Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Rui Costa, Vieira e companhia acusados de desviar fundos da SAD do Benfica

Atual líder e antigos dirigentes encarnados foram indiciados por crimes de recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal qualificada

Luís Filipe Vieira e Rui Costa acusados de desviar fundos da SAD do Benfica
Luís Filipe Vieira e Rui Costa acusados de desviar fundos da SAD do Benfica

  |

Icon Comentário0

Rui Costa, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Paulo Gonçalves foram indiciados pelos crimes de recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal qualificada, segundo informou o jornal Observador, esta quinta-feira. 

A mesma fonte avança que o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) acusaram o atual Presidente do Benfica, o ex-líder e os antigos dirigentes encarnados de um alegado plano, concebido entre 2014 e 2020, que desviou cerca de 6 milhões de euros dos cofres do emblema da Catedral, por intermédio de falsos contratos de intermediação de compra e venda de jogadores. 


O jornal Observador informou, ainda, que o esquema era feito através de saída de dinheiro das contas bancárias da Benfica SAD para a intermediação de contratação de atletas que nunca existiu, resultando num plano para desviar fundos da SAD das águias. É de recordar que Rui Costa foi interrogado, uma informação que acabou a ser confirmada pelo próprio Benfica, através de um comunicado (saiba mais AQUI).


A mesma fonte garantiu que o Ministério Público suspeita que os esquemas incluíam os seguintes jogadores: Daniel dos Santos, que jogou na equipa B, Marcelo Hermes, cujo valor da transferência nunca constou nos relatórios e contas da SAD, e Luís Felipe, que, segundo o jornal mencionado acima, o órgão de justiça acredita que o Benfica pagou "mais três milhões de euros do que era suposto". 

Recorde-se que, tal como nosso Jornal reportou, o Movimento Servir o Benfica já lançou um comunicado perante as investigações ao atual e antigos dirigentes do Clube da Luz, tendo exigido uma auditoria para esclarecimentos das recentes notícias (descubra mais informações AQUI).



Clube

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, aponta dedo a braço direito de Pedro Proença: “Surreal”

Comentador do Glorioso 1904 sem meias palavras para classificar atuação da Liga Portugal

Pedro Brinca deixou duras críticas a alto responsável da Liga Portugal, liderada por Pedro Proença
Pedro Brinca deixou duras críticas a alto responsável da Liga Portugal, liderada por Pedro Proença

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca considera surreal a entrevista que Rui Caeiro, antigo alto responsável do Sporting e atual diretor executivo da Liga Portugal, sobre o processo de centralização dos direitos televisivos.

“A semana passada assisti a uma das entrevistas mais surreais que já vi até hoje. O tema? Ponto do processo da comercialização centralizada dos direitos audiovisuais da Primeira e Segunda Liga a partir de 2027/28. O protagonista? Rui Caeiro, diretor executivo da LPFP, entrevistado pelo Negócios-Record”, começa por referir Pedro Brinca.


“Em que ponto é que está neste momento o processo? Não responde. Há alguma hipótese de acontecer antes de 2028/29? É uma ambição da Liga? Não responde. Consegue garantir que nenhum clube vai perder dinheiro? Não responde. Quanto é que valem os direitos da liga centralizados? Consegue dar-me um número? Não responde, apesar de em abono da verdade, dizer que valem mais do que o valor atual. Mas mal seria, só em termos de inflação, estamos a falar já cerca de 25% relativamente a 2015”, atira o conhecido adepto do Benfica.


“Porque comparamos Portugal com os big-five? Não responde. Tem alguma proposta em mãos pelos direitos televisivos? Não responde. Há alguma entidade que tenha dito "eu pago 300 milhões de euros por ano pelos jogos de futebol?" Não responde. Quem são os players que estão interessados? Não responde”, atira o economista.

“Há concordância dos clubes em fazer este processo o mais depressa possível. Tem interessados em comprar pelos valores que a Liga estabeleceu como mínimos? Porque não está fechado ainda? Não responde. Ver todo o futebol em Portugal custa 50 euros. Quantas famílias conseguem pagar isto? Não responde. Não o preocupa que as três principais operadoras sejam também elas detentoras do canal que é dono dos direitos de quase todos os jogos de todos os clubes? Isto não é concentração a mais? Não responde”, refere o comentador do Glorioso 1904.


“Referiu três pilares fundamentais para o processo, sendo que dois estarão perto da conclusão: um regulamento de controlo económico, um regulamento de audiovisuais, e um controlo de investimento em infraestruturas. Mas o que eu gostaria de saber é porque é que é precisa a negociação centralizada para os fazer. Se os regulamentos referidos são algo que os clubes querem, podem ser aprovados já em assembleia geral da Liga. Porque estão à espera de 2027/28? Por outro lado, se for algo que os clubes não querem e lhes seja imposto, em assembleia geral podem perfeitamente destituir a direção e eleger uma que reponha os regulamentos que desejam. Com negociação centralizada ou não”, afirma Pedro Brinca.

