e Maria Rita Santos de Sampaio Nunes. Gustavo Silva, diretor jurídico, também se demitiu em 2024, sendo que para ‘compensar’, Rui Costa anunciou as entradas de Nuno Catarino, que assumiu a pasta financeira e acompanha o presidente, e ainda Jaime Antunes, José Gandarez e Manuel de Brito na Comissão Executiva. Para a administração entraram ainda Eduardo Stock da Cunha e Manuel Lopes da Costa.
Se na SAD encarnada as mudanças foram várias dentro do relvado também não foi exceção e a começar pelos treinadores. Durante os três anos de Presidência foram quatro os treinadores que passaram pelas mãos de Rui Costa. Jorge Jesus era o treinador do Benfica quando o antigo futebolista venceu as eleições há precisamente três anos. A 28 de dezembro de 2021, o treinador português deixava o comando técnico sendo substituído por Nélson Veríssimo que após 25 jogos é trocado por Roger Schmidt.
O técnico alemão chega do PSV e em 2022/23 sagra-se campeão na época de estreia. Contudo, e após uma má campanha na temporada transata, Roger Schmidt é despedido ao fim da quarta jornada do campeonato nacional em 2024/25. Surge então, o quarto treinador, Bruno Lage que desde a sua entrada em setembro soma cinco triunfos à frente do Benfica.
Por fim, e não menos importante, do plantel de 2021/2022 apenas restam quatro jogadores: Samuel Soares, Otamendi, Tomás Araújo e Tiago Gouveia. Além disso, foi durante a Presidência de Rui Costa que foi alcançada a transferência mais cara do Benfica: Orkun Kokçu por 25 milhões, sendo que para ‘compensar’, durante este mandato, Rui Costa viu sair Enzo Fernández por 121 milhões.
Presidente do Clube da Luz marcou presença, esta segunda-feira, 9 de dezembro na inauguração da exposição 'Um por todos, todos pelo Estádio'
|
0Rui Costa marcou, esta segunda-feira, 9 de dezembro, presença na inauguração da exposição "Um por Todos e Todos pelo Estádio", no Museu Benfica – Cosme Damião. Em declarações aos meios de comunicação, o Presidente do Clube da Luz acabou por evocar a mobilização associativa na construção do antigo Estádio do Sport Lisboa e Benfica, cuja inauguração ocorreu há 70 anos.
"No momento que estamos a aumentar a nossa casa para 70 mil lugares, numa altura em que cumprimos 70 anos da inauguração do Estádio da Luz, termino com a lição que esse momento histórico nos deixou", começou por mencionar o Líder máximo do Benfica, que lançou o apelo aos adeptos, garantindo que "juntos tornaremos o Benfica imparável"
"Foram os Benfiquistas, dos dirigentes aos adeptos, quem, sob a divisa E Pluribus Unum, tornaram possível a construção desse Estádio e a concretização de um sonho perseguido há décadas pelo Clube, desde a sua fundação em Belém", afirmou Rui Costa durante o evento desta tarde.
Rui Costa - Juntos, independentemente do modo como pensamos e vivemos o nosso Clube, tornamos o Benfica imparável
"Na história do desporto nacional não há, por certo, episódio mais inspirador do que a notável mobilização associativa em torno da construção do nosso Estádio da Luz. E que recinto formidável o Benfica foi capaz de inaugurar em 1954, ampliar poucos anos depois e voltar a expandir, de forma decisiva, já na década de 80, consagrando o verdadeiro Inferno da Luz", disse.
"Quando penso na Catedral sinto-me imensamente privilegiado. Foi nas suas bancadas, quer do Estádio, quer dos pavilhões, que floresceu o amor que sinto pelo Sport Lisboa e Benfica", atirou o antigo camisola 10 das águias.
