
Futebol
Kokçu e Akturkoglu humilhados no Turquia - Espanha: Ex Benfica com noite para esquecer
08 Set 2025 | 10:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2025 | 13:13 |
Alamara Djabi mentiu na idade aquando da chegada ao Benfica. O médio foi inscrito pelos encarnados em 2019/20 como tendo 13 anos, mas teria 19. O jogador acabaria por deixar a Luz em 2023/24, com Rui Costa na presidência, rumo ao Midtjylland. Catió Baldé, agente de Bruma, teria estado envolvido na mudança para a Dinamarca, mas nega agora ter feito parte do processo.
Catió Baldé: "Não me foi atribuída a responsabilidade da vinda do atletas para Portugal"
"O Jornal Público do dia 08/09/2025, jornalista Paulo Curado, num exercício de pura maldade lança o meu nome na praça pública sobre a investigação relativamente a 2 jogadores africanos. Toda ela cheia de incongruências e falsidades. Se não vejamos: Não me foi atribuída a responsabilidade da vinda do atletas para Portugal; Não me foi atribuída a responsabilidade de registos de jogadores na Guiné Bissau e das respetivas legalizações em Portugal", começou por escrever o agente do avançado do Benfica, em comunicado.
O agente mostrou-se bastante frustrado, garantindo que "segundo o jornalista, nas divisões de avultadas comissões na gestão de carreiras de jogadores, o Catió Baldé não foi citado em nenhum momento como ter recebido ou beneficiado de algum valor".
Catió Baldé: "Ficou evidente que o meu nome, uma vez mais, foi usado maldosamente"
"O jornalista, no seu exercício de pura maldade, responsabiliza-me de ter ajudado nas inscrições de jogadores. Ficou evidente que o meu nome, uma vez mais, foi usado maldosamente num processo de qual não tenho nada absolutamente. Os referidos atletas não são os meus jogadores e nunca os representei. Nunca tratei de nada relacionado com estes atletas", acrescentou.
Para terminar, Cátió Baldé afirma avançar com um processo contra os autores da investigação: "Estranhamente, o jornalista faz de mim o centro da notícia/denúncia, usando a minha fotografia, deixando de lado todas as outras personagens. Agentes de jogadores e os pais de jogadores. Uma maldade sem precedente. Vou avançar com um processo crime contra o jornal Público e o autor da reportagem. O meu advogado já está a trabalhar no processo. Vou defender-me, como fiz no passado, contra estas acusações sempre que há um problema relacionado com estes tipos de suspeitas".
"Vou lutar até as últimas consequências que o jornalista em causa prove todas acusações. Além de mentir, distorceu o que lhe foi dito por responsáveis do Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide. Atribui-me inscrições de 75 jogadores no clube. Na verdade, o clube disse-lhe "nós já inscrevemos atletas desde Seniores até aos últimos escalões, durante várias épocas, 75 jogadores oriundos da Guiné Bissau". Ele simplesmente distorceu e mentiu", pode ler-se.
Presidente do Clube da Luz tem um objetivo para o defesa-central das águias, e o seu futuro passa pela permanência na Luz com a função no plantel já pensada
08 Set 2025 | 12:27 |
O Benfica está a preparar uma melhoraria do contrato de António Silva, com vista posta na renovação. Um dos principais objetivos de Rui Costa é aumentar o salário do central de forma a recompensá-lo pelas boas exibições, apesar de ainda não terem existido contactos entre o Clube e o jogador.
Quem avança com a informação é o jornal Record, que acrescenta ainda que a Direção dos encarnados pretende também prolongar o vínculo com o jovem de 21 anos, que termina em 2027. António Silva tem ganho, neste arranque de época, um papel de importância crescente no plantel de Bruno Lage, sendo mesmo um dos capitães do Benfica.
Rui Costa entende, portanto, que o vencimento atual de António Silva está abaixo das responsabilidades que assume no plantel comandado por Bruno Lage, tendo em conta que, para além do já descrito, foi titular em seis dos oito jogos disputados pelo Benfica nesta temporada.
António Silva tem uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros e, apesar de suscitar interesse em vários clubes europeus, o desejo de Rui Costa é segurar o jogador formado no Seixal, de forma a cumprir o seu 'sonho' de ver António Silva e Tomás Araújo como a dupla de centrais titular do Clube da Luz.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 7 encontros: quatro na Liga dos Campeões, dois na Liga Portugal Betclic e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 552 minutos em que foi opção de Bruno Lage, o defesa-central exibiu-se a alto nível.
Caso da saída do futebolista teve processo a FIFA, com o pai do atleta a garantir que o jogador tinha sido "raptado" pois mudança não foi autorizada
08 Set 2025 | 11:51 |
Alamara Djabi mentiu na idade aquando da chegada ao Benfica. O médio foi inscrito pelos encarnados em 2019/20 como tendo 13 anos, mas teria 19. O jogador acabaria por deixar a Luz em 2023/24, com Rui Costa na presidência, rumo ao Midtjylland.
