![Talisca estreia-se no Fenerbahçe de Mourinho e ex Benfica reage: "História..."](/storage/media-items/image/2025/02/talisca-fenerbahce_20250204043315.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Dado o apito final na cidade de Alanya, na Turquia, há breves instantes, os pupilos do técnico português José Mourinho somam agora o oitavo jogo sem perder no campeonato turco – com direito a seis vitórias consecutivas – ao derrotar o Alanyaspor por duas bolas a zero (0-2). Esta partida foi marcada, novamente, pelo golo do ex-avançado do Benfica, Anderson Talisca que fez o gosto ao pé pelo segundo jogo consecutivo ao serviço do Fenerbahçe.
Ao estrear-se pela primeira vez como titular na I Divisão Turca, Talisca ex-Benfica e, mais recentemente, ex-companheiro de Cristiano Ronaldo ao serviço do clube árabe Al Nassr, acaba de provar, novamente, o porquê de ter sido aposta de José Mourinho, neste mercado de inverno. Agora lado a lado com o experiente avançado bósnio, Edin Dzeko, o internacional brasileiro volta ao futebol turco em grande – dois golos em três jogos.
Após o seu colega de equipa e de profissão polaco Szymanski inaugurar o marcador, aos 22 minutos, o avançado que defendeu o emblema das águias entre 2014 e 2016 (20 golos), acabou mesmo por pôr fim às esperanças da equipa da casa. Aparecendo no sítio certo, Talisca ditou aquele que seria mesmo o 2-0 final, ainda na primeira parte, aos 42 minutos.
Com este resultado a formação turca, comandada pelo técnico luso, passa a somar 54 pontos na segunda posição do campeonato. Esta vitória dá um 'boost' de confiança a José Mourinho e aos seus jogadores, pois agora passam a estar a apenas três pontos do líder, Galatasaray, equipa por onde já passou a mais recente contratação do Clube da Luz, Bruma. De notar que estes ainda não perderam um único jogo a contar para o campeonato turco esta época.
O Galatasaray joga também hoje, às 16h00, contra o último classificado, Adama Demirspor, onde atua o internacional angolano e ex-Benfica B, Maestro. O clube de Istanbul vai em busca de mais uma vitória e de alagar a diferença pontual que têm sobre a equipa comandada por Mourinho.
Futebolista dos encarnados voltou a ser alvo do terceiro anel do Estádio da Luz, porém desta vez os adeptos viram o craque retorquir
|
Anatoliy Trubin foi alvo do terceiro anel da Luz, no encontro com o Moreirense, no passado sábado, voltando a ser assobiado pelos adeptos do Benfica. Porém, desta vez, o titular dos encarnados, que protagonizou duas incríveis defesas no duelo de ontem, respondeu à 'ira' dos Benfiquistas.
Nos instantes finais, mais precisamente aos 89 minutos de jogo, numa altura em que o Benfica vencia pela margem mínima (3-2), o guarda-redes ucraniano agarrou um canto do Moreirense, no entanto preferiu guardar a bola, ao invés de lançar rapidamente o ataque para Bruma que saiu rapidamente em busca do golo. Isto levou a uma assobiadela monumental por parte dos adeptos, que não ficaram agradados com a decisão do titular.
Contudo, os Benfiquistas não ficaram sem resposta. As câmaras da BTV captaram Anatoliy Trubin a levar a mão à orelha, ficando no ar a mensagem por trás da ação do ucraniano. Recorde-se que esta não é a primeira vez que o camisola 1 foi assobiado, em casa, pelos próprios adeptos, uma vez que também foi visado no duelo com o Vitória de Guimarães
Bruno Lage, na conferência de imprensa, defendeu o camisola 1 da 'ira' dos adeptos do Benfica, considerando que foi importante Trubin ter 'metido gelo' na partida. "Não pensei em nada. Pensei foi que por vezes queremos uma transição rápida. Isso é uma boa pergunta, porque vamos entrar uma questão de futebol e ainda bem que o faz", começou por explicar o técnico. "No momento em que estava o jogo, porque era um momento em que tínhamos que estar juntos, compactos, a equipa soube fazê-lo, fundamentalmente a partir do 3-2", concluiu.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – participou em 32 duelos: oito na Liga dos Campeões, 21 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 2.880 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu 31 golos. O camisola 1, recorde-se, chegou ao Glorioso no verão de 2023, oriundo do Shakhtar Donetsk. O atleta de 23 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Confira aqui a reação de Trubin, no Benfica - Moreirense:
Técnico luso elogiou antigo avançado do Benfica, após a sua estreia a titular pelo símbolo italiano, Milan, que terminou em vitória para a equipa visitante
|
Após o jogo da passada quinta-feira, frente à Roma, a contar para a Taça de Itália, o ex-Benfica, João Félix, recebeu novamente o voto de confiança da parte do técnico luso dos milaneses, Sérgio Conceição. Depois de se estrear a marcar, o internacional português estreou-se, ontem, como titular pelo Milan, na vitória fora de casa contra o Empoli (0-2) e somou elogios por parte do ex-Porto.
