
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de uma semana 'quente' para o Benfica, em particular, para Arthur Cabral, o avançado que reforçou o Clube da Luz, neste último verão, viveu segundos de glória ao apontar o golo decisivo no duelo entre os encarnados e o Salzburgo que garantiu a passagem aos play-offs de acesso à Liga Europa. O momento faz com que as opiniões se dividam relativamente à hipótese do ponta-de-lança brasileiro deixar de ser a terceira opção no ataque das águias.
Para o jornalista André Antunes Pereira, a situação que ocorreu nos minutos finais do último encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões não é suficiente para 'elevar' o craque na hierarquia dos atuais avançados do Glorioso.
"Mesmo admitindo que Schmidt sinta grande confiança nas suas qualidades, o avançado brasileiro ex-Fiorentina precisará de fazer mais e melhor para tornar-se a principal arma de ataque do plantel e até reunir consenso entre os adeptos", avaliou o jornalista na rubrica Frente a Frente da edição desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, do jornal Record.
Ainda assim, André Antunes Pereira não deixou de reconhecer o feito do jogador. "O golo de ontem [terça-feira, dia 12 de dezembro], em Salzburgo, foi, sem dúvida, o mais importante de Arthur Cabral com a camisola das águias e pode ter minimizado os danos da queda da Champions", referiu.
No entanto, há mesmo quem defenda que é tempo de Arthur Cabral dar o 'salto' no plantel do técnico germânico. "Numa fase em que o Benfica vive um período de desperdício sistemático, pode ser importante para Roger Schmidt aproveitar o embalo e a importância que o golo do brasileiro assumiu em Salzburgo e conceder-lhe nova oportunidade no ataque dos encarnados", opinou André Zeferino, contrariando as considerações do colega de profissão.
Vale recordar que o craque da frente de ataque do emblema das águias reforçou o Clube da Luz para ocupar a vaga deixada por Gonçalo Ramos. O avançado da formação do Benfica abandonou o Glorioso, rumando até França para assumir um lugar no plantel do PSG.
Arthur Cabral - avaliado em 20 milhões de euros - foi contratado aos italianos da Fiorentina, onde, na temporada transata, alinhou em 48 partidas, registando um total de 17 golos e uma ocasião em que concretizou assistência. No que toca à época nos vermelhos e brancos, o avançado já soma 17 encontros, com três tentos apontados.
Camisola 44 dos vermelhos e brancos foi a jogo no Estádio da Luz, disputando a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no passado domingo
|
Há novidades sobre Tomás Araújo: depois de ter estando em dúvida para o encontro, o internacional português acabou por assumir a titularidade no flanco direito. No entanto, depois de fazer 90 minutos, não dando lugar a Samuel Dahl ou Fredrik Aursnes, o defesa saiu queixoso do embate disputado no Estádio da Luz.
Segundo adianta o jornal desportivo Record, na edição desta segunda-feira, apesar de ter aguentado os 90 minutos, algo que não acontecia há seis encontros, o camisola 44 saiu queixoso do duelo com os lobos de Vasco Seabra. Este fator poderá, então, ser uma dor de cabeça para Bruno Lage, no futuro, uma vez que o internacional português tem sido gerido devido a lesão.
A mesma fonte vai mais longe e destaca mesmo um momento do encontro em que Tomás Araújo se mostrou claramente em sofrimento. Ao minuto 59, ainda no começo da segunda metade, o defesa luso não conseguiu "evitar algum esgar de dor", depois de fazer um sprint com o jogador do Arouca, Slylla.
