Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Vasco Mendonça comenta performances do Benfica de Lage e atira: "É possível..."

Consultor de marketing e conhecido adepto do Glorioso preencheu uma vez mais o seu espaço de opinião semanal 'Selvagem e Sentimental' no jornal 'A Bola'

Glorioso 1904
Glorioso 1904

05 Nov 2024 | 11:03 |

Icon Comentário0

Vasco Mendonça acredita que o Benfica poderia fazer mais e melhor. O consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica, no seu espaço de opinião semanal 'Selvagem e Sentimental' no jornal 'A Bola' abordou a expectativa sobre o técnico Bruno Lage no pós-jogo diante do Atlético Madrid e os futuros duelos dos encarnados.


"Virada a página, veio Bruno Lage e o que interessava mesmo era colocar o Benfica a ganhar novamente. Mas não só, como o próprio Lage afirmou na sua apresentação. Era preciso jogar um futebol divertido, empolgar os adeptos e responder à exigência desmedida sem pestanejar. Foi assim que equipa técnica e jogadores deitaram mãos à obra. Os adeptos acrescentaram a sua esperança ao movimento regenerativo da presente época, et voilà, entre a qualidade dos novos reforços e o shot de entusiasmo próprio dos novos começos, estava dado o arranque para um capítulo mais risonho. A expectativa natural era que, antes de mais, conseguíssemos rapidamente uma série de vitórias. Esse pleno foi atingido até um tropeção chato com o Feyenoord", referiu.


Ser do Benfica é viver um pouco nesta vertigem. Queremos sempre mais


"Acontece que a expectativa é tramada: após a goleada frente ao Atlético de Madrid, tornou-se difícil aceitar que não poderíamos dizimar sempre os adversários. Ser do Benfica é viver um pouco nesta vertigem. Queremos sempre mais. Se me mostram que é possível jogar como se jogou naquela noite, eu tenho dificuldade em aceitar que possamos vencer de outra forma. Mas tudo bem, a pessoa acorda no dia seguinte, põe um pé à frente do outro e conclui que não tem outra opção que não seja habituar-se a não ganhar sempre por muitos ou a jogar muitíssimo bem. É triste, mas é mesmo assim", acrescentou o consultor de marketing.

"Permitam-me, no entanto, correr o risco de ser demasiado exigente. Sinto que devo salientar outra expectativa em relação a este novo ciclo. Lage chegou há pouco tempo e foi o próprio a referir em várias ocasiões a necessidade de mais tempo com estes jogadores para os fazer evoluir. Isto leva-me a crer que há sempre mais que alguém como Lage saberá tirar destes jogadores, espremendo um pouco de talento a cada semana que passe, consequentemente elevando o nível da equipa até não ser possível exigir mais. Ninguém sabe muito bem onde se situa este pico exibicional, mas pressinto que vimos algo muito parecido frente ao Atlético de Madrid. Daí decorre a parte chata: nos últimos jogos, por diferentes motivos, a trajetória de ascensão exibicional parece ter emperrado um pouco", destacou.


Não foi só o jogo do Feyenoord que expôs algumas destas vulnerabilidades

"Por um lado, vê-se que jogadores como Akturkoglu, Carreras e até Pavlidis são opções válidas que dão soluções à equipa, soluções que, no caso de Carreras e Akturkoglu, não apareciam com esta qualidade no onze há algum tempo. Por outro lado, há sempre Di María, pronto para desbloquear jogos da Liga portuguesa como se fosse um chamamento. Em sentido inverso, há um meio-campo mais macio do que seria desejável nesta fase da temporada e, na sua vizinhança, há uma defesa pouco oleada que tem pregado sustos em quase todos os jogos. Não foi só o jogo do Feyenoord que expôs algumas destas vulnerabilidades. Se formos práticos, é fácil concluir que os problemas não têm impedido a equipa de vencer praticamente todos os jogos. Também é aceitável afirmar que isso tornou alguns desses jogos menos confortáveis e, a espaços, menos interessantes. Junte-se a melhor preparação dos adversários, que já parecem começar a perceber algumas dinâmicas desta equipa do Benfica, e temos um desafio pela frente. Por exemplo: este último sábado, frente ao Farense, vimo-nos obrigados a jogar mais andebol do que estava à espera", prosseguiu.

