
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois do mercado de inverno fechar, os colossos europeus já apontam forças para o próximo defeso de transferências. Nesse sentido, já há muitos clubes ingleses que têm Tomás Araújo 'debaixo de olho'. Apesar disso, há quem garanta que o central do Benfica é para ficar na Luz.
Tal como avança a imprensa nacional, o Presidente encarnado não está nem um bocadinho interessado em deixar escapar Tomás Araújo. Na presente temporada, o camisola 44 conquistou a titularidade indiscutível, sentando inclusive o habitual titular, António Silva. Mostrando-se como uma mais valia, Rui Costa não quer abrir mão do central do Benfica.
À semelhança da decisão que tomou recentemente relativamente a Álvaro Carreras, que também é uma das peças-chave encarnadas que tem o futuro em aberto face ao assédio europeu, Rui Costa está disposto de tudo para segurar Tomás Araújo na Luz, segundo avança a mesma fonte. Inclusive, o Glorioso 1904 sabe que, Bruno Lage está satisfeito com o camisola 44, daí também não estar interessado em perder Tomás Araújo.
Recorde-se que, Liverpool foi o mais recente clube a sondar o Benfica para conhecer as condições impostas pela direção encarnada sobre uma possível contratação do defesa-central das águias. Os reds, onde alinha o ex-Benfica, Darwin Núñez, juntaram-se ao Chelsea e Crystal Palace, adversários da Premier League, e, ainda, ao Bayern Munique, da Bundesliga.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente com um valor de mercado fixado nos 28 milhões de euros – já marcou presença em 29 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e uma na Taça de Portugal. Nos 2.539 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou três assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga e Moreirense, dando excelente conta de si
Rivais de Istambul vão medir forças na próxima jornada do Campeonato e o antigo técnico das águias deixou um recado ao líder da prova de regularidade
|
O Fenerbahçe e o Galatasaray apenas entram em campo na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, num encontro escaldante, no entanto, fora das quatro linhas, o Dérbi já aquece. José Mourinho já abriu as hostilidades, com o antigo treinador do Benfica aproveitou uma entrevista para deixar uma ‘farpa’ ao rival e líder do campeonato.
Numa conversa que teve John Obi Mikel, antigo pupilo do Special One, o português falou sobre o dérbi de Istambul, um dos clássicos mais quentes que o futebol mundial conhece. Em declarações ao ‘The Obi One Podcast’ o português foi questionado se preferia vencer a Champions League ou a Liga, esta foi a resposta do ex benfiquista. “Título nacional ou Liga dos Campeões? Título nacional, porque não depende de um momento, de um detalhe”, começou por dizer.
José Mourinho - A melhor equipa normalmente vence o título
Ao concluir o seu raciocínio sobre a escolha de qual troféu preferia conquista, o Special One, na seu habitual tom de resposta, deixou uma ‘farpa’ bem forte ao Galatasaray. “Talvez na Turquia isso não vá acontecer... mas quem vence é, normalmente, a melhor equipa”, atirou o antigo timoneiro do Glorioso.
No entanto, mesmo que prefira conquistar um título nacional, José Mourinho reconheceu que a conquista de uma Liga dos Campeões é sempre algo muito importante, tendo que conta com duas no seu currículo. “A Champions é aquilo que marca o teu currículo. Tenho as minhas tatuagens, não tenho o troféu da Premier League, mas tenho o da Champions League”, contou ao ‘The Obi One Podcast’.
O eterno dérbi da Turquia tem apito inicial marcado para as 17h00 desta segunda-feira, no RAMS Park, em Istambul, e terá arbitragem de um juíz estrangeiro, num jogo em que, em caso de vitória, o conjunto de José Mourinho poderá ficar a apenas três pontos do rival.
Avançado, que atua no PSG, foi visto como a principal dificuldade e acabou por ser considerado responsável pela falta de afirmação de antigo jogador da Luz
|
Depois de deixar o Benfica, Petar Musa começou a ganhar destaque na MLS, liga norte-americana, ao serviço do FC Dallas. O avançado croata concedeu uma entrevista, onde colocou a responsabilidade em Gonçalo Ramos por ter dito dificuldade em afirmar-se de águia ao peito.