A seguir do encontro ter sido dado como terminado, o treinador português parou para analisar a performance da sua equipa, explicando a sua linha de raciocínio após ver um dos seus defesas centrais ter sido expulso aos 55 minutos de jogo. Situação que deixou o técnico do Milan logo em “maus lençóis” após o início da segunda parte, quando tinha acabado de fazer alterações no ataque.
“Queria ganhar, não empatar, porque empatar para mim não é um bom resultado. Empatar para um clube como o Milan é como perder. Para nós, estes são três pontos importantes no nosso caminho contra um Empoli agressivo, direto e profundo, que é uma equipa difícil de defrontar”, declarou Conceição, elogiando os seus reforços de inverno, sendo um deles o ex-avançado do Clube da Luz que acabou de se estrear com a camisola dos rossoneri.
Sérgio Conceição - Giménez? É um jogador de qualidade, conseguimos trazê-lo para cá, tal como João Félix e Walker, são jogadores de qualidade que dão mais soluções à equipa
“Giménez? É um jogador de qualidade, conseguimos trazê-lo para cá, tal como João Félix e Walker, são jogadores de qualidade que dão mais soluções à equipa. Temos mais soluções do que há um mês. O coletivo funciona quando os jogadores estão dispostos a sacrificar-se e a sair da zona de conforto. Seguir a equipa é um objetivo maior. Temos muitos bons jogadores quando a bola está entre os nossos pés, mas também há o trabalho sem ela”, explicou
A equipa italiana de João Félix e companhia, depois da vitória frente aos azzurri, Empoli, sobe agora – embora que provisoriamente – à 7.ª posição do campeonato Italiano. O próximo teste dos rossoneri é já esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, frente ao emblema neerlandês Feyenoord – equipa que já derrotou o Benfica esta época – a contar para os playoffs da Liga dos Campeões.
Futebolista foi o eleito para converter uma grande penalidade e não vacilou na cara do guarda-redes, somando mais um golo na contagem pessoal
|
Depois de ter deixado o Glorioso, João Mário volta a dar cartas no Besiktas. No passado sábado, 8 de fevereiro, a equipa orientada por Solskjaer regressou aos triunfos, desta vez para o campeonato, batendo o Sivasspor, por duas bolas a zero. O ex-Benfica, que chegou a ser assobiado pelos adeptos das águias, em pleno Estádio da Luz, foi um dos marcadores do encontro.
Confirmada a ausência de Rafa Silva, que falhou a última partida do Besiktas por acumulação de amarelos, João Mário foi o escolhido para ocupar o lugar deixado pelo compatriota e cumpriu os 90 minutos em campo, onde contribuiu com um golo apontado a partir da marca dos 11 metros. Foi o segundo jogo consecutivo a marcar e o ex-Benfiquista registou o terceiro tento da temporada.
Foi o quinto encontro do timoneiro norueguês à frente do comando técnico do emblema de Istambul, que somou a primeira vitória na Liga turca. A partida realizou-se no reduto do Sivasspor, onde o Besiktas também contou com a titularidade de outra cara conhecida do Benfica, Gedson Fernandes. Os forasteiros entraram mais fortes no encontro e acabaram por ir para o intervalo a vencer por 1-0, fruto de um golo marcado por Topcu, aos 43 minutos.
Nos segundos 45 minutos, o domínio do Besiktas continuou e a equipa de Solskjaer continuava à procura de ampliar a vantagem que tinha registado antes de ir para o descanso. No entanto, a falta de eficácia impediu os visitantes de marcar e o tento que selou o resultado final apenas surgiu no tempo complementar, aos 90+4, após uma grande penalidade convertida pelo antigo camisola 20 do Glorioso.
Depois do triunfo alcançado na Taça da Turquia, o Besiktas somou a segunda vitória consecutiva, desta vez a contar para a Superliga turca. Com os três pontos amealhados, as águias negras ultrapassaram o Goztepe e subiram ao quinto lugar, com 35 pontos. Os anfitriões, por sua vez, estão na 15.ª posição, com a 23 pontos, mais três pontos que o primeiro clube em situação de despromoção.
Confira aqui o golo do ex Benfica, João Mário: