Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

SAÍDA DE DOMINGOS SOARES OLIVEIRA DO BENFICA AINDA MEXE! MAURO XAVIER NÃO DEIXA NADA POR DIZER E ATIRA: “INCOMPREENSÍVEL“

Conhecido adepto do Benfica analisou o momento vivido pelo Clube da Luz, tendo o ex-CEO da SAD em foco

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier, conhecido adepto do Benfica, no seu artigo de opinião feito ao jornal Record, analisou a saída de Domingos Soares de Oliveira da SAD do Clube da Luz, garantindo que a sua substituição é algo que terá de acontecer.


“Com a explosão global da indústria do futebol, o Benfica deixou de ser só um gerador de grandes paixões e passou, também, a ser um negócio de milhões. Hoje em dia, por mais que os românticos se queiram focar no produto dentro de campo, a SAD do Benfica é uma das maiores empresas portuguesas e, como tal, necessita de uma gestão profissional, competente e independente do clube”, começou por escrever o Benfiquista.


“Durante quase duas décadas, o cargo de CEO da SAD foi ocupado por um gestor que nem benfiquista era. Felizmente, não foram as suas preferências clubísticas a ditar a qualidade do seu trabalho, ao qual todos reconhecemos mérito. De tal forma assim foi que, à hora da sua saída, o Benfica lhe pagou 1,5 milhões de euros para garantir que não acabaria a desempenhar o mesmo papel num dos seus adversários. Faria algum sentido impor tal cláusula a alguém que não desempenhasse um papel fundamental?”, disse, levantando a questão.


O famoso gestor garante que a substituição de Domingos Soares de Oliveira deverá ser algo a ter em mente, sendo que a sua não substituição é considerada como “incompreensível”.

“Embora a curto prazo o futuro do clube esteja acautelado, a decisão de não substituir Domingos Soares de Oliveira é incompreensível no médio-longo prazo. A SAD do Benfica é um projeto com capacidade para atrair os melhores gestores do mercado e a saída do seu CEO deveria ter sido acautelada com um processo de recrutamento levado a cabo por uma empresa especializada”, refere.


“Em vez disso, passamos a ter uma SAD que cada vez mais se confunde com a direção do clube. Não querendo questionar a sua competência, esta situação gera um conflito latente entre os que são eleitos e os que devem ser seleccionados enquanto profissionais. Pensar que os eleitos são os melhores profissionais de uma determinada área é um erro que se irá pagar demasiado caro”, analisou.

“Afinal de contas, as SADs foram criadas para existirem elementos que não os eleitos que possam gerir os destinos dos clubes, contribuindo assim para os modernizar e inovar. A partir de agora, passa a faltar um gestor que assegure o futuro do Benfica independentemente da direção eleita pelos sócios”, afirma em jeito de conclusão.


Clube

Após demissão de Fernando Seara, Rui Costa intervém na AG do Benfica com pedido

Presidente do Clube encarnado tentou interromper o ambiente de confusão instalado após a decisão do presidente da MAG encarnada

Rui Costa intervém na AG do Benfica após demissão de Fernando Seara
Rui Costa intervém na AG do Benfica após demissão de Fernando Seara

  |

Icon Comentário0

Após demissão de Fernando Seara, que abandonou a Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, Rui Costa interveio, chegando-se à frente para se dirigir a todos os Sócios, tendo feito um pedido. 


"É um dia importante demais para o clube para o que está a acontecer", afirmou o dirigente máximo encarnado, que pediu desculpas aos Sócios pela confusão instalada.


O Presidente do Clube encarnado apelou à calma na sequência do requerimento para a suspensão e reagendamento da Assembleia Geral. Posteriormente, o líder máximo dos encarnado pediu a todos os Sócios para que a reunião magna prosseguisse, desta vez, comandada pelo Vice-Presidente, José Pereira da Costa, face à ausência de Fernando Seara. 


O pedido de Rui Costa foi atendido com a reunião a continuar, já num ambiente mais sereno, e a votação dos artigos a decorrer. É importante referir que a confusão iniciou quando João Diogo Manteigas pediu a suspensão da reunião, argumentando que existia alguma confusão em torno dos artigos em votação. Ao que tudo indica, as propostas de alterações que foram feitas não correspondiam ao número do artigo em questão. 

Os Sócios acabaram mesmo por votar na suspensão da Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, após o associado João Pinheiro ter feito um pedido igual ao de João Diogo Manteigas. Os Sócios aprovaram a suspensão e o reagendamento da reunião magna. Foi aí que Fernando Seara decidiu anunciar a demissão da presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, abandonando, assim, a reunião no Pavilhão n.º1 da Luz. Imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão".



