
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alamari Djabi, jovem que deixou o Benfica, neste mercado, e mudou-se para o Midtjylland, continua a dar que falar. O pai do atleta considera a transferência ilegal e não sabe do paradeiro do filho. O progenitor, junto de Paulo Almeida, agente licenciado pela CBF, enviaram um e-mail às autoridades dinamarquesas, onde exigem a pesquisa pelo filho, que está considerado como desaparecido.
"O sr. Djabi pretende denunciar o que considera ser um rapto do seu filho pelo clube de futebol FC Midtjylland, pretendendo viajar para a Dinamarca o mais rapidamente possível para ir buscar o seu filho e trazê-lo de volta para Portugal. Mas ele não pode simplesmente ir bater à porta do FC Midtjylland. Gostaríamos de começar por pedir à polícia que localize o paradeiro do seu filho. Ele precisa do apoio da polícia dinamarquesa ou de quem quer que seja a autoridade competente para o fazer", começou Paulo Almeida, o representante do pai do atleta num e-mail enviado às autoridades dinamarquesas e divulgado pelo jornal Record.
"O sr. Djabu recebeu uma chamada de whatsapp de Wilson Boloni (também conhecido por Wilson Cambidja), cidadão da Guiné-Bissau a residir e a trabalhar em Portugal como pedreiro, que gere uma página de Facebook do Atlético da Guiné Bissau, a que chama Academia. Em representação do FC Midtjylland, Boloni envia uma proposta para que o seu filho assine pelo FC nunoMidjytlland e dá-lhe instruções para telefonar a um agente que dá pelo nome de Diogo M. Cruz. Apanhado desprevenido, o sr. Djaby recusa-se a assinar o contrato antes de mais conversações", fundamenta em relação à cronologia.
Paulo Almeida considera o contrato ilegal: "Em primeiro lugar, ninguém para além do pai poderia assinar como 'poder paternal', que recai sobre ele através de uma procuração reconhecida notarialmente e assinada pela mãe do jogador, a sra. Sabado Manuel Intchala, e válida até 22 de janeiro de 2025. Depois, tanto no CONTRATO DE JOGO como no seu ADENDO, o sr. Diogo Mendonça da Cruz figura como AGENTE DO JOGADOR. Um agente totalmente desconhecido do pai e da família. Para além de as regras da FIFA proibirem que menores sejam representados por agentes".
"Surpreendentemente, a FIFA não disse uma palavra sobre o agente DBU não certificado utilizado pelo clube e ignorado pelas Divisions Foreningen e pela DBU aquando da candidatura. Os factos indicam que o sr. Diogo Mendonça da Cruz recebeu uma comissão do FC Midtjylland. O sr. Djabi, que trabalha no ramo financeiro em Bissau, foi alertado em privado pelas autoridades bancárias de que uma transferência eletrónica de 180.000 euros enviada para a conta bancária da sra. Sabado Manuel Intchala [mãe de Alamara] pelo agente não licenciado que tinha sido bloqueada, com base na 'origem injustificada'", acrescenta.
"Por ter validado uma transferência à revelia das suas próprias regras, o sr. Djabi considera a FIFA corresponsável pelo rapto do seu filho. E quer que a organização seja responsabilizada pela desestruturação de toda uma família. Não obstante esta informação relevante, a FIFA, em vez de investigar as infracções, encerrou apressadamente o caso", fundamenta acusando a FIFA.
"Sem qualquer linha de comunicação com o clube, que o ignorou e desprezou totalmente, a ele e à família, o que o sr. Djabi mais deseja nesta fase é que o seu filho seja resgatado e regresse a Portugal para apanhar os cacos onde foram deixados. Espera também que a FIFA assuma a sua responsabilidade nesta transferência grotesca e ilegal e que liberte o jogador do seu contrato", termina o e-mail de Paulo Almeida.
Na sequência da carta enviada pelos vermelhos e brancos, emblema da Invicta reagiu da mesma forma, condenando as declarações proferidas pelas águias
|
Durante o dia de ontem, quarta-feira, 9 de julho, o Benfica enviou uma carta à Liga de Clubes e restantes emblemas, a exigir ações a serem tomadas em relação à contratação de ex árbitros. Na sequência da missiva, o Porto reagiu e emitiu um comunicado onde acusa as águias de omitir factos.
Porto: “Não podemos deixar de registar uma falta de respeito para com diversos profissionais da indústria do futebol”
Numa carta, à qual o jornal Record teve acesso, os azuis e brancos, liderados por André Villas-Boas, afirmam que foram desrespeitados: “Não podemos deixar de registar uma falta de respeito para com diversos profissionais da indústria do futebol, bem como alguma omissão seletiva de factos que envolvem direta ou indiretamente a própria Sociedade Desportiva em causa, no plano legal e jurídico”.
De seguida, os portistas adiantam que o Benfica apresenta exigências sem qualquer tipo de fundamentação válida: “Tal sugestão levanta, de forma infundada, um manto de suspeição sobre figuras nacionais e internacionais que, de forma séria e competente, exercem ou exerceram funções relevantes em órgãos federativos, associativos, representações de classe ou até em clubes, onde colocam ao serviço da indústria o seu conhecimento técnico especializado".
