Futebol
Depois de Troy Parrott, José Mourinho 'apadrinha' jovem futebolista do Benfica
23 Nov 2025 | 17:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Nov 2025 | 07:44 |
O Ajax atravessa uma crise profunda e, no passado sábado, voltou a registar um péssimo resultado, sendo derrotado, em casa, pelo Excelsior, por 2-1. No final do encontro, os adeptos mostraram a sua revolta e Kenneth Taylor, capitão dos neerlandeses que esteve na mira do Porto, deu a cara.
Kenneth Taylor antes do Ajax - Benfica: "Queremos sair desta crise"
“Quando jogamos assim, sabemos como os adeptos reagem. É normal. Queremos sair desta crise o quanto antes. Isso também tem a ver com a confiança. O melhor remédio é vencer e este era um daqueles jogos que tínhamos de ganhar”, começou por afirmar Kenneth Taylor, após o Ajax - Excelsior.
Já de olhos postos na receção ao Benfica, onde José Mourinho espera contar com importante reforço, Kenneth Taylor acredita que o embate diante dos encarnados na Liga dos Campeões pode ser um ponto de viragem: “Foi um desastre. Temos de dar a volta a esta situação o mais rapidamente possível. Temos de estar lá na terça-feira. Parece simples, mas é assim que as coisas são”.
Nos últimos quatro encontros, o Ajax somou três derrotas (Excelsior, Utrecht e Galatasaray) e um empate (Heerenveen). No Campeonato Nacional, a turma de Kenneth Taylor está no sexto lugar (20 pontos em 13 encontros) e, na Liga dos Campeões, a par do Benfica, é uma das equipas que não somou qualquer ponto.
O Ajax – Benfica está agendado para a próxima terça-feira, 25 de novembro, às 17h45, na Johan Cruyff Arena, em Amesterdão, e terá transmissão na Sport TV. A partida, relativa à quinta jornada da fase regular da Liga dos Campeões, é de extrema importância para os encarnados e só uma vitória interessa.
Diretor-geral do Clube da Luz, em conjunto com Rui Costa e José Mourinho, traçaram alvos dos encarnados para o defeso de janeiro
24 Nov 2025 | 07:31 |
Dois extremos, um lateral-esquerdo e um avançado. São estes os três grandes objetivos de Mário Branco para o mercado de transferências do Benfica. A estrutura dos encarnados, com José Mourinho e Rui Costa envolvidos no processo, já definiu quais os alvos a atacar no defeso de janeiro.
No que às alas concerne, e depois da lesão grave de Dodi Lukebakio, a necessidade de contratar extremos ganhou ainda mais urgência. Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni são as únicas opções de raiz à disposição de José Mourinho, mas não são inteiramente do agrado do técnico do Benfica.
Quanto à frente de ataque, e apesar do excelente rendimento de Vangelis Pavlidis (15 golos e duas assistências em 23 jogos), José Mourinho quer garantir um avançado forte no jogo aéreo, algo que Franjo Ivanović não é particularmente forte. Resta saber qual o papel do internacional croata.
Por fim, para o corredor-esquerdo, Samuel Dahl pode ter os dias contados enquanto titular do Benfica. José Mourinho tem apostado no sueco de 22 anos mais por falta de alternativas do que por convicção. A falta de capacidade física é um dos aspetos que não agrada ao timoneiro dos encarnados.
Porém, em todos estes cenários, e conforme revelado num Exclusivo Glorioso 1904, a disponibilidade financeira do Benfica não é enorme. Salvo alguma venda de um dos titulares do Clube da Luz, Mário Branco procurará negócios por valores relativamente reduzidos ou mesmo a custo zero.
Defesa-central formado no Clube da Luz é uma das dores de cabeça para a estrutura das águias, que já coloca todos os cenários em cima da mesa
24 Nov 2025 | 07:15 |
António Silva pode complicar a renovação de contrato com o Benfica e deixar os encarnados numa posição muito complicada. De acordo com o jornal Record, o internacional português, que termina contrato em junho de 2027, está a equacionar todos os cenários, nomeadamente o de uma saída a custo zero.
Conforme revelado no Exclusivo Glorioso do dia 28 de agosto, António Silva pretende estudar todas as opções que tem em cima da mesa antes de avançar para a renovação de contrato com o Benfica. Jorge Mendes, empresário do atleta das águias, tem tido papel central em todo o processo.
Perante a possibilidade de perder António Silva a custo zero em junho de 2027, o Benfica já estuda a possibilidade de negociar o internacional português no mercado de verão de 2026. Tal como adiantado no Exclusivo Glorioso do dia 1 de novembro, o Clube da Luz aceita vender o jogador por uma verba entre os 30/40 milhões de euros.
Na lista de clubes interessados em António Silva, destaca-se a Juventus, que esteve perto de contratar o central ao Benfica em janeiro de 2025. Porém, e depois de Jorge Mendes ter entrado em cena numa altura em que o atleta não era opção para Bruno Lage, a lesão de Tomás Araújo ‘resolveu’ o problema.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.615 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central mostrou-se a bom nível.
Encarnados deixaram pelo caminho na prova rainha Chaves e Atlético, triunfando nas duas ocasiões fora de casa e por duas bolas a zero
24 Nov 2025 | 06:55 |
AFS, Casa Pia, Vitória de Guimarães, Famalicão, Sporting, Porto, Santa Clara, Braga, Lusitano de Évora, Leiria, Torreense, Vila Meã, Fafe, Farense e Caldas. São estes os possíveis adversários do Benfica de José Mourinho, que deixou pelo caminho o Atlético, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
O sorteio da fase seguinte da prova rainha, bem como do emparelhamento dos quartos-de-final, acontecerá já na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 14h30, na Cidade do Futebol. O Benfica pretende, naturalmente, evitar confrontos de maior grau de dificuldade, nomeadamente com Sporting ou Porto.
Entre os 15 possíveis adversários da turma de José Mourinho nesta fase da Taça de Portugal, há um emblema do Campeonato de Portugal (Vila Meã), três da Liga 3 (Lusitano de Évora, Fafe e Caldas) e três da Liga 2 (Leiria, Torreense e Farense). Qualquer um destes emblemas, seria um excelente sorteio para o Benfica.
Nos que aos clubes da Liga Portugal Betclic diz respeito (AFS, Casa Pia, Vitória de Guimarães, Famalicão, Sporting, Porto, Santa Clara e Braga), o conjunto orientado por José Mourinho procura fugir a um embate frente aos rivais mais diretos e a partidas longe do Estádio da Luz, reduzindo o desgaste numa altura em que o calendário é bastante preenchido.
Para chegar a esta fase da Taça de Portugal, o Benfica começou por deixar pelo caminho o Chaves (2-0, bis de Vangelis Pavlidis). Nos 16 avos de final, os comandados de José Mourinho venceram o Atlético, por 2-0, com golos de Richard Ríos (73’) e Vangelis Pavlidis (77’, grande penalidade).