
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em noite de Taça de Portugal, o Benfica vai receber no Estádio da Luz o Braga, esta quarta-feira, 26 de fevereiro, encontro a contar para os quartos de final da prova rainha. Tanto Bruno Lage e Carlos Carvalhal preparam os últimos detalhes para a partida. No entanto, antes do pontapé de saída, o nosso Jornal apresenta-lhe algumas curiosidades sobre estes dois adversários.
Primeiro facto, no somatório de todos os confrontos, em todas as provas existentes e extintas, este vai ser o 161.º duelo entre o Glorioso e os guerreiros do Minho. Nas 160 partidas anteriores, o saldo vitorioso é bastante favorável ao Benfica, que regista 104 triunfos, já os bracarenses apenas somam 25 vitórias.
Em relação à Taça de Portugal, esta vai ser a 16.ª partida entre os dois emblemas mais conhecidos do futebol português e onde, uma vez mais, o saldo é positivo para o Benfica. Nos 15 duelos jogados, as águias têm oito passagens à ronda seguinte, contra seis do Braga. Terceira curiosidade, o encontro desta noite será realizado no Estádio da Luz, onde as duas equipas já se defrontaram por 80 vezes, vantagem encarnada, 61 triunfos.
Quarto facto, foi precisamente na temporada passada, 2023/2024, que as duas equipas se defrontaram nas eliminatórias da Taça de Portugal. Novamente no Estádio da Luz, o Benfica recebeu e venceu o Braga por três bolas a duas e assegurou passagem aos quartos de final da prova. O Glorioso chegou às meias-finais, onde foi eliminado pelo Sporting.
Por fim, este vai ser o terceiro encontro entre as duas formações na presente temporada. O saldo é dividido, com cada equipa a ter uma vitória a seu favor. O primeiro duelo, a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ficou para o Braga (2-1), contudo, dias mais tarde, o Benfica teve a sua ‘vingança’ e eliminou os minhotos da Taça da Liga (3-0), acabando por vencer o troféu, na final contra os leões.
Conjunto comandado pelo timoneiro setubalense volta a entrar em ação esta quarta-feira, 26 de fevereiro, às 20h45, no Estádio da Luz
|
Após a vitória no último fim de semana contra o Boavista por 3-0, o Benfica volta a ter um jogo decisivo no calendário. Desta vez, as águias irão receber o Braga, no Estádio da Luz, e esperam avançar para jogar contra o Tirsense nas meias finais do campeonato. Assim, o Clube da Luz terá de volta a força máxima na Taça de Portugal, já que poupou muitos titulares contra os axadrezados.
Assim sendo, o Glorioso terá o regresso de alguns jogadores para o próximo duelo, como é o caso do central António Silva, que esteve fora para a entrada de Leandro Santos no último fim de semana. Além dele, Leandro Barreiro está de volta às opções de Bruno Lage, após cumprir o castigo de cinco amarelos na Liga Portugal Betclic.
Deste modo, as águias contarão com Samuel Soares na baliza, que foi titular na 22.ª jornada da liga e volta a ser o guardião escolhido na Taça de Portugal, competição que o guarda-redes é escolha habitual. A linha defesa deverá ser composta por Carreras na esquerda, Tomás Araújo a defesa-direito e António Silva e Otamendi deverão ser os escolhidos como dupla de centrais.
Já no meio-campo, Leandro Barreiro retorna para fazer companhia a Aursnes e Kokçu, que não irão ver um descanso tão cedo devido às lesões que os encarnados encontram no meio-campo. Já no setor ofensivo, os dois jogadores que entraram contra os axadrezados e participaram no segundo tento do jogo, Pavlidis a marcar e Akturkoglu a assistir, devem voltar a ser titulares.
Enquanto isso, a última vaga no onze inicial deverá ser de um velho conhecido do Braga. Bruma – avaliado em 8 milhões de euros – voltará a encontrar o seu antigo clube pela primeira vez desde que chegou ao Glorioso. O duelo está marcado para ter início as 20h45, desta quarta-feira, 26 de fevereiro, no Estádio da Luz.