Petar Musa - Gonçalo Ramos estava a fazer uma época fantástica e a marcar muitos golos
"Não foi uma situação fácil para mim, porque o Gonçalo Ramos estava a fazer uma época fantástica e a marcar muitos golos. O Roger Schmidt decidiu pô-lo a jogar em vez de mim e não havia nada que eu pudesse fazer. Só tinha de continuar a trabalhar mais para tentar convencê-lo a pôr-me no onze inicial", começou por revelar o internacional croata.
Petar Musa - Não estava a jogar regularmente
"Não estava a jogar regularmente, mas estava a trabalhar muito e a ser paciente, e sempre que entrava no jogo, marcava muitas vezes. Isso deixa-me muito feliz, porque o trabalho árduo compensa sempre. Estava sempre à espera da minha oportunidade e, no final da época, levantámos o troféu todos juntos como uma equipa, o que era o mais importante", acrescentou ainda Petar Musa na entrevista.
Recorde-se que na mesma entrevista, o avançado que passou pelos encarnados entre 2022 e 2024, falou, abertamente, sobre a sua saída das águias. "Não estava descontente no Benfica, apenas procurava um clube onde pudesse jogar mais. Falei com o treinador e o proprietário do Dallas, que me explicaram todo o seu projeto e me deixaram muito impressionado. Individualmente, tive um ano muito bom", revelou o futebolista.
Em 2024, a competir a MLS pelo Dallas, Petar Musa - atualmente com um valor de mercado fixado nos 7 milhões de euros - já disputou um total de 2.694 minutos, divididos em 30 partidas na MLS, duas na League Cup e duas na competição US Open Cup. O avançado croata marcou 17 golos e protagonizou ainda três assistências.
Estrela do plantel das águias acabou por ser figura no país vizinho, conquistando elogios com uma exibição brilhante afastada dos encarnados
|
Nos últimos dias, a UEFA deu o pontapé de saída para mais uma edição da Liga das Nações de futebol feminino, que também conta com a participação de Portugal. Contudo, o foco recai sobre a Seleção Espanhola, que teve de suar para derrotar a Bélgica (3-2) e teve em Cristina Martín-Prieto, avançado do Benfica, o trunfo para alcançar os três pontos.
Uma das peças mais importantes da equipa orientada por Filipa Patão, a atleta espanhola começou o encontro no banco de suplentes, mas acabou por ser lançada no encontro, já durante a 2.ª parte, ajudando as campeãs do Mundo a alcançar os três primeiros pontos da Liga das Nações.
O encontro entre as duas seleções decorreu em Valência, no Estádio Ciutat de Valencia, reduto do Levante, que milita na 2.ª divisão espanhola. Apesar do favoritismo da armada espanhola, até foram as belgas que entraram melhor no encontro e foram para o intervalo a vencer por 1-0, golo apontado por Abdulai Toloba, aos 18 minutos.
Durante os segundos 45 minutos e ainda para dificultar ainda mais a tarefa das anfitriãs, as forasteiras duplicaram a vantagem, aos 72 minutos, por intermédio de Tessa Wullasert. Volvidos cinco minutos, começou a remontada espanhola, com Claudia Pina a reduzir a desvantagem. Aos 90+2', Lucia Córdoba empatou o encontro e a atleta do Benfica, Martín-Prieto, aplicou a cambalhota no marcador, quatro minutos depois, aos 90+6.
Depois deste triunfo suado, a la roja entra a ganhar na Liga das Nações e somou os primeiros três pontos na competição de seleções. A seleção da benfiquista segue na liderança do Grupo 3, seguida de Portugal e Inglaterra, que dividiram entre si os pontos (1-1). No último lugar da classificação, surge a Bélgica com 0 zeros pontos.
Confira aqui o golo de Cristina Martín-Prieto: