
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Acácio Santos, antigo treinador do União de Santarém, falou sobre a afirmação de José Melro no Benfica, depois do craque dos juniores, que tem saltado patamares na formação, ter surgido na mira de vários colossos europeus, nomeadamente o Barcelona e o Borussia Dortmund. Rui Costa estará, recorde-se, a fazer de tudo para afastar os pretendentes.
"Ele estava nos juniores da U. Santarém e treinava connosco na equipa principal. No início da minha segunda época, foi integrado na equipa principal", começou por mencionar o antigo técnico. "Nós utilizávamos, habitualmente, durante a semana, dois balneários. Um para a equipa principal e o outro para os juniores, para jogadores que vinham à experiência ou que estavam a ter menor rendimento", disse.
"Depois de um jogo menos conseguido disse à equipa que tinham uma semana para demonstrar quem é que acreditava mesmo na subida do União de Santarém", completou Acácio Santos. "No primeiro treino da semana, o José Melro, numa disputa de bola, ganha-a a um jogador da equipa principal e, por consequência, foi para o balneário da equipa principal e o outro para o que era reservado aos juniores. Este é um exemplo da sua capacidade mental", recordou o ex-treinador.
"O que ele tinha a mais do que os outros era humildade e capacidade de trabalho. Distinguia-se mais por isso do que qualidade técnica ou qualidade tática, o que não significa que não as tivesse. Mas, para sobreviver entre jogadores muito mais experientes do que ele, tinha que ter essa humildade e capacidade de trabalho", afirmou, destacando a humildade de José Melro.
"Tem qualidade técnica, sobretudo com o pé esquerdo, e muita facilidade à frente da baliza, sendo um miúdo com níveis intelectual e social elevados. Se continuar a trabalhar e a adaptar-se à exigência dos contextos o José Melro vai chegar longe", concluiu.
Esta temporada, José Melro - que está em grande destaque na turma das águias - já marcou presença em 26 encontros, somando 16 golos, contabilizando uma única assistência, nos sub-23. Já, na época transata, o jogador foi aposta em 23 duelos, onde registou dois tentos.
Importa referir que o craque do Benfica iniciou a sua caminhada desportiva em 2011/12, na escola de futebol Footkart, sediada em Santarém, tendo passado por vários emblemas da zona ribatejana. Foi contratado pelo Clube da Luz, em 2022, integrando o plantel de sub-19, mas acabou por se afirmar, rapidamente, e ter lugar nos sub-23.
Nova contratação dos encarnados foi anunciada, esta quinta-feira, 22 de maio, através dos meios de comunicação do Clube da Luz
|
Rui Costa meteu mãos à obra e garantiu mais uma oficialização no Benfica: Rúben Tavares assinou contrato de formação com o emblema da Luz. As águias anunciaram a novidade esta quinta-feira, 22 de maio, através do site oficial do Clube, assegurando a continuidade do médio-ofensivo nos quadros da formação do Seixal.
De acordo com a nota oficial do Benfica, o jovem futebolista de 14 anos assinou o contrato de formação, subindo mais um patamar de águia ao peito. A viver a sexta temporada ao serviço do Glorioso, Rúben Tavares despertou as atenções dos responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, e garantiu a continuidade no Seixal, onde tem estado em destaque.
"Rúben Elisandro Mendes Tavares, médio de 14 anos (02/04/2011), assinou contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica. Contratado em 2018/19 ao Damaia GC quando era Sub-8, o jovem cumpre a sua 6.ª época de águia ao peito", pode-se ler no comunicado a oficializar a continuidade de Rúben Tavares enquanto jogador do Benfica partilhada pelo Clube da Luz, através do site oficial.
O médio foi contratado em 2018/19 ao Damaia GC, integrando depois o escalão dos sub-8. Atualmente, já na sexta época de águia ao peito, Rúben Tavares assume um papel preponderante na equipa de sub-14, onde já leva sete golos, no total, da presente temporada desportiva.