Tuma de Bruno Lage entra em campo esta quarta-feira, 26 de fevereiro, para medir forças com o Braga, às 20h45, no Estádio da Luz
|
Na noite de terça-feira, a Taça de Portugal recebeu mais um duelo para os quartos de final da competição. Após Rio Ave e São João de Ver entrarem em campo no início do mês, partida em que o avançado do mês de janeiro marcou dois golos e foi eleito o melhor do confronto, ontem foi a vez de O Elvas e Tirsense disputarem uma vaga para a próxima fase do torneio, duelo que estabelecia o adversário do Benfica, em caso de triunfo, na meia-final.
O jogo contou com o apoio incondicional para as duas equipas, O Elvas tinha anunciado que os bilhetes estavam esgotados e todos os adeptos presentes carregavam tarjas, fitas e objetos insufláveis que criaram um ambiente espetacular. O Tirsense não ficou atrás, já que levou seis autocarros para o Campo Domingos Carrilho Patalino.
Com o apito inicial, o duelo teve início e a equipa de Santo Tirso não estava para brincadeiras. Daniel Rodrigues foi o primeiro a criar perigo para a equipa da casa, enquanto do outro lado, os alentejanos procuravam explorar a velocidade de Nketia, autor do golo contra o Vitória de Guimarães.
A pressão do Tirsense era tanta que a bola haveria de entrar, e assim aconteceu. No fim da primeira parte Bernardo Mesquita tentou trabalhar de diferentes maneiras, até que encontrou Júnior Franco na área, que de cabeça abriu a contagem no marcador. As equipas foram para o balneário com este resultado, mas logo, aos 51’, o conjunto de Emanuel Simões iria aumentar a vantagem para 2-0, com um tento de Daniel Rodrigues.
Assim, o resultado manteve-se o mesmo até ao apito final, o que resultou na qualificação da equipa de Santo Tirso para as meias-finais da Taça de Portugal. Desta forma, e caso o Benfica avance contra o Braga, encontro realiza-se esta quarta-feira, às 20h45, na Catedral, o Clube da Luz irá enfrentar o Tirsense na próxima eliminatória.
Futebolista que está no radar dos vermelhos e brancos para a próxima temporada, está a despertar interesse na Premier League
|
De Inglaterra surgem más notícias para o Benfica. Depois de ter sido apontado ao meio-campo dos vermelhos e brancos, eis que o nome de Breno Bidon volta a estar mais longe do Clube da Luz, uma vez que há três conjuntos da Premier League - Arsenal, Tottenham e Brighton - atentos ao médio de 20 anos que pertence ao Corinthians.
Depois de ter dado o interesse do Benfica em Breno Bidon, Ekrem Konur revelou também na rede social X (antigo Twitter) que o conjunto liderado por Rui Costa não está sozinho na corrida. De acordo com o especialista em mercado de transferências, o Arsenal, Tottenham e Brighton estão a monitorizar o desenvolvimento do médio do Corinthians.
Breno Bidon, vale recordar, surge apontado ao miolo do Benfica, que está a acompanhar a sua progressão, numa altura em que Bruno Lage pode ver Florentino Luís partir para a Juventus no próximo mercado de verão. De acordo com a imprensa nacional, o camisola 61 dos encarnados já terá mesmo transmitido a vontade de mudar de ares na janela que se avizinha, uma vez que considera que o seu ciclo de águia ao peito já está a terminar.
Por outro, e numa altura em que já voltou aos treinos com bola, Bruno Lage pode garantir Renato Sanches para a próxima época. Tal como avançado, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, o timoneiro setubalense conta com o camisola 85 para o que resta da temporada e, caso o internacional português dê uma boa resposta, as águias podem avançar em definitivo para a sua compra.
Esta temporada, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente com um valor de mercado de 8 milhões de euros - alinhou em duas partidas: uma no Libertadores e outra no Campeonato Paulista. Vale a pena destacar que, o médio de 20 anos está ao serviço do Timão desde 2019, tendo concretizado a formação no clube brasileiro.