Futebol
Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros
11 Jun 2026 | 15:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mai 2026 | 10:25 |
A noite no Estádio da Luz terminou em clima de autêntica revolta depois do empate do Benfica frente ao Braga, resultado que deixou a equipa de José Mourinho em situação muito complicada na luta pelo segundo lugar do campeonato, agora a dois pontos do Sporting. Rui Costa não escapou à ira dos adeptos.
A contestação começou ainda antes do apito final, logo após o golo de Jean Baptiste Gorby, aos 88 minutos, que colocou os arsenalistas em vantagem. A partir daí, ouviram-se cânticos dirigidos ao presidente das águias, incluindo pedidos de demissão, num ambiente de enorme tensão nas bancadas da Luz.
O penálti convertido por Vangelis Pavlidis ainda trouxe esperança aos adeptos benfiquistas, mas o empate acabou por saber a derrota. Assim que João Pinheiro apitou para o final da partida, a frustração voltou a tomar conta do estádio, sobretudo perante a confirmação da goleada do Sporting em Vila do Conde. Os jogadores do Benfica aproximaram-se então das bancadas para agradecer o apoio, mas encontraram um cenário muito pesado. Apesar de alguns aplausos pelo esforço demonstrado em campo, também se ouviram fortes assobios e insultos dirigidos à equipa. "Uma vergonha! Vocês são uma vergonha!", gritaram vários adeptos junto à zona habitualmente ocupada pelos No Name Boys.
Rui Costa voltou a ser um dos principais alvos da contestação, com novos pedidos de demissão e insultos audíveis nas bancadas. A tensão foi tão elevada que alguns adeptos próximos da tribuna presidencial fizeram questão de demonstrar o desagrado de forma muito visível, obrigando mesmo à intervenção dos assistentes de recinto e da segurança privada, momento que foi filmado.
A desilusão ficou evidente em todo o Estádio da Luz, com lenços brancos no ar e um ambiente de enorme fratura entre adeptos, equipa e direção. Numa altura em que o Benfica precisava de uma resposta forte na reta final da temporada, a noite acabou por deixar ainda mais dúvidas em torno do futuro do projeto liderado por Rui Costa.
Confira o vídeo da tensão:
Guarda-redes é visto como o alvo prioritário das águias para o caso do guardião ucraniano acabar por deixar o Clube da Luz neste verão
11 Jun 2026 | 17:09 |
Ederson pode voltar ao Benfica caso Anatoliy Trubin deixe a Luz no mercado de verão. O guarda-redes brasileiro, atualmente com 32 anos e ligado ao Fenerbahçe até junho de 2028, volta a ser associado aos encarnados numa altura em que o futuro do internacional ucraniano está em aberto.
Em maio, o Glorioso 1904 adiantou que Ederson atravessava um período de insatisfação no clube turco, marcado pela crescente contestação dos adeptos e pela pressão em torno das suas exibições. Segundo o nosso Jornal, o guardião considera que Lisboa foi um dos pontos altos da sua carreira, tendo sido no Benfica que ganhou projeção internacional e se afirmou ao mais alto nível.
De acordo com a SIC Notícias, o eventual regresso de Ederson só avançará caso o Benfica venda Anatoliy Trubin. O ucraniano tem despertado forte interesse em Inglaterra, com Aston Villa e Tottenham Hotspur entre os principais candidatos à sua contratação.
Segundo avançou o jornalista Sam C, o emblema de Birmingham acompanha o internacional ucraniano nas últimas semanas e poderá avançar com uma proposta formal, numa altura em que o clube se prepara para uma possível saída de Emiliano Martínez, apontado à Juventus.
Já o Tottenham vê no guarda-redes do Benfica uma solução de futuro para a baliza e poderá beneficiar da ligação de Roberto De Zerbi ao jogador. O técnico italiano trabalhou com Trubin no Shakhtar Donetsk e é apontado como um admirador das suas qualidades.
Com a despedida do experiente defesa central, há vozes que pedem um novo general encarnado apesar da dupla talentosa entre António Silva e Tomás Araújo
11 Jun 2026 | 17:02 |
A saída de Nicolás Otamendi para o River Plate obrigou o Benfica a acelerar a procura por reforços para o eixo defensivo. Com Tomás Araújo e António Silva como únicas opções consolidadas para o centro da defesa, os encarnados pretendem contratar dois centrais: um jogador experiente e outro com margem de progressão.
O adeus do internacional argentino deixa uma marca significativa no plantel. Além da qualidade exibida dentro de campo, Otamendi era uma das principais referências do balneário, acumulando o estatuto de capitão durante as últimas temporadas ao serviço das águias.
