
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
José Melro está a brilhar cada vez mais nos juniores do Benfica, somando cada vez mais interessados e agora foi a vez de Acácio Santos, antigo treinador do União de Santarém, tecer largos elogios à jovem pérola de Rui Costa, desvendando os pontos fortes do craque.
"Ele estava nos juniores da U. Santarém e treinava connosco na equipa principal. No início da minha segunda época, foi integrado na equipa principal", começou por mencionar o antigo técnico. "Nós utilizávamos, habitualmente, durante a semana, dois balneários. Um para a equipa principal e o outro para os juniores, para jogadores que vinham à experiência ou que estavam a ter menor rendimento", disse.
"Depois de um jogo menos conseguido disse à equipa que tinham uma semana para demonstrar quem é que acreditava mesmo na subida do União de Santarém", completou Acácio Santos. "No primeiro treino da semana, o José Melro, numa disputa de bola, ganha-a a um jogador da equipa principal e, por consequência, foi para o balneário da equipa principal e o outro para o que era reservado aos juniores. Este é um exemplo da sua capacidade mental", recordou o ex-treinador.
"O que ele tinha a mais do que os outros era humildade e capacidade de trabalho. Distinguia-se mais por isso do que qualidade técnica ou qualidade tática, o que não significa que não as tivesse. Mas, para sobreviver entre jogadores muito mais experientes do que ele, tinha que ter essa humildade e capacidade de trabalho", afirmou, destacando a humildade de José Melro.
"Tem qualidade técnica, sobretudo com o pé esquerdo, e muita facilidade à frente da baliza, sendo um miúdo com níveis intelectual e social elevados. Se continuar a trabalhar e a adaptar-se à exigência dos contextos o José Melro vai chegar longe", concluiu.
Esta temporada, José Melro - que está em grande destaque na turma das águias - já marcou presença em 26 encontros, somando 16 golos, contabilizando uma única assistência, nos sub-23. Já, na época transata, o jogador foi aposta em 23 duelos, onde registou dois tentos.
Importa referir que o craque do Benfica iniciou a sua caminhada desportiva em 2011/12, na escola de futebol Footkart, sediada em Santarém, tendo passado por vários emblemas da zona ribatejana. Foi contratado pelo Clube da Luz, em 2022, integrando o plantel de sub-19, mas acabou por se afirmar, rapidamente, e ter lugar nos sub-23.
Turma encarnada venceu e assegurou o primeiro lugar da classificação da principal prova portuguesa de futebol, superando o eterno rival
|
A equipa de juvenis do Benfica foi a jogo este domingo, 9 de março, para medir forças com o Real SC. Os encarnados acabaram por vencer, por seis bolas a três, na 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional Sub-17.
Para este encontro Pedro Faria apostou em Leonardo Lopes, Leonardo Lopes, Ricardo Fernandes, Martim Vasconcelos, Ricardo Neto, Mauro Furtado, Miguel Galinho, Gil Neves, Miguel Figueiredo, Tiago Rodrigues, Nilson Semedo e Anísio Cabral no onze inicial.
Já o técnico do Real SC foi a jogo com Vicente Silva, Leandro Sauané, G. Varela, Tomás Martins, Martim Lopes, Renato Pereira, Jaylen Jones, Miguel Gonçalves, Danilson Sá, Diogo Girão e Manuel Martins na turma titular.
Vindos de uma vitória frente ao Sporting na última ronda, a equipa de sub-17 do Benfica entrou com o pé direito, mas enfrentou dificuldades. O marcador só foi inaugurado aos 24 minutos pelo Benfica. No entanto, quatro minutos depois, o Real SC respondeu com o tento do empate, um resultado que ficou até ao intervalo.
No segundo tempo, o Benfica entrou a todo o gás. Dilan Neves aumentou a vantagem, aos 66 minutos, mas o destaque vai mesmo para Nilson Semedo, que protagonizou um bis praticamente de seguida (68' e 72'). O adversário ainda deu resposta, novamente, mas não foi suficiente para roubar a vitória do Glorioso. Guilherme Castro e Miguel Figueiredo marcaram para os encarnados, selando o resultado no 6-3 a favor do Benfica.
No que toca à tabela classificativa, os encarnados passam a somar 19 pontos, com o Porto a ser segundo, com menos três pontos, no entanto, ainda não disputou a atual jornada. O Sporting regista 13 pontos, sendo o terceiro classificado, com cinco pontos a mais que o Braga, que está no quarto lugar.
Depois deste triunfo, os juvenis do Benfica voltam a entrar em campo no próximo dia 30 de março, domingo, para medir forças com o Vitória de Guimarães. O duelo da sétima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional tem o pontapé de saída marcado para as 11h00, no Seixal.
Turma vermelha e branca não foi além de um empate na última ronda da prova nacional, contudo segue no primeiro lugar da competição
|
A equipa de iniciados do Benfica foi a jogo com o Alverca, no passado sábado, 7 de março, para discutir a jornada 6 da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por empatar, a uma bola, com Martim Gomes (47') a apontar o golo das águias.
Para este duelo, João Rodrigues apostou em Luiz Guedes, Afonso Baldé, Benjamim Semedo, Tomás Pedrosa, Bernardo Mendes, Tomás Cordeiro, Simão Lopes, Gonçalo Fernandes, Martim Gomes, Francisco Wang e Cassiano Silva de início. Edward Syvak, Nhiwame Miguel, Pedro Costa, Francisco Rodrigues, Guilherme Leal, Guilherme Castro, João Silva, Tiago Alves e Rúben Tavares começaram no banco dos encarnados.
