Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
15 Dez 2025 | 20:53 |
A Direção do Benfica terá dado ordem para arquivar o processo disciplinar de Luís Filipe Vieira. Segundo informações recolhidas, chega ao fim o processo que visava o comportamento do antigo presidente do Clube da Luz durante a Assembleia Geral realizada a 27 de setembro de 2019, na qual terá tido uma altercação verbal e física com um sócio.
Pelo que apurou o jornal Record, na edição desta segunda-feira, 15 de dezembro, a estrutura vermelha e branca, liderada por Rui Costa, recorreu ao departamento jurídico para que o mesmo fizesse uma avaliação do caso e das provas. Segundo a mesma fonte, o parecer foi o de recomendar à Direção o arquivamento do processo, uma vez que os factos já tinham prescrito em 2020, um ano depois do ocorrido.
Na mesma notícia, o jornal Record revela que não houve nenhuma queixa formal por parte do adepto alvo das agressões atribuídas a Luís Filipe Vieira, nem a realização de uma audição de testemunhas, a fim de apurar os factos ocorridos na referida AG de 2019. Além disso, o regime de amnistia, que tinha sido decretado a par da visita do Papa Francisco, nas Jornadas Mundiais da Juventude, iria anular qualquer acusação feita.
Em junho de 2024, um grupo de Sócios recolheu assinaturas com o objetivo de recomendar à Direção a abertura de um processo disciplinar, tendo em vista a expulsão de sócio de Luís Filipe Vieira. O fundamento do pedido era a alegada violação da alínea j) do n.º 1 do Artigo 18.º dos estatutos — “Manter um comportamento cívico e disciplinar impecável dentro das instalações do clube, designadamente usar da maior correção e urbanidade nas reuniões onde participem”.
Vale a pena recordar que, durante a tramitação deste processo, Luís Filipe Vieira — elogiado por Jorge Jesus — foi um dos seis candidatos à recente eleição para a Presidência do Benfica. No entanto, o antigo dirigente não passou da primeira volta, com Rui Costa a vencer na segunda volta, frente a João Noronha Lopes.
Através de uma nota informativa, divulgada no site oficial do Clube da Luz, encarnados explicam que vai haver um evento sobre o novo projeto
15 Dez 2025 | 14:56 |
Existem mais novidades a respeito do Benfica District. Segundo informações partilhadas pelo próprio Clube da Luz, será realizada na próxima terça-feira, 16 de dezembro, uma sessão de esclarecimentos, onde Nuno Catarino, CFO dos encarnados, vai procurar responder a todas as dúvidas acerca do projeto.
Pelo que foi noticiado pelo jornal Record, na edição desta segunda-feira, 15 de dezembro, o Glorioso informou que o evento, que vai contar com a presença de Nuno Catarino, vai decorrer no Auditório José Silvestre, na Universidade do Algarve, com o intuito de esclarecer os Sócios sobre o Benfica District.
A sessão vai começar a partir das 20h00, com o Benfica a informar, através da mesma nota, que a intervenção feita pelo CFO das águias vai passar em streaming no site oficial dos vermelhos e brancos, de forma a que todos os interessados possam acompanhar o encontro.
Além disso, esta sessão de esclarecimentos serve para os responsáveis encarnados ajudarem os Benfiquistas a compreender melhor o projeto, uma vez que, no próximo mês de janeiro, mais concretamente no dia 3, o Benfica District será apreciado e votado na Assembleia Geral Extraordinária.
A ideia central é modernizar a infraestrutura, criar novas valências e reforçar a sustentabilidade financeira do clube, sem alterar a essência do Estádio da Luz nem da sua envolvente. O plano prevê a construção de novos pavilhões, uma arena multiusos, uma nova praça cívica e unidades comerciais, hoteleiras e residenciais, com um investimento estimado a rondar os 220 milhões de euros.