Clube

Última hora! Após confusão na AG do Benfica, Fernando Seara demite-se e Sócios reagem: "Vergonha"

Reunião magna, que acontece no Pavilhão n.º1 da Luz, viveu momentos polémicos que levou à decisão do Presidente da MAG do Clube da Luz

Fernando Seara demite-se após adiamento da Assembleia Geral do Benfica
Fernando Seara demite-se após adiamento da Assembleia Geral do Benfica

  |

Icon Comentário0

Após uma manhã tranquila, a segunda parte da Assembleia Geral do Benfica viveu momento polémicos e de muita confusão na parte da tarde deste sábado, 21 de setembro. Fernando Seara, presidente da MAG, apresentou a sua demissão, após adiamento da reunião magna. 


Tudo começou quando João Diogo Manteigas fez uma intervenção a pedir o reagendamento da Assembleia Geral, suspendendo a de hoje, justificando o pedido com a confusão em torno dos artigos em votação. Ao que tudo indica, as propostas de alterações que foram feitas não correspondiam ao número do artigo em questão. 


Foi nesse sentido que o candidato à Presidência do Benfica avançou com um pedido de adiamento, que foi a votos pelos Sócios Benfiquistas. A confusão aumentou perante a inflexibilidade de Fernando Seara, que pretendia seguir com a Assembleia Geral, sendo alvo de muita contestação, especialmente, depois de ter afirmado que João Diogo Manteigas tinha retirado o requerimento. 


Os Sócios acabaram mesmo por votar na suspensão da Assembleia Geral Extraordinária, após o associado João Pinheiro ter feito um pedido igual ao de João Diogo Manteigas. Os Sócios aprovaram a suspensão e o reagendamento da reunião magna. Foi aí que Fernando Seara decidiu anunciar a demissão da presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, abandonando, assim, a reunião no Pavilhão n.º1 da Luz. 

Imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão".


Veja aqui a contestação dos Sócios do Benfica:



Futebol

Hulk 'abre a cortina' sobre episódio racista com o Benfica: "Montaram tudo"

Antigo atleta do rival Porto não esqueceu o momento 'infeliz' que viveu em 2009/2010, em pleno jogo dos dragões frente às águias, na Luz

Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador
Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador

  |

Icon Comentário0

Hulk vestiu durante muitos anos a camisola do Porto e, agora no Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva em que abordou a tão problemática situação de racismo que vivenciou no duelo com o Benfica. O nome do Presidente dos encarnados, Rui Costa, veio logo ao barulho. 


“No início, eu sofri um pouco, tem até um golo que viralizou, acho que contra o Benfica no Estádio da Luz. Eu puxo a bola da direita e faço o golo. Para te falar a verdade, eu nem percebi naquele momento a torcida a fazer esse gesto, mas, onde eu presenciei e sofri um pouco mais, foi na Rússia. As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, eu não sabia como lidar naquele momento. Depois, os jogadores, quando a gente chegava no balneário, o próprio tradutor, junto com o diretor do clube, tentaram conversar comigo, para me aconselhar”, começou por dizer.


“Na hora que eu fui bater o canto, a torcida começou com esse cântico, eu comecei a mandar beijo do nada, a dar risada, foi uma forma que eu me senti bem de fazer. Quando eles vinham com esses atos, eu mandava beijo, dava risada, meio que era um choque para eles. Começavam mais, eu dava risada e mandava beijo. Eles iam parando assim. Eu comecei a me sentir bem quando eu tive essa reação. Não foi fácil, sofri bastante. Infelizmente, a gente presencia isso até hoje. Não deveria acontecer”, admitiu Hulk.


“No final de 2009 teve o clássico na Luz, contra o Benfica. Perdemos 1-0. Teve muito tumulto nesse jogo. No término da partida, já estava no vestiário, eu ouvi ‘confusão, confusão. A gente saiu a correr para ver o que estava a acontecer e, quando chegou no túnel estava aquela confusão, empurra-empurra. Os nossos jogadores estavam a conversar com o staff de segurança do jogo e estava aquele empurra-empurra e provoca”, revelou, ainda.


“Cara, quando acaba a confusão, o Rui Costa, que era o diretor do Benfica na época, veio e chamou-me assim, pegou no meu braço: 'Hulk, o que é isso que está a acontecer, para quê isso?', 'Para quê isso, Rui Costa? Vocês é que montaram tudo isso. Vocês ganharam o jogo, beleza, agora mandar os seguranças arranjarem confusão com a gente?'"

“Estava todo mundo envolvido, suspenso eu e o Sapunaru. Ficamos sem entender”, terminou o antigo jogador do Porto, depois de ter falado sobre o impacto da confusão, em 2009/2010, na Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"
Clube

João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"

 

Icon Comentário0
Última hora! Proposta de revisão dos Estatutos é aprovada na Assembleia Geral do Benfica
Clube

Última hora! Proposta de revisão dos Estatutos é aprovada na Assembleia Geral do Benfica

 

Icon Comentário0
Francisco Benitez agradece a Rui Costa na AG do Benfica e defende: "Saibamos honrar..."
Clube

Francisco Benitez agradece a Rui Costa na AG do Benfica e defende: "Saibamos honrar..."

 

Icon Comentário0