Vale destacar que, na antevisão do Benfica - Arouca, Bruno Lage afirmou que "Tomás Araújo vai jogando conforme o que for sentindo", com o craque formado no Seixal a estar a contas com uma pubalgia. "Joga conforme o que for sentindo. Fez 60 minutos de enorme qualidade. Temos sempre gente preparada para jogar. Aproveito a sua pergunta para explicar a nossa dinâmica de convocatória. Quando fazemos o onze idealizamos o banco com jogadores que possam fazer mais do que uma posição", disse o treinador do Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 38 partidas: 23 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.180 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Em análise às incidências do encontro que se realizou no último domingo, 13 de abril, o comentador falou sobre o lance em questão e deu a sua opinião
|
No rescaldo do Benfica - Arouca, José Calado mostrou-se bastante crítico sobre a atuação de António Nobre, no duelo do passado domingo. O ex-jogador das águias considera que o árbitro cometeu um erro ao assinalar a grande penalidade contra o Glorioso, por alegada infração de Otamendi. Além disso, o comentador afirma que é necessário haver mais reação a estas situações, deixando o apelo a Rui Costa.
No espaço de comentário da CMTV, José Calado começou por afirmar que na sua opinião não existiu qualquer grande penalidade: “Só quero dizer que, na minha opinião, não é penálti, O Otamendi faz carrinho ao início e até estica a cabeça, deixa a cabeça tranquila, não faz nenhum movimento, o jogador vai a saltar e dá com o joelho na cabeça do Otamendi. Para mim não é penálti, mal assinalado”.
José Calado - Só quero dizer que, na minha opinião, não é penálti
De seguida, pediu uma reação da parte de Rui Costa, afirmando que um comunicado não é suficiente: “Lá está, estou à espera de um comunicado do Benfica, mas aquilo que gostava mesmo é que fosse o Presidente do Benfica a falar. Porque quando se passa este tipo de coisas, que já não é de agora, já tem algum tempo, é bom que as pessoas falem, porque há algumas que não têm vergonha e que talvez ganhem vergonha”.
José Calado - Mas aquilo que gostava mesmo é que fosse o Presidente do Benfica a falar
Vale lembrar que o que aconteceu no encontro de ontem não foi um caso isolado. No decorrer desta temporada, António Nobre já esteve envolvido em momentos polémicos em outras partidas do Benfica, como frente ao Casa Pia. Contudo, antes de apitar a receção ao Arouca, o juiz já tinha sido destaque, pela negativa, ao assinalar um penálti inexistente a favor do Sporting.
Assim sendo, depois de mais uma partida marcada por erros por parte da equipa da arbitragem, o Benfica perdeu dois pontos cruciais e a liderança isolada da Liga Portugal Betclic. Com o objetivo de voltar a assumir o 1.º lugar, os encarnados entram em campo no próximo sábado, 19 de abril, para medirem forças com o Vitória de Guimarães.
Sabe o nosso Jornal que o Presidente dos encarnados começa já a preparar o mercado de transferências de verão poder cumprir meta nos planos do Clube da Luz
|
A contratação de um guarda-redes no próximo mercado de verão é agora uma prioridade para o Presidente do Benfica, Rui Costa. Nesta edição do Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta do planeamento das águias para o defeso que se avizinha, com os encarnados a quererem uma alternativa a Tubin, que não seja Samuel Soares.
O nosso Jornal apurou junto de fonte próxima que, mesmo com o jovem formado no Seixal a dar bons indícios nos jogos da Taça de Portugal, Bruno Lage gostaria de ter à disposição uma opção mais 'madura'. É que, além da tenra idade (22 anos), o camisola 24 apenas defender as malhas da equipa principal em apenas 14 ocasiões.
De acordo com informações recolhidas pelo Glorioso 1904, em primeira mão, a contratação de um reforço para a baliza das águias também não está ligada a um descontentamento com o rendimento de Anatoliy Trubin. Porém, sabe o nosso Jornal, que Bruno Lage acredita que o facto de existir concorrência pela titularidade poderá ajudar o ucraniano a 'subir' de patamar.
No que toca à lista de alvos, o Glorioso 1904 conseguiu descobrir que Ricardo Velho, que já esteve na mira dos encarnados no mercado de verão, não deverá ser opção para o Benfica. Rui Costa a sondar o defeso internacional, procurando outros nomes, sendo que a preferência da Direção passa mesmo por um guardião mais experiente.
Durante esta temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – participou em 42 duelos: 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e 27 na Liga Portuguesa e um na Taça da Liga. Nos 3.780 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o guardião ucraniano sofreu 44 golos.