
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última terça-feira, 29 de abril, a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic se encerrou, após o triunfo do Estoril contra o Casa Pia. Como de costume, o perfil oficial da competição publicou o onze ideal de jogadores que estiveram em destaque nos 9 jogos disputados. Assim sendo, o Benfica dominou a 'seleção' escolhida com três águias a representarem o Clube da Luz.
Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo estiveram entre os onze melhores jogadores da Liga Portugal Betclic na 31.ª jornada. O mais perto que chegaram do Glorioso foram dois jogadores, onde tanto o Estrela da Amadora, quanto o Sporting que tiveram dois representantes cada um para o onze ideal.
O onze ideal está organizado num 4-3-3, onde é constituído por Gabriel Batista na baliza, os defesas são Tomás Araújo, Maxi Araújo, De Haas e Dramé, os médios são Alan Ruiz, Bamba e João Mendes, e o trio de ataque é Akturkoglu, Pavlidis e Viktor Gyokeres. Gil Vicente, Famalicão, Vitória de Guimarães e Santa Clara contaram com um futebolista cada.
As goleadas aplicadas por Sporting (5-0) e Benfica (6-0) no domingo contribuíram para o domínio lisboeta no onze ideal, enquanto a grande vitória sobre o Porto no sábado também explica a presença de pelo menos dois jogadores do Estrela da Amadora na seleção.
Os três selecionados do Clube da Luz para representarem na seleção da semana tiveram boas exibições. Enquanto Tomás Araújo marcou o primeiro golo da partida, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis marcaram no decorrer do confronto e também assistiram uma vez durante o jogo.
Confira aqui o onze ideal:
Imprensa portuguesa fez o levantamento de quanto recebeu cada emblema nacional e as contas dão larga vantagem ao emblema vermelho e branco
|
Não é mentira que em cada temporada, além da conquista do título nacional, o objetivo do Benfica passa por assegurar uma presença contínua nas competições europeias, de forma a arrecadar um encaixe bastante avultado nos cofres encarnados. Mais recentemente, a Bola divulgou um artigo onde dá conta de quanto é que os emblemas receberam da UEFA e as contas favorecem o Glorioso.
Conforme surge na notícia partilhado pelo órgão de comunicação desportivo, na última década, as equipas nacionais que participaram nas competições masculinas, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência (a última a partir de 2021), receberam um valor total de 1.2 mil milhões de euros da UEFA.
Feitas as contas, desde a temporada de 2015/2016, o Benfica foi a equipa portuguesa com a maior fatia de prémios monetários que recebeu da sua participação nas provas europeias. Pelo que se pode calcular, as águias receberam até à data, cerca de 458,267 milhões de euros, um montante que deixa o Clube da Luz bem destacado, à frente dos rivais Porto e Sporting.
Atrás do Glorioso, segue o rival do norte. Neste caso, a equipa sob a antiga administração de Pinto da Costa, agora sobre a tutela de André Villas-Boas, surge no 2.º lugar, com um montante total de 438,535 milhões de euros. O Sporting, por sua vez, na última década não foi uma equipa com muita participação europeia. Desde 2015, os leões apenas amealharam cerca de 223,488 milhões de euros, metade em comparação aos rivais.
No ponto de vista geral, desde 2015, que oe emblemas portugueses tentam dar o seu melhor nas competições europeias, contudo, o fraco investimento que existe no desporto nacional acaba por afetar a performance de muitas das equipas que chegam à Europa. Na década em análise, o melhor contributo luso aconteceu na época de 2022/2023, onde equipas como o Benfica e Sporting chegaram longe na Liga dos Campeões e Liga Europa respetivamente, ao todo, Portugal recebeu um valor a rondar os 189,555 milhões de euros nesse ano.
Presidente do Clube da Luz tem recebido várias abordagens nas últimas semanas, contudo o valor do centrocampista já está definido
|
Voltam a surgir novidades sobre a decisão do Benfica relativa ao negócio de Gedson Fernandes com o Besiktas. Depois de ter surgido na imprensa turca a nova proposta das águias negras, eis que agora sabe-se o valor solicitado por Rui Costa para abdicar dos 50% dos direitos económicos do médio formado no Seixal.
Face aos avanços do conjunto turco nas últimas semanas, a posição de Rui Costa passa por não abrir mão dos direitos do médio de forma fácil. Posto isto, sabe-se agora que o Presidente do Clube da Luz apenas aceita libertar os 50% do passe de Gedson Fernandes por um valor a rondar os 20 milhões de euros.
Desta forma, Rui Costa espera realizar um encaixe superior com o médio formado no Benfica. Depois de ter sido colocado na porta de saída do emblema turco, o centrocampista do Besiktas está na lista de compras de emblemas sauditas e russos, que prometem tentar a sua contratação no próximo mercado de transferências.
Recorde-se que por este motivo, os responsáveis das águias negras entraram em contacto com Rui Costa para adquirir os 50% dos direitos económicos do médio formado no Benfica. Contudo, o Besiktas não terá ido além dos 10 milhões de euros, o que acabou por não satisfazer Rui Costa, que pretende o dobro para libertar o que resta do passe do atleta.
Esta temporada, ao serviço do Besiktas, Gedson Fernandes – atualmente com um valor nos 18 milhões de euros – leva 45 encontros pelo emblema turco: 30 no campeonato nacional, 10 na Liga Europa, quatro na Taça da Turquia e um na Supertaça. Nos 3.863 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Benfica marcou 10 golos e fez duas assistências.
Na recente emissão do programa desportivo, o jornalista deixou críticas às atitudes praticadas pelo atleta afirmando que é falta de respeito para com a equipa
|
Nos últimos dias Renato Sanches, a recuperar de mais uma lesão muscular, aproveitou o furo no seu calendário para passar umas pequenas férias, onde tem vindo a publicar fotografias. No entanto, a postura adotada pelo atleta do Benfica não foi bem recebida e Vítor Pinto, jornalista do Record teceu críticas ao médio português.
No mais recente episódio do programa ‘Record na Hora’, o sub-diretor do jornal assumiu que o antigo campeão europeu por Portugal deveria ter tido uma atitude diferente perante os seus companheiros de equipa. “Eu vou concordar, ao menos que não publicasse fotos. Eu não costumo olhar para o conteúdo e não as aparências, mas neste caso era, ao menos que não publicasse fotos, parece gozo. A questão é esta, o Renato Sanches está no grupo do Benfica ou não?”, começou por dizer.
Vítor Pinto - Mas neste caso era, ao menos que não publicasse fotos, parece gozo
De seguida, Vítor Pinto enumerou algumas situações que colocam o seu lugar em causa: “O Renato Sanches, vimos que no 25 de abril não foi ao almoço de picanha,lá na casa do Arthur Cabral, mas é um elemento do grupo, o Benfica não o deixou cair. O Benfica não comunicou que o jogador foi devolvido”.
Sobre o facto de o Benfica ainda ponderar segurar o passe do antigo internacional português. o jornalista reitera que é uma demonstração de humanidade da parte de Rui Costa: “Compreender-se-ia o lado humano de Rui Costa pensar na continuidade na próxima época, difícil de se concretizar, sobretudo porque o Benfica procura fortalecer-se para se tornar mais competitivo”.
Recorde-se, que o camisola 85, emprestado pelo PSG, tem estado ausente dos relvados nas últimas semanas, depois de sofrer mais uma lesão muscular. Com pouca utilização desde o seu regresso ao Estádio da Luz, Renato Sanches foi lançado por Bruno Lage em 17 partidas oficiais, num total de 416 minutos em campo, sem contribuir com qualquer golo ou assistência.