No que toca aos seus números individuais, Rúben Tavares foi aposta em 29 partidas, durante 2024/2025: 26 na 2.ª Divisão de Juniores C, dois na D Lisboa Juniores B sub-16 e, ainda, um na AF Lisboa Juniores C Honra. Ao todo, o médio ofensivo da formação do Benfica cumpriu 1.796 minutos, onde marcou sete remates certeiros e ainda concretizou uma assistência.
Na manhã desta terça-feira, a turma dos vermelhos e brancos não conseguiu superar o domínio do adversário e acabou a sofrer derrota
|
Depois de uma etapa bem conseguida nas duas fases da Liga Revelação, o Benfica sub-23 voltou a entrar em campo, esta terça-feira, 20 de maio, para a realização da 1.ª mão das meias-finais da Taça Revelação, onde defrontou o Famalicão. Num duelo renhido, os minhotos foram mais felizes e venceram por 2-0 e ganharam vantagem para a 2.ª mão.
A equipa de Vítor Vinha, que reconheceu as dificuldades do adversário e assumiu que os jogadores estavam preparados, entra no Estádio municipal de Vila Nova de Famalicão com a moral bastante levada, depois de ter goleado o Estrela da Amadora por uns esclarecedores 7-0, deixando os tricolores nos quartos de final.
A jogar fora de portas, a primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, onde o Benfica chegou até algumas oportunidades, contudo, o golo não surgia, o mesmo também ia acontecendo à equipa da casa. No final dos 45 minutos, o marcador registava uma igualdade a zero entre os dois adversários.
No segundo tempo, numa tentativa de desatar o encontro, os dois treinadores procuraram mexer nas suas equipas. Contudo, o nulo mantinha-se e havia quem se conformasse com o empate. Porém, à passagem do minuto 79, Rodrigo Ribeiro assumiu o protagonismo e colocou os minhotos na vantagem do marcador. Sete minutos mais tarde, o Famalicão ampliou a vantagem através de Martim Almeida.
Perante a entrada em falso no encontro da 1.ª mão, os encarnados partem agora em desvantagem para o jogo das decisões. Perante as dificuldades, a equipa de Vítor Vinha está obrigada a vencer o Famalicão para carimbar uma presença na final. O encontro da 2.ª mão está agendado para sábado, 24 de maio, às 11h00, no Benfica Campus.
Meios de comunicação do Clube encarnado deram conta da novidade, esta segunda-feira, com o futebolista a definir os objetivos de águia ao peito
|
É oficial: Tomás Almeida subiu de patamar no Benfica ao assinar um contrato profissional com a direção de Rui Costa. O jovem extremo de 16 anos continua de águia ao peito, segundo adiantam os meios de comunicação oficiais do Clube encarnado, esta segunda-feira, 19 de maio.
"Tomás Loja Almeida, extremo de 16 anos (07/05/2009), assinou contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica", pode-se ler na nota partilhada pelo Clube da Luz durante esta tarde, notícia essa que já mereceu a reação do jovem formado no Seixal.
Tomás Almeida - Fico feliz e orgulhoso por representar este clube, e espero continuar a ajudar muito mais
"Significa muito para mim. Fico feliz e orgulhoso por representar este clube, e espero continuar a ajudar muito mais", afirmou Tomás Almeida, jovem que atua na equipa Juvenil Sub-16 (1.º ano), em declarações exclusivas à BTV.
Já sobre o futuro, o jovem atleta, que cumpre a oitava época de águia ao peito, não escondeu a ambição ao revelar ter o sonho de chegar à equipa principal do Benfica: "Os grandes objetivos são continuar a jogar neste grande clube e conseguir chegar à equipa A."
Antes de chegar ao Benfica, conjunto pelo qual assinou em 2017, Tomás Almeida, que conta com seis internacionalizações pela Seleção Nacional Sub-16, conta ainda com passagem pelo Sonho XXI, emblema no qual se destacou, acabando depois por rumar ao Seixal.
Esta temporada, Tomás Almeida, ao serviço da equipa Juvenil Sub-16 do Benfica, foi aposta em 28 encontros: 27 na 2.º Divisão e um na AF Lisboa. Nos 1.644 minutos em que esteve em campo, o extremo encarnado apontou 12 golos e não somou qualquer assistência.