Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Rui Costa celebra marco importante no Benfica, mas nem tudo correu bem

Atual Presidente do Clube da Luz, recorde-,se, foi eleito, após a demissão do antigo líder das águias, Luís Filipe Vieira, do cargo

Rui Costa celebra três anos como Presidente do Benfica
Rui Costa celebra três anos como Presidente do Benfica

  |

Icon Comentário0

A passada quarta-feira, 9 outubro, ficou marcada como a data em que Rui Costa cumpriu três anos à frente do Benfica. Desde então, e depois de ter derrotado Francisco Benitez, muitas coisas foram mudando no seio do Clube da Luz e nem tudo correu às mil maravilhas. 


Quando foi eleito, Rui Costa tinha a seu lado Luís Mendes - braço-direito que se demitiu em junho e protagonizou uma entrevista bombástica -, Jaime Antunes, recentemente anunciado como administrador-executivo da SAD, Domingos Almeida Lima, Fernando Tavares, Sílvio Cervan e Manuel de Brito, também atualmente em funções como administrador-executivo da SAD. Na Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara deixou a presidência, demitindo-se em plena reunião magna, em setembro, ocupando agora o cargo aquele que era o vice-presidente, José Pereira da Costa.  


Além dessa, vale também recordar a as saídas de: Domingos Soares de Oliveira, Luís Mendes, Lourenço Pereira Coelho, que desempenha funções de diretor geral do futebol profissional, Gabriela Rodrigues Martins e Maria Rita Santos de Sampaio Nunes. Gustavo Silva, diretor jurídico, também se demitiu em 2024, sendo que para ‘compensar’, Rui Costa anunciou as entradas de Nuno Catarino, que assumiu a pasta financeira e acompanha o presidente, e ainda Jaime Antunes, José Gandarez e Manuel de Brito na Comissão Executiva. Para a administração entraram ainda Eduardo Stock da Cunha e Manuel Lopes da Costa. 


Se na SAD encarnada as mudanças foram várias dentro do relvado também não foi exceção e a começar pelos treinadores. Durante os três anos de Presidência foram quatro os treinadores que passaram pelas mãos de Rui Costa. Jorge Jesus era o treinador do Benfica quando o antigo futebolista venceu as eleições há precisamente três anos. A 28 de dezembro de 2021, o treinador português deixava o comando técnico sendo substituído por Nélson Veríssimo que após 25 jogos é trocado por Roger Schmidt. 

O técnico alemão chega do PSV e em 2022/23 sagra-se campeão na época de estreia. Contudo, e após uma má campanha na temporada transata, Roger Schmidt é despedido ao fim da quarta jornada do campeonato nacional em 2024/25. Surge então, o quarto treinador, Bruno Lage que desde a sua entrada em setembro soma cinco triunfos à frente do Benfica. 


Por fim, e não menos importante, do plantel de 2021/2022 apenas restam quatro jogadores: Samuel Soares, Otamendi, Tomás Araújo e Tiago Gouveia. Além disso, foi durante a Presidência de Rui Costa que foi alcançada a transferência mais cara do Benfica: Orkun Kokçu por 25 milhões, sendo que para ‘compensar’, durante este mandato, Rui Costa viu sair Enzo Fernández por 121 milhões. 


Clube

Não há como o Benfica: Estádio da Luz vai reunir grandes nomes do mundo desportivo

Pela primeira vez, um dos mais importantes eventos a nível mundial vai ter como palco o reduto dos encarnados

Estádio da Luz vai ser palco de uma das maiores conferências de evento desportivo mundial, depois do encontro do Benfica da Champions
Estádio da Luz vai ser palco de uma das maiores conferências de evento desportivo mundial, depois do encontro do Benfica da Champions

  |

Icon Comentário0

Nos dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira e sábado da próxima semana, o Estádio da Luz vai ser o palco da International Sports Law Conference, evento considerado um dos maiores do direito desportivo do mundo.


Entre os oradores do evento encontram-se nomes ressoantes como Rosalia Ortega, presidente do IIDD e considerada a melhor profissional do mundo em direito desportivo, em 2019, Martin Schimke, Rodrigo Morais e Gonçalo Almeida, os dois últimos da FIFA, Nogueira da Rocha, da TAS, e Alexandre Mestre, especialista em direito desportivo e ex-secretário do Estado do Desporto.


O evento acontece, recorde-se, antes dos encarnados receberem o Feyenoord, para a Liga dos Campeões, e durante a deslocação ao reduto do Pevidém, dia 19 de outubro, lembre-se, que tem relógio marcado para as 20h15.


É de referir ainda que o evento, com co-organização pela Internacional Sports Lawyers Association, pelo Instituto Ibero-Americano do Direito Desportivo e também pela Associação Portuguesa do Direito Desportivo, vai ser inteiramente realizado em inglês e que está preparado para advogados e estudantes de direito desportivo, assim como causídicos que estejam integrados em organizações desportivas, ligas, clubes ou agentes.