Segundo uma investigação levada a cabo pelo jornal Público, Djabi teria mesmo 19 anos quando assinou com o Benfica. Cátio Baldé, agente que esteve envolvido na transferência do Olivais e Moscavide - onde esteve apenas quatro dias - para o Seixal, negou estar envolvido em qualquer manobra.
Atualmente, Alamara Djabi teria 18 anos segundo os documentos apresentados até então. Contudo, depois da investigação, confirma-se que a antiga pérola da formação do Benfica tem 24 anos, completando o 25.º aniversário ainda este mês de setembro.
Vale recordar que a saída da Luz foi muito polémica, com o pai do jogador a garantir que não autorizou qualquer mudança, tampouco assinou algum documento que o permitisse, uma vez que Alamara era - ou dizia ser - menor de idade. Mamadu Djabi chegou a reportar o filho como desaparecido, acusando o Midtjylland de rapto.
"O sr. Djabi pretende denunciar o que considera ser um rapto do seu filho pelo clube de futebol FC Midtjylland, pretendendo viajar para a Dinamarca o mais rapidamente possível para ir buscar o seu filho e trazê-lo de volta para Portugal. Mas ele não pode simplesmente ir bater à porta do FC Midtjylland. Gostaríamos de começar por pedir à polícia que localize o paradeiro do seu filho. Ele precisa do apoio da polícia dinamarquesa ou de quem quer que seja a autoridade competente para o fazer", disse Paulo Almeida, agente da CBF e representante do pai do jogador, em 2023.
Jornalista desportivo destacou o início de temporada atípico para Clube da Luz, que não teve tempo para descansar ou preparar a pré-época nos moldes habituais
08 Set 2025 | 11:28 |
Nélson Feiteirona abordou o arranque de época do Benfica, o qual considerou atípico devido à participação das águias no Mundial de Clubes, que impossibilitou uma preparação completa da nova temporada, dentro dos moldes habituais. Ainda assim, o jornalista desportivo elogiou o plantel de Bruno Lage, que alcançou todos os objetivos iniciais a que se propôs.
Nélson Feiteirona: "A equipa do Benfica conseguiu todos os objetivos a que se propôs nesta fase"
"Num arranque de época diferente dos outros, depois da participação no Mundial de Clubes dos Estados Unidos e, consequência disso, poucos dias de férias para os jogadores e sem tempo para a realização de uma pré-época digna do nome, a equipa do Benfica conseguiu todos os objetivos a que se propôs nesta fase: conquistou a Supertaça, com uma vitória por 1-0 no primeiro duelo de 2025/26 com o Sporting, garantiu a qualificação para a fase de liga da UEFA Champions League, eliminando o Nice na pré-eliminatória, o Fenerbahçe no play-off e venceu os três jogos que teve no campeonato", começou por dizer Nélson Feiteirona, ao jornal A Bola.
O especialista destacou ainda o registo de golos marcados e sofridos do Clube da Luz neste início de época, sem esquecer as entradas e saídas do plantel dos encarnados: "No total, marcou 12 golos e sofreu apenas um, registo que também é importante sublinhar. E tudo isto foi alcançado também em andamento num carrossel de saídas e sobretudo entradas de jogadores no plantel, contexto que, não sendo exclusivo do Benfica, foi muito visível nas águias".
Nélson Feiteirona: " A posição parece-me a mais certa, mas tem prazo, como Bruno Lage saberá"
De seguida, o jornalista desportivo concordou com a abordagem inicial de Bruno Lage à nova temporada deixando, no entanto, um aviso: "Bruno Lage, o treinador da equipa, alertou várias vezes para o início de temporada atípico e esclareceu os adeptos sobre a necessidade de pragmatismo, confessando que nesta altura preferia claramente jogar mal e vencer do que fazer uma grande exibição e sair com um mau resultado. A posição parece-me a mais certa, mas tem prazo, como Bruno Lage saberá".
Relembrando a urgência do Benfica em conquistar troféus, nomeadamente a Liga Portugal, Nélson Feiteirona atribuiu moral aos encarnados, apontando para as eleições das águias: "Pela forma como lidaram com as dificuldades, Bruno Lage e a equipa ganharam crédito para seguir caminho, mas a responsabilidade, ou a pressão, mais ainda do que na época passada, espera por eles não muito lá à frente. Por muito que digam, ou acreditem, que o balneário está blindado, será impossível não sentir as ondas de choque das eleições para os órgãos sociais marcadas para 25 de outubro".
Kokçu e Akturkoglu humilhados no Turquia - Espanha: Ex Benfica com noite para esquecer
08 Set 2025 | 10:56
Rui Costa fez investimento histórico no Benfica, mas vários craques 'fugiram'
08 Set 2025 | 10:11
Continuação de Bruno Lage no Benfica depende de um fator, diz candidato à presidência
08 Set 2025 | 09:01