"Em suma: estatisticamente, está tudo bem; mas, quando se vê a bola a rolar, fica a sensação de que é possível fazer mais e melhor. É o tal desfasamento entre os números e o que nos mostra a realidade. Não vejo a equipa a jogar o futebol que já esperava ver nesta fase, o que não equivale a dizer que esta equipa atingiu o seu pico exibicional. Estou ciente de que o Benfica não joga contra pinos, mas temo que existam ainda umas quantas inconsistências por resolver. Admito que o problema seja a minha exigência mal medida, mas sinto-me mais inclinado a pensar que é uma exigência legítima", escreveu ainda.

"Felizmente, vêm aí duas excelentes oportunidades para fazer aparecer o melhor Benfica da época até agora. Sem desprimor para quem nos defrontou até aqui, os jogos mais importantes começam agora. Houve tempo para fazer a equipa crescer dentro de campo e há jogos que concentram toda a motivação de uma época e permitem construir uma identidade vencedora e uma dinâmica mais difícil de interromper. Bayern e FC Porto serão testes fundamentais à capacidade de atingir um patamar exibicional mais elevado. A expectativa é tramada, mas o Benfica é mesmo assim", concluiu Vasco Mendonça.


Futebol

Alerta, Benfica! Juventus tem mais uma dor de cabeça antes da Liga dos Campeões

Emblema de Turim, através das suas fontes oficiais, revelou que futebolista saiu do último encontro com várias queixas no joelho após um choque com adversário

Na sequência de um comunicado feito pela Juventus, ficou-se a saber que há mais um futebolista em risco para o jogo frente ao Benfica, na Liga dos Campeões
Na sequência de um comunicado feito pela Juventus, ficou-se a saber que há mais um futebolista em risco para o jogo frente ao Benfica, na Liga dos Campeões

03 Dez 2025 | 22:06 |

Icon Comentário0

Federico Gatti é mais uma dor de cabeça na Juventus. O internacional italiano foi submetido a uma bateria de exames que detetaram uma lesão, o que irá obrigar o jogador a realizar uma intervenção cirúrgica. Perante este cenário, a sua presença na partida com o Benfica está em dúvida.


Segundo escreveu o jornal A Bola, na edição desta quarta-feira, o emblema de Turim revelou que o defesa-central realizou exames de avaliação ao joelho, que mostraram que Gatti tem um problema no menisco — algo que terá de ser resolvido com uma cirurgia nos próximos dias.


Federico Gatti saiu com queixas na última terça-feira, 3 de dezembro, durante a partida da Taça de Itália, onde, já no decorrer da segunda parte, teve um contacto físico aparatoso com um adversário. A vecchia signora acabaria por seguir em frente na prova, ao eliminar a Udinese por 2–0.


A lesão surge numa fase particularmente complicada para a Juventus, que conta com vários jogadores no boletim clínico. No caso de Gatti, a imprensa italiana assume que o defesa irá precisar de um mês para recuperar — o que possibilitaria a sua presença no jogo com o Benfica. Contudo, tal não é certo e suscita algumas dúvidas.

Quem não vai mesmo marcar presença no duelo com as águias é Dušan Vlahović. O avançado está a contas com uma lesão na coxa que o pode afastar dos relvados entre três a cinco meses. No entanto, a sua recuperação pode ser acelerada por uma cirurgia, mas isso não garante que o sérvio defronte a equipa de José Mourinho.



Futebol

Álvaro Magalhães destaca pormenor para o Benfica - Sporting: "É mais importante..."

Em antevisão ao dérbi que vai decorrer na sexta-feira, 5 de dezembro, antigo defesa das águias considera que encarnados têm mais responsabilidade

Álvaro Magalhães lançou a partida entre o Benfica e o Sporting e apontou os aspectos a ter em conta no embate na Luz
Álvaro Magalhães lançou a partida entre o Benfica e o Sporting e apontou os aspectos a ter em conta no embate na Luz

03 Dez 2025 | 19:48 |

Icon Comentário0

Álvaro Magalhães considera ser mais importante o Benfica ganhar. Numa entrevista, o antigo jogador das águias afirma que os encarnados carregam mais responsabilidades à entrada para o dérbi, sublinhando que os leões partem mais confortáveis, uma vez que estão à frente do Clube da Luz na tabela classificativa.