“A frase mais repetida de toda a entrevista foi que a Liga está empenhada em fazer o processo da negociação centralizada bem feito. Ok, ainda bem. Pelo menos já sabemos que estão empenhados e que estão empenhados em fazer bem”, finaliza o conhecido adepto do Benfica.


Clube

Benfica divulga ordem de trabalhos e horário de dupla Assembleia Geral

Sócios dos encarnados vão ter reunião magna, que promete ser bastante animada

Benfica divulgou horário de dupla Assembleia Geral, que se realiza no próximo dia 15 de junho
Benfica divulgou horário de dupla Assembleia Geral, que se realiza no próximo dia 15 de junho

  |

Icon Comentário0

Já são conhecidos os horários e a ordem de trabalhos para as Assembleias Gerais do Benfica. Os sócios do Clube da Luz estão convocados para duas AG's que se realizam no dia 15 de junho, sendo que uma será de manhã e outra à tarde. Neste período, vai ser abordado a Revisão dos Estatutos e a votação do Orçamento do Clube para a próxima temporada

Primeiro, para as 10h30, no pavilhão n.º 2, está marcada a AG para "apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica". Depois disso serão admitidas as propostas de alteração. Ao dia de hoje, são conhecidas apenas as propostas da Direção e do movimento 'Servir o Benfica'.


Já para as 15h00, no mesmo local, foi convocada a AG ordinária. Começará com a "aprovação das atas", seguindo-se a discussão e do "orçamento ordinário de exploração, o orçamento de investimentos e o plano de atividades, elaborados pela Direcção para o exercício de 2024/2025".


As reuniões magnas serviram ainda para os adeptos tecerem várias questões diretamente a Rui Costa, depois de uma época que ficou marcada pelo descontentamento devido aos fracos resultados desportivos da equipa masculina de futebol sénior. A equipa comandada por Roger Schmidt terminou a temporada no segundo lugar a 10 pontos do campeão Sporting. 



Futebol

Benfica recebe notícia bombástica sobre Pavlidis e Roger Schmidt nem quer acreditar

Internacional grego é um dos principais alvos dos encarnados para este mercado de transferências

Roger Schmidt aprecia bastante as qualidades de Pavlidis, que está na rota do Benfica
Roger Schmidt aprecia bastante as qualidades de Pavlidis, que está na rota do Benfica

  |

Icon Comentário0

Vangelis Pavlidis já terá dado o ‘sim’ ao Benfica. Segundo o jornal ‘O Jogo’, o internacional grego gostou do projeto que lhe foi apresentado pelos responsáveis encarnados e está disposto a mudar-se para o Clube da Luz já na próxima temporada.

“Mesmo não se podendo ainda considerar como oficiais, as negociações entre as partes já permitiram aos encarnados apresentar argumentos que convenceram o internacional grego, pronto para iniciar uma nova etapa na sua carreira”, escreve o diário desportivo, na edição desta sexta-feira.


De acordo com as últimas notícias, Vangelis Pavlidis pode vir a custar uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros aos cofres do Benfica. Todavia, antes de avançar para a contratação do atleta de 25 anos, o Clube da Luz terá de fechar outros dossiês, nomeadamente de nomes como Arthur Cabral ou Casper Tengstedt.


Em 2023/24, ao serviço do AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidis – avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 46 partidas: 34 no Campeonato Nacional, 10 na Conference League e dois na Taça. Nos 4.134 minutos que disputou, o avançado grego marcou 33 golo e fez seis assistência.

Desde que chegou ao AZ Alkmaar, no início de temporada 2021/22, Vangelis Pavlidis contabiliza 137 encontros, 80 finalizações certeiras e 25 passes para golo. O atleta de 25 anos tem contrato até junho de 2025, o que joga a favor do Benfica, visto que enfraquece a posição negocial do emblema neerlandês.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Benfica não esquece os Benfiquistas mais pequenos no dia da criança
Clube

Benfica não esquece os Benfiquistas mais pequenos no dia da criança

 

Icon Comentário0
Benfica convoca dupla Assembleia Geral e já há data
Clube

Benfica convoca dupla Assembleia Geral e já há data

 

Icon Comentário0
Principais diferenças entre Direção encarnada e o Movimento 'Servir o Benfica' sobre a Revisão de Estatutos
Clube

Principais diferenças entre Direção encarnada e o Movimento 'Servir o Benfica' sobre a Revisão de Estatutos

 

Icon Comentário0