Presidente do Clube da Luz lembrou passagem pela Serie A e inaugurou novo projeto dos encarnados, deixando uma garantia a todos
12 Dez 2025 | 11:32 |
Rui Costa, para lá de ter defendido Richard Ríos, marcou presença na inauguração da nova rádio oficial, a Benfica FM. O Presidente do Sport Lisboa e Benfica aproveitou o momento solene para viajar ao passado, recordando com saudade os tempos áureos vividos em Itália, ao serviço da Fiorentina e do Milan.
“Foram 12 anos que marcaram a minha vida”
O dirigente máximo das águias abordou a experiência na Serie A: "Fui muito feliz, 12 anos maravilhosos, duas cidades fantásticas e clubes que me deram tanto. Grupos de trabalho que levo para a vida, colegas que levo para a vida. No Milan mais títulos, na Fiorentina mais paixão pela própria cidade".
Sobre o regresso a esses locais transalpinos, o antigo maestro foi muito sincero: "Se costumo voltar? Não tanto como gostaria ou desejava, o tempo não permite isso e as obrigações que temos aqui também não. Foram 12 anos que marcaram a minha vida e a própria carreira. Gosto de ir para estar com os meus amigos".
“É uma grande responsabilidade servir este Clube em qualquer área”
O foco virou-se depois para o novo projeto mediático do Clube da Luz: “Estivemos meses a preparar o dia de ontem, escolhemos uma equipa fantástica. Estou muito orgulhoso e feliz que este dia tenha chegado. Esta aproximação aos Sócios e adeptos é mais do que importante. Vocês são uma superequipa”.
A finalizar, o líder deixou um desejo forte ao novo grupo de trabalho: “Daqui a muitos e muitos anos irão todos dizer-me que a melhor experiência que tiveram foi trabalhar na rádio do Benfica, é uma grande responsabilidade servir este Clube em qualquer área. Que tenham o maior sucesso”.
Perguntas Frequentes sobre a Benfica FM
Novo projeto do Clube da Luz foi para o ar na última quinta-feira, às 19h04, e já são conhecidas mais novidades sobre a programação
12 Dez 2025 | 08:48 |
José Gandarez garante que a Benfica FM vai ser um projeto sustentável. Em declarações à margem do lançamento da rádio encarnada, o vice-Presidente do Clube da Luz foi questionado sobre se este tipo de investimentos pode retirar capacidade para trazer reforços para José Mourinho, discordando de tal ideia.
“Se Mourinho pode ficar descansado? Não sou responsável pelo futebol”
"O Benfica tem orçamentos que são aprovados anualmente, cada projeto tem a sua alocação de receita e despesa. Se Mourinho pode ficar descansado? Não sou responsável pelo futebol. Estamos satisfeitos com a vitória de ontem e a Benfica FM”, afirmou José Gandarez.
"Este projeto significa uma reaproximação do Clube com os adeptos. A rádio é gratuita, portanto, por razões financeiras, ninguém poderá deixar de ouvir a rádio. Acreditamos que a Benfica FM é um projeto ganhador, até em termos financeiros. O intuito do Benfica não é dar lucro, mas acreditamos que a médio e longo prazo a Benfica FM vai ser autossustentável e até gerar resultados positivos", acrescentou o responsável encarnado.
“Queremos saber qual é a playlist do Otamendi”
"Toda a gente espera um formato idêntico aos que existem no Clube, uma coisa muito editorial e jornalística, muito focada na vida desportiva. Não é que a rádio não vá ter isso, mas é sobretudo olhar para isso do ponto de vista do entretenimento. Queremos saber qual é a playlist do Otamendi e o que está a tocar esta semana no balneário do basquetebol. Vamos surpreender toda a gente”, finalizou José Gandarez.
Lembrar que também Rui Costa prestou declarações aos jornalistas sobre a Benfica FM, mostrando-se muito satisfeito: “Estamos muito orgulhosos por isto e vamos começar pelo digital, na esperança de que possamos estar em FM em todo o país. E numa altura tão bonita, perto do Natal, quisemos que a rádio avançasse já hoje. Não há data para passarmos para a FM, estamos à espera da resposta da ERC, mas esperamos em breve estar onde o Benfica merece estar”.