Os números ajudam a explicar a importância do defesa de 38 anos. Na última edição do campeonato, foi o jogador do plantel com mais duelos disputados e com uma das melhores taxas de sucesso, confirmando a influência que teve na consistência defensiva da equipa.
Em declarações ao jornal Record, João Manuel Pinto destacou precisamente essa característica do argentino. "Isto é próprio de jogadores sul-americanos, que têm esta forma de jogar, com intensidade e agressividade", afirmou o antigo capitão encarnado.
Também Hélder Cristóvão considera que o Benfica perde muito mais do que apenas um central. "O Benfica perde liderança, atitude e exemplo. Otamendi sempre deu tudo pelo Benfica e pela camisola que vestiu. E foi também um suporte para António e Tomás", referiu o antigo defesa das águias.
Hélder Cristóvão: "É preciso mais alguém para as outras provas"
Apesar da confiança depositada em António Silva e Tomás Araújo, ambos os antigos capitães consideram que a dupla necessita de concorrência e apoio de um jogador mais experiente. A ideia passa por acrescentar liderança e garantir maior profundidade ao plantel para todas as competições.
"Acredito que a dupla vai ser António e Tomás, embora o Benfica necessite de um central, com mais experiencia, que lhes faça sentir que o lugar não está seguro. Para o campeonato, os dois são suficientes, mas é preciso mais alguém para as outras provas", defendeu Hélder Cristóvão.
No mercado, um dos nomes mais bem posicionados é Jorge Cuenca. O central espanhol do Fulham, de 26 anos, agrada à estrutura encarnada e conhece bem Marco Silva, contudo a exigência milionária poderá impossibilitar o negócio. A capacidade de atuar com o pé esquerdo é vista como uma mais-valia importante para o futuro treinador das águias.
Além de Cuenca, o Benfica continua atento a outras soluções para o setor. Olivier Boscagli, atualmente no Brighton, voltou a ser associado aos encarnados, enquanto Tiago Gabriel, jovem internacional sub-21 português que representa o Lecce, também surge entre os jogadores referenciados para reforçar a defesa na próxima temporada.
Emblema da Luz continua a aguardar o pagamento total pelo jogador que não conseguiu singrar durante a sua estadia de águia ao peito
11 Jun 2026 | 16:38 |
Um ano depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo, continuam a surgir desenvolvimentos relacionados com a transferência do avançado brasileiro. O jogador deixou o Benfica a 9 de junho de 2025, numa operação avaliada em 12 milhões de euros fixos, aos quais poderiam acrescer mais 3 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
No entanto, segundo informações agora reveladas no âmbito do processo de Recuperação Judicial do emblema carioca, o Botafogo terá liquidado apenas cerca de um milhão de euros do valor acordado com os encarnados. De acordo com o juiz Marcelo Mondego de Carvalho Lima, da 2.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, o clube brasileiro mantém uma dívida de 11,1 milhões de euros ao Benfica.
A situação surge numa altura particularmente delicada para a SAD do Botafogo, que enfrenta dificuldades financeiras significativas após a gestão liderada pelo empresário norte-americano John Textor. Segundo os dados divulgados no processo, o passivo do clube ascende atualmente aos 214 milhões de euros. Apesar do atraso nos pagamentos, o Benfica continua salvaguardado numa eventual futura transferência do avançado, mantendo direito a 10 por cento da mais-valia de uma venda futura de Arthur Cabral.
Entretanto, os problemas do Botafogo não se ficam pela situação financeira. O clube brasileiro foi recentemente alvo do sexto transfer ban imposto pela FIFA, desta vez devido a uma dívida relacionada com a contratação de Lucas Villalba ao Nacional de Montevideu, concretizada em janeiro deste ano.
Além deste caso, o emblema carioca já acumulava outras cinco sanções semelhantes. Quatro delas estão relacionadas com dívidas pendentes junto de Atlanta United, Ludogorets, New York City e Zenit, referentes às transferências de Thiago Almada, Rwan Cruz, Santiago Rodríguez e Artur. A quinta punição resulta do incumprimento no pagamento de multas administrativas.
Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros
11 Jun 2026 | 15:15
Especulado no Benfica, César Peixoto está muito perto de rumar a Inglaterra
11 Jun 2026 | 14:36
Vítor Pinto 'pressiona' Rui Costa e exige transparência no Benfica: "A grande dúvida é..."
11 Jun 2026 | 13:36