Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Depois de anunciada a presença do Inter Miami no Mundial de Clubes, emblema de Lionel Messi, que vai enfrentar o Benfica, a decisão da FIFA gerou alguma polémica e há quem atire que a mesma é “controversa” e “ridícula”.
Neste sentido, a imprensa inglesa tem questionado esta decisão. “É controverso”, explica Kaveh Solhekol, editor-chefe da Sky Sports, acrescentando que “todos pensavam que o país representante seria o campeão da MLS. Mas Infantino decidiu já atribuir esse lugar ao Inter Miami”. “Haverá quem diga que a FIFA só queria ter o Messi no torneio para terem mais pessoas a verem a prova e fazerem mais dinheiro”, sublinhou ainda Solhekol.
Por outro lado, o The Athletic afirmou que a FIFA está “desesperada por um bom negócio das transmissões televisivas do Mundial de Clubes e que, por isso, quis ter o Inter Miami e Messi na prova: “É ridículo. Foi tudo muito conveniente. A FIFA já não esconde nada”.
De relembrar que só falta agora conhecer uma equipa sul-americana para se juntar ao Benfica e ao Porto no lote de clubes que estará no Mundial de Clubes, a jogar-se no próximo verão entre os dias 15 de junho e 13 de julho.
"É ridículo. Foi tudo muito conveniente. A FIFA já não esconde nada”
O emblema restante será oriundo do CONMEBOL e poderá ser o Peñarol (Uruguai), o Atlético Mineiro ou o Botafogo (Brasil), se algum destes clubes vencer a Taça Libertadores, ou então o Olímpia de Assunção (Paraguai), caso o triunfador da Libertadores de 2024 seja o River Plate (já apurado).
Consultor de marketing e conhecido adepto do Glorioso abordou a postura do Presidente do Sporting face ao processo dos encarnados
|
0Vasco Mendonça, consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica, no seu espaço de opinião semanal 'Selvagem e Sentimental' no jornal 'A Bola', dá o seu parecer relativamente à maneira como o Presidente do Sporting, Federico Varandas, se colocou face à acusação do MP à SAD do Benfica.
"O presidente do Sporting tem grande mérito no sucesso que, em conjunto com a sua equipa, voltou a um clube que parecia cronicamente afastado das grandes vitórias. Ninguém lhe tira isso, como ninguém lhe deve tirar os demais progressos que o clube tem feito durante os seus mandatos. Mas, para alguém tão revoltado com páginas negras do futebol português, Frederico Varandas parece-me um pouco inebriado pelas recentes conquistas", começou por dizer Vasco Mendonça.
"Já aqui elogiei a firmeza do presidente do Sporting em relação ao FC Porto, mas não me parece que seja boa ideia o presidente do Sporting viver excessivamente convencido da sua pureza. A ideia de que Frederico Varandas, por ser mais novo e aparentemente impoluto do que dois ex-presidentes seus rivais, representa um clube moralmente inatacável, não resiste ao embate com a realidade. O exercício é simples. Se Frederico Varandas se sente intitulado a decretar sentenças acerca de crimes por demonstrar, como o fez em relação ao Benfica, o mesmo critério poderia ser usado contra o seu Sporting. Bastaria para isso que, tal como Frederico Varandas, fintássemos o Estado de Direito da forma mais conveniente e tirássemos as nossas próprias conclusões acerca da conduta de um antigo vice-presidente do clube de Frederico Varandas, ou de outros funcionários do clube", referiu.
"Se isso não for suficiente, podia falar sobre o Euromilhões que permitiu ao Sporting obter uma vantagem económica por via da recompra das VMOCS, vantagem essa que Frederico Varandas considerará devida, mas que eu reservo o direito de considerar moralmente condenável, mesmo que financeiramente lícita, e mais do que capaz de desvirtuar a relação de poder entre clubes rivais. Já agora, também valeria a pena lembrar o acionista do clube, detentor de 9,9 % da SAD do Sporting, que se vê hoje enredado em acusações graves de branqueamento de capitais, numa operação alegadamente tornada possível com a entrada de dezenas milhões de euros na SAD. Apetece perguntar a que expediente recorrerá para defender o Sporting no dia em que um destes problemas, ou outros daí decorrentes, se abater sobre o seu clube", prosseguiu.
Tem pouca autoridade para dar lições de moral a quem quer que seja
"Daqui se infere uma verdade relativamente prosaica: Frederico Varandas, com quem, pasme-se, não antipatizo, tem pouca autoridade para dar lições de moral a quem quer que seja. Pode e deve pugnar pela ética do seu clube enquanto o representar, mas para isso terá de considerar também um objeto, para além dos artifícios verbais. Chama-se espelho e permite ver o nosso próprio reflexo", disse Vasco Mendonça.
