
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu foi um dos jogadores lançados por Bruno Lage para entrar em campo no Benfica - Braga. No entanto, horas antes do apito inicial, o pai do camisola 10 do Clube da Luz, Halis Kokçu, que também é o seu agente, voltou a estar em destaque, uma vez que marcou presença num encontro com o presidente do Al Sadd, emblema do Qatar.
"O nosso querido amigo, presidente do clube de futebol do Qatar, Al Sadd, Sr. Sheikh Khalifa bin Khalid Al Thani. Agradeço o seu amável convite e o excelente acolhimento. Honrou-nos. Que a nossa eterna amizade dure para sempre", revelou o pai do internacional turco que aproveitou para deixar uma camisola do Benfica na posse do amigo.
É importante recordar que, já no passado, o pai de Orkun Kokçu tinha aberto a porta a uma mudança para o Liverpool. "O Arne [Slot] é um bom amigo nosso. Ele passou por muitas experiências com o Orkun. Sim, porque não? É possível", revelou Halis Kokçu durante uma entrevista à estação televisiva ESPN.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 25 embates: seis na Liga dos Campeões, 16 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.871 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por quatro ocasiões, somando ainda cinco assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 68 partidas, 11 golos e 16 assistências.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Clube turco deu conta da mudança do médio internacional para as águias negras, neste sábado, 12 de julho, através das redes sociais
|
É oficial: o Besiktas anunciou Orkun Kokçu como reforço de verão. O clube turco não esperou pelo oficial da saída por parte do Benfica e deu conta da contratação do médio através das redes sociais. Num vídeo partilhado com o público, as águias negras mostram o internacional num avião já com a camisola do clube.
Kokçu deixa, assim, o Clube da Luz, que representou nas últimas duas temporadas. O Benfica chegou a acordo para um empréstimo, mas com opção de compra obrigatória de 25 milhões de euros fixos. Acrescenta-se mais 5 milhões de bónus, que se tornam obrigatórios, independentemente se são alcançados pelo médio ou não. Assim sendo, ao todo, a saída do internacional turco vai render 30 milhões aos cofres encarnados.
Ainda existe mais um detalhe: a cláusula de compra passa a estar ativada a partir do momento em que o Besiktas der minutos oficiais a Kokçu. Isto quer dizer que, o compatriota de Akturkoglu está praticamente vendido em definitivo às águias negras, sendo que o empréstimo acordado pelo Benfica é uma mera formalidade para respeitar o fair play financeiro na Turquia.
Recorde-se que, o Benfica tinha adquirido o passe de Kokçu junto do Feyenoord, em 2023, pelo mesmo valor, o que acaba por dar um bom negócio para as águias lideradas por Rui Costa, que conseguem reaver o investimento feito. Vale a pena relembrar, ainda, que, esta saída acontece depois do desentendimento entre o médio e Bruno Lage durante o Mundial de Clubes.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui o vídeo da oficialização de Orkun Kokçu no Besiktas:
Responsáveis da Luz continuam em conversações com o Chelsea para alcançar um acordo final para a transferência do avançado para a Luz
|
O Benfica vai ceder um pouco mais para garantir a contratação de João Félix. Apesar de ter apostado numa verba de 20 milhões de euros, Rui Costa pode vir a ceder às exigências do Chelsea, contudo acaba a impor limites, à semelhança dos responsáveis ingleses.
Segundo informa o jornal A Bola, o Benfica admite subir a parada por João Félix, contudo não vai atingir os 30 milhões de euros desejados pelo Chelsea. Ao invés, a mesma fonte assegura que os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, admitem chegar a uma proposta na ordem dos 25 milhões de euros pela transferência do internacional português para a Luz.
Desta forma, o Benfica vai tentar alcançar um acordo com o Chelsea com base nestes números, tentando chegar a um consenso entre as duas partes. Tanto João Félix, como os encarnados, querem que esta mudança aconteça, neste verão, tendo em conta que o avançado não entra nos planos dos blues para 2025/2026.
Refira-se que, o Clube da Luz está mais cauteloso no que toca aos valores da transferência, visto que João Félix não é a única prioridade. Thiago Almada está a ser negociado pelo Benfica junto do Botafogo e as exigências dos brasileiros, também, não são pêra-doce para o Glorioso.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Fenerbahçe, do antigo treinador das águias, abanou com os milhões para tentar seduzir avançado turco, que já sabe o que fazer com este interesse
|
Kerem Akturkoglu está na porta de saída, contudo ainda há esperança para o Benfica. Depois do Fenerbahçe ter 'abanado com os milhões', o camisola 17 não foi em cantigas e deu uma nega valente a José Mourinho, recusando a oferta milionária colocada em cima da mesa, tendo em vista a contratação do ex-Galatasaray.
De acordo com o jornalista Mehmet Ozcan, o clube de José Mourinho ofereceu um salário de 4 milhões de euros anuais a Akturkoglu. Contudo, o extremo do Benfica 'torceu o nariz' e recusou essa oferta e a consequente mudança para Istambul, que seria um regresso, depois do craque ter sido contratado ao Galatasaray.
Muito possivelmente, aponta-se que o facto do Fenerbahçe ser rival do antigo emblema de Akturkoglu poderá ter estado dentro dos motivos para a recusa do atacante do Benfica numa mudança para o plantel de José Mourinho. Assim sendo, o compatriota de Kokçu afasta-se da saída do Clube da Luz, ao contrário do colega de seleção.
Kokçu já está fechado no Besiktas e deverá ser anunciado como reforço oficial do emblema turco ainda neste sábado, 12 de julho. O médio, que envergou a camisola 10 do plantel do Benfica, vai fazer a viagem para a Turquia hoje, onde vai ser recebido por muitos adeptos das águias negras, para depois se juntar à equipa, onde se encontram Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes.
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 24 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências nos minutos que já registou com o Manto Sagrado.