Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jan 2026 | 10:35 |
O Benfica e o Club Brugge estão em negociações pela transferência definitiva do extremo norueguês Andreas Schjelderup, de 21 anos. As conversas entre os dois clubes avançaram nos últimos dias, mas existem ainda 4 milhões de euros que separam um acordo entre as partes.
O principal ponto de discórdia neste “braço de ferro” entre as partes é o valor da transação. O Club Brugge pretende pagar cerca de 8 milhões de euros no imediato, mais 3 em objetivos, mas a proposta em causa ainda fica abaixo daquilo que Rui Costa está a exigir pelo jovem atacante, segundo a imprensa belga.
O Benfica, que investiu cerca de 14 milhões de euros na contratação de Schjelderup ao Nordsjaelland em janeiro de 2023, já recuperou parte desse valor através de uma taxa de empréstimo, e agora pretende cerca de 15 milhões de euros para fechar o negócio.
O interesse do atual terceiro classificado da liga belga surge num momento em que o jogador continua sem ser um titular indiscutível na equipa de José Mourinho (que está interessado em médio do Rennes), pelo que o emblema da Luz não descarta a saída se as condições financeiras forem consideradas adequadas.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 24 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.116 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Próprio jogador mostrou-se disponível para negociar com o emblema encarnado e já terá mesmo falado com José Mourinho ao telemóvel
24 Jan 2026 | 09:57 |
O Benfica está interessado em contratar Stije Resink e pode oferecer 7 milhões de euros + 3 milhões de euros por objetivos, porém está a encontrar resistência vinda do Groningen. O próprio jogador mostrou-se disposto a negociar com as águias e já terá mesmo falado com José Mourinho.
S. Resink: "Ainda não há nenhuma oferta recebida pelo Groningen, por isso tenho de esperar para ver o que acontece"
"Às vezes surgem clubes e valores que exigem uma reflexão séria. Ainda não há nenhuma oferta recebida pelo Groningen, por isso tenho de esperar para ver o que acontece. Estou definitivamente a tentar fazer tudo da forma mais profissional possível. Acho que isso é importante, para os meus colegas de equipa, para o clube e para os adeptos", admitiu ao jornal Dagblad van het Noorden.
S. Resink: "Não significa que eu queira forçar uma transferência imediatamente, mas quero estar na mesa de negociações"
A constante presença das águias nas competições europeias é vista como um dado atrativo: "Como jogador, gostaria pelo menos de entrar em conversações caso surgisse um clube do calibre da Liga dos Campeões, por exemplo. Não significa que eu queira forçar uma transferência imediatamente, mas quero estar na mesa de negociações. Na minha opinião, uma parceria entre clube e jogador funciona nos dois sentidos", explicou.
Já capitão do clube, com quem tem contrato até 2028, o futebolista tem-se destacado pelas suas exibições, merecendo por isso cobiça não só nos Países Baixos, com Ajax, PSV e Feyenoord interessados, mas também de clubes de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Turquia.
Nesta temporada, com a camisola do Groningen, Stije Resink — avaliado em 7 milhões de euros — já realizou um total de 20 partidas oficiais: 19 na Eredivisie e uma na Taça Nos 1.800 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio de 22 anos registou quatro golos e cinco assistências.
Jogador está aberto a mudar de clube ainda neste mercado, vendo com bons olhos um novo desafio que lhe permita voltar a ter maior protagonismo
24 Jan 2026 | 09:33 |
O Benfica é um dos principais interessados em Seko Fofana, médio do Rennes. O internacional costa-marfinense, de 30 anos, não tem tido um papel relevante na equipa da Ligue 1 e está aberto a mudar de clube ainda neste mercado, vendo com bons olhos um novo desafio que lhe permita voltar a ter maior protagonismo.
De acordo com o 'Ouest France', o clube francês estará disponível para negociar a sua saída, preferencialmente por empréstimo até ao final da época. O emblema da Luz acompanha de perto a situação e avalia o jogador como uma opção experiente para reforçar o plantel de José Mourinho, que pode ver jogadores saírem neste defeso.
A mesma fonte revela ainda que o Porto, de Francesco Farioli, também está na corrida pelo jogador, que teve propostas provenientes da Turquia, mas não ficou convencido com nenhuma das opções em cima da mesa, tendo em conta que prefere uma para Portugal.
Com um percurso marcado por passagens por clubes como Udinese, Lens e pelo futebol saudita, o centrocampista chegou ao emblema gaulês no mercado de janeiro de 2025, mas tem somado poucos minutos, daí que não descarte uma saída do atual sexto classificado da liga francesa.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Rennes, Seko Fofana - avaliado em 8 milhões de euros - soma apenas 12 partidas. O futebolista contabiliza um golo na conta pessoal em 654 minutos pela equipa orientada pelo técnico senegalês Habib Beye.
Após recentes exibições, o médio internacional ucraniano tem se vindo a provar útil em ambas as posições, contudo, existem provas que indicam uma preferência
23 Jan 2026 | 17:53 |
O posicionamento de Sudakov tem estado no centro do debate nas últimas semanas, sobretudo após o jogo frente ao Rio Ave, onde surgiu como médio-ofensivo. Até então, o internacional ucraniano vinha sendo utilizado maioritariamente a partir da ala esquerda, com tarefas mais defensivas e 'menor' impacto no último terço do terreno.
Apesar da mudança no alinhamento, José Mourinho - que recebe novidade - defendeu recentemente que as funções do camisola 10 se mantiveram praticamente iguais. No entanto, segundo dados e gráficos da 'Goalpoint', dentro de campo, as diferenças tornaram-se visíveis. Mesmo mantendo a tendência para cair sobre o lado esquerdo, Sudakov passou a ter maior liberdade para ocupar zonas interiores e participar mais na construção ofensiva.
Essa alteração refletiu-se num maior envolvimento no jogo. Frente ao Rio Ave, o médio apareceu em diferentes zonas do ataque, ligou setores e conseguiu aproximar-se mais da área adversária. Foi um dos encontros em que teve maior influência ofensiva no campeonato, confirmando que, pelo meio, consegue explorar melhor a sua qualidade técnica.
No desafio seguinte, diante da Juventus, essa evolução voltou a notar-se. Sudakov esteve mais presente em zonas de finalização e apareceu várias vezes na grande área, algo que raramente acontecia quando atuava como extremo-esquerdo. A proximidade à baliza permitiu-lhe ser mais perigoso e participar com mais frequência nas ações decisivas.
Sem bola, também se notam mudanças importantes. Ao jogar como médio-ofensivo, Sudakov deixa de estar tão obrigado a recuar longas distâncias para defender, o que lhe permite chegar mais fresco aos momentos ofensivos. Em síntese, Mourinho tem razão ao apontar semelhanças no comportamento do jogador, mas segundo os dados em questão, a nova posição torna Sudakov mais influente, mais próximo da baliza e mais útil ao coletivo do Benfica.
Última hora! Rafa Silva recebe boas notícias antes do Benfica - Estrela da Amadora
23 Jan 2026 | 16:38