"De resto, por muito assertividade que empregue, as sentenças de Frederico Varandas não transitam em julgado. O presidente do Sporting está no direito de escolher a parte da realidade que lhe interessa. Quem o ouve, está no direito de fazer exatamente a mesma coisa. Nisto, devemos ser francos. Não sairá daqui um país melhor, mas antes o país que temos. Quando este choque acontece, ou seja, quase sempre, a acusação de negacionismo é válida para ambos os lados, mas, em rigor, só um dos participantes nesta troca preside a uma instituição com a dimensão do Sporting", destacou.
"Refiro-me à dimensão, não porque esta crónica semanal se deva ocupar demasiado com o tamanho dos outros, que empalidece por comparação com o Sport Lisboa e Benfica, mas, porque, em virtude dessa dimensão institucional, se aconselharia uma postura diferente por parte do presidente do Sporting, que, à sua maneira, acaba por ser capturado pela narrativa mais corriqueira do futebol que tantas vezes já criticou", acrescentou ainda.
"A sensação é a de que Frederico Varandas aproveitou os ventos favoráveis dentro de campo para uma operação de outra natureza, neste caso uma nova recompra de VMOCs, leia-se, Valores Morais Oportunamente Convertíveis. No entanto, se há coisa que o futebol português nos ensinado, é que todos os heróis acabam por viver tempo suficiente para acabarem como vilões" concluiu Vasco Mendonça.
Encarnados vão receber a turma dos Países Baixos na próxima quarta-feira, 23 de outubro, no Estádio da Luz, pelas 20h00
|
0Bruno Lage comandou as tropas do Benfica na sessão de treino aberta à comunicação social, nos primeiros 15 minutos. O treinador das águias contou com uma novidades fresca no grupo de trabalho antes da receção ao Feyenoord: Diogo Prioste.
O craque da formação do Clube da Luz integrou as opções do timoneiro para o treino da véspera do jogo da jornada 3 da Liga dos Campeões, juntando-se aos jogadores disponíveis para Bruno Lage. Além da presença do jovem talento do Seixal, destaca-se a ausência de Leandro Barreiro.
Apesar de não ter apresentado qualquer indício de problema físico no encontro diante do Pevidém, onde foi lançado já na reta final, o médio luxemburguês não marcou presença no treino do Benfica, desta terça-feira, 22 de outubro. Gianluca Prestianni e Tiago Gouveia continuam a ser as baixas certas para o duelo da Liga dos Campeões.
Após o triunfo na Taça de Portugal, frente ao Pevidém, recorde-se, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 23 de outubro, às 20h00, no Estádio da Luz, na receção ao Feyenoord. O jogo diz respeito à terceira jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
Esta temporada, Diogo Prioste - que representa o Benfica desde 2010 - já foi aposta em sete partidas com o Manto Sagrado, na equipa B dos encarnados. O médio português já faturou em três ocasiões, sem contar com qualquer assistência.
Equipa encarnada volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 23 de outubro, na terceira jornada da Liga dos Campeões
|
0O Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 23 de outubro, às 20h00, frente ao Feyenoord, num encontro referente à terceira jornada da Liga dos Campeões. Para este encontro da prova milionária, o técnico do Glorioso conta com um trunfo a seu favor: Kerem Akturkoglu.
O extremo tem sido um dos destaques do Benfica na competição, tendo apontado dois golos (Estrela Vermelha e Atlético de Madrid) nas duas primeiras jornadas da Champions. Posto isto, e dado o facto de jogar em casa, Bruno Lage pode ter no internacional turco um trunfo para levar de vencida a turma neerlandesa
Lembre-se que depois de não fazer parte das escolhas de Bruno Lage frente ao Pevidém, o avançado deve ser opção já no próximo encontro, numa competição em que pretende dar continuidade às excelentes exibições. O Benfica volta aos relvados para medir forças com o Feyenoord, no Estádio da Luz. O encontro está agendado para a próxima quarta-feira, 23 de outubro, pelas 20h00, na jornada 3 da fase de grupos da Liga dos Campeões
É relevante destacar que, esta temporada, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – realizou cinco encontros: Santa Clara, Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético Madrid. Nos 372 minutos que disputou, o internacional turco apontou quatro golos e fez duas assistências.
Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo, que tem impressionado com o Manto Sagrado vestido, tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.