Sabe-se que entre os temas a debater, nesta que é a primeira vez que a International Sports Law acontece em Portugal, está a jurisprudência do Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), os direitos de imagem do desportista e o Código Mundial Antidopagem para 2027.



Clube

Está decidido, Rui Costa? Peça-chave vai trocar Benfica pela Arábia Saudita

Encarnados têm visto vários elementos rumarem a outras paragens e parece que vai existir mais uma saída no Clube da Luz

Olha isto, Rui Costa: Dirigentes troca Benfica pela Arábia Saudita
Olha isto, Rui Costa: Dirigentes troca Benfica pela Arábia Saudita

  |

Icon Comentário0

Parece que está decidido e vem aí mais uma baixa no centro de estágios do Benfica. Segundo adianta, esta segunda-feira, 7 de outubro, o jornal português A Bola, Rodrigo Magalhães, diretor técnico da formação do Glorioso, vai deixar a Luz para rumar à Arábia Saudita. 


De acordo com informações avançadas pelo mesmo diário desportivo, Rodrigo Magalhães, que era uma peça-chave da formação do Clube da Luz, vai abraçar um projeto internacional ao serviço do Neom, do segundo escalão, deixando o Benfica aos 44 anos de idade. 


 Depois de estar no Glorioso há quase 20 anos e de ter assumido em março a direção técnica, ocupando a vaga deixada por Pedro Marques, Rodrigo Magalhães acaba por se juntar a Pedro Mill-Homens no departamento das saídas do Seixal. Guilherme Muller acabou por substituir o dirigente ao ser o novo diretor geral da formação. 


Recorde-se que, tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, Pedro Mil-Homens também abandou o Benfica. A imprensa nacional garante que o dirigente não apresentou a demissão, nem foi demitido por Rui Costa. Pedro Mil-Homens deixa assim de fazer parte dos quadros da Luz, depois de ter chegada em 2017. 

Antes de rumar ao Seixal para assumir funções de diretoria, Pedro Mil-Homens esteve como Diretor de Academia no rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2001 e 2011. Em 2017, foi chamado a 'reforçar' o Benfica, numa ligação que durou até ao presente ano de 2024.



Clube

Última hora! Benfica revela data da Assembleia Geral Extraordinária

Reunião magna de revisão estatutária do emblema da Catedral, recorde-se, foi suspensa no passado dia 21 de setembro

Benfica revela da data Assembleia Geral Extraordinária
Benfica revela da data Assembleia Geral Extraordinária

  |

Icon Comentário0

É notícia de última hora: O Benfica emitiu, esta quinta-feira 3 de outubro, um comunicado relativo à Assembleia Geral Extraordinária. Na nota divulgada através do site oficial, os encarnados dão conta de que a reunião magna vai prosseguir no próximo sábado, 26 de outubro. 


"A Assembleia Geral Extraordinária do Sport Lisboa e Benfica, suspensa no dia 21 de setembro durante a discussão do segundo ponto da ordem de trabalhos, foi convocada para continuar a reunir no próximo dia 26 de outubro, pelas 9h30, no Pavilhão n.º 1 do Complexo Desportivo do Clube", pode ler-se no comunicado. 


A Assembleia Geral Extraordinária do Sport Lisboa e Benfica, suspensa no dia 21 de setembro durante a discussão do segundo ponto da ordem de trabalhos, foi convocada para continuar a reunir no próximo dia 26 de outubro


As águias divulgaram ainda a ordem de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária, que tem em vista a revisão dos Estatutos. "Ponto 2 – Discussão e votação das propostas na especialidade admitidas (continuação). Ponto 3 – Votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada (a realizar em data a agendar)", escreveram os encarnados. 

Importa recordar que, na reunião magna, que foi suspensa no passado dia 21 de setembro, a proposta de revisão dos Estatutos foi aprovada na esmagadora maioria. Aquando do anúncio do resultado da votação, no Pavilhão da Luz, os presentes Sócios gritaram "Benfica", celebrando o resultado positivo da revisão dos Estatutos. 


De destacar que, tal como foi noticiado em tempo oportuno, Fernando Seara, presidente da MAG, apresentou a sua demissão, após adiamento da Assembleia Geral Extraordinária. Recentemente, Rui Costa, na Assembleia Geral Ordinária, acabou por abordar o sucedido


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Desta vez não é só multa! Conselho de Disciplina instaura processo disciplinar ao Benfica
Clube

Desta vez não é só multa! Conselho de Disciplina instaura processo disciplinar ao Benfica

 

Icon Comentário0
Comovente! Pequeno Manuel conhece plantel do Benfica e 'derrete-se' por...Di María (Vídeo)
Clube

Comovente! Pequeno Manuel conhece plantel do Benfica e 'derrete-se' por...Di María (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Jornalista sem ‘abébias’ ao Presidente do Benfica: “Em vez de se vitimar, Rui Costa devia era refletir”
Clube

Jornalista sem ‘abébias’ ao Presidente do Benfica: “Em vez de se vitimar, Rui Costa devia era refletir”

 

Icon Comentário0