Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Dez 2023 | 11:21 |
O Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões, mais ainda existem atletas formados nas águias na competição. Diogo Gonçalves, do Copenhaga, apurou-se para os oitavos-de-final da Competição, depois de eliminar o Galatasaray, na passada terça-feira, dia 12 de dezembro.
Depois dos primeiros 45 minutos sem golos, o único tento da partida surgiu através de Lukas Lerager, sendo que o atleta formado no Seixal esteve envolvido na jogada. Após um bom desenho ofensivo em contra-ataque, Diogo Gonçalves faz o passe de que permite a assistência de Elias Achouri.
Após derrotarem o conjunto turco, o Copenhaga qualificou-se para os oitavos-de-final em segundo lugar do grupo, fazendo oito pontos. A equipa do internacional sub-21 português conseguiu duas vitórias, dois empates e duas derrotas, em seis partidas.
No grupo de Diogo Gonçalves passou o Bayern Munique na primeira posição, com 16 pontos. O Galatasaray foi relegado para a Liga Europa, tal como o Benfica, com cinco pontos. Por fim, encontra-se o Manchester United, que terminou eliminado das competições europeias.
Na última temporada, Diogo Gonçalves - avaliado em 4 milhões de euros - alinhou em 18 partidas, a partir de janeiro, quando deixou o Benfica, marcando oito golos e fazendo duas assistências. Esta época, o camisa 9 leva 27 jogos, oito golos e seis assistências.
Confira o golo de Lukas Lerager:
Na antecâmara do encontro entre dragões e águias, confira algumas das informações importantes sobre o duelo da Taça de Portugal
13 Jan 2026 | 16:53 |
O Benfica prepara-se para medir forças com o Porto, numa partida a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, a segunda prova mais importante do calendário nacional. A poucas horas do pontapé de saída, confira algumas informações relevantes sobre o Clássico.
Na ressaca da eliminação frente ao Braga, nas meias-finais da Taça da Liga, o Benfica procura dar a volta à situação, tentando alcançar um resultado positivo diante dos dragões. No entanto, na preparação do Clássico, José Mourinho depara-se com vários problemas, nomeadamente no setor defensivo, tal como referiu na conferência de antevisão.
No que diz respeito ao onze provável, Anatoliy Trubin deverá ser a aposta segura entre os postes encarnados. Nas laterais, Amar Dedić e Samuel Dahl deverão ocupar os corredores defensivos. Ainda assim, a grande dúvida surge no eixo central, onde permanece a incerteza quanto ao parceiro de Tomás Araújo.
No meio-campo, Richard Ríos deverá voltar a formar dupla com Manu Silva, que havia sido titular diante do Estoril. Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro e Georgiy Sudakov deverão completar o setor intermédio, jogando no apoio a Vangelis Pavlidis, a grande figura do ataque encarnado.
Recorde-se que a partida terá lugar no Estádio do Dragão, na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, e contará com uma equipa de arbitragem liderada por Fábio Veríssimo. O pontapé de saída está agendado para as 20h45 e o encontro será transmitido na Sport TV e na RTP 1, podendo ainda ser acompanhado em relato na Benfica FM.
Treinador do emblema portista falou sobre o encontro diante do emblema encarnado e destacou que terá alguns problemas para resolver
13 Jan 2026 | 16:31 |
Francisco Moura é baixa certa para o Clássico frente ao Benfica. Na conferência de imprensa, o treinador do Porto, Francesco Farioli, confirmou que o lateral esquerdo não recuperou a tempo e que, por esse motivo, não estará disponível para o encontro da Taça de Portugal.
Francesco Farioli: “Não, está fora do jogo”
Presente na conferência de imprensa, onde fez a antevisão ao duelo com o eterno rival, à semelhança de José Mourinho, o treinador italiano confirmou a ausência do lateral esquerdo, que tem sido um dos destaques dos dragões: “Não, está fora do jogo”.
“A estabilidade constrói-se ao longo destes 27 ou 28 jogos que já realizámos. Já tivemos de nos adaptar a diferentes cenários, não só nas laterais, mas também nos centrais. Já jogou lá o Pablo [Rosario], o Prpic…”, constatou Farioli, sublinhando que existem soluções para defrontar o Benfica.
Francesco Farioli: “A chegada do Thiago Silva dá-nos mais uma oportunidade também”
“A chegada do Thiago Silva dá-nos mais uma oportunidade também. As ótimas exibições do Martim Fernandes têm de ser valorizadas, está a evoluir muito bem, e o Alberto também tem sido um dos principais jogadores da equipa”, admitiu o treinador italiano, em declarações à imprensa.
Recorde-se que o encontro está agendado para esta quarta-feira, 14 de janeiro, às 20h45, no Estádio do Dragão, e contará com a arbitragem de Fábio Veríssimo. Em causa está uma presença nas meias-finais da Taça de Portugal e a possibilidade de o Benfica ficar mais próximo da conquista de um título.
Defesa central de 19 anos, regular nos treinos, integra convocatória dos encarnados para o clássico no Estádio do Dragão
13 Jan 2026 | 16:07 |
José Mourinho chamou quatro defesas centrais para o clássico frente ao Porto, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, marcado para quarta-feira no Estádio do Dragão. A ausência de Nico Otamendi, castigado, e as dúvidas físicas em torno de António Silva abriram espaço a uma novidade na lista: João Fonseca. O jovem defesa-central tem sido presença constante nos treinos da equipa principal e mereceu a confiança do treinador encarnado para um dos jogos mais exigentes da época.
António Silva regressa às opções após ter falhado os encontros com Estoril e Sp. Braga, devido a uma lesão na coxa direita, embora Mourinho admita que a sua condição ainda não é ideal. Perante esse cenário, a chamada de João Fonseca ganhou força.
Nascido a 31 de agosto de 2006, João Fonseca iniciou o seu percurso no Águeda, antes de ingressar no Centro de Formação e Treino do Benfica em Aveiro, na época 2017/18. Um ano depois, com apenas 12 anos, mudou-se para o Benfica Campus, onde rapidamente se destacou. Ainda menor de idade, tornou-se titular indiscutível nos sub-23 e começou a bater à porta da equipa B, confirmando o estatuto de uma das maiores promessas da defesa encarnada.
Internacional jovem por Portugal, Fonseca estreou-se pela equipa B a 25 de agosto de 2024, frente ao Vizela, com apenas 17 anos. A evolução sustentada levou-o também ao banco da equipa principal na visita à Juventus, em janeiro de 2025, na Liga dos Campeões. O desempenho consistente nos escalões de formação e na Liga 2 motivou a renovação de contrato até 2030, sinal claro da aposta do clube no seu potencial.
Na presente temporada, João Fonseca soma 19 jogos entre sub-19, sub-23 e equipa B, sendo titular em 14 das 17 jornadas da Liga 2. Destaca-se pelo conforto na saída de bola, leitura tática e maturidade competitiva. Apesar de admitir o “sonho” da estreia pela equipa principal, o jovem central mantém um discurso sereno, sublinhando a importância de “ir passo a passo” e manter os pés bem assentes no chão.