Futebol
Onze provável Benfica - AFS SAD: Lesão de figura chave e castigo obrigam Mourinho a mudanças
21 Fev 2026 | 09:49
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Fev 2024 | 08:56 |
Boas notícias para o Benfica: O Real Madrid, que estava com a mira fixada em António Silva, mudou o alvo e agora tem Gonçalo Inácio na lista de prioridades, segundo informa, o especialista em transferências, Ekrem Konur.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, através da rede social X (antigo Twitter), esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, o defesa do Sporting está mesmo na 'short list' dos merengues, o que significa que os espanhóis de Carlo Ancelotti não vão 'atacar' o craque formado no Seixal.
Recorde-se que, tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, também o Manchester United está a seguir o camisola 4 do Clube da Luz, com muita atenção, já desde o passado mercado de verão. Porém o central acabou por não abandonar a Catedral no defeso transato.
Agora os red devils estarão dispostos a pagar a cláusula de rescisão do colega de posição de Nicolás Otamendi, tal como o nosso Jornal já deu conta. De acordo com o jornalista da Sky Sports, Florian Plettenberg, o defesa formado no Seixal é um dos nomes no topo da lista do emblema da Premier League, que tem ainda referenciado Todibo (Nice).
Nesta época, António Silva - avaliado em 45 milhões de euros - conta com 30 encontros, onde registou um único golo. Já na temporada passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.
Esta temporada, Gonçalo Inácio – avaliado em 40 milhões de euros – regista 29 jogos (2.256 minutos) pelo Sporting, marcando em três ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães e um bis diante do Sturm Graz, na Liga Europa.
Confira aqui a publicação:
Reação das águias ao alegado caso de racismo envolvendo o jogador argentino, no encontro da UEFA Champions League, foi considerada "superficial"
21 Fev 2026 | 11:05 |
A reação do Benfica ao alegado caso de racismo envolvendo Gianluca Prestianni, no encontro da UEFA Champions League frente ao Real Madrid, demonstrou uma “falta de compreensão do que é o racismo”, segundo Luís Vaz Fernandes, responsável pela comunicação de organizações não-governamentais antirracistas.
Radicado em Inglaterra há cinco anos, onde trabalha com entidades que intervêm em contextos de pobreza e vulnerabilidade social, o antigo jornalista classificou como “superficial” a posição assumida pelas águias, sobretudo quando o Benfica referiu que “apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni”.
L. V. Fernandes: “Ao pôr-se ao lado de alguém que está a ser acusado de racismo, o Benfica mostra que não está preparado para compreender ainda os debates sociais"
Na sua ótica, “ao pôr-se ao lado de alguém que está a ser acusado de racismo, o Benfica mostra que não está preparado para compreender ainda os debates sociais. E reflete muito o que se passa no país”. Luís Vaz Fernandes apontou ainda exemplos do que considera ser uma abordagem redutora.
“A questão superficial nota-se, por exemplo, quando o Benfica diz que o melhor jogador de sempre no clube foi o Eusébio ou que tem jogadores negros. Parece quase aquela máxima: ‘Até tenho um amigo que é negro, portanto não sou racista'. Isso mostra uma falta de compreensão do que é o racismo e revela falta de sensibilidade”, disse ao jornal 'Record'.
No seu entender, apesar de reconhecer que hoje se veem “mais pessoas negras em trabalhos que exigem estudos e graus universitários” e “mais anúncios televisivos com pessoas negras”, sublinhou que “cada vez que há um caso de racismo público, é tudo muito superficial” e que ainda não foi feito “esse trabalho de compreender o passado do país”.
SAD dos dragões entende que situações como esta têm um enorme impacto mediático e afetam a imagem do futebol português além-fronteiras
21 Fev 2026 | 10:38 |
Na sequência da polémica entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, o Porto entrou em contacto com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), bem como com a Liga Portugal para exigir tolerância zero neste tipo de situações em casos futuros.
A missiva dos dragões teve como principal objetivo pedir a aplicação de castigos pesados em qualquer tipo de discriminação, exigindo ainda que sejam conhecidas as medidas que estão a ser tomadas para que situações idênticas não se repitam nos estádios portugueses.
Os dragões solicitaram ainda que a Liga representasse a posição tomada pelas Sociedades Anónimas Desportivas contra o racismo e à FPF que, dentro da jurisdição que lhe cabe, auxilie a UEFA na investigação que o organismo europeu está a fazer ao caso do momento.
O objetivo dos azuis e brancos é que haja uma resposta institucional que funcione como mecanismo de avaliação e também de prevenção, uma vez que a SAD dos dragões entende que casos como estes têm um enorme impacto mediático e afetam a imagem do futebol português.
A Liga Portugal não se vai pronunciar publicamente, até porque o jogo em causa é da alçada da UEFA, mas está atenta ao caso que envolve Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior. Por outro lado, o Real Madrid quer que a UEFA aplique um castigo ao jogador argentino antes da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Tensão em torno do caso entre extremo argentino e Vinícius Júnior continua a subir de tom; Emblema espanhol exige punição
21 Fev 2026 | 10:18 |
A tensão em torno do caso entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior continua a subir de tom, com o Real Madrid a pressionar por uma decisão rápida. No universo merengue, cresce a expetativa de que a UEFA aplique um castigo ao jogador argentino antes da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Apesar do compromisso para a La Liga frente ao Osasuna, o tema voltou a dominar as atenções. Na antevisão, Álvaro Arbeloa deixou um apelo claro à UEFA: “Temos uma oportunidade enorme para não deixar isto passar e continuar a lutar contra este flagelo que é o racismo. É uma situação inaceitável que não vamos permitir”, afirmou.
Do lado do Benfica, a abordagem tem sido mais contida. José Mourinho evitou aprofundar o assunto, reconhecendo apenas o impacto emocional dos últimos dias: “Não posso deixar de reconhecer que a partir daquele minuto 50 até agora não tem sido fácil gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e continua a acontecer”, afirmou à BTV.
Para já, o processo disciplinar continua em análise, com todo o material recolhido entregue à UEFA, incluindo a versão do atleta, que nega ter utilizado a expressão “macaco”. A decisão deverá ser conhecida antes do reencontro europeu no Santiago Bernabéu.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gianluca Prestianni - avaliado em 12 milhões de euros - já realizou um total de 30 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 1.460 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo registou dois golos e uma assistência.