Já o Alverca começou com Tiago Ribeiro, Tomás Café, Afonso Pereira, André Brito, Tiago Freitas, Simão Pinto, Tiago Carvalho, Vicente Silva, Francisco Araújo, Guilherme Miranda e Gonçalo Guerreiro. Francisco Pereira, Leonam Cordeiro, Tomás Morgado, Carlos Bezerra, Natan Almeida, Mateus Carvalho e Jerson Tchuda foram os suplentes eleitos.
Vindos de uma vitória na jornada anterior, o Benfica entrou em campo com a missão de continuar o bom trabalho. No entanto, a turma de João Rodrigues acabou por sofrer um revés logo no início da partida. Logo no minuto inicial, o Alverca chegou ao golo, e fez o 1-0 no marcador, resultado que as águias não conseguiram reverter até ao intervalo.
No regresso das cabines, o Benfica entrou determinado em alcançar algo diferente da partida. Dessa forma, aos 47', Martim Gomes, jovem futebolista que tem estado em destaque esta temporada na turma de João Rodrigues, fez o golo do empate. Porém, e apesar de diversas oportunidades, a equipa vermelha e branca não conseguiu carimbar a reviravolta no marcador e empatou a partida da sexta jornada.
No que toca à tabela classificativa, e depois deste empate, o Benfica segue no primeiro lugar com 13 pontos, os mesmos que o Alverca que ocupa a segunda posição. A fechar o pódio está o Braga que soma até ao momento 10, embora tenha menos uma partida.
Depois do deste encontro, os iniciados do Benfica voltam a jogo no próximo domingo, dia 16 de março, para medir forças com o Farense. O encontro da jornada 7 da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional está agendado para as 11h00, no reduto do adversário.
Acompanhe, no Glorioso 1904, o Clássico do futebol de formação entre os encarnados e os dragões, este sábado, 8 de março, às 15h00
|
TERMINA A PARTIDA! PORTO 2 - 3 BENFICA
90' + 6 - Expulsão do lado do Porto: André Miranda vê duplo amarelo.
90' + 5 - Lançamento para o Benfica.
90' + 4 - Canto para os dragões
90' + 3 - Porto tenta o golo do empate, mas Benfica defende.
90' + 1 - Canto para o Porto.
90' - Mais seis minutos de compensação
88' - Golo anulado aos encarnados, após toque na mão de Francisco Silva.
84' - Benfica procura manter a vantagem.
81' - ESTÁ FEITA A REVIRAVOLTA! GOLOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! VAMOS!
76' - João Afonso não falha e o Benfica volta a igualar o Clássico.
76' - É GOLOOOOOOOOOOO DO BENFICA! ESTÁ FEITO O EMPATE!
72' - Amarelo para Rafael Quintas.
67' - Jogo mais pausado.
59' - Águias no ataque.
57' - Mau passe dos encarnados.
53' - Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica.
53' - Águias procuram a reviravolta.
49' - Golo dos dragões. Porto 2 - 1 Benfica
49' - Canto para o Porto.
47' - Benfica no ataque.
46' - ARRANCA O CLÁSSICO! VAMOS, BENFICA! ATÉ AO FIM!
INTERVALO! Porto 1 - 1 Benfica
44' - João Capucho saiu com muitas queixas físicas.
44' - Substituição: saída de João Capucho; entrada de Kevin Pinto.
42 - Jogo interrompido para assistir a João Capucho.
40' - Amarelo para Duarte Soares
36' - Passe dos dragões a sair pela linha de fundo da baliza do Benfica.
36' - Volta a rolar a bola.
35' - Jogo interrompido para assistência a atleta do Porto.
34' - ESTÁ LÁ DENTRO! GOLOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! JADEN UMEH FAZ O EMPATE
33' - Benfica mais forte!
31' - Grande jogada de Eduardo Fernandes! É novo canto para as águias.
31' - Canto para o Benfica.
29' - MUITO PERTO! Jaden Umeh rematou e valeu a defesa do guardião dos dragões.
29' - Jogo retomado.
28' - Eduardo Fernandes está a ser assistido.
28' - Entrada forte sobre Eduardo Fernandes e há livre assinalado a favor do Benfica.
22' - Benfica já controla melhor o jogo.
18' - Corte crucial de Guilherme Gaspar.
18' - Chove muito no terreno dos dragões.
16' - Guardião do Porto segura.
16' - Canto para o Benfica.
14' - Encarnados no ataque.
9' - Cruzamento de Duarte Soares ameaça baliza portista.
4' - Águias tentam ir à procura da reviravolta.
2' - Golo do Porto.
2' - Penálti para o Porto!
1' - Posse de bola nos dragões.
1' - ARRANCA A PARTIDA! VAMOS, BENFICA! VENCE POR NÓS!
Onze do Benfica: Diogo Ferreira, Duarte Soares, Diogo Rocha, Guilherme Gaspar, João Capucho, Rafael Quintas, Eduardo Fernandes, André Gomes, Francisco Silva, Tiago Pinto e Jaden Umeh.
0' - Caso as águias consigam vencer os azuis e brancos, a equipa do Seixal poderá igualar o rival direto na primeira posição.
0' - O Benfica e o Porto vão disputar a jornada 6 da fase de apuramento de campeão numa altura em que os dragões são líderes com 13 pontos, enquanto os encarnados ocupam a segunda posição, com 10 pontos.
0' - Já os azuis e brancos venceram o Torreense pela vantagem mínima (1-0).
0' - A equipa de Luís Araújo surge de uma goleada ao Vitória de Guimarães, por quatro bolas a zero, na jornada anterior do Campeonato Nacional.
0' - O Glorioso 1904 leva até si todas as emoções e os momentos do Clássico de futebol de formação.
0' - A equipa de juniores do Benfica vai medir forças com o Porto, no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, casa dos dragões, este sábado, 8 de março, a partir das 15h00.