Álvaro Magalhães: “É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente”


É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente. Se o Sporting perder, perde três pontos, mas fica ali com os mesmos pontos do Benfica”, começou por constatar Álvaro Magalhães, em entrevista ao jornal Record.


E o campeonato não se vai decidir já na sexta-feira”, acrescentou a antiga glória do Benfica. “Esse resultado do Benfica contra o Nacional é sinal de que alguma coisa está a mudar. Houve uma reação positiva e é a essa reação que o Benfica tem de se agarrar”, assegurou.

Álvaro Magalhães: “O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”


“[Vai procurar] um equilíbrio defensivo a 99,9% e tentar explorar uma perda de bola do Sporting. O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”, salientou o ex-Benfiquista, passando a receita do Special One.

E, portanto, a equipa que for mais esperta, mais experiente em algumas situações, pode decidir o jogo”, apontou, por fim, Álvaro Magalhães, fazendo a antevisão do encontro. Vale a pena recordar que o embate entre águias e leões está agendado para esta sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, apitado por António Nobre,


Futebol

Escolha de António Nobre para o Benfica - Sporting causa apreensão

Horas depois de ter sido revelado o nome do árbitro responsável pelo dérbi, não tardaram a haver reações adversas a esta escolha polémica

A nomeação de António Nobre para o dérbi entre Benfica e Sporting não caiu bem no seio das águias e causou alguma apreensão
A nomeação de António Nobre para o dérbi entre Benfica e Sporting não caiu bem no seio das águias e causou alguma apreensão

03 Dez 2025 | 19:24 |

Icon Comentário0

A escolha de António Nobre não terá caído bem junto do Benfica. Segundo foi revelado, a notícia da nomeação deste árbitro suscitou alguma surpresa e apreensão no seio da estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, devido ao histórico que o juiz tem acumulado nas últimas partidas que dirigiu.


Escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, que a situação do árbitro da AF Leiria ainda está bem viva na mente do Benfica, especialmente no histórico que remonta à última temporada. Nas partidas das águias, António Nobre assinalou três grandes penalidades contra os encarnados; todas elas receberam oposição ou foram anuladas pelo VAR.


O caso mais gritante aconteceu na receção ao Arouca, uma partida que terminou empatada a duas bolas e que prejudicou as contas do Benfica na corrida pelo título de campeão nacional. A grande penalidade assinalada por uma alegada rasteira com a cabeça de Otamendi foi invalidada pelo VAR, mas o juiz da AF Leiria não voltou atrás na sua decisão.


Por outro lado, o árbitro também surge debaixo de fogo depois dos dois jogos que dirigiu, na presente temporada, envolvendo o Sporting. Em duas partidas distintas, António Nobre “perdoou” duas expulsões aos jogadores dos leões: Gonçalo Inácio contra o Famalicão e Ousmane Diomande contra o Alverca.

A apreensão da parte do Benfica é considerada legítima, pelos sucessivos erros que o juiz da AF Leiria registou tanto nas partidas das águias como nas dos verdes e brancos. Acabou por ser uma escolha, por parte do Conselho de Arbitragem, que não corresponde à exigência do dérbi, agendado para 5 de dezembro, às 20H15.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Imprensa revela estratégia que José Mourinho está a preparar para o Benfica - Sporting
Futebol

Imprensa revela estratégia que José Mourinho está a preparar para o Benfica - Sporting

03 Dez 2025 | 16:52

Icon Comentário0
Após adeus ao Benfica, Florentino Luís faz revelação curiosa: "O meu email é..."
Futebol

Após adeus ao Benfica, Florentino Luís faz revelação curiosa: "O meu email é..."

03 Dez 2025 | 16:22

Icon Comentário0
Fredrik Aursnes aborda futuro com o Benfica: "O meu contrato..."
Futebol

Fredrik Aursnes aborda futuro com o Benfica: "O meu contrato..."

03 Dez 2025 | 15:43

Icon Comentário0