Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Rui Costa denuncia "tratamento vergonhoso" aos adeptos no Porto – Benfica

Em comunicado, Clube da Luz relata práticas inaceitáveis na visita ao reduto dos dragões, nos quartos-de-final da Taça de Portugal

Em comunicado, Benfica de Rui Costa revela tratamento vergonhoso dos responsáveis do Porto aos adeptos das águias e afirma que vai fazer queixa formal à FPF
Em comunicado, Benfica de Rui Costa revela tratamento vergonhoso dos responsáveis do Porto aos adeptos das águias e afirma que vai fazer queixa formal à FPF

15 Jan 2026 | 00:22 |

Icon Comentário0

O Benfica denunciou, esta quarta-feira, práticas inaceitáveis a que os seus adeptos foram sujeitos na visita ao reduto do Porto, com alguns a serem obrigados a descalçar-se sobre um chão molhado. Em comunicado, as águias - que saíram derrotadas, por 1-0 - revelam que vão avançar com uma queixa na Federação Portuguesa de Futebol.


"Adeptos do Benfica foram obrigados a descalçar-se sobre um chão molhado"


O Sport Lisboa e Benfica vai apresentar uma queixa formal à Federação Portuguesa de Futebol, na sequência do tratamento vergonhoso a que foram sujeitos os seus adeptos no acesso ao Estádio do Dragão”, começa por dizer o comunicado do Clube da Luz, publicado na noite desta quarta-feira.


Os adeptos do Benfica foram obrigados a descalçar-se sobre um chão molhado, num procedimento que não se encontra previsto em qualquer regulamento e que teve como único propósito a humilhação dos Benfiquistas, entre os quais se encontravam várias pessoas de idade avançada”, acrescentam as águias.

"Muitos adeptos só conseguiram aceder aos seus lugares já com a segunda parte em curso"


Em consequência destes atrasos deliberados, muitos adeptos só conseguiram aceder aos seus lugares já com a segunda parte em curso. Trata-se de um comportamento absolutamente inaceitável por parte dos responsáveis de segurança do Futebol Clube do Porto, que, infelizmente, se tem tornado prática reiterada sempre que o Sport Lisboa e Benfica disputa jogos neste estádio”, finalizam os encarnados.

Importa lembrar que esta não é a primeira ocasião em que os adeptos das equipas adversárias do Porto são maltratados no Estádio do Dragão. Aquando da deslocação do Estrela da Amadora, surgiram relatos de que os mesmos foram vítimas de práticas semelhantes.


Clube

Rui Costa tem parceiro à vista para investimento de quase 300 milhões no Benfica

Gigante financeiro internacional negoceia financiamento de projeto ambicioso aprovado pelos Sócios que visa modernizar infraestruturas e aumentar receitas

Rui Costa negoceia com a JP Morgan o financiamento do Benfica District, bem como a modernização do Estádio da Luz
Rui Costa negoceia com a JP Morgan o financiamento do Benfica District, bem como a modernização do Estádio da Luz

14 Jan 2026 | 11:27 |

Icon Comentário0

O Benfica encontra-se em conversações avançadas com a JP Morgan para garantir suporte financeiro para o Benfica District e para as remodelações profundas que pretende fazer no Estádio da Luz. A informação está a ser veiculada pela Bloomberg nesta quarta-feira, 14 de janeiro.


Rui Costa negoceia financiamento com a JP Morgan


Esta operação financeira engloba valores que podem atingir 295 milhões de euros globais. A remodelação do recinto desportivo, destinada a elevar a lotação para 80 mil espetadores, rondará os 75 milhões. Por sua vez, a edificação da cidade desportiva absorverá a fatia maior, custando cerca de 220 milhões.


Apesar das conversas decorrerem, não são ainda conhecidos os detalhes específicos sobre as condições desta eventual parceria estratégica entre o Clube e a entidade bancária. Questões cruciais como as taxas de juros aplicáveis ao empréstimo ou a duração do contrato permanecem no segredo dos deuses.

Remodelação do Estádio da Luz e Benfica District são para avançar


Importa recordar que o Benfica District foi recentemente sufragado em Assembleia Geral pelos Associados encarnados. A proposta mereceu a confiança da maioria, com quase 60% dos Sócios a votarem favoravelmente na reunião magna. Este aval permitiu à Direção avançar para a procura ativa de investidores capazes de tornar esta operação realizável.

Nessa mesma sessão, Nuno Catarino assegurou que os encargos do projeto serão integralmente suportados pelas receitas geradas pelo próprio empreendimento. O responsável apontou para uma faturação bruta anual de 37 milhões. Esta viabilidade económica é o argumento central de Rui Costa para convencer a banca internacional a investir no Benfica.


Clube

Na inauguração do 1904 Benfica Hotel, Rui Costa puxa dos galões: "Respeito pela história"

Presidente do Clube da Luz destacou importância deste tipo de medidas para os encarnados, lembrando o passado das águias

Rui Costa considera que a inauguração do 1904 Benfica Hotel é uma medida de extrema importância para os encarnados
Rui Costa considera que a inauguração do 1904 Benfica Hotel é uma medida de extrema importância para os encarnados

07 Jan 2026 | 09:22 |

Icon Comentário0

Rui Costa - que estará prestes a segurar pérola da formação - marcou presença na cerimónia de inauguração do 1904 Benfica Hotel. No discurso perante as várias personalidades presentes, nomeadamente Carlos Moedas, o Presidente do Clube da Luz destacou importância deste tipo de medidas para os encarnados.


“Celebramos um dia feliz para o Sport Lisboa Benfica”


"Celebramos um dia feliz para o Sport Lisboa Benfica e todos os Benfiquistas, um dia que materializa a ambição antiga do Clube, em revitalizar um espaço profundamente ligado à nossa história. Ao mesmo tempo concretizamos uma parceria sólida que reforça a dimensão da Fundação Benfica no apoio a quem mais precisa”, começou por afirmar Rui Costa.


"É também assim que o Benfica se engrandece, sendo competitivo e ambicioso no plano desportivo, mas igualmente relevante no plano social, através de um trabalho de excelência que a Fundação Benfica tem sabido desenvolver. Que este seja verdadeiramente um hotel à Benfica, um espaço de excelência, de memória e identidade”, acrescentou o líder do Clube da Luz.

“É acima de tudo um ato de respeito pela nossa história e um compromisso com o futuro”


"Recuperar este espaço foi muito mais do que um exercício de reabilitação urbana. É acima de tudo um ato de respeito pela nossa história e um compromisso com o futuro. Devolvemos a vida a um espaço simbólico, assegurando que o nome Benfica continua bem presente no coração da baixa lisboeta”, considerou Rui Costa.

“Todos os dias, milhares de pessoas vindas de todo o Mundo passam por esta zona da cidade. Muitos irão visitar o Estádio da Luz, como já acontece, mas a partir de hoje poderão sentir e viver um pouco de Benfiquismo, da sua história, da sua dimensão e da sua identidade. É igualmente assim que reforçamos o nosso estatuto de maior marca portuguesa”, finalizou o líder dos encarnados.


Clube

Oficial! Já são conhecidos os resultados da votação do Benfica District

Projeto, apresentado há vários meses, recebeu o parecer dos Sócios presentes na Assembleia Geral Extraordinária de 3 de janeiro

Na sequência da Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 3 de janeiro, os Sócios votaram sobre o futuro do Benfica District
Na sequência da Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 3 de janeiro, os Sócios votaram sobre o futuro do Benfica District

04 Jan 2026 | 11:54 |

Icon Comentário0

O Benfica District foi aprovado e vai avançar. O projeto apresentado pela Direção, liderada por Rui Costa, meses antes das eleições, foi analisado e votado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã de sábado, dia 3 de janeiro, com os Sócios a darem luz verde à inovação das infraestruturas encarnadas.


Num universo de 28.338 Sócios, que participaram presencialmente e online na Assembleia Geral do Benfica, a proposta reuniu 59,24% dos votos favoráveis, acabando por ser aprovada. Os restantes 40,76% votaram contra, não ficando convencidos com os argumentos apresentados por Rui Costa e Nuno Catarino.


"É hora de finalizar a Assembleia Geral Extraordinária que visava a proposta do Benfica District. Votaram um total de 28.338 sócios, com 59,24% desse total votaram sim, com 40,66% a votarem não. É uma vitória do sim e da proposta apresentada", começou por afirmar José Pereira da Costa.


"A adesão foi de tal forma avassaladora que gerou alguns constrangimentos durante o dia, constrangimentos esses que foram durante o dia corrigidos e serão aproveitados para, no futuro, desenvolvermos um método", adiantou o presidente da Mesa da Assembleia Geral, referindo-se às dificuldades registadas no processo de votação, que obrigaram ao prolongamento das urnas até às 21h00 de sábado, 3 de janeiro.

"Os associados do Clube puderam votar presencialmente, por meio dos sistemas eletrónicos habitualmente disponibilizados, e também remotamente, através do Site Oficial e da App do SLB, meios digitais que também transmitiram a AGE em direto.Votaram 28 338 sócios, 59,24% a favor, e 40,76% contra», pode ler-se no comunicado do Clube da Luz", concluiu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Nuno Catarino esclarece investimento em torno do Benfica District: "Criação de..."
Clube

Nuno Catarino esclarece investimento em torno do Benfica District: "Criação de..."

03 Jan 2026 | 11:20

Icon Comentário0
Rui Costa deixa garantia sobre o Benfica District: "Enfrentar os desafios do futuro"
Clube

Rui Costa deixa garantia sobre o Benfica District: "Enfrentar os desafios do futuro"

03 Jan 2026 | 10:24

Icon Comentário0
Nuno Catarino dá conta das novidades para o Benfica District e Estádio da Luz: "Vai ter..."
Clube

Nuno Catarino dá conta das novidades para o Benfica District e Estádio da Luz: "Vai ter..."

02 Jan 2026 | 11:31

Icon Comentário0