Porto: “Este enquadramento contrasta fortemente com o comportamento de certos clubes”
“Pedro Proença [presidente da FPF] e Paulo Costa [assessor para a presidência de Reinaldo Teixeira], tal como sucede a nível internacional com nomes como Pierluigi Collina, Lubos Michel, Markus Merk, Howard Webb e Bjorn Kuipers”, enumeraram os dragões, referindo-se aos vários nomes que já passaram pela arbitragem e que agora lideram algumas das mais importantes instituições.
“Este enquadramento contrasta fortemente com o comportamento de certos clubes que, de forma reiterada, recorrem a 'especialistas em arbitragem' em painéis televisivos e meios de comunicação social, com o objetivo claro de gerar opinião pública favorável ou desfavorável, condicionando, por essa via, o julgamento do trabalho dos árbitros e afetando a sua dignidade profissional”, conclui o Porto na carta enviada.
Com um faro de golo inconfundível e uma ligação única ao Benfica, o avançado marcou uma geração de benfiquistas e o nome gravado na história do clube
|
O dia 10 de julho é um dia de celebração para o universo Benfiquista, que vê a antiga glória Mats Magnusson completar mais um ano de vida. O avançado sueco teve uma passagem vitoriosa pelo Benfica e celebra hoje, 62 anos de vida. O Glorioso1904 deseja um Feliz Aniversário a um dos grandes matadores que passou na Luz.
Mats Magnusson iniciou a sua carreira no país de origem e, antes de rumar ao Benfica, representou o Malmö, emblema histórico da Suécia. Com 24 anos, assinou pelos encarnados numa altura em que o clube estava muito atento ao mercado nórdico, já que, anos antes havia passado por cá Sven-Göran Eriksson, que trouxe consigo Glenn Strömberg, jogador que teve muito sucesso.
Nas duas primeiras temporadas de águia ao peito, o avançado tinha uma influência boa mas ainda discreta na equipa. Foi na terceira época que o sueco se destacou: em 44 jogos, Mats Magnusson apontou notórios 40 golos. O Benfica terminou em segundo lugar do campeonato, atrás do Porto, e chegou à final da Taça dos Campeões Europeus, mas acabou por ser derrotado por 1-0 frente ao Milan.
Mats Magnusson ficou mais temporada e meia no Benfica. Ao todo, em cinco épocas, o sueco fez 163 jogos de águia ao peito e balançou as redes 87 vezes. Venceu dois campeonatos nacionais e ficou eternizado na memória dos adeptos do 'Terceiro Anel' que elogiavam a sua capacidade de finalizar.
O avançado decidiu regressar à Suécia para terminar a carreira. Há 8 anos deu uma entrevista aos orgãos oficiais do Benfica e revelou que está a viver no país Natal a "trabalhar numa empresa de ventilação e dedicado à familia": "Sou muito, muito benfiquista. Sinto que os adeptos amam-me muito, sinto esse carinho. Viver o Benfica na Suécia é diferente. Tenho muitas saudades do Benfica".
Extremo argentino regressou ao Rosario Central e o clube preparou uma campanha de boas-vindas com vários videos de grandes figuras
|
Ángel Di María já foi apresentado como reforço do Rosario Central, clube do coração, e o seu regresso agitou o mundo do futebol. O craque foi surpreendido com uma campanha organizada pelo emblema argentino que fez questão de recolher vários vídeos com mensagens de apoio de grandes figuras e personalidades do desporto, maioritariamente de ex-colegas de El Fideo.
Entre os demais craques, destaca-se Neymar, que também regressou a casa recentemente, ao Santos, e com quem partilhou o balneário durante alguns anos no PSG. Outro que quis deixar uma mensagem a Di María foi David Luiz, que jogou com o argentino no Benfica. Gianluigi Buffon e outros companheiros de seleção também se expressaram.
"Irmão, queria dizer-te obrigado por tudo o que fizeste, pelo futebol, e é uma alegria ver-te a regressar a casa, à tua equipa. Eu regressei, estou muito contente cá, e de certeza que vais desfrutar, não só tu como a tua família também. Um abraço, foi um prazer partilhar momentos lindos contigo», disse Neymar.
David Luiz partilhou balneário com Di María no Benfica, naquela que foi a primeira experiência de ambos na Europa. Juntos, ajudaram os encarnados a vencer o campeonato nacional na temporada 09/10: "Maninho Di María, boa sorte, estou muito contente por ti, penso que chegou o momento que sempre esperaste, de regressar à tua equipa de coração. Muito êxito para ti, beijos do teu irmão, David Luiz".
Di Maria chegou a receber uma mensagem de outro jogador que passou pelo Benfica. Enzo Fernández, que juntamente com o extremo, contribuiu na conquista do Mundial de 2022 pela Argentina, quis deixar umas palavras ao amigo. Recorde-se que El Fideo regressou ao Rosario Central, após sair do Clube da Luz, e pode agora ser capitão do emblema argentino, se assim o decidir.