Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Após acusação do MP ao Benfica, Maniche 'rasga' Luís Filipe Vieira: "Irradiação do futebol"

Clube da Luz foi acusado de crime de corrupção ativa, crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de fraude fiscal qualificada

Maniche, ex Benfica, comentou o 'Caso dos Emails' e pede para agravar a pena de Luís Filipe Vieira
Maniche, ex Benfica, comentou o 'Caso dos Emails' e pede para agravar a pena de Luís Filipe Vieira

  |

Icon Comentário0

No passado dia 16, na CNN Portugal, o antigo jogador de Benfica e Porto, Maniche abordou o 'Caso dos Emails' e afirmou que a suspensão de Luís Filipe Vieira, pedida pelo Ministério Público, devia ser diferente. Maniche pediu mesmo a irradiação do futebol ao antigo presidente do Benfica


"A acusação do Ministério Público é arrasador. Estamos a falar de um crime de corrupção ativa e estamos a falar de fraude fiscal qualificada, ainda para mais, acrescenta que, pede a suspensão do Benfica nas competições europeias de três meses a seis anos. Eu acho que é um conteúdo gravíssimo para o Benfica, através de um mentor, palavra essa da Procuradoria, Luís Filipe Vieira, que obtinha favorecimento dos resultados em troca favores financeiros, e com jogadores á mistura que nunca jogaram pelo Benfica, como é fácil de comprovar". disse o campeão pelo Porto.


Qualquer Luís Filipe Vieira que está no desporto tem que ser irradiado


"Obviamente que estas acusações são gravíssimas perante uma marca Benfica forte a nível nacional e internacional, e está a perder ao longo destes anos, a credibilidade, está a ser bastante penalizada e desvalorizada com tudo isto que se está a passar. Deixe-me dizer, que todos eles até Luís Filipe Vieira, que também Ministério pede cinco anos de suspensão, eu acho que se isso vier a acontecer é sinónimo de que a acusação foi forte, mas não deveria ser cinco anos de suspensão, eu acho que devia qualquer Luís Filipe Vieira que está no desporto que tenha este tipo de crime, tinha que ser irradiado do futebol", finalizou Maniche.

Recorde-se que de acordo com informações avançadas pela CMTV, as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos foram acusados de corrupção pelo Ministério Público no âmbito do caso dos emails. Assim sendo, o Presidente do Benfica, Rui Costa, e assim como José Eduardo Moniz, Nuno Gaioso e Domingos Soares de Oliveira, antigos dirigentes das águias, saíram do processo e não foram acusados de corrupção.


A mesma fonte adianta ainda que, o Ministério Público acusou os elementos de crimes como corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal. O MP adianta que houve simulação de compra e venda de jogadores em conluio com o Vitória de Setúbal, com o objetivo de injetar dinheiro na SAD encarnada.   

Confira aqui o momento:

  


Clube

Orgulho! Fundação Benfica faz contribuição essencial para o Exército Português

Clube da Luz participou solidariamente com bens desportivos e escolares que vão seguir para a capital da República Centro Africana

A Fundação Benfica participou solidariamente com o Exército Português para a missão em Bagui
A Fundação Benfica participou solidariamente com o Exército Português para a missão em Bagui

  |

Icon Comentário0

Na passada terça-feira, a Fundação Benfica deu as mãos ao Regimento de Comandos do Exército Português. Os encarnados doaram bens desportivos e escolares, que seguiram para Bagui, a capital da República Centro Africana, na próxima missão dos militares portugueses, daqui a seis meses.


 Os bens serão distribuídos em escolas e instituições da ONU na região. "O Benfica está presente, quer com o Exército, quer com outras confederações, fundações, associações, que pratiquem todo este tipo de situação”, disse Carlos Moia, presidente-executivo da Fundação Benfica, em declarações à BTV.


O Benfica está presente, quer com o Exército, quer com outras confederações


Numa região e comunidade "carente e necessitada", explica o tenente-coronel do Exército Português, Luís Gomes, a principal finalidade é "combater os grupos armados e ajudar a proteger a população".

De referir também que a Fundação Benfica foi notícia na passada quarta-feira por estar presente na primeira visita às obras de remodelação da antiga sede dos encarnados, localizada na Baixa de Lisboa.


A revitalização do prédio, assinada há cerca de 7 meses, tem as suas obras a avançar em bom ritmo e o que outrora era a sede do Benfica será transformado no ‘1904 Benfica Hotel’, com parceria com a FHL Hotels. Rui Costa e os órgãos sociais das águias visitaram o local, que tem inauguração marcada para setembro/outubro de 2025.


Clube

Após ser acusado de prejudicar o Benfica, Luís Filipe Vieira dá a cara e atira: "Não têm..."

Reação do antigo líder do Glorioso surge depois da decisão da justiça portuguesa em relação ao processo dos emails

Luís Filipe Vieira reagiu às acusações de prejudicar o Benfica
Luís Filipe Vieira reagiu às acusações de prejudicar o Benfica

  |

Icon Comentário0

O processo dos emails conheceu na passada terça-feira, 15 de outubro, novos desenvolvimentos, uma vez que o Ministério Público acusou as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Desta forma, o ex líder dos encarnados pronunciou-se pela primeira vez desde a acusação do MP. 


As acusações não têm qualquer fundamento 


"O Benfica e os benfiquistas podem dormir descansados, pois as acusações não têm qualquer fundamento (...). Que o treinador e os jogadores continuem focados para ganhar no campo", afirmou o antigo presidente do Clube da Luz, numa curta declaração enviada à CNN Portugal, ao final desta manhã. 


Esta declaração do antigo líder do Benfica surge depois da informação avançada pelo jornal Record. De acordo com a informação avançada pelo jornal desportivo, a defesa de Luís Filipe Vieira pondera abdicar da fase de instrução para acelerar o processo e permitir que o julgamento do caso dos emails se realize o mais rapidamente possível. Segundo a mesma fonte, os seus advogados, equipa liderada por Magalhães e Silva, vão analisar a acusação nos próximos dias, definindo a estratégia a seguir. 

Recorde-se que na passada terça-feira, 15 de outubro, o Ministério Público acusou no âmbito do processo dos emails as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Face a essa decisão, o MP pediu o afastamento das competições desportivas em Portugal. 


Lembre-se também que Rui Costa já prepara um plano estratégico para defender o Benfica junto dos advogados do Clube da Luz. A equipa jurídica já terá dado início ao próximo passo que será analisar, ao detalhe, o documento, no sentido de perceber se será possível assegurar um despacho de não pronúncia, e, dessa maneira, requerer a instrução do processo. 


Clube

Caso dos emails pode ter consequências graves para o Benfica: “Subtração de pontos”

Clube da Luz enfrenta acusações de corrupção ativa, oferta indevida de vantagem e fraude fiscal qualificada e especialista explica os próximos passos do processo

Lúcio Correia, advogado e professor de Direito, analisou e comentou o processo que envolve o Benfica, relativamente á acusação feita pelo Ministério Público
Lúcio Correia, advogado e professor de Direito, analisou e comentou o processo que envolve o Benfica, relativamente á acusação feita pelo Ministério Público

  |

Icon Comentário0

Lúcio Correia, advogado e professor de Direito do Desporto da Universidade Lusíada de Lisboa, considera que as acusações contra a Benfica SAD – corrupção ativa, oferta indevida de vantagem e fraude fiscal qualificada – podem vir a ter consequências muito graves para os encarnados, nomeadamente desportivas.


“Este despacho marcará a história das SAD envolvidas”


"Nunca antes na história do Vitória FC e do Benfica se verificou uma acusação desportiva tão grave, com repercussões desportivas e patrimoniais ainda imprevisíveis. Este despacho marcará a história das SAD envolvidas e a imagem do futebol português ficará irremediavelmente manchada”


Sobre os próximos passos do processo, Lúcio Correia explicou que o Benfica e os outros arguidos terão 20 dias para contestar a acusação: "A partir de agora, podemos ter dois tipos de responsabilidades distintas. No processo-crime, os arguidos e as SAD terão 20 dias para requerer a abertura de instrução, fundamentando as razões que, no seu entender, justificam a rejeição parcial ou total da acusação”

“Suspensão temporária de participação em competições desportivas poderá ser aplicada”


O advogado explicou que haverá um debate instrutório onde o juiz avaliará se há indícios suficientes para avançar para julgamento: "No debate instrutório, Ministério Público, arguidos e eventuais assistentes poderão discutir perante o juiz se há provas suficientes para submeter os arguidos a julgamento”,

Paralelamente ao processo judicial, Lúcio Correia antevê repercussões desportivas: "O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Comissão de Instrutores da Liga Portugal, deverá solicitar a certidão judicial da acusação para avaliar a aplicação das normas do Regulamento Disciplinar da LPFP. Pode estar em causa a subtração de pontos, entre cinco e oito, além de uma multa entre 250 e 1.000 UC. Em casos mais graves, a suspensão temporária de participação em competições desportivas poderá ser aplicada, ainda que não esteja expressamente prevista no regulamento”.

Quanto ao cenário de suspensão do Benfica, Lúcio Correia sublinha que seria necessário "prova cabal e inequívoca de que os crimes de corrupção ativa e oferta indevida de vantagem foram cometidos, conforme previsto na Lei n.º 50/2007. Contudo, é cedo para fazer suposições, pois ainda falta muita prova e contraprova antes de se chegar a uma fase de julgamento”.

Por fim, o advogado comentou a decisão do MP de ilibar Rui Costa e outros administradores da SAD, enquanto Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves foram acusados. "O MP arquiva o inquérito quando recolhe prova suficiente de que não houve crime ou que o arguido não o cometeu. No caso de Rui Costa, José Eduardo Moniz e Nuno Gaioso, não surgiram indícios contra eles, o que parece coerente. No entanto, essas pessoas poderão ter um papel crucial como testemunhas, ajudando no apuramento da verdade”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex dirigente 'rasga' Benfica no Jornal Sporting: "Uma verdadeira e enorme vergonha!"
Clube

Ex dirigente 'rasga' Benfica no Jornal Sporting: "Uma verdadeira e enorme vergonha!"

 

Icon Comentário0
Sempre à frente! Rui Costa lidera visita especial a projeto do Benfica
Clube

Sempre à frente! Rui Costa lidera visita especial a projeto do Benfica

 

Icon Comentário0
Rui Costa não baixa os braços! Presidente do Benfica toma decisão sobre o caso dos emails
Clube

Rui Costa não baixa os braços! Presidente do Benfica toma decisão sobre o caso dos emails

 

Icon Comentário0