"Os Benfiquistas de então, juntos por um ideal, conseguiram o que muitos, na altura, diziam ser impossível de concretizar. Pois bem, que nunca nos esqueçamos desta força benfiquista: juntos, independentemente do modo como pensamos e vivemos o nosso Clube, tornamos o Benfica imparável. Todos contam! Sublinho: todos contam! O benfiquismo é o maior ativo do Benfica! Viva o Sport Lisboa e Benfica", concluiu o Presidente do Glorioso.
Sócios dos encarnados ficaram a conhecer, esta segunda-feira, 9 de dezembro, mais novidades quanto à nova reunião magna
|
0O Benfica anunciou esta segunda-feira, 9 de dezembro, que a continuação da Assembleia Geral Extraordinária para debater os estatutos será realizada no próximo dia 14, a partir das 9h30, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Os responsáveis pela AG já tinham emitido em comunicado, no passado dia 16 de novembro, a devida marcação da nova reunião magna, porém, hoje ficou-se a saber as horas e o local exato. “A continuação da Assembleia Geral Extraordinária para a Revisão de Estatutos será convocada, nos termos legais e estatutários, para o próximo dia 14 de Dezembro de 2024”, pode ler-se.
A agenda inclui "continuação da discussão e votação das propostas na especialidade admitidas". Já a votação final global das alterações aos estatutos será agendada para uma data futura.
João Diogo Manteigas, que se apresenta como candidato à presidência do Benfica nas eleições do próximo ano, com o lema "Benfica Vencerá", deixou uma mensagem no passado dia 2 de dezembro, onde a apela a uma forte participação dos Sócios e "também a todos os Benfiquistas com exposição pública e com intervenção no passado recente" do Clube, na próxima assembleia agendada para 14 de dezembro.
Recorde-se que esta vai ser a terceira assembleia geral a decorrer, depois da primeira sessão ter sido realizada no dia 27 de dezembro. Nestas reuniões tem sido debatido e realizada várias votações, da parte dos sócios, sobre os mais variados assuntos relacionados com o Benfica. A mesa presidida por José Pereira da Costa, procurar dar o fim a esta AG Extraordinária, no próximo dia 14 de dezembro.
Candidato à presidência do Clube da Luz divulgou uma mensagem nas redes sociais referente à próxima Assembleia Geral
|
0João Diogo Manteigas, que se apresenta como candidato à presidência do Benfica nas eleições do próximo ano, com o lema "Benfica Vencerá", partilhou uma mensagem nas redes sociais. Nela, apela a uma forte participação dos sócios na assembleia agendada para 14 de dezembro, cujo objetivo é continuar a discussão sobre a revisão dos novos estatutos do clube.
"Benfiquistas, entrámos em dezembro, mês decisivo para o sucesso do nosso Benfica e fundamental para o futuro do nosso clube. No dia 14 teremos mais uma Assembleia Geral Extraordinária sobre o processo de revisão estatutária, mas ainda podemos melhorar significativamente a nossa carta magna", referiu.
João Diogo Manteigas: Apelo também a todos os benfiquistas com exposição pública e com intervenção no passado recente do nosso clube para que se juntem a nós
"E para isso, o Benfica precisa de todos nós, os sócios. Apelo também a todos os benfiquistas com exposição pública e com intervenção no passado recente do nosso clube para que se juntem a nós, para que todos juntos mobilizemos o maior número de associados para esta próxima assembleia. O Sport Lisboa e Benfica será o que todos os sócios quiserem que ele seja. Não falhamos ao nosso amor. O Sport Lisboa e Benfica", concluiu João Diogo Manteigas.
Recorde-se que esta vai ser a terceira assembleia geral a decorrer, depois da primeira sessão ter sido realizada no dia 27 de dezembro. Nestas reuniões tem sido debatido e realizada várias votações, da parte dos sócios, sobre os mais variados assuntos relacionados com o Benfica. A mesa presidida por José Pereira da Costa, procurar dar o fim a esta AG Extraordinária, no próximo dia 14 de dezembro.
Confira aqui a publicação: