Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Após proibição polémica, Movimento Servir o Benfica exige explicações: "Afronta aos valores..."

Comunicado foi emitido esta quarta-feira, dia 17de abril, através dos meios de comunicação

Movimento Servir o Benfica exige explicações
Movimento Servir o Benfica exige explicações

  |

Icon Comentário0

O Movimento Servir o Benfica voltou a pronunciar-se, esta quarta-feira, através de u comunicado oficial, expondo que dois associados do clube foram impedidos de marcar presença na  iniciativa organizada pelos encarnados para comemorar os 50 anos do 25 de abril, onde foi apresentado o livro 'A Cartilha da Benficofobia'. 

De acordo com o grupo de associados, o autor do livro, João Malheiro, terá convidado os dois adeptos acima mencionados, que acabaram por não conseguir marcar presença no evento público, que decorreu no Museu Cosme Damião. 


"No dia 16 de Abril, na tertúlia "Benfica Sempre pela Liberdade", iniciativa organizada pelo Clube para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, foi apresentado o livro 'A Cartilha da Benficofobia’, escrito pelo consócio João Malheiro, sendo o prefácio da sua autoria", começou por referir . 


"De acordo com informação pública, dois associados, convidados pelo autor do livro para estar presentes nesta tertúlia, não foram autorizados a fazê-lo pelos serviços do Sport Lisboa e Benfica, o que não só é uma afronta aos valores do pluralismo que reconhecidamente marcaram a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica, como uma grave contradição ao espírito da própria iniciativa", completou o Movimento, que deixou em seguida algumas questões. 

"Na qualidade de sócios do Sport Lisboa e Benfica, foi com perplexidade, consternação e indignação que tomámos conhecimento deste facto. Assim, solicitamos a V. Exa. um esclarecimento urgente sobre os seguintes pontos: 1) Qual o motivo para o impedimento da presença destes associados? 2) Quem foi o responsável por esta decisão que conspurca a história de pluralismo do clube? A Direção? A Mesa da Assembleia Geral? O Conselho Fiscal? O Departamento de sócios? O Gabinete da Presidência? Um outro funcionário do clube?", questionou o Movimento Servir o Benfica


"A conquista da liberdade em Portugal foi feita há 50 anos, mas essa liberdade já existia no Sport Lisboa e Benfica desde a sua fundação, pelo que é inaceitável qualquer recuo ou tentativa de limitação dos direitos dos sócios por parte de qualquer Órgão Social ou funcionário do Sport Lisboa e Benfica", referiu. 

"As últimas duas décadas já foram suficientemente vergonhosas no que à democracia no Clube diz respeito e não podemos permitir um novo retrocesso. Solicitamos rápidos e urgentes esclarecimentos de V.Exa. e, confirmando se a veracidade dos factos, o afastamento imediato do responsável ou responsáveis por esta decisão. Quem não conhece a história do Clube não é digno de o representar, seja na qualidade de dirigente, atleta ou funcionário. Viva o Sport Lisboa e Benfica", concluiu o Movimento Servir o Benfica. 


Clube

Ex candidato à presidência do Benfica reage a eleições do Porto com 'laracha' a Pinto da Costa

Figura conhecida do universo das águias manifestou-se através das redes sociais

Pinto da Costa perdeu eleições no Porto e ex-candidato à presidência do Benfica reagiu
Pinto da Costa perdeu eleições no Porto e ex-candidato à presidência do Benfica reagiu

  |

Icon Comentário0

O antigo candidato à presidência do Benfica, Francisco Benitez, recorreu às redes sociais para reagir ao triunfo de André Villas-Boas nas eleições do Porto, 'destronando' Pinto da Costa do principal cargo do clube rival aos encarnados. 

"Hoje levámos uma bofetada de democracia", escreveu o líder do Movimento Servir o Benfica, com as suas palavras a serem vistas como uma 'dica' aos anos de liderança do antigo dirigente dos dragões. 


É de recordar que Francisco Benitez concorreu às eleições de 2021 para a presidência do Benfica, no entanto, acabou por sair derrotado por Rui Costa, que, desde então, lidera o Clube da Luz. Quanto ao Porto, Pinto da Costa despediu-se do cargo que ocupou por 42 anos. 


Importa referir que André Villas-Boas ficou a conhecer o resultado que o faz o novo presidente do Porto na véspera do Clássico contra o Sporting. As duas formações vão medir forças, este domingo, pelas 20h30, no Estádio do Dragão. 

Relembre-se que o Benfica já disputou a jornada 31 da Liga Portugal Betclic, onde defrontou o Braga, no Estádio da Luz. Apesar de terem estado a perder, os encarnados deram a volta ao resultado, vencendo por 3-1, com dois golos de Marcos Leonardo e um de David Neres.




Clube

Grupo organizado de adeptos responde a apelo de Rui Costa e quem saiu prejudicado foi o... Benfica

Protesto contra o Presidente e Roger Schmidt aconteceu à passagem do minuto 27, antecedendo o golo do Braga

Grupo organizado de adeptos responde a apelo de Rui Costa e quem saiu prejudicado foi o... Benfica
Grupo organizado de adeptos responde a apelo de Rui Costa e quem saiu prejudicado foi o... Benfica

  |

Icon Comentário0

Foi à passagem do minuto 27, no duelo frente ao Braga,  que o grupo organizado de adeptos do Benfica, No Name Boys, deu início ao protesto prometido contra Rui Costa e Roger Schmidt. Os aficionados começaram por erguer uma tarja, respondendo ao antigo camisola 10, que na reação à contestação em Faro garantiu que foi "ultrapassado um limite pela segunda vez". 

"Presidente, o nosso amor não tem limites", escreveram. Ao minuto 33, os ânimos aqueceram e a tensão acabou por escalar, uma vez que dito grupo chegou mesmo a arremessar várias tochas para o relvado, obrigando à interrupção da partida, que ficou em suspenso durante qualquer coisa como cinco minutos. Esta ação valeu uma valente assobiadela por parte de outros Benfiquistas, que consideraram que a ação só estaria a prejudicar o Clube, gritando, inclusive, segundo o jornal Record, "palhaços, palhaços".  


Tudo este protesto coincidiu com o golo do Braga, que surgiu, um minuto após a primeira tarja (que dizia apenas "Presidente") ter sido erguida. Face a todas as interrupções, no final, a equipa de arbitragem acabou por dar apenas quatro minutos de compensação, mesmo com todo o tempo perdido a retirar as tochas do relvado, com os encarnados a irem para os balneários em desvantagem no marcador. 


Recorde-se que Rui Costa reagiu à contestação diante do Farense, deixando um apelo aos adeptos, para o embate do passado sábado (veja mais AQUI): "Todos nós queríamos mito mais e acima de tudo, nenhum de nós está imune à crítica quando as coisas não correm como nós esperamos. Nenhum de nós e quando falo em nenhum de nós falo em todos os profissionais que trabalham no Clube. Nenhum está imune à crítica e portanto temos que respeitar e aceitar as críticas, sendo que acredito que também da mesma forma que pela segunda vez, agora em Faro, este ano ultrapassámos esse limite. Faço esse apelo". 

"Faltam 4 jornadas para acabar o Campeonato. Cá estarei no final do ano para assumir todas as responsabilidades, como faço sempre. Mas nestas 4 jornadas recuso-me a atirar a toalha ao chão, ainda com o campeonato por se jogar e portanto independentemente da classificação é obrigatório no Benfica que se façam estas 4 jornadas com o máximo de dignidade", disse Rui Costa.





Futebol

Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'

Emblema está agora na luta pelo craque do Glorioso, que conta com vários pretendentes na corrida

Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'
Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'

  |

Icon Comentário0

O futuro de Ángel Di María continua a dar que falar, e tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, agora é o River Plate, antigo clube de Enzo Fernández, quem chama pelo extremo do Benfica (saiba mais AQUI). Contudo, a ia para o rival do Rosario Central não deverá ser um cenário muito provável. 

Segundo adianta o jornalista Hernán Castillo o emblema de Buenos Aires tem noção de que a vinda do camisola 11 para a formação argentina é "muito complicada", porém isso não demove os millonarios de tentarem convencer o campeão do mundo a mudar de ares. 


No sentido oposto está Rui Costa, que quer tentar combater todas as investidas da Argentina (River Plate e Rosario Central), do Brasil (Flamengo e Internacional), bem como do Médio Oriente e dos Estados Unidos. Os dirigentes do Benfica pretendem manter o compatriota de Nicolás Otamendi por mais uma temporada, apesar de Di María terminar contrato no final da presente época desportiva. 


Ángel Di María - avaliado em 4 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - regressou ao Clube da Luz esta temporada, onde já realizou 46 duelos, somando 16 golos e 13 assistências. No que respeita à época passada, ao serviço da Juventus, alinhou em 40 encontros, onde teve a oportunidade de marcar oito tentos, assistindo em sete ocasiões.

O craque, que se sagrou campeão do Mundo pela Argentina, assim como Nicolás Otamendi, envergou pela primeira vez o Manto Sagrado na época de 2007/08, chegando oriundo do Rosario Central. O extremo saiu para rumar ao Real Madrid, tendo passado ainda pelo Manchester United, PSG e Juventus, antes de regressar à Catedral.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Insultos a Roger Schmidt, Rui Costa e Di María valem multa pesada ao Benfica
Clube

Insultos a Roger Schmidt, Rui Costa e Di María valem multa pesada ao Benfica

 

Icon Comentário0
Organização que 'correu' com Vieira prepara-se para 'empurrar' Rui Costa do Benfica
Clube

Organização que 'correu' com Vieira prepara-se para 'empurrar' Rui Costa do Benfica

 

Icon Comentário0
Nuno Lobo continua com o Benfica na 'boca' e faz comparação com o Porto: "Qualquer jogador..."
Clube

Nuno Lobo continua com o Benfica na 'boca' e faz comparação com o Porto: "Qualquer jogador..."

 

Icon Comentário0